Início

Questões de Concursos Doenças Infecto Parasitárias

Resolva questões de Doenças Infecto Parasitárias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q1048476 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Infectologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A seguir são apresentados pacientes que foram encaminhados ao seu ambulatório para o tratamento de sífilis – considere que nenhum deles tenha história de alergia à penicilina. Nesse sentido relacione às condutas terapêuticas para cada caso apresentado.

( ) Homem de 23 anos, usuário de profilaxia pré-exposição do HIV de forma correta, com queixa de úlcera genital indolor, endurada, com fundo limpo e bordos bem definidos surgida há 7 dias. Teste rápido treponêmico não reagente. Não realizou tratamento prévio para sífilis.

( ) Gestante de 20 semanas, assintomática, com teste rápido treponêmico reagente e VDRL não reagente, anti-HIV não reagente. Parceiro sexual desconhecido. Não realizou tratamento prévio para sífilis.

( ) Mulher de 40 anos assintomática, teste rápido treponêmico reagente, VDRL 1:4, anti-HIV não reagente. Nega ter mantido relações sexuais nos últimos 2 anos. Não realizou tratamento para sífilis previamente.

( ) Homem de 29 anos assintomático, com VDRL 1:4, anti-HIV não reagente. Vive com a esposa há 2 anos e ela tem teste rápido treponêmico não reagente. Afirma não ter relações sexuais extraconjugais. Tem história de sífilis secundária tratada corretamente há 5 anos, com VDRL 1:128 na ocasião.

1. Tratar com dose única de benzilpenicilina benzatina 2,4 milhões UI IM.

2. Tratar com benzilpenicilina benzatina 2,4 milhões UI IM e repetir semanalmente por mais 2 semanas.

3. Não tratar sífilis.


Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q1048478 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Infectologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A resposta imune a infecções bacterianas é complexa e envolve inúmeras citocinas. Dentre as citocinas a seguir enumeradas, assinale aquela cuja dosagem plasmática pode ser utilizada como indicador de infecção bacteriana.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q1082825 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Especialista Infectologista, Fundação de Saúde de Rio Claro SP, Avança SP, 2025

Qual é o mecanismo principal da fisiopatogenia da varíola dos macacos (Monkeypox)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q1024822 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Gastroenterologia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Paciente jovem de 30 anos com histórico de uso de drogas ilícitas injetáveis procura a unidade básica de saúde e realiza teste rápido que revela positividade para o HBsAg. É encaminhado pelo Sisreg para serviço especializado em hepatologia.
O melhor marcador de replicação viral na infecção pelo vírus B da hepatite é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q1033580 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Infectologia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

