Início

Questões de Concursos Doenças Infecto Parasitárias

Resolva questões de Doenças Infecto Parasitárias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q1067622 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Cirurgia Torácica, EsFCEx, VUNESP, 2024

A febre tifoide é uma doença de grande importância epidemiológica devido à sua alta morbimortalidade, especialmente em países em desenvolvimento com precárias condições de saneamento básico e higiene. No Brasil, está presente em todo o território nacional, com maior incidência nas regiões Norte e Nordeste. Com relação a ela, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q1042541 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Infectologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Operário de 30 anos realizou exame parasitológico de fezes para admissão em um novo emprego, tendo recebido o laudo de presença de cistos de Entamoeba histolytica/dispar e Entamoeba coli, empregando-se as técnicas de Hoffman e Faust. Está assintomático e foi encaminhado a você para avaliação.
Com base nas informações fornecidas, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q1049462 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Clínica Médica, EBSERH, IBFC, 2022

Sobre a influenza sazonal, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Otite é uma complicação incomum, mesmo em crianças com menos de 2 anos de idade.
II. Geralmente, tem resolução espontânea em aproximadamente 7 dias, embora a tosse, o mal-estar e a fadiga possam permanecer por algumas semanas.
III. Imunidade aos vírus influenza é adquirida a partir da infecção natural ou pela vacinação, sendo que esta garante imunidade apenas em relação aos vírus homólogos da sua composição.

Estão corretas as afirmativas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q1048475 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Infectologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A seguir são apresentados pacientes com o mesmo quadro clínico: astenia significativa, febre, tosse e coriza há 3 dias. Avalie cada caso a seguir.


I. Mulher de 70 anos, hipertensa controlada. Esquema vacinal contra covid-19 completo, SpO2 em ar ambiente = 98%. Pesquisa de antígeno de SARS-CoV-2, realizada na unidade de saúde, positiva em amostra de swab de nasofaringe.

II. Homem de 47 anos, transplantado renal há 4 anos em uso de tacrolimo, micofenolato e prednisona. Esquema vacinal contra covid-19 completo. SpO2 em ar ambiente = 91%. Pesquisa de antígeno de SARS-CoV-2, realizada na unidade de saúde, positiva em amostra de swab de nasofaringe.

III. Homem de 40 anos, sabidamente vivendo com HIV há 10 anos, em uso de tenofovir, lamivudina e dolutegravir, CD4 = 900 células/mm3 e carga viral indetectável. Tomou apenas as duas primeiras doses da vacina contra covid-19. SpO2 em ar ambiente = 98%. Autoteste comprado em farmácia positivo em amostra de swab nasal.

IV. Mulher de 67 anos, hipertensa controlada. Recusou todas as doses de vacina contra covid-19. SpO2 em ar ambiente = 98%. PCR para SARS-CoV-2 com detecção de material genético do vírus em amostra de swab nasal.

Os pacientes que preenchem os critérios de tratamento com nirmatrelvir e ritonavir, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde vigentes, são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q1048478 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Infectologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A resposta imune a infecções bacterianas é complexa e envolve inúmeras citocinas. Dentre as citocinas a seguir enumeradas, assinale aquela cuja dosagem plasmática pode ser utilizada como indicador de infecção bacteriana.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q1048479 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Infectologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Homem de 25 anos procura o ambulatório com queixa de febre intermitente, astenia e dor na garganta. Ao exame físico você detecta adenomegalias cervicais e axilares. Aprofundando mais a anamnese, você descobre que o paciente esteve em uma festa havia cerca de 2 semanas. Durante o evento, o paciente consumiu grande quantidade de tabaco, álcool e outras drogas, e manteve relações sexuais desprotegidas com pelo menos duas pessoas diferentes. Ao ser questionado sobre medicações de uso frequente, ele revela que faz uso irregular e profilaxia pré-exposição do HIV.

Considerando as hipóteses diagnósticas que se impõem, analise as condutas listadas a seguir.

I. Solicitar carga viral do HIV.
II. Interromper a profilaxia pré-exposição do HIV.
III. Iniciar terapia preemptiva com tenofovir, lamivudina e dolutegravir.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q1067727 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Medicina da Família Saúde da Família, EsFCEx, VUNESP, 2024

Em relação à infecção por Giardia lamblia, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q1021427 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Neurologia, EBSERH, IBFC, 2022

Sobre a meningite por Haemophilus influenzae, assinale a alternativa correta que apresenta o antimicrobiano de escolha.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q1068572 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Especialidade Medicina Intensiva, EsFCEx, VUNESP, 2025

Homem de 43 anos é admitido na UTI devido à insuficiência respiratória. O histórico é relevante para HIV e contagem de CD4+ de 60 células/mm3. A intubação foi realizada no 2º dia após agravamento do quadro e o lavado broncoalveolar (LBA) inicial é negativo para Pneumocystis jirovecii. No 8º dia ele continua febril, embora todas as culturas sanguíneas sejam negativas. Um novo LBA é realizado, pois o paciente agora apresenta secreções sanguinolentas, piora das alterações radiográficas pulmonares e aumento da necessidade de oxigenação, vindo positivo para citomegalovírus (CMV). Não há evidências de infecção bacteriana ou fúngica, incluindo Pneumocystis jirovecii e herpes. Nesse cenário, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q1067551 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Cirurgia Plástica, EsFCEx, VUNESP, 2024

Assinale a alternativa correta com relação ao estado de biofilme de microorganismos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q1036595 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico do Trabalho, Caixa, CESGRANRIO, 2024

O perfil epidemiológico da tuberculose vem sofrendo transformações, principalmente a partir de 1981, com o aparecimento e a disseminação da aids em todo o mundo. Essas duas doenças de notificação compulsória no Brasil apresentam um sinergismo no qual cada uma delas acentua o agravamento e a progressão da outra.

