Início

Questões de Concursos Doenças Infecciosas e Parasitárias

Resolva questões de Doenças Infecciosas e Parasitárias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q964212 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico de enfermagem, TRF 4ª REGIÃO, FCC

As condições que favorecem a complicação por influenza pandêmica (H1N1) evidenciadas são:

I. pessoas com menos de dois anos e maiores de 60 anos.
II. pessoas com 11 até 16 anos.
III. gestantes.
IV. pessoas portadoras de doença crônica cardiovascular, pneumopatia, renal crônica, hematológica, imunossupressora, metabólica, genética e neurológica.

É correto o que consta APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q989815 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Farmacêutico Generalista, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Sobre a hanseníase, avalie as afirmações abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.

1.(__) A hanseníase pode se manifestar de forma branda ou grave, dependendo da resposta imunológica do indivíduo infectado.
2.(__) A hanseníase é uma doença curável com tratamento multidrogaterapia (MDT), uma combinação de antibióticos que inclui a rifampicina, a dapsona e a clofazimina.
3.(__) Hanseníase Paucibacilar é caracterizada pela presença de um grande número de bacilos de Mycobacterium leprae no organismo, com mais de cinco lesões cutâneas. Os sintomas podem incluir manchas escuras na pele, perda de sensibilidade nas mãos, pés ou rosto, lesões nos olhos, nariz ou ouvido e, em casos avançados, deformidades físicas.

A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

323Q912760 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Tijucas SC, FURB, 2023

A dengue é uma doença infecciosa transmitida ao homem principalmente pelo mosquito Aedes aegypti . No que se refere à dengue, analise as assertivas a seguir:
I.A dengue é uma doença endêmica no Brasil. O crescimento desordenado das cidades e as deficiências no abastecimento regular de água e na coleta e no destino adequado do lixo reduzem muito os criadouros do mosquito da dengue.
II.Quem contamina o ser humano é a fêmea do mosquito, enquanto o macho apenas se alimenta de seiva de plantas.
III.Os profissionais das Unidades Básicas de Saúde são essenciais para a prevenção e controle da dengue.
É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q895146 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Fisioterapeuta, Prefeitura de Timbaúba PE, ADM TEC, 2024

A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

326Q882964 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

A influenza é uma doença sazonal, de ocorrência anual. Em regiões de clima temperado, as epidemias ocorrem quase que exclusivamente nos meses de inverno. A transmissão direta (pessoa a pessoa) é mais comum e ocorre por meio de gotículas, expelidas pelo indivíduo infectado com o vírus influenza ao falar, espirrar e tossir. Eventualmente, pode ocorrer transmissão pelo ar, pela inalação de partículas residuais. Tendo em vista o modo de transmissão, assinale a alternativa que contém as precauções que devem ser implementadas para evitar disseminação da doença.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q976451 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

A sigla DST, que antes era amplamente utilizada, passou a ser substituída conforme recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde; essa mudança reflete uma compreensão mais ampla das infecções transmitidas sexualmente, destacando que a presença de uma infecção não implica necessariamente em doença visível ou sintomática. Assinale a alternativa que apresenta o termo correto para nomenclatura dessas patologias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q1031262 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermagem do Trabalho, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

Uma profissional de saúde sofreu um acidente ocupacional com exposição a material biológico. O paciente-fonte é desconhecido, e a profissional não apresentou resposta vacinal após a primeira série de doses (3 doses) contra Hepatite B.
Com base nos protocolos de profilaxia pós-exposição do Ministério da Saúde, assinale a opção que indica a conduta adequada em relação à profilaxia de Hepatite B desse profissional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q964274 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermagem, TRF 4ª REGIÃO, FCC

As ações de procura de casos de tuberculose estão voltadas para os grupos de maior probabilidade de apresentar a doença, quais sejam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q976325 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

[Ministério da Saúde, 2025] “O cenário atual de casos de SRAG é marcado pela predominância do vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças pequenas e pelo crescimento das infecções por influenza em idosos. Segundo o boletim Infogripe da Fiocruz, em 2025, foram notificados 45.228 casos de SRAG, sendo 42,9% com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório. Desse total, 38,4% foram causados por VSR, 27,9% por rinovírus, 20,7% por covid-19, 11,2% por influenza A e 1,6% por influenza B”. Assinale a alternativa que descreve a sigla “SRAG”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q881186 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

