Início

Questões de Concursos Doenças Infecciosas e Parasitárias

Resolva questões de Doenças Infecciosas e Parasitárias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q915545 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Pontalina GO, MS CONCURSOS, 2023

A dengue é uma doença febril que tem se mostrado de grande importância em saúde pública nos últimos anos. O vírus dengue (DENV) é um arbovírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). São alguns dos principais sintomas da doença, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q886411 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cruzaltense RS, FUNDATEC, 2024

A prevenção combinada associa diferentes métodos (ações) de prevenção ao HIV, mostrando a importância da prevenção das IST e das hepatites virais, tanto para a prevenção do HIV quanto para a saúde integral das pessoas. Essas ações podem estar combinadas de acordo com as características individuais e o momento de vida de cada pessoa. Fazem parte da lista de métodos (ações) que podem ser combinados, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q956043 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Em relação às doenças de notificação compulsória, deve-se notificar um caso suspeito de meningite bacteriana em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

264Q1041820 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermagem, TJ DFT, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item relacionado a agentes infecciosos e suas doenças transmissíveis.

O esporozoário Toxoplasma gondii é o agente etiológico datoxoplasmose — um tipo de doença que ocorre frequentementenas pessoas sob a forma de infecção sintomática aguda, comfortes dores articulares e manchas na pele.
  1. ✂️
  2. ✂️

265Q1050783 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermeiro, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

No atendimento a um paciente com sinais e sintomas sugestivos de Síndrome Coronariana Aguda, uma das condutas recomendadas é a realização de ECG de 12 derivações em até
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q903864 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Especialidade: Enfermagem, TRF 1a, FGV, 2024

Segundo os protocolos do Ministério da Saúde, uma vítima de violência sexual deve ser submetida ao rastreamento para HIV de acordo com a seguinte periodicidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q890319 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Domingos Martins ES, Instituto Access, 2024

O diagnóstico laboratorial da tuberculose (TB) pulmonar e laríngea se dá, na grande maioria dos casos, por meio de exames de escarro. Quando a quantidade de escarro não é alcançada, a realização dos exames e seu desempenho podem ficar prejudicados. Dessa forma, conforme preconiza o Ministério da Saúde, quantos ml de escarro devem ser coletados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

269Q1035266 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Criança de 10 anos, pesando 28 quilos, apresenta suspeita de dengue sem sinais de alarme, sem condição especial, risco social ou comorbidades.

O volume diário recomendado para hidratação oral dessa criança é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q957474 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Grupo Técnico em Enfermagem, EBSERH, FGV, 2025

Um paciente foi diagnosticado com tuberculose pulmonar ativa e está internado em um hospital.

A conduta do técnico de enfermagem que reflete corretamente o controle de infecção na situação citada é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

271Q910120 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

No Brasil, é considerada uma doença endêmica. Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. A ocorrência da doença do tipo bacteriana é mais comum no outono-inverno; e da viral, na primavera-verão. O sexo masculino é o mais acometido pela doença. A ocorrência da doença dos tipos viral e bacteriana são as de maior importância para a saúde pública, considerando a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos. Apesar de ser habitualmente causada por microrganismos, esta doença também pode ter origem em processos inflamatórios, como câncer (metástases para meninges), lúpus, reação a algumas drogas, traumatismo craniano e cirurgias cerebrais. A doença causada pela bactéria Neiseria, caracteriza-se por uma ou mais síndromes clínicas. As crianças, os adolescentes e adultos jovens têm o risco de adoecimento aumentado em surtos. Os maiores coeficientes de incidência da doença são observados em lactentes, no primeiro ano de vida. De modo geral, os sintomas desta doença são comuns independentemente do tipo de microrganismo causador e incluem febre, dor de cabeça e rigidez de nuca. Muitas vezes, há outros sintomas, como: mal-estar, náusea, vômito, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz), status mental alterado (confusão). Com o passar do tempo, alguns sintomas mais graves podem aparecer, como: convulsões, delírio, tremores e coma.

Assinale a alternativa correta que apresenta a doença descrita no excerto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q886569 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024

Apesar de ser uma enfermidade antiga, a tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública. No mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose. A doença é responsável por mais de um milhão de óbitos anuais. No Brasil são notificados aproximadamente 80 mil casos novos e ocorrem cerca de 5,5 mil mortes em decorrência da tuberculose. Assinale a alternativa que contêm sintomas da Tuberculose.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q883507 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, podendo ser imediata ou semanal. Assim, são doenças/agravos de notificação imediata, com exceção de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

274Q960838 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermagem, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Na doença de Chagas observam-se duas fases clínicas: uma aguda, que pode ou não ser identificada, podendo evoluir para uma fase crônica, caso não seja tratada com medicação específica. As principais complicações que podem ser apresentadas na fase crônica da doença envolvem os sistemas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

275Q895822 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro, Prefeitura de Inocência MS, Gama Consult, 2024

A identificação precoce da tuberculose é fundamental para o controle da doença. Indique qual das opções a seguir descreve corretamente um teste rápido utilizado para diagnóstico da tuberculose ativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

277Q1047160 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermagem, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Sobre as manifestações clínicas exclusivas da sífilis congênita tardia em crianças, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Hepatomegalia.
( ) Condiloma lata.
( ) Perda auditiva sensorial.
( ) Rágades (fissuras periorais e perinasais), gomas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

278Q1008263 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermagem, MPU, FGV, 2025

Um paciente em tratamento de tuberculose com o esquema básico começou a apresentar crises convulsivas e sintomas de psicose.
Esses são sinais de efeitos adversos provocados pelo seguinte fármaco:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q1071536 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermeiro, Prefeitura de Jeremoabo BA, ISET, 2024

No protocolo de Coronavírus (COVID-19), qual deve ser uma das prioridades do profissional de enfermagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q894926 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de União de Minas MG, HL, 2024

A dengue é uma doença que pode evoluir para formas mais graves, como a dengue hemorrágica e a síndrome do choque da dengue. Qual das seguintes opções é um fator de risco para o desenvolvimento dessas formas graves da doença?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.