Questões de Concursos Doenças Infecciosas e Parasitárias

Resolva questões de Doenças Infecciosas e Parasitárias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q905253 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

A Tuberculose (TB), uma doença antiga, também conhecida como "peste branca" no século XIX devido à sua devastadora incidência global, foi responsável por ceifar centenas de milhares de vidas em todo o mundo. A partir da segunda metade do século XX, observou-se uma notável redução na incidência e mortalidade associadas à TB, especialmente em países desenvolvidos, em virtude da melhoria das condições de vida da população. Embora seja uma doença que pode ser prevenida e tratada com sucesso, a tuberculose ainda persiste em regiões de pobreza e desigualdade social, perpetuando essas disparidades de saúde.

Considerando o contexto exposto, leia as afirmativas adiante.


I- O esquema de tratamento da tuberculose é padronizado e compreende duas fases: a intensiva e a de manutenção.

II- A fase de manutenção tem o objetivo de eliminar os bacilos latentes ou persistentes e a redução da possibilidade de recidiva da doença.

III- O esquema básico para tratamento da TB em adultos e adolescentes é composto por três fármacos na fase intensiva e dois na fase de manutenção. A apresentação farmacológica dos medicamentos, atualmente em uso, para o esquema básico é de comprimidos em doses fixas combinadas com a apresentação tipo 4 em 1 (RHZE) ou 2 em 1 (RH).

IV- O esquema básico em crianças (< de 10 anos de idade) é composto por três fármacos na fase intensiva, e dois na fase de manutenção, com apresentações farmacológicas individualizadas.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q869672 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Siderópolis SC, PS Concursos, 2024

Os ovos do Aedes aegypti medem, aproximadamente, 1mm de comprimento e contorno alongado e fusiforme. São depositados pela fêmea, individualmente, nas paredes internas dos depósitos que servem como criadouros, próximos à superfície da água. No momento da postura, os ovos sãobrancos, mas, rapidamente, adquirem a cor negra brilhante. A fecundação, que se dá durante a postura e o desenvolvimento do embrião se completa em_________, em condições favoráveis de umidade e temperatura.

Qual alternativa, completa CORRETAMENTE a lacuna do enunciado acima?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q905512 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Saúde, SEDUC SP, FGV, 2024

Atualmente, cerca de 920 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana. O vírus HIV ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.


I. A infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana pode causar imunodepressão e levar a quadros de infecções oportunistas.


PORQUE


II. O vírus do HIV ataca o sistema imunológico, sendo as células neutrófilos as mais atingidas.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q910120 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

No Brasil, é considerada uma doença endêmica. Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. A ocorrência da doença do tipo bacteriana é mais comum no outono-inverno; e da viral, na primavera-verão. O sexo masculino é o mais acometido pela doença. A ocorrência da doença dos tipos viral e bacteriana são as de maior importância para a saúde pública, considerando a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos. Apesar de ser habitualmente causada por microrganismos, esta doença também pode ter origem em processos inflamatórios, como câncer (metástases para meninges), lúpus, reação a algumas drogas, traumatismo craniano e cirurgias cerebrais. A doença causada pela bactéria Neiseria, caracteriza-se por uma ou mais síndromes clínicas. As crianças, os adolescentes e adultos jovens têm o risco de adoecimento aumentado em surtos. Os maiores coeficientes de incidência da doença são observados em lactentes, no primeiro ano de vida. De modo geral, os sintomas desta doença são comuns independentemente do tipo de microrganismo causador e incluem febre, dor de cabeça e rigidez de nuca. Muitas vezes, há outros sintomas, como: mal-estar, náusea, vômito, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz), status mental alterado (confusão). Com o passar do tempo, alguns sintomas mais graves podem aparecer, como: convulsões, delírio, tremores e coma.

Assinale a alternativa correta que apresenta a doença descrita no excerto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q886569 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024

Apesar de ser uma enfermidade antiga, a tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública. No mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose. A doença é responsável por mais de um milhão de óbitos anuais. No Brasil são notificados aproximadamente 80 mil casos novos e ocorrem cerca de 5,5 mil mortes em decorrência da tuberculose. Assinale a alternativa que contêm sintomas da Tuberculose.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q893993 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, PSP, Prefeitura de Potim SP, MS CONCURSOS, 2024

São componentes necessários para que ocorra a dengue:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q864554 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe PE, Instituto Darwin, 2024

Doença transmitida pelo Trypanosoma cruzi, um parasita da mesma família do tripanosoma, cuja sua contaminação pode ser feita a partir da ingestão de alimentos crus e contaminados com fezes deste parasita.

De acordo com o ora apresentado, a doença em questão é denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q886570 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o tratamento e acompanhamento dos pacientes em unidades básicas de saúde e em referência, não sendo necessário internação. O tratamento medicamentoso é realizado com associação de três antimicrobianos. Assinale a alternativa que correspondente ao tratamento medicamentoso da Hanseníase.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q864556 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe PE, Instituto Darwin, 2024

Doença infectocontagiosa transmitida pelas vias aéreas e, provocada, em grande parte dos casos pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (também conhecida como bacilo de Koch), podendo ser causada, também, embora mais raramente, por outras espécies de agentes como a Mycobacterium bovis, a M. africanum e a M. microti. A doença afeta principalmente os pulmões e pode atingir outros órgãos do corpo como rins, meninges e ossos. Seu diagnóstico é realizado com radiografia do tórax, além de exames laboratoriais e escarro do paciente.

