Início

Questões de Concursos Doenças Patologias

Resolva questões de Doenças Patologias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


42Q359377 | Enfermagem, Doenças Patologias

Sobre a tuberculose, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q367920 | Enfermagem, Doenças Patologias, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 6 a 12, acerca de úlcera de pressão (UP). A prevenção da UP para pacientes acamados incluem por exemplo, a mudança de decúbito a cada uma ou duas horas, a troca da roupa de cama uma vez por turno na presença de umidade da pele e a manutenção do posicionamento adequado do paciente no leito.
  1. ✂️
  2. ✂️

45Q364699 | Enfermagem, Doenças Patologias

Homem de 65 anos, 75 kg, com diagnóstico médico de pneumonia, está recebendo Garamicina (Gentamicina) 2 g, de oito em oito horas, endovenoso. Quais dos exames laboratoriais abaixo devem ser monitorados pelo(a) enfermeiro(a)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q368481 | Enfermagem, Doenças Patologias

Paciente com suspeita de meningite necessita ser encaminhado para Ressonância Magnética. Em se tratando de uma doença infectocontagiosa, para o adequado transporte do paciente deverá ser observado o seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q359864 | Enfermagem, Doenças Patologias

Sobre Hipertensão Arterial, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q368105 | Enfermagem, Doenças Patologias

Em relação ao tratamento da tuberculose, é incorreto afirmar:c
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q364206 | Enfermagem, Doenças Patologias

A embolia pulmonar pode ser uma complicação no período pós-operatório. Os sinais clínicos precoces de embolia pulmonar são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q362528 | Enfermagem, Doenças Patologias

Os fatores predisponentes do diabetes tipo 2 associam-se a três eixos etiológicos: genético, estilo de vida e envelhecimento. Na condição de educador em saúde, com o intuito de atuar na prevenção primária para minimizar a incidência dessa patologia, o enfermeiro deve avaliar o cliente em relação ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q368275 | Enfermagem, Doenças Patologias

Um paciente de 26 anos, sexo masculino, admitido no serviço de emergência com queixas de náusea, vômitos e dor abdominal. Refere ser portador de Diabetes Mellitus tipo 1 e que há quatro dias reduziu a dose de insulina devido quadro gripai, que provocou diminuição do apetite. Durante a avaliação do paciente, o(a) enfermeiro(a) observou pele com turgor diminuído, mucosas secas e hálito cetônico. Esses sinais indicam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q362193 | Enfermagem, Doenças Patologias, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

A infecção do trato urinário (ITU), uma das doenças mais frequentes na população em geral, acomete adultos e crianças, sendo ela a responsável, nos hospitais, por 35% a 45% das infecções hospitalares. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. Nos homens, o fluído prostático, que contém zinco, lisozima, lactoferrina e IgA, dificulta o desenvolvimento bacteriano no trato urinário. Nas mulheres, além dos aspectos anatômicos (localização do meato uretral e tamanho da uretra), a ausência desse fluido é um dos fatores que contribuem para o aumento das ITU.
  1. ✂️
  2. ✂️

53Q360332 | Enfermagem, Doenças Patologias

Na sífilis terciária, o tratamento para adulto é a penicilina benzatina 7 200 000UI, distribuídas em várias etapas e intervalos de tempo, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q361891 | Enfermagem, Doenças Patologias

Um paciente foi diagnosticado com sífilis primária (Fase I). Ao avaliar o paciente, o(a) enfermeiro(a) deve prever/antecipar quais achados clínicos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q360684 | Enfermagem, Doenças Patologias

Sobre a Tuberculose, não se pode afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q368189 | Enfermagem, Doenças Patologias

O Diabetes apresenta-se como um dos grandes problemas de Saúde Pública no Brasil, quer seja por questões sociais e econômicas, quer seja por questões familiares e pessoais. Uma das graves complicações do Diabetes Mellitus é o pé diabético, responsável pelo grande número de internamentos e morbimortalidade, bem como pelo impacto socioeconômico aos portadores.

Sobre o cuidado de enfermagem ao paciente portador de pé diabético, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q359279 | Enfermagem, Doenças Patologias

Uma mulher foi diagnosticada com sífilis primária (Fase I). Ao avaliar a paciente, o(a) enfermeiro(a) deve investigar sobre os seguintes achados clínicos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q362262 | Enfermagem, Doenças Patologias

Após a epidemia de síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS) as DSTs voltaram a ser considerados importantes problemas de saúde pública, inclusive de forma crescente nos adolescentes. A respeito da AIDS e das DSTs, julgue os itens que se seguem. A sífilis é uma doença infecciosa, sistêmica, de evolução crônica (com surtos de agudização e períodos de latência) causada pelo Treponema pallidum, um espiroqueta exclusivamente transmitido pelo contato sexual.
  1. ✂️
  2. ✂️

59Q365186 | Enfermagem, Doenças Patologias

É uma doença causada por um protozoário, exceto a descrita na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q361700 | Enfermagem, Doenças Patologias

Uma paciente com 27 anos de idade, casada, com dois filhos, cozinheira, foi internada em uma unidade de clínica médica para tratamento de abscesso mamário, com diagnóstico médico de diabetes melito do tipo 2 há seis anos. Não faz acompanhamento do diabetes e refere ser hipertensa. Queixa-se de dor nas costas e desconforto intenso devido ao tamanho aumentado dos seios. Refere preocupação com os filhos e sentese triste por estar internada. Não está trabalhando como cozinheira há dois meses devido às mudanças ocorridas em seu corpo e às limitações relacionadas à fadiga. Relata estar insatisfeita com sua aparência física, devido aos seios e ao abdome volumosos. Não faz nenhuma dieta especial e tem como alimentos preferidos as massas e os doces. O exame físico e a investigação complementar revelaram massa corporal de 84,8 kg, altura de 156 cm e pressão arterial de 110 mmHg × 70 mmHg. No exame clínico, constatou-se, na mama direita, extensa área endurecida e hiperemiada, com duas lesões puntiformes de 1 cm de diâmetro, drenando secreção purulenta no quadrante inferior esquerdo, cavidade oral sem lesões, razão cintura-quadril (RCQ) de 0,95 e, em alguns locais da pele, quadro de Acantosis nigricans.

Julgue os itens a seguir, relacionados ao caso hipotético apresentado.

O diabetes melito do tipo 2 é considerado parte da síndrome plurimetabólica ou de resistência à insulina, ocorrendo em 90% dos pacientes diabéticos. O quadro de resistência a insulina caracteriza-se pela menor captação da glicose pelos tecidos periféricos, podendo gerar uma elevação compensatória da concentração plasmática de insulina.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.