Com relação a essa situação, sabe-se que pacientes coinfectados por HIV
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q1067860 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Infectologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

A infecção do trato urinário (ITU) é uma das causas prevalentes das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) de grande potencial preventivo, visto que a maioria está relacionada à cateterização vesical. Quanto às definições relacionadas ao tema, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q1042546 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Infectologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A brucelose é uma doença endêmica no Brasil. O número de casos da doença vem aumentando a cada ano (Ministério da Saúde, 2017) e por vezes ocorrem surtos localizados. Contudo, estima-se que o desconhecimento dos profissionais a seu respeito é causa de significativa subnotificação.
A respeito da brucelose humana, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Quando a via de transmissão é alimentar, os sintomas mais comuns na fase aguda são náusea, vômitos dor abdominal e febre.
( ) Quando ocorrida durante a gravidez pode provocar abortamento espontâneo.
( ) Nas formas crônicas localizadas, pode ocorrer orquiepididimite em até 20% dos homens acometidos.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q1042548 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Infectologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Protocolos de ações de prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde são fundamentais, especialmente quando envolvem ameaças globais como a mpox.
A respeito das medidas de prevenção de mpox em ambiente hospitalar, durante seu período de transmissibilidade, analise as afirmativas a seguir.

I. Profissionais de saúde que atenderam pacientes suspeitos ou confirmados sem o uso de máscara devem ser considerados contactantes.
II. Durante os procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar os profissionais devem utilizar máscara cirúrgica.
III. O uso de luvas e avental está indicado no atendimento de todos os pacientes.
IV. O paciente deve ser orientado a usar uma máscara PFF2 bem ajustada à face e cobrir as lesões expostas no período em que estiver fora de seu quarto para a realização de algum procedimento.

Está correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q1024918 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Cardiologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma jovem de 24 anos apresentou odinofagia associada à fadiga e uma cervicalgia mais pronunciada à esquerda, identificando ser um caroço de aproximadamente 1 cm. O quadro progrediu durante os três dias com piora dos sintomas, além de febrícula – de até 37,8 °C – constante. A seguir, ocorre no hipocôndrio direito. No quinto dia de sintomas, foram prescritos amoxicilina e antiinflamatórios não esteroidais devido a hiperemia de orofaringe com placas brancascentas – um paciente teve diagnóstico de amigdalite bacteriana, apresentando náuseas e anorexia. Com aproximadamente 1 semana de sintomas e 3 dias de uso do antibiótico, o jovem decidiu procurar novo atendimento médico, que revelou: sinais evidentes, porém com taquicardia (FC 110 bpm), eutrófica, sem evidência de emagrecimento, eupneica. A erupção apareceu eritematosa maculopaular difusa era visível em tronco, abdômen e porção próxima de membros superiores e inferiores. Havia presença de edema periorbitário bilateral. Linfonodos posteriores aos músculos esternocleidomastoideos eram aumentados e pouco dolorosos (1,5 e 1,2 cm), fibroelásticos, móveis. Havia também micropoliadenopatia em outras cadeias cervicais superficiais. Orofaringe apresentou hipertrofia amigdaliana, petéquias no palato e exsudato membranoso. Ao exame ginecológico com ectopia no colo uterino, foi detectado corrimento fisiológico, sem presença de outras alterações como úlceras. O abdômen era doloroso em andar superior à palpação profunda com hepatimetria de 14 cm e borda romba e dolorosa e espaço de Traube ocupado.
Sobre as hipóteses diagnósticas e complementação da investigação, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q1048474 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Infectologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba reuniu, em junho de 2023, diversos profissionais envolvidos no combate e prevenção da febre maculosa (fonte: Secretaria de Saúde). Sobre a febre maculosa, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O exantema é uma importante manifestação clínica, surgindo mais frequentemente a partir do quarto dia de doença.

( ) A não utilização da doxiciclina como primeira opção de tratamento é um importante fator associado a um risco aumentado de morte.

( ) A reação de imunofluorescência indireta (IFI) realizada em amostras pareadas de soro, é o método laboratorial considerado padrão ouro para o diagnóstico sorológico.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q1071563 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico, Prefeitura de Jeremoabo BA, ISET, 2024

Os principais sinais e sintomas do sarampo são:

I. Exantema (manchas vermelhas) no corpo e febre alta (acima de 38,5°).
II.. Tosse seca.
III. Irritação nos olhos (conjuntivite).
IV. Nariz escorrendo ou entupido.
V. Mal-estar intenso;

Estão corretos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q1055990 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Técnico Especializado Médico, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

A malária é uma doença infecciosa febril aguda com potencial letal. A região Amazônica é vista como uma área endêmica. A letalidade nessa região é considerada baixa devido à alta suspeição diagnóstica e tratamentos instituídos de maneira precoce. Sobre a malária, analise as afirmativas a seguir.

I. O período de incubação varia de acordo com a espécie de plasmódio, sendo de 8 a 12 dias para a espécie Plasmodium falciparum.
II. A infecção pela Plasmodium ovale apresenta o pior prognóstico.
III. A transmissão pode ocorrer por transfusão sanguínea ou vertical.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q1067550 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Cirurgia Plástica, EsFCEx, VUNESP, 2024

Assinale a alternativa correta quanto à resposta do hospedeiro em casos de infecção de feridas crônicas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.