A listeriose é causada pela bactéria gram-positiva Listeria monocytogenes, que é transmitida por meio de alimentos contaminados como queijos frescos, salsichas, melões e frutos do mar. A infecção gera preocupação principalmente em gestantes no terceiro trimestre.
O tratamento de antibiótico de escolha é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q1042543 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Infectologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Um paciente masculino de 26 anos é internado com história de emagrecimento, febre e um episódio de crise convulsiva tônicoclônica generalizada. Tomografia computadorizada de crânio revelou a presença de duas lesões expansivas em gânglios da base à direita, com captação anelar de contraste e intenso edema circunjacente. Foi solicitado teste rápido de pesquisa de anticorpos anti-HIV, que foi reagente. Considerando que o paciente tem história de internação na infância por Síndrome de Stevens-Johnson, na ocasião associada a cotrimoxazol, assinale a opção que contém antimicrobianos que devem ser iniciados de forma urgente nesse caso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q1042546 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Infectologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A brucelose é uma doença endêmica no Brasil. O número de casos da doença vem aumentando a cada ano (Ministério da Saúde, 2017) e por vezes ocorrem surtos localizados. Contudo, estima-se que o desconhecimento dos profissionais a seu respeito é causa de significativa subnotificação.
A respeito da brucelose humana, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Quando a via de transmissão é alimentar, os sintomas mais comuns na fase aguda são náusea, vômitos dor abdominal e febre.
( ) Quando ocorrida durante a gravidez pode provocar abortamento espontâneo.
( ) Nas formas crônicas localizadas, pode ocorrer orquiepididimite em até 20% dos homens acometidos.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q1024918 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Cardiologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma jovem de 24 anos apresentou odinofagia associada à fadiga e uma cervicalgia mais pronunciada à esquerda, identificando ser um caroço de aproximadamente 1 cm. O quadro progrediu durante os três dias com piora dos sintomas, além de febrícula – de até 37,8 °C – constante. A seguir, ocorre no hipocôndrio direito. No quinto dia de sintomas, foram prescritos amoxicilina e antiinflamatórios não esteroidais devido a hiperemia de orofaringe com placas brancascentas – um paciente teve diagnóstico de amigdalite bacteriana, apresentando náuseas e anorexia. Com aproximadamente 1 semana de sintomas e 3 dias de uso do antibiótico, o jovem decidiu procurar novo atendimento médico, que revelou: sinais evidentes, porém com taquicardia (FC 110 bpm), eutrófica, sem evidência de emagrecimento, eupneica. A erupção apareceu eritematosa maculopaular difusa era visível em tronco, abdômen e porção próxima de membros superiores e inferiores. Havia presença de edema periorbitário bilateral. Linfonodos posteriores aos músculos esternocleidomastoideos eram aumentados e pouco dolorosos (1,5 e 1,2 cm), fibroelásticos, móveis. Havia também micropoliadenopatia em outras cadeias cervicais superficiais. Orofaringe apresentou hipertrofia amigdaliana, petéquias no palato e exsudato membranoso. Ao exame ginecológico com ectopia no colo uterino, foi detectado corrimento fisiológico, sem presença de outras alterações como úlceras. O abdômen era doloroso em andar superior à palpação profunda com hepatimetria de 14 cm e borda romba e dolorosa e espaço de Traube ocupado.
Sobre as hipóteses diagnósticas e complementação da investigação, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q1048471 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Infectologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em 2023, o Ministério da Saúde emitiu a Nota Informativa Nº 6/2023-CGTM/DVIAHV/SVSA/MS, com recomendações para o uso do teste rápido para detecção do antígeno lipoarabinomanano, para diagnóstico de tuberculose em pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA).

A respeito das recomendações para o uso desse exame complementar no Brasil, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q1024925 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Pneumologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente feminina de 48 anos foi internada por pancreatite aguda apresentando necessidade de hidratação venosa, analgesia parenteral, hemodiálise e reposição de eletrólitos. Durante o sétimo dia de internação com catéter venoso central (CVC), houve febre (38,5 °C) com calafrio e evidência de purulência no óstio do CVC.
Foi proposta a coleta de 2 sets de hemocultura após a retirada do catéter venoso central e início de antibiótico, pois havia taquicardia, taquipneia e mudança comportamental. Houve melhora clínica logo no dia seguinte, após as medidas anteriores, com a retirada do CVC e introdução de esquema antibiótico para sepse por catéter venoso central. No 3º dia da coleta saiu o resultado de crescimento de Staphylococcus aureus em 2 frascos de hemocultura. O teste de sensibilidade demonstrou ser sensível à oxacilina.
Sobre o quadro descrito, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q1067804 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Clínica Médica, EsFCEx, VUNESP, 2024

Mulher de 32 anos relata cerca de 10 dias de tosse seca, mialgias, leve otalgia à direita e dor de garganta. Nos últimos 3 dias desenvolveu dispneia progressiva e febre de até 39 ºC. Amoxicilina foi prescrita há 2 dias (1 grama, de 8/8 horas), mas os sintomas persistem. Ela é professora de escola infantil, está grávida de 30 semanas e não tem histórico médico relevante. Ao exame físico de agora: temperatura: 38,2 ºC; demais sinais vitais são normais; oximetria de pulso com SatO2 de 95%; faringe está edemaciada; ausculta com crepitações inspiratórias na base do pulmão direito. A análise laboratorial de sangue mostra: leucócitos de 14800/mL (82% de neutrófilos); proteína C reativa: 8 mg/dL (normal: até 1,0).
Nesse momento, a próxima conduta recomendada é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q1067823 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Medicina Intensiva, EsFCEx, VUNESP, 2024

Mulher de 47 anos que recebeu um transplante de fígado há 6 meses desenvolve sinais meníngeos e febre. A análise do líquido cefalorraquidiano com tinta nanquim revela uma infecção fúngica.

