Início

Questões de Concursos Doenças Infecto Parasitárias

Resolva questões de Doenças Infecto Parasitárias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1068694 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Especialidade Pediatria, EsFCEx, VUNESP, 2025

Considerando as particularidades clínicas da dengue em crianças e as diretrizes do Ministério da Saúde (6ª edição do Manual de Manejo Clínico da Dengue), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q1041146 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando que, para a emissão de atestado médico, há obrigatoriedade legal de notificação periódica de determinadas patologias, julgue o item a seguir.

A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana deve ser notificada semanalmente, enquanto a síndrome da imunodeficiência adquirida deve ser notificada em até 48 horas.

  1. ✂️
  2. ✂️

83Q1033599 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Hansenologia, EBSERH, FGV, 2024

A febre maculosa é uma importante zoonose no Brasil. Transmitida por carrapatos, é uma doença infecciosa febril de gravidade variável. Em nosso país, a doença é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii.
A outra espécie de riquétsia que também causa febre maculosa no Brasil é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q1024922 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Nefrologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma pessoa vivendo com HIV teve necessidade de troca de seu esquema antirretroviral devido a falhas e intolerâncias prévias. O médico assistente, antes de iniciar um novo esquema, solicitou a tipificação do alelo HLA B*5701.
Essa análise deve ser realizada para a segurança na administração do seguinte antirretroviral:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q1069024 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Especialidade Neurologia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Em países em desenvolvimento, a neurocisticercose é uma das principais causas de epilepsia adquirida em adultos. Considerando os aspectos epidemiológicos e clínicos dessa infecção parasitária, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q1068594 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Especialidade Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, EsFCEx, VUNESP, 2025

A infecção é uma complicação frequente e de elevada mortalidade nos pacientes internados em UTI. O estabelecimento da pneumonia nosocomial ocorre com a invasão bacteriana, especialmente de bastonetes gram– negativos, no trato respiratório inferior por meio da aspiração de secreção presente na orofaringe, por inalação de aerossóis contaminados ou, menos frequentemente, por disseminação hematogênica originada de um foco à distância.

Entre os bastonetes gram–negativos relacionados com a pneumonia nosocomial, tem-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q1042538 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Infectologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

No triênio de 2017 a 2019, vivemos, no Brasil, a maior epidemia de febre amarela desde a década de 1940. Nesse período, a experiência adquirida com o manejo clínico da doença fora da região amazônica levou o Ministério da Saúde a emitir a recomendação de que todos os casos que receberem alta hospitalar deverão ser acompanhados ambulatorialmente por pelo menos 90 dias, em virtude de complicações tardias que podem ocorrer. Entre essas complicações, destaca-se a hepatite tardia.
A respeito de tal complicação, analise as afirmativas a seguir.

I. Tem início 60 dias após o término da chamada fase ictérica.

II. Os valores de ALT costumam ser maiores que os valores de AST.

III. Tem desfecho benigno, com normalização das aminotransferases dentro de 120 dias.

IV. A biópsia hepática com imuno-histoquímica revela positividade para o vírus da febre amarela.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q1072237 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Biomédico, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Determinado paciente de 45 anos e com histórico de febre persistente, calafrios e lesões orais indolores é hospitalizado após passar mal. Após os primeiros socorros na emergência, o médico suspeita de infecção pelo HIV. Por conta disso, o paciente faz o teste de ELISA para detecção de anticorpos contra o HIV, que é positivo. Qual é o próximo passo após um teste ELISA positivo para HIV?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q1043568 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Perito, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. A maioria dos doentes se recupera, mas, parte deles pode progredir para formas graves, inclusive virem a óbito. A quase totalidade dos óbitos por dengue é evitável e depende, na maioria das vezes, da qualidade da assistência prestada e organização da rede de serviços de saúde.
Todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações - dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde, a fim de obter tratamento oportuno. No entanto, após o período febril deve-se ficar atento. Com o declínio da febre (entre o 3º e o 7º dia do início da doença), sinais de alarme podem estar presentes e marcar o início da piora no indivíduo. Esses sinais indicam o extravasamento de plasma dos vasos sanguíneos e/ou hemorragias.
Assinale a opção que apresenta um sinal de complicação da dengue por provável extravasamento de plasma.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q1055985 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Técnico Especializado Médico, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Paciente, 60 anos, sexo masculino, admitido no pronto atendimento por dispneia. Refere que estava realizando atividades rurais (cortando cana), quando começou a sentir palpitações e falta de ar. Relata, também, que esses episódios são frequentes desde que foi diagnosticado com a forma crônica da doença causada pelo vetor “barbeiro”.
Sobre a condição de base do paciente, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As anormalidades mais comuns no ECG são bloqueios atrioventriculares, particularmente o bloqueio de ramo direito.
( ) Na doença avançada, pode-se observar fibrilação atrial e QRS de baixa voltagem.
( ) Em geral, a reação em cadeia da polimerase (PCR) é um teste útil para diagnóstico de infecção crônica.
( ) Em pacientes com acometimento cardíaco é comum a ausculta de sopros de insuficiência mitral.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q1068822 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Especialidade Proctologia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Em relação à obstrução intestinal causada por Ascaris lumbricoides, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q1067863 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Infectologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Um casal procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de São José do Rio Preto, relatando ter encontrado um morcego em seu quarto ao acordarem. No sítio onde residem sozinhos, há também um cachorro e um gato, sendo que o gato capturou e matou o morcego. A equipe de Zoonoses do município realizou visita ao sítio para levar o morcego para análise laboratorial. Assinale a alternativa que apresenta a conduta correta em relação à profilaxia da raiva para o casal.
(Observação: SAR = soro antirrábico; IGHAR = imunoglobulina humana antirrábica).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1043567 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Perito, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Trata-se de uma doença zoonótica viral, em que sua transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal ou humano infectado ou com material corporal humano contendo o vírus.

A transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. A erupção geralmente se desenvolve pelo rosto e depois se espalha para outras partes do corpo, incluindo os órgãos genitais. Os casos recentemente detectados apresentaram uma preponderância de lesões na área genital. A erupção cutânea passa por diferentes estágios e tem evolução uniforme, antes de finalmente formar uma crosta, que depois cai. Quando a crosta desaparece, a pessoa deixa de infectar outras pessoas.

Assinale a opção que apresenta a doença acima descrita.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q1049467 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Clínica Médica, EBSERH, IBFC, 2022

Jovem masculino com 21 anos de idade, feriu a região plantar esquerda ao caminhar descalço pela praia e pisar em um prego enferrujado. Fez de imediato limpeza com água corrente e procurou pronto atendimento, onde se observou lesão puntiforme profunda, limpa, sem corpos estranhos e sem nenhum outro dado relevante. Referia boa saúde e portava carteira vacinal, na qual constava última dose de vacina contra o tétano há 6 anos. Quanto à conduta a ser tomada, além dos cuidados locais, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q1048480 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Infectologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Desde 2017 o Brasil não vem atingindo a meta de cobertura vacinal contra a difteria, o que torna o país vulnerável à ocorrência de surtos dessa doença.
A respeito da difteria, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q1048481 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Infectologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Mulher de 20 anos, sem história de doenças pregressas, procura atendimento com queixa de febre, artralgia e o surgimento de uma lesão úlcero-crostosa na mão direita. À palpação, você detecta um cordão de nódulos endurecidos que se inicia próximo à lesão e é perceptível até o cotovelo. A paciente afirma que resgatou um gato doente, com várias lesões ulceradas na cabeça, havia 10 dias, mas em poucas horas o animal não resistiu e morreu em poucas horas.
Baseando-se em critérios clínicos e epidemiológicos, estabeleça o diagnóstico mais provável e assinale a opção que contenha seu tratamento de escolha.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q1048482 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Infectologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Durante um grande congresso da área médica, um simpósio satélite de um dos patrocinadores do evento, realizado no horário de almoço, ofereceu para os participantes que estavam presentes uma “lunch box” contendo um sanduíche de peito de peru com salada, suco de laranja e um biscoito doce. Cerca de 90 minutos após o fim da palestra, 12 participantes começaram a apresentar dor abdominal, vômitos e diarreia, sem febre.
Assinale a opção que contém um patógeno comumente associado ao quadro descrito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q1077533 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Clínico Geral Clínica Médica SPA, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Homem de 36 anos, afirma ter sido diagnosticado com doença de Chagas há cinco anos, quando foi submetida a exames laboratoriais para doação de sangue. No momento, encontra-se assintomático e o exame físico, assim como o eletrocardiograma recente, estão normais. Ele pergunta ao médico se precisa tomar algum remédio para eliminar o parasito.

Assinale a opção que indica a conduta mais apropriada para o caso descrito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q1067859 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Infectologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

A resistência aos antimicrobianos pode ocorrer por diferentes mecanismos, tais como: alteração da permeabilidade celular ao antimicrobiano; expulsão do antimicrobiano por bombas de efluxo; alteração do sítio de ação do antimicrobiano e inativação enzimática do agente antimicrobiano. Quanto às características desses mecanismos, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q1067861 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Infectologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

A febre hemorrágica de Marburg recebe esse nome porque os primeiros casos foram descritos em Marburg, Alemanha, em 1967. Sobre essa febre hemorrágica viral, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.