Início

Questões de Concursos Doenças Infecto Parasitárias

Resolva questões de Doenças Infecto Parasitárias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q831673 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Prefeitura de Palhoça SC Médico Clínico Geral ESF, IESES, 2021

As parasitoses intestinais são muito frequentes na infância. São consideradas problema de saúde pública, principalmente nas áreas rurais e periferias das cidades dos países chamados subdesenvolvidos, onde são mais frequentes. As parasitoses são a doença mais comum do mundo, atingindo cerca de 25% da população mundial (1 em cada 4 pessoas). Sua transmissão depende das condições sanitárias e de higiene das comunidades. Além disso, muitas dessas parasitoses relacionam-se a déficit no desenvolvimento físico e cognitivo e desnutrição.
Com relação às parasitoses é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q60109 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias

Dentre os marcadores sorológicos listados a seguir, assinale a alternativa que apresenta aquele que confirma imunidade adquirida contra o vírus da hepatite B.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q60107 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias

Hanseníase histoide é variante clínica de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q834653 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Prefeitura de Ermo SC Médico Ginecologista, PS Concursos, 2021

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos e, aproximadamente, 20% dos casos detectados requerem atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais 5% podem necessitar de suporte ventilatório. Com relação ao COVID-19 assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q60102 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias

Segundo recomendações do Ministério da Saúde, a forma intestinal da amebíase é mais bem tratada, em primeira escolha, com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q60101 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias

A primeira infecção do herpes genital e as recorrências devem ser tratadas, preferencial e respectivamente, por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q834723 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Prefeitura de Jacinto Machado SC Médico Saúde da Família, PS Concursos, 2021

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos e, aproximadamente, 20% dos casos detectados requerem atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais 5% podem necessitar de suporte ventilatório. Com relação ao COVID-19 assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q60105 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias

As fêmeas do mosquito Aedes aegypti transmitem diversas doenças infecciosas como dengue, febre amarela, zika e chikungunya, apresentando maior incidência nos meses de verão. A gravidade e o quadro clínico dessas patologias são variáveis, necessitando sempre da atenção e cuidado no manejo clínico de tais pacientes.

Com relação às doenças febris pode-se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q62417 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Biomédico, EBSERH, 2018

Acerca da bacteriologia médica, julgue o item a seguir.

Considera-se sinergismo a ação combinada de dois fármacos antimicrobianos, com atuação oposta no mesmo sistema, de tal forma que um iniba ou reverta o efeito do outro.
  1. ✂️
  2. ✂️

30Q62412 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Biomédico, EBSERH, 2018

A respeito das análises microbiológicas da água e dos alimentos bem como sua legislação, julgue o item subsequente.

Segundo o regulamento técnico sobre padrões microbiológicos para alimentos da ANVISA, RDC n.º 12, de 2 de janeiro de 2001, em amostras de carnes embaladas a vácuo, não maturadas, é permitida a presença de coliformes fecais na concentração de dez mil unidades por amostra indicativa.
  1. ✂️
  2. ✂️

31Q832629 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Prefeitura de Balneário Camboriú SC Médico Infectologista, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

Na epidemiologia de doenças infecciosas, o novo coronavírus, descoberto em dezembro de 2019 na China (SARS-CoV-2), é o agente causador da pandemia COVID-19.
Essa doença epidemiologicamente é classificada como uma doença transmissível de caráter:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q60104 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias

Homem, 25 anos, refere relações homo e heterossexuais desprotegidas, apresenta as seguintes sorologias, após consulta de rotina: HBsAg negativo; AntiHBe negativo; anticorpo anti-HBs positivo; anticorpo anti-HBc IgG positivo; anti-HBc IgM negativo; anti-HCV negativo; anti-HIV negativo. A análise do quadro sorológico sugere
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q832237 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Prefeitura de Ermo SC Médico Clínico Geral, PS Concursos, 2021

“Doença infecciosa aguda, de alta transmissibilidade, de distribuição universal. Importante causa de morbimortalidade infantil. Compromete especificamente o aparelho respiratório (traqueia e brônquios) e se caracteriza por paroxismos de tosse seca. Em lactentes, pode resultar em um número elevado de complicações e até em morte.”
O conceito acima se refere a qual doença?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q832635 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Prefeitura de Balneário Camboriú SC Médico Infectologista, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

Em uma pandemia, como a recente COVID-19, o intervalo de tempo que decorre desde a penetração do agente etiológico no hospedeiro (indivíduo já está infectado), até o aparecimento dos sinais e sintomas da doença, variando de acordo com a doença considerada e a resposta imune do hospedeiro é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q834646 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Prefeitura de Balneário Camboriú SC Médico Infectologista, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

A Sífilis é uma doença sistêmica causada por uma bactéria Gram-negativa, do grupo das espiroquetas, chamada Treponema pallidum.
Quando, 6 a 8 semanas após a lesão genital cancro duro, surgem lesões cutâneo mucosas eritematosas em forma de roséolas, formando um eritema morbiliformes, é sugestivo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q60108 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias

Doentes de hanseníase paucibacilar com intolerância a dapsona podem ser tratados com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q833920 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Prefeitura de Balneário Camboriú SC Médico Infectologista, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

Acidentes causados por animais peçonhentos que se caracterizam por 12 a 24 horas após o aparecimento de dor local em queimação, edema, mal estar e febre com lesão cutânea caracterizada por bolha ou mancha equimótica, circundada por halo isquêmico seguido de área eritematosa é sugestivos de acidente por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q835035 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Prefeitura de Balneário Camboriú SC Médico Infectologista, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

Vetores são seres vivos que veiculam o agente desde o reservatório até o hospedeiro potencial, podendo desenvolver algum ciclo vital antes de serem disseminados ou inoculados no hospedeiro.
O mosquito Aedes aegypti é um vetor relacionado a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q835064 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Prefeitura de Jacinto Machado SC Médico Clínico Geral, PS Concursos, 2021

“Doença infecciosa aguda, de alta transmissibilidade, de distribuição universal. Importante causa de morbimortalidade infantil. Compromete especificamente o aparelho respiratório (traqueia e brônquios) e se caracteriza por paroxismos de tosse seca. Em lactentes, pode resultar em um número elevado de complicações e até em morte.” O conceito acima se refere a qual doença?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q834984 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Prefeitura de Balneário Camboriú SC Médico Infectologista, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

Sobre o acometimento do sistema nervoso central ou periférico de um paciente infectado pelo HIV, quando a terapia antirretroviral está ausente, assinale a alternativa que se refere à manifestação mais comum:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.