Questões de Concursos Doenças Patologias

Resolva questões de Doenças Patologias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q359053 | Enfermagem, Doenças Patologias, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Em relação aos achados clínicos, suas implicações ou cuidados necessários aos respectivos tratamentos, julgue os itens seguintes. Hematúria, que é a presença de sangue na urina, pode estar associada a quadro de infecção urinária.
  1. ✂️
  2. ✂️

62Q368275 | Enfermagem, Doenças Patologias

Um paciente de 26 anos, sexo masculino, admitido no serviço de emergência com queixas de náusea, vômitos e dor abdominal. Refere ser portador de Diabetes Mellitus tipo 1 e que há quatro dias reduziu a dose de insulina devido quadro gripai, que provocou diminuição do apetite. Durante a avaliação do paciente, o(a) enfermeiro(a) observou pele com turgor diminuído, mucosas secas e hálito cetônico. Esses sinais indicam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q366484 | Enfermagem, Doenças Patologias, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

A cobertura vacinal, associada ao avanço científico e tecnológico, contribui efetivamente para a prevenção e a diminuição significativa de doenças que até pouco tempo causavam a morte de muitas pessoas. Acerca desse assunto, julgue os itens de 100 a 103. Considerando-se que o modo de transmissão de uma doença influencia as expectativas de sua erradicação, qualquer moléstia transmitida pelo ciclo fecal-oral pode ser evitada com a implementação e o gerenciamento de medidas de saneamento básico e de higiene.
  1. ✂️
  2. ✂️

64Q368023 | Enfermagem, Doenças Patologias, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Em um paciente de 74 anos de idade, internado há 25 dias na clínica médica do hospital municipal, com diagnóstico médico de câncer brônquico pulmonar, foram identificados pela manhã os seguintes sinais vitais: temperatura axilar de 38 ºC; frequência cardíaca de 110 bpm; frequência respiratória de 35 irpm; pressão arterial de 165 mmHg × 95 mmHg (circunferência do baço = 25 cm). O paciente permanece acamado, com rebaixamento do nível de consciência. A acompanhante (filha) informa que, quatro meses antes, o paciente iniciou quadro de dispneia paroxística a médios esforços e astenia, que aumentaram progressivamente, tendo ocorrido vários episódios de hemoptise, o que os levaram a procurar o hospital. Na internação atual, o paciente apresenta tosse produtiva, com volumosa expectoração purulenta com raias de sangue, expansibilidade pulmonar bastante diminuída na base do hemitórax direito, retração intercostal direita, assimetria acentuada entre os hemitóraces, área de submacicez e ausência de murmúrio vesicular na base direita e presença de roncos e estertores em ambas as bases. Devido à dificuldade para se realizar uma punção venosa periférica, foi instalado cateter de dissecção venosa no membro superior esquerdo da paciente.

Considerando a situação clínica acima apresentada, julgue os itens de 13 a 18.

Dispneia paroxística é a dificuldade respiratória que ocorre com maior frequência no período diurno, quando a pessoa está em atividade.
  1. ✂️
  2. ✂️

65Q359320 | Enfermagem, Doenças Patologias, Enfermeiro, Tribunal de Justiça nbsp SP, VUNESP

Em relação às complicações decorrentes do Diabetes mellitus, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q359065 | Enfermagem, Doenças Patologias, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de 41 anos de idade relata o início, há cerca de 5 meses, de quadro de tosse produtiva intensa, contínua, associada a expectoração amarelada em grande quantidade. Fez tratamento domiciliar com medicação caseira. Há cerca de 1 mês houve recrudescimento do quadro anterior associado a dor torácica intermitente, localizada em região de hemitórax direito, lateral e inferiormente, hiporexia, perda ponderal não quantificada e cefaléia ocasional. Relata, ainda, que apresenta há um mês episódios febris não aferidos, com calafrios e episódios de expectoração com hemoptóicos. Encontra-se emagrecida, hipocorada, anictérica, afebril, orientada. Mora com dois filhos, um recém-nascido e outro de 7 anos de idade, em um cômodo alugado em precárias condições de saneamento e higiene. Relata não terem sido observados sintomas semelhantes nos filhos e que o mais velho tem exame radiológico normal. Tendo em vista a suspeita de tuberculose pulmonar, foram solicitados exames bacteriológicos ? baciloscopia de escarro, prova tuberculínica (PPD) e radiografia de tórax.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

No caso de haver confirmação da tuberculose, a paciente deverá ser internada para tratamento hospitalar, sendo opcional a adoção de medidas de isolamento respiratório, caso se inicie de imediato a terapêutica recomendada.
  1. ✂️
  2. ✂️

