Início

Questões de Concursos Doenças Infecto Parasitárias

Resolva questões de Doenças Infecto Parasitárias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q832232 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2021

Mulher de 46 anos de idade relata que iniciou nódulos cutâneos de distribuição simétrica, placas elevadas na face comprometendo lábios, com queda parcial das sobrancelhas e cílios. Levando-se em conta os dados acima, pode-se dizer que a suspeita clínica inicial é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q657803 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, GUALIMP, 2020

Sobre as infecções sexualmente transmissíveis, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q834935 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Prefeitura de Palhoça SC Médico Clinico Geral Emergência, IESES, 2021

A cisticercose é a infestação do organismo humano pela larva do helminto da tênia. Sua patogenia humana está na localização do parasita em tecidos nobres, como o globo ocular e o SNC. E nesse caso, a infestação do SNC pelo cisticerco da Taenia solium é conhecida por neurocisticercose e afeta ambos os sexos, sendo encontrada em qualquer idade na faixa de 5 a 75 anos, com pico de incidência entre os 25 e os 35 anos. Com relação a neurocisticercose é correto afirmar:
I. Cisticercos parenquimatosos, localizando-se preferencialmente nas áreas mais vascularizadas dos gânglios da base e do córtex cerebral. II. Cisticercos intraventriculares, que podem ser encontrados em qualquer dos ventrículos cerebrais, pequenos ou grandes, geralmente únicos e localizando-se de preferência no IV ventrículo. III. Cisticercos espinais, que podem situar-se no parênquima medular ou no espaço subaracnóideo espinal, tendo morfologia semelhante à dos cisticercos cerebrais. IV. Alguns casos podem necessitar intervenção cirúrgica devido a uma hidrocefalia obstrutiva – condição de alta mortalidade dessa parasitose – ou para remoção dos cistos que podem vir a comprimir estruturas do SNC.
A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q835981 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Pediatra, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2021

Mulher de 46 anos de idade relata que iniciou nódulos cutâneos de distribuição simétrica, placas elevadas na face comprometendo lábios, com queda parcial das sobrancelhas e cílios. Levando-se em conta os dados acima, pode-se dizer que a suspeita clínica inicial é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q899277 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Dermatologista Plantonista, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

A míiase é consequente a infestação por larvas de moscas, e classicamente pode ser classificada como furunculoide ou cavitária. Sobre a míiase, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q1042545 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Infectologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Homem de 34 anos é internado para investigação de crises convulsivas de início recente. A ressonância magnética do crânio evidenciou oito lesões císticas com halo hiperdenso, algumas com discreto edema circunjacente, além de lguns pontos esparsos de calcificação. Em uma das lesões foi identificada uma estrutura compatível com um escólex de um helminto.
Considerando a hipótese diagnóstica mais provável para o caso, analise as afirmativas a seguir.

I. As lesões identificadas correspondem a estruturas de uma fase larval de Taenia saginata ou Taenia solium.
II. Antes de iniciar o tratamento antiparasitário o paciente deverá realizar exame oftalmológico.
III. A forma mais comum de aquisição dessa infecção é a ingestão de ovos do helminto.
IV. A pesquisa de anticorpos específicos contra o helminto no líquor é o teste mais sensível para o diagnóstico.

Está correto o que apenas se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q899753 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Angiologista, FUNASG RJ, Consulplan, 2024

Paciente apresenta uma lesão ulcerativa em membro inferior, com bordas elevadas e fundo necrótico. Após a anamnese e exame físico, o médico suspeita de leishmaniose cutânea, mas deve considerar outras condições que podem mimetizar essa apresentação. Trata-se de diagnóstico diferencial mais importante que deve ser considerado neste caso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q1056000 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Técnico Especializado Médico, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

O Programa Nacional de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (PNPCIRAS, 2021-2025) foi elaborado pela Anvisa com a finalidade de reduzir a incidência de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e de Resistência Microbiana (RM) em serviços de saúde, por meio da implementação de práticas de prevenção e controle de infecções baseadas em evidências. São considerados objetivos específicos desse programa, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q1024780 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Infectologia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

