Início

Questões de Concursos Doenças Infecto Parasitárias

Resolva questões de Doenças Infecto Parasitárias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q834984 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Prefeitura de Balneário Camboriú SC Médico Infectologista, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

Sobre o acometimento do sistema nervoso central ou periférico de um paciente infectado pelo HIV, quando a terapia antirretroviral está ausente, assinale a alternativa que se refere à manifestação mais comum:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q62413 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Biomédico, EBSERH, 2018

A respeito das análises microbiológicas da água e dos alimentos bem como sua legislação, julgue o item subsequente.

O processo de pasteurização do leite visa à obtenção de amostras livres de microrganismos patogênicos. Nesse processo, são destruídos as leveduras e os fungos filamentosos. Porém, esse processo é incapaz de destruir bactérias dos gêneros staphylococcus lactobacillus.
  1. ✂️
  2. ✂️

43Q832464 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Prefeitura de Ermo SC Médico Clínico Geral, PS Concursos, 2021

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos e, aproximadamente, 20% dos casos detectados requerem atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais 5% podem necessitar de suporte ventilatório.
Com relação ao COVID-19 assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q833780 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Prefeitura de Jacinto Machado SC Médico Saúde da Família, PS Concursos, 2021

“Doença infecciosa aguda, de alta transmissibilidade, de distribuição universal. Importante causa de morbimortalidade infantil. Compromete especificamente o aparelho respiratório (traqueia e brônquios) e se caracteriza por paroxismos de tosse seca. Em lactentes, pode resultar em um número elevado de complicações e até em morte.” O conceito acima se refere a qual doença?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q658278 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, GUALIMP, 2020

A tuberculose é uma doença de transmissão aérea: ocorre a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, expelidos pela tosse, espirro ou fala de doentes com tuberculose pulmonar ou laríngea. Somente pessoas com essas formas de tuberculose ativa transmitem a doença. (Ministério da Saúde, 2017)

No tratamento de uma criança de 7 anos de idade acometida pela doença, não é recomendado a utilização do seguinte medicamento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q836154 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Pediatra, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2021

Assinale a alternativa que apresenta o exame equivalente em sensibilidade que substitui o PPD como método auxiliar no diagnóstico da tuberculose:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q834399 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Prefeitura de Jacinto Machado SC Médico Saúde da Família, PS Concursos, 2021

A Hanseníase é uma doença crônica, transmissível, tem preferência pela pele e nervos periféricos, podendo cursar com surtos reacionais intercorrentes, o que lhe confere alto poder de causar incapacidades e deformidades físicas, principais responsáveis pelo estigma e discriminação às pessoas. A transmissão se dá de uma pessoa doente sem tratamento, para outra, após um contato próximo e prolongado. A doença tem cura e o tratamento é gratuito e ofertado pelo SUS em unidade de saúde do país. Conforme o guia de vigilância epidemiológica do ministério da saúde, assinale a alternativa INCORRETA em relação a Hanseníase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q833510 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Prefeitura de Jacinto Machado SC Médico Clínico Geral, PS Concursos, 2021

A Hanseníase é uma doença crônica, transmissível, tem preferência pela pele e nervos periféricos, podendo cursar com surtos reacionais intercorrentes, o que lhe confere alto poder de causar incapacidades e deformidades físicas, principais responsáveis pelo estigma e discriminação às pessoas. A transmissão se dá de uma pessoa doente sem tratamento, para outra, após um contato próximo e prolongado. A doença tem cura e o tratamento é gratuito e ofertado pelo SUS em unidade de saúde do país. Conforme o guia de vigilância epidemiológica do ministério da saúde, assinale a alternativa INCORRETA em relação a Hanseníase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q832145 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Prefeitura de Palhoça SC Médico Clínico Geral, IESES, 2021