67Q361881 | Enfermagem, Doenças Patologias

Mesmo que os indicadores apontem uma tendência da queda da mortalidade por tuberculose e hanseníase no Brasil, seus números absolutos ainda causam preocupação. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q365721 | Enfermagem, Doenças Patologias

Conjunto de fenômenos fisiológicos, comportamentais e cognitivos no qual o uso de uma substância alcança prioridade na vida do indivíduo. Esse quadro relaciona-se à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q364699 | Enfermagem, Doenças Patologias

Homem de 65 anos, 75 kg, com diagnóstico médico de pneumonia, está recebendo Garamicina (Gentamicina) 2 g, de oito em oito horas, endovenoso. Quais dos exames laboratoriais abaixo devem ser monitorados pelo(a) enfermeiro(a)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q369052 | Enfermagem, Doenças Patologias

A exposição do profissional de saúde a material biológico propicia risco de infecção por diversos patógenos, sendo os mais importantes os vírus da hepatite B (HBV), da hepatite C (HCV) e o vírus da imunodeficiência humana (HIV). Em relação a essas patologias, analise as afirmativas abaixo, indicando V (verdadeiro) ou F (falso) e, a seguir, assinale a alternativa correta.

( ) O uso de luvas não impede acidentes perfurocortantes, mas reduz o volume de sangue em contato com a lesão, diminuindo o risco de transmissão.

( ) Todo profissional de saúde deve ser vacinado contra hepatite B e C.

( ) A transmissão do HIV-1 dá-se por meio de líquidos corporais que contêm HIV-1 ou linfócitos T CD4+. Esses líquidos incluem soro, líquido seminal, secreções vaginais, líquido amniótico e leite materno.

( ) Todas as vezes em que houver exposição acidental da pele com material perfurocortante ou fluidos orgânicos, devemos lavá-la imediatamente com água e solução anti-séptica degermante (PVPI ou Chlorexidine).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q367009 | Enfermagem, Doenças Patologias

Enquanto realizava o exame físico de um paciente, o enfermeiro observou que ele apresentava ingurgitamento jugular em posição semi-sentada. Esse é um sinal importante, que deve alertar para um possível quadro de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q364450 | Enfermagem, Doenças Patologias

A sífilis é uma doença infectocontagiosa, sexualmente transmissível, causada por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q365218 | Enfermagem, Doenças Patologias, Assistente de Enfermagem II, Fundação de Saúde Parreiras Horta SE, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de 23 anos de idade buscou o serviço médico, apresentando dores articulares nos membros inferiores, manchas roxas no corpo, mucosite, fraqueza, palidez, dores abdominais e ósseas. Houve perda de peso importante em um mês. Foi realizado exame para contagem das células do sangue e contagem diferencial de leucócitos, no pronto-socorro, que mostrou trombocitopenia, anemia e leucocitose, com predomínio de células blásticas. Foi feito o diagnóstico de leucemia aguda e iniciado um tratamento quimioterápico.

Considerando os cuidados de enfermagem e aspectos relevantes relacionados a essa situação clínica, julgue os itens subsequentes.

O achado clínico de leucocitose corresponde ao aumento do número de leucócitos imaturos.
  1. ✂️
  2. ✂️

74Q361891 | Enfermagem, Doenças Patologias

Um paciente foi diagnosticado com sífilis primária (Fase I). Ao avaliar o paciente, o(a) enfermeiro(a) deve prever/antecipar quais achados clínicos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q360103 | Enfermagem, Doenças Patologias

A insuficiência hepática grave apresenta como uma das complicações a encefalopatia hepática. Alguns dos sinais e sintomas desta complicação, no seu estágio inicial, são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q364713 | Enfermagem, Doenças Patologias

Segundo a “V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial”, dentre os indícios da hipertensão arterial secundária, estão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q365995 | Enfermagem, Doenças Patologias, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

À inflamação das vias respiratórias que provoca episódios de tosse, sibilo e dispnéia, que exige avaliação adequada de enfermagem com medidas de intervenção para alívio imediato de sintomas respiratórios e de ansiedade, como também intervenções para educação e manutenção da saúde, dá-se o nome de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q367787 | Enfermagem, Doenças Patologias

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença autoimune multissistêmica, que ocorre frente a danos teciduais, mediado pelo sistema imune.

Quanto às manifestações clínicas dessa patologia, é CORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q364206 | Enfermagem, Doenças Patologias

A embolia pulmonar pode ser uma complicação no período pós-operatório. Os sinais clínicos precoces de embolia pulmonar são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.