Início

Questões de Concursos Doenças Infecciosas e Parasitárias

Resolva questões de Doenças Infecciosas e Parasitárias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q912617 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Goiatuba GO, IV UFG, 2023

A leishimaniose tegumentar é uma doença infecciosa, causada por protozoário, acometendo pele e mucosas. Para evitar o surgimento de casos dessa doença, durante a visita domiciliar, o agente de combate a endemias deve orientar a família a respeito das medidas preventivas, tais como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

322Q890653 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Protozoonoses são doenças infecciosas transmitidas entre humanos e animais, e que são causadas especificamente por protozoários. Considerando essa definição, a doença que pode ser classificada como Protozoonose é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

323Q905253 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

A Tuberculose (TB), uma doença antiga, também conhecida como "peste branca" no século XIX devido à sua devastadora incidência global, foi responsável por ceifar centenas de milhares de vidas em todo o mundo. A partir da segunda metade do século XX, observou-se uma notável redução na incidência e mortalidade associadas à TB, especialmente em países desenvolvidos, em virtude da melhoria das condições de vida da população. Embora seja uma doença que pode ser prevenida e tratada com sucesso, a tuberculose ainda persiste em regiões de pobreza e desigualdade social, perpetuando essas disparidades de saúde.

Considerando o contexto exposto, leia as afirmativas adiante.


I- O esquema de tratamento da tuberculose é padronizado e compreende duas fases: a intensiva e a de manutenção.

II- A fase de manutenção tem o objetivo de eliminar os bacilos latentes ou persistentes e a redução da possibilidade de recidiva da doença.

III- O esquema básico para tratamento da TB em adultos e adolescentes é composto por três fármacos na fase intensiva e dois na fase de manutenção. A apresentação farmacológica dos medicamentos, atualmente em uso, para o esquema básico é de comprimidos em doses fixas combinadas com a apresentação tipo 4 em 1 (RHZE) ou 2 em 1 (RH).

IV- O esquema básico em crianças (< de 10 anos de idade) é composto por três fármacos na fase intensiva, e dois na fase de manutenção, com apresentações farmacológicas individualizadas.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q892498 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abadiânia GO, FUNATEC, 2024

Qual é o método mais eficaz para prevenir a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), do HIV/aids e das hepatites virais B e C:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

325Q897388 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta prioritariamente os pulmões. Sendo uma doença de transmissão aérea (ocorrendo a partir da inação de aerossóis) sua transmissão ocorre enquanto a pessoa infectada estiver eliminando o bacilo. Sendo uma doença de maior repercussão em adolescentes e adultos jovens com quadro de tosse com duração de três semanas ou mais acompanhado ou não de outros sintomas. O tratamento da tuberculose sensível deve ser realizado em regime ambulatorial, preferencialmente na Atenção Primária à Saúde com o esquema:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

326Q912760 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Tijucas SC, FURB, 2023

A dengue é uma doença infecciosa transmitida ao homem principalmente pelo mosquito Aedes aegypti . No que se refere à dengue, analise as assertivas a seguir:
I.A dengue é uma doença endêmica no Brasil. O crescimento desordenado das cidades e as deficiências no abastecimento regular de água e na coleta e no destino adequado do lixo reduzem muito os criadouros do mosquito da dengue.
II.Quem contamina o ser humano é a fêmea do mosquito, enquanto o macho apenas se alimenta de seiva de plantas.
III.Os profissionais das Unidades Básicas de Saúde são essenciais para a prevenção e controle da dengue.
É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q883391 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Os principais sintomas da gripe são:


I. Febre.

II. Dor no corpo.

III. Diarreia.

IV. Tosse.


Estão corretas as alternativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

329Q992969 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro do Trabalho, CISDESTE MG, IBADE, 2024

Como Enfermeiro do Trabalho, você precisa orientar sua equipe sobre doenças imunopreveníveis e de notificação compulsória. Qual das seguintes afirmações é CORRETA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q1039057 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermagem, TRT 8 Região PA e AP, CESPE CEBRASPE, 2022

No que se refere à associação entre a espécie de bactéria gram-negativa patogênica e a doença causada por esse agente infeccioso, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q896823 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermagem, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

São ações para redução da incidência de pneumonia associada à ventilação mecânica, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q1031262 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermagem do Trabalho, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

Uma profissional de saúde sofreu um acidente ocupacional com exposição a material biológico. O paciente-fonte é desconhecido, e a profissional não apresentou resposta vacinal após a primeira série de doses (3 doses) contra Hepatite B.
Com base nos protocolos de profilaxia pós-exposição do Ministério da Saúde, assinale a opção que indica a conduta adequada em relação à profilaxia de Hepatite B desse profissional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

335Q900459 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Seu Pedro compareceu à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na cidade de Capanema, com vômitos persistentes, ascite, irritabilidade, sangramento de mucosa nasal e dor abdominal intensa e contínua. Durante o atendimento, referiu estar doente há seis dias e que teve febre até o quinto dia do início da doença, tendo esta declinado. Os exames laboratoriais apontaram aumento progressivo do hematócrito (caso hipotético). Após exame clínico do paciente e exames laboratoriais, diagnosticou-se caso de infecção por dengue, apresentando-se na fase clínica denominada de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

336Q903561 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Médico, Prefeitura de Lajedinho BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode causar desde febre leve até quadros graves de dengue hemorrágica. É essencial que os profissionais de saúde reconheçam os sinais de alerta para a dengue grave. Qual dos seguintes sinais é considerado um sinal de alerta para dengue grave?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

338Q976325 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

[Ministério da Saúde, 2025] “O cenário atual de casos de SRAG é marcado pela predominância do vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças pequenas e pelo crescimento das infecções por influenza em idosos. Segundo o boletim Infogripe da Fiocruz, em 2025, foram notificados 45.228 casos de SRAG, sendo 42,9% com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório. Desse total, 38,4% foram causados por VSR, 27,9% por rinovírus, 20,7% por covid-19, 11,2% por influenza A e 1,6% por influenza B”. Assinale a alternativa que descreve a sigla “SRAG”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

340Q996836 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro, Prefeitura de Feira de Santana BA, IBFC, 2024

A penicilina benzatina é a única opção segura e eficaz para tratamento adequado das gestantes. Não há evidências de resistência do Treponema pallidum à penicilina no Brasil e no mundo. Após a primeira dose de penicilina, a pessoa pode apresentar exacerbação das lesões cutâneas com eritema, dor ou prurido, as quais regridem espontaneamente após 12 a 24 horas, sem a necessidade da descontinuidade do tratamento. Tipicamente, vêm acompanhadas de febre, artralgia e mal-estar. Assinale a alternativa correta sobre esta reação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.