Nessa circunstância, a etiologia mais provável é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q1042548 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Infectologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Protocolos de ações de prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde são fundamentais, especialmente quando envolvem ameaças globais como a mpox.
A respeito das medidas de prevenção de mpox em ambiente hospitalar, durante seu período de transmissibilidade, analise as afirmativas a seguir.

I. Profissionais de saúde que atenderam pacientes suspeitos ou confirmados sem o uso de máscara devem ser considerados contactantes.
II. Durante os procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar os profissionais devem utilizar máscara cirúrgica.
III. O uso de luvas e avental está indicado no atendimento de todos os pacientes.
IV. O paciente deve ser orientado a usar uma máscara PFF2 bem ajustada à face e cobrir as lesões expostas no período em que estiver fora de seu quarto para a realização de algum procedimento.

Está correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q1024892 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Hematologia e Hemoterapia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 42 anos, em tratamento quimioterápico de leucemia mieloide aguda, foi levado para o pronto-socorro com dor abdominal intensa, náuseas, vômitos e febre. Relatou que esses sintomas se iniciaram nas últimas 24 horas, com piora significativa. Ao exame, o abdômen se encontrava distendido e doloroso à palpação, principalmente no quadrante inferior direito, em que ocorria piora da dor à descompressão. A pressão arterial era de 94 por 58 mmHg; a frequência cardíaca de 109 batimentos por minuto; e a temperatura axilar, de 39 °C. O exame laboratorial registrou creatinina de 1,7 mg/dL e 410 neutrófilos/mm3 . A tomografia de abdômen demonstrou espessamento da parede intestinal (especialmente do ceco) e imagem compatível com pneumatose intestinal.
Nesse caso, o diagnóstico mais provável é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q1082820 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Especialista Infectologista, Fundação de Saúde de Rio Claro SP, Avança SP, 2025

Em um paciente recém-diagnosticado com infecção pelo HIV-1, a genotipagem do vírus revela uma cepa com tropismo para o correceptor CCR5 (R5). Considerando a fisiopatologia da infecção pelo HIV-1 e o papel do CCR5 na entrada viral, qual das seguintes afirmações é a mais precisa em relação ao prognóstico e às opções terapêuticas para esse paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q1071564 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico, Prefeitura de Jeremoabo BA, ISET, 2024

A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus, causador da poliomielite. As sequelas da poliomielite estão relacionadas com a infecção da medula e do cérebro pelo poliovírus, normalmente correspondem a sequelas motoras e não tem cura. Assim, as principais sequelas são:

I. Problemas e dores nas articulações.
II. Pé torto, conhecido como pé equino, em que a pessoa não consegue andar porque o calcanhar não encosta no chão.
III. Crescimento diferente das pernas, o que faz com que a pessoa manque e incline-se para um lado, causando escoliose.

Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q1068091 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Patologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

O vírus da dengue é um flavivírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti em regiões tropicais e subtropicais. Sobre essa doença, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q1033578 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Infectologia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

A febre Q é uma doença infecciosa adquirida principalmente após exposição a bovinos, caprinos e ovinos.
O curso clínico pode ser agudo, crônico (duração de 6 meses ou mais) ou recidivante. Pneumonia e hepatite granulomatosa são as manifestações predominantes na fase aguda. Outras manifestações menos comuns incluem erupções cutâneas (maculopapulares ou purpúricas), febre de origem desconhecida, miocardite, pericardite, aneurismas de aorta, meningite asséptica, encefalite, orquite, abscesso iliopsoas, neuropatia periférica (de mononeurite múltipla a plexopatia e síndrome de Guillain-Barré), espondilodiscitis, tenossinovite, osteomielite granulomatosa (mais frequentemente visto em crianças) e linfadenopatias regionais (mediastinais) ou difusas. O agente causador da febre Q é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q1071561 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico, Prefeitura de Jeremoabo BA, ISET, 2024

Na fase aguda da esquistossomose, a maioria dos portadores são assintomáticos. No entanto, nessa fase, o paciente infectado por esquistossomose pode apresentar diversos sintomas, como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.