Início

Questões de Concursos Doenças Infecto Parasitárias

Resolva questões de Doenças Infecto Parasitárias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1067785 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Medicina Intensiva Pediátrica, EsFCEx, VUNESP, 2024

Em uma criança gravemente doente e imunossuprimida, qual dos seguintes agentes etiológicos é a mais provável causa de infecção?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q1068562 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Especialidade Medicina Intensiva, EsFCEx, VUNESP, 2025

Homem de 45 anos, previamente saudável, apresenta quadro de cefaleia com evolução de 2 semanas. A tomografia de crânio mostrou hidrocefalia comunicante, sem lesões agudas parenquimatosas. O tratamento com fármacos antituberculose é iniciado devido à análise do líquor que mostra proteinorraquia elevada, aumento de leucócitos com predomínio linfocitário, adenosina deaminase aumentada e negativo para outros patógenos meníngeos. O teste para HIV é positivo. Posteriormente, o paciente evolui com desvio do olhar conjugado para a direita e discreta hemiparesia do lado esquerdo. Uma nova tomografia é solicitada. Nesse momento, a próxima conduta mais apropriada é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q1024922 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Nefrologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma pessoa vivendo com HIV teve necessidade de troca de seu esquema antirretroviral devido a falhas e intolerâncias prévias. O médico assistente, antes de iniciar um novo esquema, solicitou a tipificação do alelo HLA B*5701.
Essa análise deve ser realizada para a segurança na administração do seguinte antirretroviral:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q900163 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico, Prefeitura de São Bernardino SC, Fênix Concursos, 2024

A vacinação é uma das ferramentas mais eficazes no controle de doenças infecciosas. No Brasil, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda que a vacina contra o vírus influenza seja aplicada anualmente em qual grupo populacional prioritário?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q1067727 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Medicina da Família Saúde da Família, EsFCEx, VUNESP, 2024

Em relação à infecção por Giardia lamblia, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q1055985 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Técnico Especializado Médico, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Paciente, 60 anos, sexo masculino, admitido no pronto atendimento por dispneia. Refere que estava realizando atividades rurais (cortando cana), quando começou a sentir palpitações e falta de ar. Relata, também, que esses episódios são frequentes desde que foi diagnosticado com a forma crônica da doença causada pelo vetor “barbeiro”.
Sobre a condição de base do paciente, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As anormalidades mais comuns no ECG são bloqueios atrioventriculares, particularmente o bloqueio de ramo direito.
( ) Na doença avançada, pode-se observar fibrilação atrial e QRS de baixa voltagem.
( ) Em geral, a reação em cadeia da polimerase (PCR) é um teste útil para diagnóstico de infecção crônica.
( ) Em pacientes com acometimento cardíaco é comum a ausculta de sopros de insuficiência mitral.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q1068822 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Especialidade Proctologia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Em relação à obstrução intestinal causada por Ascaris lumbricoides, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q1041146 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando que, para a emissão de atestado médico, há obrigatoriedade legal de notificação periódica de determinadas patologias, julgue o item a seguir.

A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana deve ser notificada semanalmente, enquanto a síndrome da imunodeficiência adquirida deve ser notificada em até 48 horas.

  1. ✂️
  2. ✂️

89Q1067740 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Medicina da Família Saúde da Família, EsFCEx, VUNESP, 2024

Criança de 5 anos apresenta quadro de 3 dias de evolução com mal-estar, adinamia, queda do estado geral e febre. Ela então evolui com dor e edema na faringe, lesões vesiculares na boca e erupção vesicular também nas mãos e nos pés. A etiologia mais provável para esses achados é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q1081754 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Pediatra, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta sobre meningoencefalites virais.

I. Meningite viral, também denominada meningite asséptica, pode ser definida como uma doença febril com sinais e sintomas de irritação meníngea, sem outros sinais de comprometimento neurológico, sem que sejam encontradas bactérias no líquor.

II. No caso do envolvimento do parênquima cerebral – encefalites – são observados, além da febre, alteração do estado mental, convulsões e déficits neurológicos focais.

III. Os principais agentes etiológicos envolvidos nas meningoencefalites virais são os enterovírus. Esse grupo é composto por um grande número de vírus, sendo 9 tipos de poliovírus, 38 tipos de vírus Echo, 32 tipos do vírus Coxsackie A, 6 do Coxsackie B e 5 outros enterovírus.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q1069024 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Especialidade Neurologia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Em países em desenvolvimento, a neurocisticercose é uma das principais causas de epilepsia adquirida em adultos. Considerando os aspectos epidemiológicos e clínicos dessa infecção parasitária, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q1024849 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Transplante de Medula Óssea, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente do sexo feminino, 45 anos de idade, recebeu uma transfusão de hemácias devido a hemorragia pós-operatória. 30 minutos após o início da transfusão, ela desenvolveu febre de 39,4 °C, calafrios, ansiedade, náuseas, vômitos e dor abdominal. Sua pressão arterial caiu de 110/70 mmHg (pré-transfusão) para 90/60 mmHg, e a frequência cardíaca passou a ser de 120 bpm. Ela passou a referir dispneia, com uma saturação de oxigênio de 92%.

