Início

Questões de Concursos Doenças Patologias

Resolva questões de Doenças Patologias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


71Q368127 | Enfermagem, Doenças Patologias

O(A) enfermeiro(a) assiste a um paciente em pós-operatório de craniotomia, que está com sonda vesical de demora. Na primeira hora de pós-operatório, o débito urinário foi de 1.500 ml. O mesmo volume foi mensurado na segunda hora. O(A) enfermeiro(a) deve suspeitar de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q364713 | Enfermagem, Doenças Patologias

Segundo a “V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial”, dentre os indícios da hipertensão arterial secundária, estão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q362745 | Enfermagem, Doenças Patologias

Uma paciente com 27 anos de idade, casada, com dois filhos, cozinheira, foi internada em uma unidade de clínica médica para tratamento de abscesso mamário, com diagnóstico médico de diabetes melito do tipo 2 há seis anos. Não faz acompanhamento do diabetes e refere ser hipertensa. Queixa-se de dor nas costas e desconforto intenso devido ao tamanho aumentado dos seios. Refere preocupação com os filhos e sentese triste por estar internada. Não está trabalhando como cozinheira há dois meses devido às mudanças ocorridas em seu corpo e às limitações relacionadas à fadiga. Relata estar insatisfeita com sua aparência física, devido aos seios e ao abdome volumosos. Não faz nenhuma dieta especial e tem como alimentos preferidos as massas e os doces. O exame físico e a investigação complementar revelaram massa corporal de 84,8 kg, altura de 156 cm e pressão arterial de 110 mmHg × 70 mmHg. No exame clínico, constatou-se, na mama direita, extensa área endurecida e hiperemiada, com duas lesões puntiformes de 1 cm de diâmetro, drenando secreção purulenta no quadrante inferior esquerdo, cavidade oral sem lesões, razão cintura-quadril (RCQ) de 0,95 e, em alguns locais da pele, quadro de Acantosis nigricans.

Julgue os itens a seguir, relacionados ao caso hipotético apresentado.

O rastreamento seletivo para diabetes melito, conforme orientações do Programa de Diabetes do Ministério da Saúde, é recomendado a cada dois anos, quando houver alteração nos dados de glicemia de jejum, tolerância à glicose diminuída, ou quando a suspeita é de diabetes melito do tipo 1.
  1. ✂️
  2. ✂️

74Q364111 | Enfermagem, Doenças Patologias

A infecção pelo vírus da dengue causa uma doença de amplo espectro clínico, incluindo desde formas oligossintomáticas até quadros graves, podendo evoluir para o óbito. Sobre o espectro clinico da doença, analise as afirmativas abaixo:

I. Na criança, o inicio da doença pode passar despercebido e o quadro grave ser identificado como a primeira manifestação clinica. O agravamento, em geral, é súbito, diferente do que ocorre no adulto, que é gradual, em que os sinais de alarme são mais facilmente detectados.

II. O exantema clássico, presente em 50% dos casos, e predominantemente do tipo máculo -papular, atingindo face, tronco e membros de forma aditiva e poupando plantas de pés e mãos.

III. Os sinais de alarme devem ser rotineiramente pesquisados, bem como os pacientes devem ser orientados a procurar a assistência medica na ocorrência deles. Em geral, os sinais de alarme anunciam a perda plasmática e a iminência de choque.

 O número de afirmativas corretas corresponde a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q361290 | Enfermagem, Doenças Patologias

Na consulta de enfermagem de um paciente hipertenso, são achados do exame clinico e anamneses indicativos de baixo risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q360103 | Enfermagem, Doenças Patologias

A insuficiência hepática grave apresenta como uma das complicações a encefalopatia hepática. Alguns dos sinais e sintomas desta complicação, no seu estágio inicial, são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q364003 | Enfermagem, Doenças Patologias

Sobre a Hanseníase, não se pode afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q358756 | Enfermagem, Doenças Patologias

Quanto aos riscos de infecção por vírus das hepatites B e C após exposição ocupacional a material biológico, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O vírus da hepatite B tem um período de incubação que varia de 30 a 180 dias.

II. A incidência média de soroconversão, após exposição percutânea com sangue sabidamente infectado pelo vírus da hepatite B, é de 0,5% – 1,8%.

III. O profissional da saúde deve estar com esquema de imunização contra hepatite C em dia.

IV. A infecção ocupacional pelo vírus da hepatite B pode ser evitada quando as medidas de prevenção são adotadas adequadamente pelos profissionais de saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q368477 | Enfermagem, Doenças Patologias

Em relação à sífilis, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q360503 | Enfermagem, Doenças Patologias

Em relação ao papilomavírus humano (HPV), é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

81Q360945 | Enfermagem, Doenças Patologias

A transição demográfica e epidemiológica tem conduzido o Brasil para um perfil de população idosa com superação das doenças infecciosas e predomínio relativo das condições crônicas. Assim, o envelhecimento da população brasileira está produzindo demandas que requerem respostas das políticas sociais e de saúde envolvendo o Estado e a sociedade. Sobre o idoso no país e seu processo de saúde-doença, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Ao idoso internado, ou em observação, é assegurado o amplo direito a acompanhante, sob qualquer circunstância, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral.

