Questões de Concursos Doenças Patologias

Resolva questões de Doenças Patologias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q366769 | Enfermagem, Doenças Patologias, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

A cobertura vacinal, associada ao avanço científico e tecnológico, contribui efetivamente para a prevenção e a diminuição significativa de doenças que até pouco tempo causavam a morte de muitas pessoas. Acerca desse assunto, julgue os itens de 100 a 103. Profissionais de saúde expostos ao vírus da hepatite B devem tomar precauções especiais para evitar a transmissão secundária do vírus. Durante o período que segue a exposição, estão impedidos de doar sangue, assim como devem adotar práticas sexuais seguras e interromper o aleitamento materno.
  1. ✂️
  2. ✂️

83Q363442 | Enfermagem, Doenças Patologias

São doenças ou agravos de notificação compulsória:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q362419 | Enfermagem, Doenças Patologias

Em relação à dengue, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q369075 | Enfermagem, Doenças Patologias

Uma mulher de 22 anos de idade, portadora de lúpus eritematoso sistêmico (LES) há seis anos e nefrite lúpica há um ano, foi internada em uma unidade de clínica médica para tratamento do quadro de inchaço e diminuição do volume urinário. Nas últimas semanas, havia sido internada em decorrência de lesões cutâneas secundárias ao tratamento com dapsona. Durante a internação, iniciou quadro de dor e dificuldades de deglutição, sendo evidenciada esofagite por monília e herpes por endoscopia. O quadro evoluiu com náuseas, vômitos, fraqueza generalizada, dificuldades de deambulação e considerável perda de peso (9 kg). Os sinais vitais eram: temperatura de 36,4ºC, pulso de 88 batimentos por minuto, freqüência respiratória de 20 movimentos por minuto, pressão arterial de 146/122 mmHg, peso corporal de 40 kg, altura de 1,57 m, diurese de 300 mL/24 horas. Os exames laboratoriais indicaram uréia em 180 mg/dL, creatinina em 5 mg/dL, potássio sérico em 5,8 mol/L. O sumário de urina (EAS) mostrou proteinúria e hematúria.

Considerando a situação acima descrita, julgue os itens a seguir.

O LES é uma doença inflamatória crônica, auto-imune, que pode envolver múltiplos sistemas, tendo como possíveis manifestações clínicas: fadiga, vasculite, alopecia, fotossensibilidade, esofagite, perda de peso, febre e um rash cutâneo na forma de asa de borboleta na face.
  1. ✂️
  2. ✂️

86Q359864 | Enfermagem, Doenças Patologias

Sobre Hipertensão Arterial, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q362169 | Enfermagem, Doenças Patologias, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de 41 anos de idade relata o início, há cerca de 5 meses, de quadro de tosse produtiva intensa, contínua, associada a expectoração amarelada em grande quantidade. Fez tratamento domiciliar com medicação caseira. Há cerca de 1 mês houve recrudescimento do quadro anterior associado a dor torácica intermitente, localizada em região de hemitórax direito, lateral e inferiormente, hiporexia, perda ponderal não quantificada e cefaléia ocasional. Relata, ainda, que apresenta há um mês episódios febris não aferidos, com calafrios e episódios de expectoração com hemoptóicos. Encontra-se emagrecida, hipocorada, anictérica, afebril, orientada. Mora com dois filhos, um recém-nascido e outro de 7 anos de idade, em um cômodo alugado em precárias condições de saneamento e higiene. Relata não terem sido observados sintomas semelhantes nos filhos e que o mais velho tem exame radiológico normal. Tendo em vista a suspeita de tuberculose pulmonar, foram solicitados exames bacteriológicos ? baciloscopia de escarro, prova tuberculínica (PPD) e radiografia de tórax.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

A prova tuberculínica a que a paciente se submeterá representa um teste de hipersensibilidade imediata cujos sinais indicativos são a enduração (endurecimento e espessamento dos tecidos) e a hiperemia, observados imediatamente após a aplicação da injeção.
  1. ✂️
  2. ✂️

88Q368060 | Enfermagem, Doenças Patologias

Um paciente de 56 anos de idade é admitido no serviço de emergência com queixa de náuseas, vários episódios eméticos e dor forte em quadrante superior direito do abdome. Apresenta temperatura de 38,5°C e os exames radiológicos revelam vesícula biliar aumentada. O paciente recebe diagnóstico de colecistite, com indicação cirúrgica. Após a administração de analgésico, qual a ação prioritária do(a) enfermeiro(a)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q360648 | Enfermagem, Doenças Patologias

A doença diarreica aguda (DDA) é uma síndrome causada por diferentes agentes etiológicos (bactérias, vírus e parasitos), cuja manifestação predominante é o aumento do número de evacuações, com fezes aquosas ou de pouca consistência. Sobre o assunto, não se pode afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q368842 | Enfermagem, Doenças Patologias, Enfermeiro, Tribunal de Justiça nbsp SP, VUNESP

Analise as duas afirmações seguintes.