O quadro apresentado pela paciente é característico de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1049467 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Clínica Médica, EBSERH, IBFC, 2022

Jovem masculino com 21 anos de idade, feriu a região plantar esquerda ao caminhar descalço pela praia e pisar em um prego enferrujado. Fez de imediato limpeza com água corrente e procurou pronto atendimento, onde se observou lesão puntiforme profunda, limpa, sem corpos estranhos e sem nenhum outro dado relevante. Referia boa saúde e portava carteira vacinal, na qual constava última dose de vacina contra o tétano há 6 anos. Quanto à conduta a ser tomada, além dos cuidados locais, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q1068694 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Especialidade Pediatria, EsFCEx, VUNESP, 2025

Considerando as particularidades clínicas da dengue em crianças e as diretrizes do Ministério da Saúde (6ª edição do Manual de Manejo Clínico da Dengue), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q1048482 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Infectologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Durante um grande congresso da área médica, um simpósio satélite de um dos patrocinadores do evento, realizado no horário de almoço, ofereceu para os participantes que estavam presentes uma “lunch box” contendo um sanduíche de peito de peru com salada, suco de laranja e um biscoito doce. Cerca de 90 minutos após o fim da palestra, 12 participantes começaram a apresentar dor abdominal, vômitos e diarreia, sem febre.
Assinale a opção que contém um patógeno comumente associado ao quadro descrito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q1068572 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Especialidade Medicina Intensiva, EsFCEx, VUNESP, 2025

Homem de 43 anos é admitido na UTI devido à insuficiência respiratória. O histórico é relevante para HIV e contagem de CD4+ de 60 células/mm3. A intubação foi realizada no 2º dia após agravamento do quadro e o lavado broncoalveolar (LBA) inicial é negativo para Pneumocystis jirovecii. No 8º dia ele continua febril, embora todas as culturas sanguíneas sejam negativas. Um novo LBA é realizado, pois o paciente agora apresenta secreções sanguinolentas, piora das alterações radiográficas pulmonares e aumento da necessidade de oxigenação, vindo positivo para citomegalovírus (CMV). Não há evidências de infecção bacteriana ou fúngica, incluindo Pneumocystis jirovecii e herpes. Nesse cenário, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q1077533 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Clínico Geral Clínica Médica SPA, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Homem de 36 anos, afirma ter sido diagnosticado com doença de Chagas há cinco anos, quando foi submetida a exames laboratoriais para doação de sangue. No momento, encontra-se assintomático e o exame físico, assim como o eletrocardiograma recente, estão normais. Ele pergunta ao médico se precisa tomar algum remédio para eliminar o parasito.

Assinale a opção que indica a conduta mais apropriada para o caso descrito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q1068594 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Especialidade Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, EsFCEx, VUNESP, 2025

A infecção é uma complicação frequente e de elevada mortalidade nos pacientes internados em UTI. O estabelecimento da pneumonia nosocomial ocorre com a invasão bacteriana, especialmente de bastonetes gram– negativos, no trato respiratório inferior por meio da aspiração de secreção presente na orofaringe, por inalação de aerossóis contaminados ou, menos frequentemente, por disseminação hematogênica originada de um foco à distância.

Entre os bastonetes gram–negativos relacionados com a pneumonia nosocomial, tem-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q1042541 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Infectologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Operário de 30 anos realizou exame parasitológico de fezes para admissão em um novo emprego, tendo recebido o laudo de presença de cistos de Entamoeba histolytica/dispar e Entamoeba coli, empregando-se as técnicas de Hoffman e Faust. Está assintomático e foi encaminhado a você para avaliação.
Com base nas informações fornecidas, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q1043568 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Perito, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. A maioria dos doentes se recupera, mas, parte deles pode progredir para formas graves, inclusive virem a óbito. A quase totalidade dos óbitos por dengue é evitável e depende, na maioria das vezes, da qualidade da assistência prestada e organização da rede de serviços de saúde.
Todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações - dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde, a fim de obter tratamento oportuno. No entanto, após o período febril deve-se ficar atento. Com o declínio da febre (entre o 3º e o 7º dia do início da doença), sinais de alarme podem estar presentes e marcar o início da piora no indivíduo. Esses sinais indicam o extravasamento de plasma dos vasos sanguíneos e/ou hemorragias.
Assinale a opção que apresenta um sinal de complicação da dengue por provável extravasamento de plasma.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.