Início

Questões de Concursos Doenças Infecto Parasitárias

Resolva questões de Doenças Infecto Parasitárias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q1048479 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Infectologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Homem de 25 anos procura o ambulatório com queixa de febre intermitente, astenia e dor na garganta. Ao exame físico você detecta adenomegalias cervicais e axilares. Aprofundando mais a anamnese, você descobre que o paciente esteve em uma festa havia cerca de 2 semanas. Durante o evento, o paciente consumiu grande quantidade de tabaco, álcool e outras drogas, e manteve relações sexuais desprotegidas com pelo menos duas pessoas diferentes. Ao ser questionado sobre medicações de uso frequente, ele revela que faz uso irregular e profilaxia pré-exposição do HIV.

Considerando as hipóteses diagnósticas que se impõem, analise as condutas listadas a seguir.

I. Solicitar carga viral do HIV.
II. Interromper a profilaxia pré-exposição do HIV.
III. Iniciar terapia preemptiva com tenofovir, lamivudina e dolutegravir.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q1082107 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Pneumologista Pediatra, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

A tuberculose é uma doença de alta relevância epidemiológica e de transmissão respiratória. Considerando os mecanismos de transmissão e infecção, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q1055997 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Técnico Especializado Médico, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Paciente, 78 anos, sexo masculino, portador de doença de Parkinson em estágio avançado, internado por disfagia e necessidade via alternativa para alimentação; além de ajuste medicamentoso, está com um cateter venoso central em veia jugular interna esquerda há 7 dias por dificuldade de acesso venoso periférico. Evolui com febre, calafrios, piora da função renal e leucocitose. Radiografia simples de tórax sem alterações, urina sem alterações e urocultura parcial negativa. Foi coletado um par de hemocultura do MSD e um par de hemocultura do cateter venoso central, ambos crescendo Staphylococcus aureus MRSA sensível à vancomicina, com 11 horas e 15 minutos e 11 horas e 56 minutos, respectivamente. Diante do caso hipotético, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q1036595 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico do Trabalho, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

O perfil epidemiológico da tuberculose vem sofrendo transformações, principalmente a partir de 1981, com o aparecimento e a disseminação da aids em todo o mundo. Essas duas doenças de notificação compulsória no Brasil apresentam um sinergismo no qual cada uma delas acentua o agravamento e a progressão da outra.

Com relação a essa situação, sabe-se que pacientes coinfectados por HIV
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q1033579 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Infectologia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Yersinia pestis é uma bactéria gram-negativa que causa infecção intracelular e que cursa de forma invasiva, frequentemente fatal. É transmitida de roedores para humanos por picadas de pulgas ou, menos frequentemente, de um humano para outro por aerossóis. A peste causou três grandes pandemias que mataram milhões de pessoas; estima-se que a devastação causada por essa doença na Eurásia, em 1347, ceifou a vida de cerca de 200 milhões de pessoas, o que deu à infecção o nome dramático de peste negra. Nesse contexto, a peste surge após o Papa Gregório IX afirmar, alguns anos antes, que gatos eram criação do demônio. Os felinos foram então massacrados na Europa, diminuindo drasticamente o controle natural da natalidade dos roedores.
Y. pestis possui um complexo transmitido por genes plasmídeos, o Yop virion, que codifica a secreção de uma proteína sob a forma de uma estrutura oca, lembrando uma seringa, que se projeta na superfície bacteriana e liga-se às células dos hospedeiros, onde injeta proteínas bacterianas chamadas Yops (proteínas do revestimento externo de Yersinia) na célula.
Em relação à transmissão dessa bactéria, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q1049461 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Clínica Médica, EBSERH, IBFC, 2022