I. A cirurgia cesariana pode ser indicada para mulheres infectadas pelo HIV.

II. Essa cirurgia pode ser indicada para mulheres infectadas pelo HIV porque, quando eletiva, reduz a taxa de transmissão vertical do HIV de 100% para cerca de 50%.

Pode-se dizer que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q359377 | Enfermagem, Doenças Patologias

Sobre a tuberculose, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q362193 | Enfermagem, Doenças Patologias, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

A infecção do trato urinário (ITU), uma das doenças mais frequentes na população em geral, acomete adultos e crianças, sendo ela a responsável, nos hospitais, por 35% a 45% das infecções hospitalares. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. Nos homens, o fluído prostático, que contém zinco, lisozima, lactoferrina e IgA, dificulta o desenvolvimento bacteriano no trato urinário. Nas mulheres, além dos aspectos anatômicos (localização do meato uretral e tamanho da uretra), a ausência desse fluido é um dos fatores que contribuem para o aumento das ITU.
  1. ✂️
  2. ✂️

93Q369362 | Enfermagem, Doenças Patologias

Considerando-se a relevância do Diabetes Mellitus Gestacional (DMG), tanto por sua prevalência como pelas consequências para o binômio materno-fetal, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Em situações de viabilidade financeira e/ou disponibilidade técnica parcial, todas as gestantes devem realizar a glicemia de jejum no início do pré-natal para diagnóstico de Diabetes Mellitus Gestacional. O ideal é que esse exame apresente valores inferiores a 95mg/dL.

( ) Recomenda-se o diagnóstico universal, independentemente da ausência ou presença dos indicadores que estejam associados com maior risco de hiperglicemia na gravidez.

( ) Caso o resultado da glicemia de jejum apresente valor normal no primeiro trimestre de gestação, deve-se repetir o exame com 30 semanas de gestação, para que sejam identificados os casos de Diabetes Mellitus Gestacional.

( ) O valor de referência para o diagnóstico de Diabetes Mellitus Gestacional, a partir da glicemia de jejum, é de 92 mg/dL, ou seja, independentemente da idade gestacional em que tenha sido realizado o exame, se o resultado foi igual ou acima deste, será confirmado o diagnóstico.

( ) O teste recomendado por apresentar a melhor sensibilidade/especificidade para o diagnóstico de Diabetes Mellitus Gestacional é a glicemia pós-prandial.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q368858 | Enfermagem, Doenças Patologias

A respeito do SUS e do papel do enfermeiro na vigilância em saúde, julgue os itens seguintes. A prevalência de diabetes e hipertensão arterial está aumentando paralelamente ao aumento do excesso de peso da população; por isso, a assistência de enfermagem deve ter como objetivo a intervenção sobre as mudanças desfavoráveis na dieta e na atividade física das pessoas.
  1. ✂️
  2. ✂️

96Q358876 | Enfermagem, Doenças Patologias

Não é uma orientação adequada para pacientes com diabetes menos estável, especialmente casos de diabetes tipo 1, durante a prática de atividades físicas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q368605 | Enfermagem, Doenças Patologias

A respeito do SUS e do papel do enfermeiro na vigilância em saúde, julgue os itens seguintes. Embora as taxas de mortalidade por diabetes e certos tipos de câncer estejam subindo, nota-se uma queda na mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis, o que representa uma grande conquista para a saúde no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️

98Q369119 | Enfermagem, Doenças Patologias

A Tricomoniase é uma infecção causada pelo Trichomonas vaginalis (protozoário flagelado), tendo como reservatório a cérvice uterina, a vagina e a uretra e é de transmissão sexual. Sobre esta doença, não se pode afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q360673 | Enfermagem, Doenças Patologias

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. O(s) sinal(is) patognomônico(s) do sarampo, que desaparece(m) de 24 a 48 horas após o início da erupção, é(são) denominado(s) Sinal(is) de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.