Questões de Concursos: Doenças Infecto Parasitárias

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Doenças Infecto Parasitárias. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q833263 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Médico Clínico Geral, AMEOSC, 2021

Em relação a criptosporidiose, marque (V) verdadeiro ou (F) falso nas afirmativas abaixo. (__)O envolvimento do trato biliar pode se manifestar como dor no meio do epigastro ou no quadrante inferior direito. (__)Os criptosporídios são encontrados na faringe, estômago e intestino grosso de alguns pacientes, e, às vezes, no trato respiratório. (__)Alteração patológica característica é encontrada na biópsia. (__)A distribuição da infecção pode ser esparsa dentro do seu sítio principal, o intestino delgado. Após análise, marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das afirmativas acima, de cima para baixo:

13 Q834834 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Prefeitura de Palhoça SC Médico Clínico Geral, IESES, 2021

Toxoplasmose é a infecção causada por Toxoplasma gondii. Os sintomas variam de nenhum à linfadenopatia benigna, uma doença semelhante à mononucleose, ou doença do sistema nervoso central ou envolvimento de outros órgãos em pessoas imunocomprometidas. Com relação a toxiplamose é correto afirmar:

14 Q62416 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Biomédico, EBSERH, 2018

Acerca da bacteriologia médica, julgue o item a seguir.

A bactéria Treponema pallidum pallidum, causadora da sífilis, faz parte de um grupo de bactérias conhecidas como espiroquetas, que são microrganismos Gram-negativos longos, delgados, de forma helicoidal, espiralada ou em saca-rolhas.

15 Q60106 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias

Lesão muscular e atrofia podem ser observadas em pacientes com HIV. Qual dos seguintes mecanismos não gera problemas musculares, nesta população de pacientes?

17 Q62409 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Biomédico, EBSERH, 2018

Acerca do sistema imunológico, julgue o item seguinte. 

Os retrovírus, que são capazes de interromper a síntese de alguns genes, consistem em agentes de doenças autoimunes, que podem se integrar definitivamente ao genoma das células do hospedeiro, ocasionando falhas na diferenciação celular. 

18 Q62418 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Biomédico, EBSERH, 2018

Acerca da bacteriologia médica, julgue o item a seguir.

Os micoplasmas, organismos altamente pleomórficos, carecem de parede celular rígida; além disso, são delimitados por uma membrana de três camadas e são inibidos pela ação da penicilina e da tetraciclina.

19 Q831673 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Prefeitura de Palhoça SC Médico Clínico Geral ESF, IESES, 2021

As parasitoses intestinais são muito frequentes na infância. São consideradas problema de saúde pública, principalmente nas áreas rurais e periferias das cidades dos países chamados subdesenvolvidos, onde são mais frequentes. As parasitoses são a doença mais comum do mundo, atingindo cerca de 25% da população mundial (1 em cada 4 pessoas). Sua transmissão depende das condições sanitárias e de higiene das comunidades. Além disso, muitas dessas parasitoses relacionam-se a déficit no desenvolvimento físico e cognitivo e desnutrição.
Com relação às parasitoses é correto afirmar:

20 Q834833 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Prefeitura de Balneário Camboriú SC Médico Infectologista, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

Analise as afirmativas abaixo que se referem aos atributos dos agentes etiológicos segundo sua relação com o hospedeiro.
1. Infectividade é a capacidade de certos organismos (agentes) de penetrar, se desenvolver e/ou se multiplicar em um outro (hospedeiro) ocasionando uma infecção. Exemplo: alta infectividade do vírus da gripe e a baixa infectividade dos fungos. 2. Patogenicidade é a capacidade do agente, uma vez instalado, de produzir sintomas e sinais (doença). Ex: é alta no vírus do sarampo, onde a maioria dos infectados tem sintomas e a patogenicidade é reduzida do vírus da pólio onde poucos ficam doentes. 3. Virulência é a capacidade do agente de produzir efeitos graves ou fatais, relaciona-se à capacidade de produzir toxinas, de se multiplicar etc. Ex: baixa virulência do vírus da gripe e do sarampo em relação à alta virulência dos vírus da raiva e do HIV. 4. Imunogenicidade é a capacidade do agente de, após a infecção, induzir a imunidade no hospedeiro. Ex: alta nos vírus da rubéola, do sarampo, da caxumba que imunizam em geral por toda a vida, em relação à baixa imunogenicidade do vírus da gripe, da dengue, das shiguelas e das salmonelas que só conferem imunidade relativa e temporária.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

🖨️ Baixar o PDF
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.