A Esquistossomose Mansônica (EM) é uma doença infecciosa parasitária, causada por um trematódeo (Schistosoma mansoni) que vive na corrente sanguínea do hospedeiro definitivo, cuja evolução clínica pode variar desde formas assintomáticas até as extremamente graves. Com relação a fase crônica da EM é correto afirmar:
I. Hepatointestinal – Caracteriza-se pela presença de diarreias e epigastralgia. Ao exame físico, o paciente apresenta fígado palpável, com nodulações que, nas fases mais avançadas dessa forma clínica, correspondem a áreas de fibrose decorrentes de granulomatose periportal ou fibrose de Symmers. II. Hepática – A apresentação clínica dos pacientes pode ser assintomática ou com sintomas da forma hepatointestinal. Ao exame físico, o fígado é palpável e endurecido, a semelhança do que acontece na forma hepatoesplênica. Na ultrassonografia, verifica-se a presença de fibrose hepática, moderada ou intensa. III. Hepatoesplênica compensada – A característica fundamental desta forma é a presença de hipertensão portal, levando a esplenomegalia e ao aparecimento de varizes no esôfago. Os pacientes costumam apresentar sinais e sintomas gerais inespecíficos, como dores abdominais atípicas, alterações das funções intestinais e sensação de peso ou desconforto no hipocôndrio esquerdo, devido ao crescimento do baço. Às vezes, o primeiro sinal de descompensarão da doença é a hemorragia digestiva com a presença de hematêmese e/ou melena. O exame físico detecta hepatoesplenomegalia. IV. Hepatoesplênica descompensada – Considerada uma das formas mais graves. Caracteriza-se por diminuição acentuada do estado funcional do fígado. Essa descompensação relaciona-se a ação de vários fatores, tais como os surtos de hemorragia digestiva e consequente isquemia hepática e fatores associados (hepatite viral, alcoolismo).
A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q832979 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Prefeitura de Jacinto Machado SC Médico Clínico Geral, PS Concursos, 2021

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos e, aproximadamente, 20% dos casos detectados requerem atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais 5% podem necessitar de suporte ventilatório. Com relação ao COVID-19 assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q657565 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, GUALIMP, 2020

No Brasil e no mundo, o comportamento das hepatites virais tem apresentado grandes mudanças nos últimos anos. A melhoria das condições de higiene e de saneamento básico das populações, a vacinação contra a hepatite B e as novas técnicas moleculares de diagnóstico do vírus da hepatite C constituem fatores importantes que se vinculam às transformações no perfil dessas doenças. (Ministério da Saúde, 2017)


Sobre as Hepatites virais, é INCORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q832316 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2021

No que se refere à sífilis adquirida, a fase secundária tem como lesões patognomônicas:

I – Aneurismas vasculares e demência.

II – Formação de nódulos e gomas.

III – Roséolas das regiões palmar e plantar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q835549 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, FSPSS Médico Especialista, FSPSS, 2021

Na abordagem de um caso de febre prolongada, foi sugerida a investigação de brucelose. O que mais provavelmente contribuiu para incluir a solicitação de exames para tal, foi uma história epidemiológica de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q656795 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, GUALIMP, 2020

No Brasil, a doença meningocócica é endêmica, com ocorrência de surtos esporádicos. O meningococo é a principal causa de meningite bacteriana no país. (Ministério da Saúde, 2017) No tratamento da Doença Meningocócica de um paciente adulto é recomendado a utilização do seguinte medicamento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q839094 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, FSPSS Médico Especialista, FSPSS, 2021

Leia as afirmativas a seguir: I. O infectologista atua quando se trata de doenças infecciosas graves em pessoas com doenças crônicas. II. O citosol é uma extensa rede de membranas intracelulares. Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q833505 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Prefeitura de Palhoça SC Médico Clínico Geral ESF, IESES, 2021

A Infecção Hospitalar é a infecção adquirida após a internação do paciente, manifestada durante a internação, ou após a alta, desde que seja relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares. Analise as afirmativas abaixo quanto aos conceitos em Infecção Hospitalar e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. Colonização – Crescimento e multiplicação de um microorganismo em superfícies epiteliais do hospedeiro, sem expressão clínica ou imunológica. II. Infecção Comunitária – Constatada na admissão porém, relacionada com a internação anterior do paciente no mesmo hospital. III. Infecção Metastática – é a expansão do agente etiológico para novos sítios de infecção. IV. Disseminador – Indivíduo que alberga um microorganismo específico, sem apresentar quadro clínico atribuído ao agente e que serve como fonte potencial de infecção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q837627 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, FSPSS Médico Clínico Geral 40h, FSPSS, 2021

Quanto a doença do Carrapato está correto assinalar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q833427 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Médico Clínico Geral, AMEOSC, 2021

Em relação a transmissão sexual do HIV, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.