A vacinação contra febre amarela é a medida mais importante e eficaz para prevenção e controle dessa doença. No Brasil, utilizase a vacina contra a febre amarela atenuada, composta de vírus vivos atenuados derivados da linhagem 17 DD. É um imunobiológico seguro e altamente eficaz na proteção contra a doença, com imunogenicidade de 90% a 98% de proteção. Os anticorpos protetores aparecem entre o sétimo e o décimo dia após a aplicação da vacina, razão pela qual a vacinação deve ocorrer ao menos dez dias antes de se ingressar em área de risco da doença.
Com relação à vacina contra a febre amarela, o esquema vacinal indicado pelo Ministério da Saúde para crianças é o seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1024783 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Infectologia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Schistosoma, um helminto pertencente à classe Trematoda, à família Schistossomatidae e ao gênero Schistosoma, são vermes digenéticos, delgados, de coloração branca e sexos separados. A fêmea adulta, mais alongada, encontra-se alojada em uma fenda do corpo do macho, denominada canal ginecóforo.
O ser humano é o principal hospedeiro definitivo do S. mansoni. É nele que o parasita desenvolve a forma adulta e se reproduz sexuadamente, gerando ovos que são disseminados no meio ambiente por meio das fezes, ocasionando a contaminação das coleções hídricas.
O ciclo biológico do S. mansoni depende da presença do hospedeiro intermediário no ambiente. Os caramujos gastrópodes aquáticos, pertencentes à família Planorbidae e ao gênero Biomphalaria, são os organismos que possibilitam a reprodução assexuada do helminto.
Com relação ao período de transmissibilidade dessa doença, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1024784 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Infectologia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Em determinada doença, achados comuns nas autópsias em recém-nascidos incluem microcefalia, ventriculomegalia, lesões articulares congênitas e hipoplasia pulmonar, bem como forte depleção neuronal e adelgaçamento associado do parênquima cerebral, com microcalcificações e nódulos microgliais, também são relatados.
A descrição acima está associada à(ao):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q900163 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico, Prefeitura de São Bernardino SC, Fênix Concursos, 2024

A vacinação é uma das ferramentas mais eficazes no controle de doenças infecciosas. No Brasil, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda que a vacina contra o vírus influenza seja aplicada anualmente em qual grupo populacional prioritário?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q1068812 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Especialidade Proctologia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Em relação ao vírus do papiloma humano (HPV) envolvido na formação de condilomas anais, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1068562 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Especialidade Medicina Intensiva, EsFCEx, VUNESP, 2025

Homem de 45 anos, previamente saudável, apresenta quadro de cefaleia com evolução de 2 semanas. A tomografia de crânio mostrou hidrocefalia comunicante, sem lesões agudas parenquimatosas. O tratamento com fármacos antituberculose é iniciado devido à análise do líquor que mostra proteinorraquia elevada, aumento de leucócitos com predomínio linfocitário, adenosina deaminase aumentada e negativo para outros patógenos meníngeos. O teste para HIV é positivo. Posteriormente, o paciente evolui com desvio do olhar conjugado para a direita e discreta hemiparesia do lado esquerdo. Uma nova tomografia é solicitada. Nesse momento, a próxima conduta mais apropriada é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1067790 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Medicina Intensiva Pediátrica, EsFCEx, VUNESP, 2024

Em um cenário de terapia intensiva pediátrica, uma criança de 11 meses é admitida, proveniente da enfermaria, com imunodeficiência grave e suspeita de infecção hospitalar. Quais são as medidas a serem tomadas para tratar e prevenir a propagação da infecção neste cenário?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1068820 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Especialidade Proctologia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Paciente do sexo masculino, 62 anos, com história de constipação crônica progressiva, distensão abdominal recorrente e episódios de fecaloma, nega sangramentos ou perda ponderal significativa. Tem como antecedente megaesôfago, tratado com miotomia. Ao exame físico, apresenta abdome globoso e timpanismo difuso. Radiografia simples de abdome mostra dilatação importante do cólon, especialmente no segmento descendente e sigmoide. A colonoscopia não ultrapassa a flexura esplênica devido à distensão e acentuada redundância colônica.


Com base nesse quadro, assinale a alternativa correta sobre megacólon chagásico.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q1067549 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Cirurgia Plástica, EsFCEx, VUNESP, 2024

Assinale a alternativa correta quanto aos microorganismos envolvidos em pacientes com infecção de feridas crônicas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1067785 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Medicina Intensiva Pediátrica, EsFCEx, VUNESP, 2024

Em uma criança gravemente doente e imunossuprimida, qual dos seguintes agentes etiológicos é a mais provável causa de infecção?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1062929 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Clínica Médica, TJ MS, FGV, 2024

A apresentação clínica da leptospirose pode ser dividida em duas fases ̶a precoce e a tardia. A fase precoce é difícil de diferenciar de outras doenças virais como gripe ou dengue. É importante identificar algum sinal que diferencie essa fase precoce das outras infecções febris.

A alternativa que apresenta corretamente um desses sinais é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1067824 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Medicina Intensiva, EsFCEx, VUNESP, 2024

Homem de 47 anos com obesidade e diabetes sofre uma laceração profunda na coxa esquerda enquanto trabalhava em sua fazenda. Ele se apresenta um dia após a lesão com fortes dores na coxa esquerda, eritema difuso e bolhas. O músculo necrótico é visível na ferida e ele apresenta crepitação ao exame. Antibióticos de amplo espectro são iniciados, e ele é levado ao centro-cirúrgico para desbridamento. A coloração de Gram revela bastonete gram-positivo. Nesse momento, o regime antibiótico mais adequado é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.