Início

Questões de Concursos Doenças Patologias

Resolva questões de Doenças Patologias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


51Q368275 | Enfermagem, Doenças Patologias

Um paciente de 26 anos, sexo masculino, admitido no serviço de emergência com queixas de náusea, vômitos e dor abdominal. Refere ser portador de Diabetes Mellitus tipo 1 e que há quatro dias reduziu a dose de insulina devido quadro gripai, que provocou diminuição do apetite. Durante a avaliação do paciente, o(a) enfermeiro(a) observou pele com turgor diminuído, mucosas secas e hálito cetônico. Esses sinais indicam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q362193 | Enfermagem, Doenças Patologias, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

A infecção do trato urinário (ITU), uma das doenças mais frequentes na população em geral, acomete adultos e crianças, sendo ela a responsável, nos hospitais, por 35% a 45% das infecções hospitalares. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. Nos homens, o fluído prostático, que contém zinco, lisozima, lactoferrina e IgA, dificulta o desenvolvimento bacteriano no trato urinário. Nas mulheres, além dos aspectos anatômicos (localização do meato uretral e tamanho da uretra), a ausência desse fluido é um dos fatores que contribuem para o aumento das ITU.
  1. ✂️
  2. ✂️

53Q360684 | Enfermagem, Doenças Patologias

Sobre a Tuberculose, não se pode afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q368189 | Enfermagem, Doenças Patologias

O Diabetes apresenta-se como um dos grandes problemas de Saúde Pública no Brasil, quer seja por questões sociais e econômicas, quer seja por questões familiares e pessoais. Uma das graves complicações do Diabetes Mellitus é o pé diabético, responsável pelo grande número de internamentos e morbimortalidade, bem como pelo impacto socioeconômico aos portadores.

Sobre o cuidado de enfermagem ao paciente portador de pé diabético, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q360332 | Enfermagem, Doenças Patologias

Na sífilis terciária, o tratamento para adulto é a penicilina benzatina 7 200 000UI, distribuídas em várias etapas e intervalos de tempo, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q361891 | Enfermagem, Doenças Patologias

Um paciente foi diagnosticado com sífilis primária (Fase I). Ao avaliar o paciente, o(a) enfermeiro(a) deve prever/antecipar quais achados clínicos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q362262 | Enfermagem, Doenças Patologias

Após a epidemia de síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS) as DSTs voltaram a ser considerados importantes problemas de saúde pública, inclusive de forma crescente nos adolescentes. A respeito da AIDS e das DSTs, julgue os itens que se seguem. A sífilis é uma doença infecciosa, sistêmica, de evolução crônica (com surtos de agudização e períodos de latência) causada pelo Treponema pallidum, um espiroqueta exclusivamente transmitido pelo contato sexual.
  1. ✂️
  2. ✂️

58Q359279 | Enfermagem, Doenças Patologias

Uma mulher foi diagnosticada com sífilis primária (Fase I). Ao avaliar a paciente, o(a) enfermeiro(a) deve investigar sobre os seguintes achados clínicos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q359518 | Enfermagem, Doenças Patologias

Em relação à tendência de queda da incidência e da mortalidade por tuberculose no Brasil, apesar dos indicadores animadores, números absolutos relacionados a essa enfermidade ainda causam indignação e representam um desafio grandioso. São mais de 70 mil casos novos, e o número de óbitos por tuberculose ultrapassa a cifra de 4,5 mil pessoas a cada ano.

Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando o cenário atual da tuberculose no Brasil, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q365186 | Enfermagem, Doenças Patologias

É uma doença causada por um protozoário, exceto a descrita na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

61Q365721 | Enfermagem, Doenças Patologias

Conjunto de fenômenos fisiológicos, comportamentais e cognitivos no qual o uso de uma substância alcança prioridade na vida do indivíduo. Esse quadro relaciona-se à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q361700 | Enfermagem, Doenças Patologias

Uma paciente com 27 anos de idade, casada, com dois filhos, cozinheira, foi internada em uma unidade de clínica médica para tratamento de abscesso mamário, com diagnóstico médico de diabetes melito do tipo 2 há seis anos. Não faz acompanhamento do diabetes e refere ser hipertensa. Queixa-se de dor nas costas e desconforto intenso devido ao tamanho aumentado dos seios. Refere preocupação com os filhos e sentese triste por estar internada. Não está trabalhando como cozinheira há dois meses devido às mudanças ocorridas em seu corpo e às limitações relacionadas à fadiga. Relata estar insatisfeita com sua aparência física, devido aos seios e ao abdome volumosos. Não faz nenhuma dieta especial e tem como alimentos preferidos as massas e os doces. O exame físico e a investigação complementar revelaram massa corporal de 84,8 kg, altura de 156 cm e pressão arterial de 110 mmHg × 70 mmHg. No exame clínico, constatou-se, na mama direita, extensa área endurecida e hiperemiada, com duas lesões puntiformes de 1 cm de diâmetro, drenando secreção purulenta no quadrante inferior esquerdo, cavidade oral sem lesões, razão cintura-quadril (RCQ) de 0,95 e, em alguns locais da pele, quadro de Acantosis nigricans.

Julgue os itens a seguir, relacionados ao caso hipotético apresentado.