Assinale a alternativa correta que apresenta a doença ora descrita

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q881196 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Os sinais de alarme da dengue são causados, prioritariamente, pelo aumento da permeabilidade vascular, que demonstra o deterioramento da condição clínica do paciente, podendo evoluir para choque devido ao extravasamento de plasma. Assinale a alternativa que não apresenta um sinal de alarme da dengue:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q865581 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Mãe do Rio PA, IVIN, 2024

O vírus da dengue pode ocasionar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. Sobre essa doença é correto afirmar que:
I. Todos os quatro sorotipos podem levar ao dengue grave na primeira infecção, porém com maior frequência após a segunda ou terceira, sem haver diferença estatística comprovada se após a segunda ou a terceira infecção. II. Existe uma proporção de casos que têm a infecção subclínica, ou seja, são expostos à picada infectante do mosquito Aedes aegypti mas não apresentam a doença clinicamente, embora fiquem imunes ao sorotipo com o qual se infectaram, isso ocorre com 20 a 50% das pessoas infectadas. III. A segunda infecção por qualquer sorotipo do dengue é predominantemente mais grave que a primeira, independentemente dos sorotipos e de sua sequência. No entanto, os sorotipos 1 e 4 são considerados mais virulentos.
Estão corretos apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q893485 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

A hanseníase é uma doença infecciosa de evolução crônica que, embora curável, permanece endêmica em várias regiões do mundo, principalmente na Índia, no Brasil e na Indonésia. O Tocantins é considerado um estado hiperendêmico para a doença, tornando-se um importante desafio em saúde pública. Com relação à doença, analise as afirmativas a seguir:


I. é causada pelo Mycobacterium leprae (M. Leprae), um bacilo álcool ácido resistente, de multiplicação lenta.

II. a doença pode causar incapacidades físicas e perda funcional, especialmente nas mãos, nos pés e nos olhos, que podem ser muito graves em casos com diagnóstico precoce.

III. os casos de hanseníase são classificados para fins de tratamento, de acordo com os critérios definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em hanseníase paucilbacilar e hanseníase multibacilar.

IV. as formas clínicas adotada pelo Ministério da Saúde são hanseníase tuberculóide, hanseníase virchowiana, hanseníase dimorfa, hanseníase indeterminada e hanseníase neural pura.

V. a Poliquimioterapia (PQT) é o tratamento recomendado para hanseníase, sendo administrada em dois esquemas terapêuticos distintos, sendo um composto por rifampicina, clofazimina e dapsona para casos multibacilares, e outro, composto apenas por rifampicina e dapsona, destinado aos paucibacilares.


Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q868403 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Governador Valadares MG, Consulplan, 2024

Em 2023, o Brasil bateu o recorde de ano com mais mortes causadas pela dengue. Um levantamento divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no fim do ano passado, apontou que o Brasil lidera o número de casos de dengue no mundo, com 2,9 dos 5 milhões de casos registrados em 2023.
(Fonte: O Globo.)
Sobre os principais determinantes da expressão epidemiológica das infecções causadas pelo vírus da dengue, assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q883507 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, podendo ser imediata ou semanal. Assim, são doenças/agravos de notificação imediata, com exceção de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q868406 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Governador Valadares MG, Consulplan, 2024

“O potencial pandêmico faz com que a Influenza seja destaque entre outras doenças infecciosas. Muitos são os estudos que apontam a ocorrência de possíveis e comprovados eventos de influenza na história. A título de comparação, constata-se que a mais grave pandemia de influenza, a Gripe Espanhola, marcou na história um número de óbitos estimado entre 20 a 50 milhões de pessoas no mundo todo – mais que o dobro de mortes em quatro anos da Primeira Guerra Mundial.” Sobre a Influenza, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q896823 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermagem, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

São ações para redução da incidência de pneumonia associada à ventilação mecânica, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q900152 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, ESF/ Enfermeiro, Prefeitura de Lagoa Grande MG, COTEC, 2024

Para o real controle de vetores, várias práticas precisam ser adotadas. Nesse sentido, o Ministério da Saúde elaborou a publicação do “Programa Nacional de Controle da Dengue: amparo legal à execução das ações de campo – imóveis fechados, abandonados ou com acesso não permitido pelo morador”, para orientar o trabalho dos agentes de saúde em situações específicas, quando o imóvel se encontra fechado ou a visita é recusada pelo morador. Essa, foi uma medida de controle de vetores caracterizada como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q889915 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Serra da Raiz PB, ADVISE, 2024

A aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. Com base nisso, observe as lacunas a seguir e responda:

I- Relação sexual desprotegida.
II- Uso de seringa contaminada por mais de uma pessoa.
III- Compartilhamento de sabonete, toalha ou lençóis.
IV- Da mãe infectada para o filho durante a gestação.

Com base nas alternativas, assinale a que corresponde somente as formas de transmissão do vírus HIV.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q894524 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Técnico de Enfermagem, CISAMURES SC, Quadrix, 2024

A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. A maioria dos doentes recupera‑se, porém parte deles pode progredir para formas graves. Considerando os sinais de alerta da dengue, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.