A tuberculose (TB) pode acometer uma série de órgãos e/ou sistemas. A apresentação da TB na forma pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é essa forma, especialmente a bacilífera, a responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), assinale a alternativa que corresponde ao tipo de precaução que deve ser utilizada no atendimento a pacientes com suspeita ou portadores de TB:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q905253 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

A Tuberculose (TB), uma doença antiga, também conhecida como "peste branca" no século XIX devido à sua devastadora incidência global, foi responsável por ceifar centenas de milhares de vidas em todo o mundo. A partir da segunda metade do século XX, observou-se uma notável redução na incidência e mortalidade associadas à TB, especialmente em países desenvolvidos, em virtude da melhoria das condições de vida da população. Embora seja uma doença que pode ser prevenida e tratada com sucesso, a tuberculose ainda persiste em regiões de pobreza e desigualdade social, perpetuando essas disparidades de saúde.

Considerando o contexto exposto, leia as afirmativas adiante.


I- O esquema de tratamento da tuberculose é padronizado e compreende duas fases: a intensiva e a de manutenção.

II- A fase de manutenção tem o objetivo de eliminar os bacilos latentes ou persistentes e a redução da possibilidade de recidiva da doença.

III- O esquema básico para tratamento da TB em adultos e adolescentes é composto por três fármacos na fase intensiva e dois na fase de manutenção. A apresentação farmacológica dos medicamentos, atualmente em uso, para o esquema básico é de comprimidos em doses fixas combinadas com a apresentação tipo 4 em 1 (RHZE) ou 2 em 1 (RH).

IV- O esquema básico em crianças (< de 10 anos de idade) é composto por três fármacos na fase intensiva, e dois na fase de manutenção, com apresentações farmacológicas individualizadas.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q964188 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico de enfermagem, TRF 4ª REGIÃO, FCC

A hanseníase é uma doença causada pelo Mycobacterium leprae e
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q1001821 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL

Um técnico de enfermagem, na Estratégia Saúde da Família, ao realizar visita domiciliar a uma família que chegou há pouco tempo em sua área de atuação, detecta que uma das crianças do casal apresenta o sinal de Romaña (edema na região da pálpebra) e sua genitora informa que ela vem apresentando com frequência febre, cefaleia e anorexia. Diante dessa situação, pode-se suspeitar de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

335Q1082724 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermeiro, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

A dengue é endêmica do Brasil e tem padrão sazonal. Do ponto de vista clínico, um grande desafio está na suspeita adequada e precoce do paciente com dengue. Além disso, o reconhecimento dos sinais de alarme da dengue é muito importante, além de prevenir a gravidade do quadro clínico. Constituem sinais de alarme da dengue, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

336Q897388 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta prioritariamente os pulmões. Sendo uma doença de transmissão aérea (ocorrendo a partir da inação de aerossóis) sua transmissão ocorre enquanto a pessoa infectada estiver eliminando o bacilo. Sendo uma doença de maior repercussão em adolescentes e adultos jovens com quadro de tosse com duração de três semanas ou mais acompanhado ou não de outros sintomas. O tratamento da tuberculose sensível deve ser realizado em regime ambulatorial, preferencialmente na Atenção Primária à Saúde com o esquema:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

337Q888443 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Nossa Senhora das Graças PR, UNIVIDA, 2024

Segundo o Ministério da Saúde quais são os principais sintomas da dengue, assinale a assertiva:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

338Q903561 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Médico, Prefeitura de Lajedinho BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode causar desde febre leve até quadros graves de dengue hemorrágica. É essencial que os profissionais de saúde reconheçam os sinais de alerta para a dengue grave. Qual dos seguintes sinais é considerado um sinal de alerta para dengue grave?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

339Q893066 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Soledade RS, MARANATHA Assessoria, 2024

Os sintomas mais comuns da Tuberculose pulmonar são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

340Q905391 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

O vírus da imunodeficiência humana (HIV) é uma infecção que ataca o sistema imunológico do corpo. Acerca da doença em questão é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.