O diabetes melito do tipo 2 é considerado parte da síndrome plurimetabólica ou de resistência à insulina, ocorrendo em 90% dos pacientes diabéticos. O quadro de resistência a insulina caracteriza-se pela menor captação da glicose pelos tecidos periféricos, podendo gerar uma elevação compensatória da concentração plasmática de insulina.
  1. ✂️
  2. ✂️

63Q369491 | Enfermagem, Doenças Patologias, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

As alterações do hormônio tireoidiano, que acometem várias pessoas, podem gerar distúrbios. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. O hipotireoidismo afeta mais as mulheres que os homens e tem como sintomatologia fadiga, letargia, ganho de peso, constipação, mialgias, artralgias, queda de cabelos, unhas quebradiças e pele seca.
  1. ✂️
  2. ✂️

64Q369511 | Enfermagem, Doenças Patologias

No que concerne a diabetes melito, julgue os itens seguintes. Os sinais e sintomas característicos que levam à suspeita de diabetes são: poliúria, polidipsia, polifagia e perda inexplicável de peso.
  1. ✂️
  2. ✂️

65Q361881 | Enfermagem, Doenças Patologias

Mesmo que os indicadores apontem uma tendência da queda da mortalidade por tuberculose e hanseníase no Brasil, seus números absolutos ainda causam preocupação. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q358740 | Enfermagem, Doenças Patologias, Enfermeiro, Tribunal de Justiça nbsp SP, VUNESP

O Diabetes mellitus tipo II caracteriza-se por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q365995 | Enfermagem, Doenças Patologias, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

À inflamação das vias respiratórias que provoca episódios de tosse, sibilo e dispnéia, que exige avaliação adequada de enfermagem com medidas de intervenção para alívio imediato de sintomas respiratórios e de ansiedade, como também intervenções para educação e manutenção da saúde, dá-se o nome de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q365218 | Enfermagem, Doenças Patologias, Assistente de Enfermagem II, Fundação de Saúde Parreiras Horta SE, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de 23 anos de idade buscou o serviço médico, apresentando dores articulares nos membros inferiores, manchas roxas no corpo, mucosite, fraqueza, palidez, dores abdominais e ósseas. Houve perda de peso importante em um mês. Foi realizado exame para contagem das células do sangue e contagem diferencial de leucócitos, no pronto-socorro, que mostrou trombocitopenia, anemia e leucocitose, com predomínio de células blásticas. Foi feito o diagnóstico de leucemia aguda e iniciado um tratamento quimioterápico.

Considerando os cuidados de enfermagem e aspectos relevantes relacionados a essa situação clínica, julgue os itens subsequentes.

O achado clínico de leucocitose corresponde ao aumento do número de leucócitos imaturos.
  1. ✂️
  2. ✂️

69Q369075 | Enfermagem, Doenças Patologias

Uma mulher de 22 anos de idade, portadora de lúpus eritematoso sistêmico (LES) há seis anos e nefrite lúpica há um ano, foi internada em uma unidade de clínica médica para tratamento do quadro de inchaço e diminuição do volume urinário. Nas últimas semanas, havia sido internada em decorrência de lesões cutâneas secundárias ao tratamento com dapsona. Durante a internação, iniciou quadro de dor e dificuldades de deglutição, sendo evidenciada esofagite por monília e herpes por endoscopia. O quadro evoluiu com náuseas, vômitos, fraqueza generalizada, dificuldades de deambulação e considerável perda de peso (9 kg). Os sinais vitais eram: temperatura de 36,4ºC, pulso de 88 batimentos por minuto, freqüência respiratória de 20 movimentos por minuto, pressão arterial de 146/122 mmHg, peso corporal de 40 kg, altura de 1,57 m, diurese de 300 mL/24 horas. Os exames laboratoriais indicaram uréia em 180 mg/dL, creatinina em 5 mg/dL, potássio sérico em 5,8 mol/L. O sumário de urina (EAS) mostrou proteinúria e hematúria.

Considerando a situação acima descrita, julgue os itens a seguir.

O LES é uma doença inflamatória crônica, auto-imune, que pode envolver múltiplos sistemas, tendo como possíveis manifestações clínicas: fadiga, vasculite, alopecia, fotossensibilidade, esofagite, perda de peso, febre e um rash cutâneo na forma de asa de borboleta na face.
  1. ✂️
  2. ✂️

70Q362169 | Enfermagem, Doenças Patologias, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de 41 anos de idade relata o início, há cerca de 5 meses, de quadro de tosse produtiva intensa, contínua, associada a expectoração amarelada em grande quantidade. Fez tratamento domiciliar com medicação caseira. Há cerca de 1 mês houve recrudescimento do quadro anterior associado a dor torácica intermitente, localizada em região de hemitórax direito, lateral e inferiormente, hiporexia, perda ponderal não quantificada e cefaléia ocasional. Relata, ainda, que apresenta há um mês episódios febris não aferidos, com calafrios e episódios de expectoração com hemoptóicos. Encontra-se emagrecida, hipocorada, anictérica, afebril, orientada. Mora com dois filhos, um recém-nascido e outro de 7 anos de idade, em um cômodo alugado em precárias condições de saneamento e higiene. Relata não terem sido observados sintomas semelhantes nos filhos e que o mais velho tem exame radiológico normal. Tendo em vista a suspeita de tuberculose pulmonar, foram solicitados exames bacteriológicos ? baciloscopia de escarro, prova tuberculínica (PPD) e radiografia de tórax.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

A prova tuberculínica a que a paciente se submeterá representa um teste de hipersensibilidade imediata cujos sinais indicativos são a enduração (endurecimento e espessamento dos tecidos) e a hiperemia, observados imediatamente após a aplicação da injeção.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.