Sobre a varicela, analise as afirmativas abaixo abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O período prodrômico inicia-se com febre alta, cefaleia, anorexia e vômito, podendo durar de horas até 7 dias. Na infância, esses pródromos não costumam ocorrer, sendo o exantema o primeiro sinal da doença.
II. No período exantemático, as lesões comumente aparecem em surtos sucessivos de máculas que evoluem para pápulas, vesículas, pústulas e crostas.
III. Tendem a surgir mais nas partes cobertas do corpo, podendo aparecer no couro cabeludo, na parte superior das axilas e nas membranas mucosas da boca e das vias aéreas superiores.
Estão corretas as afirmativas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q1048474 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Infectologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba reuniu, em junho de 2023, diversos profissionais envolvidos no combate e prevenção da febre maculosa (fonte: Secretaria de Saúde). Sobre a febre maculosa, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O exantema é uma importante manifestação clínica, surgindo mais frequentemente a partir do quarto dia de doença.

( ) A não utilização da doxiciclina como primeira opção de tratamento é um importante fator associado a um risco aumentado de morte.

( ) A reação de imunofluorescência indireta (IFI) realizada em amostras pareadas de soro, é o método laboratorial considerado padrão ouro para o diagnóstico sorológico.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q1048475 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Infectologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A seguir são apresentados pacientes com o mesmo quadro clínico: astenia significativa, febre, tosse e coriza há 3 dias. Avalie cada caso a seguir.


I. Mulher de 70 anos, hipertensa controlada. Esquema vacinal contra covid-19 completo, SpO2 em ar ambiente = 98%. Pesquisa de antígeno de SARS-CoV-2, realizada na unidade de saúde, positiva em amostra de swab de nasofaringe.

II. Homem de 47 anos, transplantado renal há 4 anos em uso de tacrolimo, micofenolato e prednisona. Esquema vacinal contra covid-19 completo. SpO2 em ar ambiente = 91%. Pesquisa de antígeno de SARS-CoV-2, realizada na unidade de saúde, positiva em amostra de swab de nasofaringe.

III. Homem de 40 anos, sabidamente vivendo com HIV há 10 anos, em uso de tenofovir, lamivudina e dolutegravir, CD4 = 900 células/mm3 e carga viral indetectável. Tomou apenas as duas primeiras doses da vacina contra covid-19. SpO2 em ar ambiente = 98%. Autoteste comprado em farmácia positivo em amostra de swab nasal.

IV. Mulher de 67 anos, hipertensa controlada. Recusou todas as doses de vacina contra covid-19. SpO2 em ar ambiente = 98%. PCR para SARS-CoV-2 com detecção de material genético do vírus em amostra de swab nasal.

Os pacientes que preenchem os critérios de tratamento com nirmatrelvir e ritonavir, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde vigentes, são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q1021427 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Neurologia, EBSERH, IBFC, 2022

Sobre a meningite por Haemophilus influenzae, assinale a alternativa correta que apresenta o antimicrobiano de escolha.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q1042544 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Infectologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A prescrição de antibióticos sem indicação é um problema grave que deve ser combatido segundo os princípios do uso racional de antibióticos. A bacteriúria assintomática é uma das condições mais frequentemente envolvidas com a questão.

A esse respeito, avalie se as supostas indicações de tratamento da bacteriúria assintomática são corretas.

I. Mulher de 70 anos, ativa, com diabetes e incontinência urinária.
II. Homem de 45 anos com traumatismo raquimedular recente.
III. Gestante de 30 semanas.
IV. Homem de 19 anos encaminhado à cirurgia de urgência por apendicite.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q1042547 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Infectologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Candida auris é um fungo emergente que representa uma grave ameaça à saúde global, pois apresenta alta transmissibilidade, alto índice de resistência aos antifúngicos e alta mortalidade.
A respeito do manejo hospitalar de pacientes infectados por esse fungo, no contexto epidemiológico brasileiro atual, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q1081751 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Pediatra, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Maria, 6 anos, apresenta tosse persistente há 3 semanas, que vem piorando progressivamente. A mãe relata que, nas últimas semanas, Maria também perdeu o apetite, emagreceu e está com febre baixa que costuma se intensificar no final da tarde. Ela já foi tratada para pneumonia, mas a tosse não melhorou. No exame clínico, a ausculta pulmonar está variável, com alguns sons de ronco e estertores. Considerando o quadro clínico apresentado, qual é a suspeita diagnóstica mais provável?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q1030060 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