II. As mudanças na composição das famílias brasileiras, no papel da mulher no mercado de trabalho e na queda da taxa de fecundidade resultam em novos desafios a serem enfrentados no cuidado à população idosa.

III. A pessoa idosa apresenta profundas particularidades biopsicossociais que a diferenciam da população adulta; até mesmo dentro da faixa etária há heterogeneidade no processo de envelhecimento.

IV. Mesmo que o idoso esteja no domínio de suas faculdades mentais, deverá submeter a sua decisão à aprovação de familiares acerca do tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q359672 | Enfermagem, Doenças Patologias

Quanto à infecção por varicela-zóster, analise as afirmativas abaixo, indicando V (verdadeiro) ou F (falso) e, a seguir, assinale a alternativa correta.

( ) A infecção primária causada pelo vírus varicela-zóster manifesta-se como varicela ou catapora e resulta em infecção latente dos neurônios dos gânglios sensoriais.

( ) As lesões típicas da varicela primeiramente aparecem nos membros inferiores e caracterizam-se por máculas, pápulas, vesículas e crostas.

( ) Recomendam-se apenas precauções padrão para pacientes com herpes-zóster disseminado, porque apresentam menor risco de contágio que pacientes com infecção primária.

( ) O vírus varicela-zóster é transmitido pelas secreções de vias aéreas e pelo fluido vesicular, tanto por disseminação através do ar, como por contato direto ou indireto.

( ) A reativação da infecção latente causada pelo vírus da varicela resulta em herpes-zóster.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q361542 | Enfermagem, Doenças Patologias, Enfermeiro, Tribunal de Justiça nbsp SP, VUNESP

João, 22 anos, quis conhecer sua situação em relação ao HIV por meio de testagem voluntária em relação ao vírus. O resultado do teste rápido, como diagnóstico da infecção pelo HIV, foi negativo. Diante desse resultado, você deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q367221 | Enfermagem, Doenças Patologias, Enfermeiro, Tribunal de Justiça nbsp SP, VUNESP

Sobre a infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q368506 | Enfermagem, Doenças Patologias

Os agentes biológicos são distribuídos em classes de risco com base em alguns fatores específicos. Um agente que apresenta risco elevado à saúde individual e da coletividade e para o qual não existe, atualmente, profilaxia ou tratamento eficaz pertence à classe de risco:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q359320 | Enfermagem, Doenças Patologias, Enfermeiro, Tribunal de Justiça nbsp SP, VUNESP

Em relação às complicações decorrentes do Diabetes mellitus, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q368605 | Enfermagem, Doenças Patologias

A respeito do SUS e do papel do enfermeiro na vigilância em saúde, julgue os itens seguintes. Embora as taxas de mortalidade por diabetes e certos tipos de câncer estejam subindo, nota-se uma queda na mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis, o que representa uma grande conquista para a saúde no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️

88Q367787 | Enfermagem, Doenças Patologias

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença autoimune multissistêmica, que ocorre frente a danos teciduais, mediado pelo sistema imune.

Quanto às manifestações clínicas dessa patologia, é CORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q369143 | Enfermagem, Doenças Patologias

Em relação à febre amarela, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q361571 | Enfermagem, Doenças Patologias, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Um homem de 58 anos de idade, com queixa principal de icterícia, foi internado no setor de clínica médica de um hospital para tratamento de cirrose hepática; ex-tabagista, fumou da adolescência até os 54 anos e faz ingesta de destilados, cerca de três doses por dia, há 40 anos. Ele relatou surgimento de icterícia e fraqueza em membros inferiores há 30 dias; nos dias subsequentes, referiu aumento de volume abdominal e sensação de empachamento pós-prandial; negou sangramentos, vômitos ou náuseas. Relatou, ainda, perda de peso não aferida nesse período e aumento da ingesta alcoólica nos últimos 2 meses. Durante a coleta de dados, o paciente mostrou-se em regular estado geral; apresentou icterícia, abdome distendido, indolor, hepatimetria de 6 cm, baço impalpável e sinais de ascite. Apresentou pressão arterial de 90 mmHg × 60 mmHg, frequência respiratória de 22 movimentos respiratórios por minuto, frequência cardíaca de 86 batimentos por minuto e temperatura de 36,1 ºC. Observou-se, no corpo do paciente, a presença de angiomas aracnoideos, equimoses e púrpuras. Ele relatou também evacuações líquidas, quatro vezes ao dia, diurese colúrica, sono prejudicado e apetite diminuído; queixou-se de cansaço e falta de energia para manter as rotinas habituais e diminuição da qualidade de vida.

Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens de 76 a 85.

O paciente apresenta quadro de cirrose descompensada devido à presença de ascite e icterícia, complicações resultantes das principais consequências da cirrose ? a hipertensão portal e a insuficiência hepática.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.