A hepatite B é um dos cinco tipos de hepatite existentes no Brasil. Entre 2000 e 2023, 36,8% dos casos confirmados de hepatites virais no Sinan são referentes à hepatite B. Trata-se da segunda maior causa de morte entre as hepatites virais, tendo sido responsável por 21,7% dos óbitos relacionados a essas doenças entre 2000 e 2022 (Boletim Epidemiológico, 2024).

Na maioria dos casos, a hepatite B não apresenta sintomas e muitas vezes é diagnosticada décadas após a infecção, com sinais relacionados a outras doenças do fígado, como cansaço, tontura, enjoo/vômitos, febre, dor abdominal e icterícia.

A principal forma de prevenção é a vacinação. A vacina para hepatite B está sendo indicada para todas as pessoas que ainda não tenham sido vacinadas, de todas as idades. O marcador laboratorial da hepatite B associado a infecção aguda ou crônica e indicativo de alta infectividade é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q1084849 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Clínica Geral, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere a doenças sexualmente transmissíveis, julgue os itens seguintes
.Em pacientes com sífilis tratada, os títulos de VDRL declinam duas ou mais diluições após seis e doze meses de terapia; o teste FTA- ABS, entretanto, pode permanecer positivo durante anos, apesar da realização de terapia adequada.
  1. ✂️
  2. ✂️

135Q1071563 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico, Prefeitura de Jeremoabo BA, ISET, 2024

Os principais sinais e sintomas do sarampo são:

I. Exantema (manchas vermelhas) no corpo e febre alta (acima de 38,5°).
II.. Tosse seca.
III. Irritação nos olhos (conjuntivite).
IV. Nariz escorrendo ou entupido.
V. Mal-estar intenso;

Estão corretos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q1067551 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Cirurgia Plástica, EsFCEx, VUNESP, 2024

Assinale a alternativa correta com relação ao estado de biofilme de microorganismos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q1067563 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Cirurgia Plástica, EsFCEx, VUNESP, 2024

Assinale a alternativa correta acerca da fasciíte necrosante da região do períneo e genitália (gangrena de Fournier).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q1042539 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Infectologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Após um acidente automobilístico que resultou em traumatismo crânio-encefálico, um paciente masculino de 31 anos foi internado com cefaleia intensa, hematoma periorbital à direita e extravasamento de líquor pela nasofaringe. Foi estabelecido o diagnóstico de fratura de base de crânio e o paciente foi mantido internado para tratamento de suporte e controle dos sintomas. No quarto dia de internação evolui com febre, rebaixamento do nível de consciência e sinais meníngeos. A análise do líquor revelou hiperproteinorraquia e presença de 600 células/mm3 .
Nesse caso, o melhor esquema antibiótico é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q1049466 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Clínica Médica, EBSERH, IBFC, 2022

Sobre o sarampo, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A transmissão ocorre de forma direta, por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Também tem sido descrito o contágio por dispersão de aerossóis com partículas virais no ar, em ambientes fechados.
II. O período de maior transmissibilidade ocorre 2 dias antes e 2 dias após o início do exantema.
III. Caracteriza-se por febre baixa <38,5°C, exantema maculopapular morbiliforme de direção cefalocaudal, tosse seca, coriza, conjuntivite secretiva e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos amarelados na mucosa bucal, na altura do terceiro molar, antecedendo o exantema).

Estão corretas as afirmativas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q1049469 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Clínica Médica, EBSERH, IBFC, 2022

Sobre a profilaxia da raiva humana pósexposição, considere um paciente com mordedura leve e superficial na planta do pé direito, por cão sem suspeita de raiva no momento da agressão. A utilização de imunização ativa estaria indicada_________. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.