Início

Questões de Concursos Doenças Patologias

Resolva questões de Doenças Patologias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q360503 | Enfermagem, Doenças Patologias

Em relação ao papilomavírus humano (HPV), é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q360945 | Enfermagem, Doenças Patologias

A transição demográfica e epidemiológica tem conduzido o Brasil para um perfil de população idosa com superação das doenças infecciosas e predomínio relativo das condições crônicas. Assim, o envelhecimento da população brasileira está produzindo demandas que requerem respostas das políticas sociais e de saúde envolvendo o Estado e a sociedade. Sobre o idoso no país e seu processo de saúde-doença, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Ao idoso internado, ou em observação, é assegurado o amplo direito a acompanhante, sob qualquer circunstância, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral.

II. As mudanças na composição das famílias brasileiras, no papel da mulher no mercado de trabalho e na queda da taxa de fecundidade resultam em novos desafios a serem enfrentados no cuidado à população idosa.

III. A pessoa idosa apresenta profundas particularidades biopsicossociais que a diferenciam da população adulta; até mesmo dentro da faixa etária há heterogeneidade no processo de envelhecimento.

IV. Mesmo que o idoso esteja no domínio de suas faculdades mentais, deverá submeter a sua decisão à aprovação de familiares acerca do tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q359320 | Enfermagem, Doenças Patologias, Enfermeiro, Tribunal de Justiça nbsp SP, VUNESP

Em relação às complicações decorrentes do Diabetes mellitus, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q368605 | Enfermagem, Doenças Patologias

A respeito do SUS e do papel do enfermeiro na vigilância em saúde, julgue os itens seguintes. Embora as taxas de mortalidade por diabetes e certos tipos de câncer estejam subindo, nota-se uma queda na mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis, o que representa uma grande conquista para a saúde no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️

85Q361542 | Enfermagem, Doenças Patologias, Enfermeiro, Tribunal de Justiça nbsp SP, VUNESP

João, 22 anos, quis conhecer sua situação em relação ao HIV por meio de testagem voluntária em relação ao vírus. O resultado do teste rápido, como diagnóstico da infecção pelo HIV, foi negativo. Diante desse resultado, você deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q367221 | Enfermagem, Doenças Patologias, Enfermeiro, Tribunal de Justiça nbsp SP, VUNESP

Sobre a infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q368506 | Enfermagem, Doenças Patologias

Os agentes biológicos são distribuídos em classes de risco com base em alguns fatores específicos. Um agente que apresenta risco elevado à saúde individual e da coletividade e para o qual não existe, atualmente, profilaxia ou tratamento eficaz pertence à classe de risco:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q369143 | Enfermagem, Doenças Patologias

Em relação à febre amarela, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q361571 | Enfermagem, Doenças Patologias, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Um homem de 58 anos de idade, com queixa principal de icterícia, foi internado no setor de clínica médica de um hospital para tratamento de cirrose hepática; ex-tabagista, fumou da adolescência até os 54 anos e faz ingesta de destilados, cerca de três doses por dia, há 40 anos. Ele relatou surgimento de icterícia e fraqueza em membros inferiores há 30 dias; nos dias subsequentes, referiu aumento de volume abdominal e sensação de empachamento pós-prandial; negou sangramentos, vômitos ou náuseas. Relatou, ainda, perda de peso não aferida nesse período e aumento da ingesta alcoólica nos últimos 2 meses. Durante a coleta de dados, o paciente mostrou-se em regular estado geral; apresentou icterícia, abdome distendido, indolor, hepatimetria de 6 cm, baço impalpável e sinais de ascite. Apresentou pressão arterial de 90 mmHg × 60 mmHg, frequência respiratória de 22 movimentos respiratórios por minuto, frequência cardíaca de 86 batimentos por minuto e temperatura de 36,1 ºC. Observou-se, no corpo do paciente, a presença de angiomas aracnoideos, equimoses e púrpuras. Ele relatou também evacuações líquidas, quatro vezes ao dia, diurese colúrica, sono prejudicado e apetite diminuído; queixou-se de cansaço e falta de energia para manter as rotinas habituais e diminuição da qualidade de vida.

Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens de 76 a 85.

O paciente apresenta quadro de cirrose descompensada devido à presença de ascite e icterícia, complicações resultantes das principais consequências da cirrose ? a hipertensão portal e a insuficiência hepática.
  1. ✂️
  2. ✂️

90Q367787 | Enfermagem, Doenças Patologias

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença autoimune multissistêmica, que ocorre frente a danos teciduais, mediado pelo sistema imune.

Quanto às manifestações clínicas dessa patologia, é CORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q362419 | Enfermagem, Doenças Patologias

Em relação à dengue, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q369383 | Enfermagem, Doenças Patologias

Considerando a transmissão das doenças sexualmente transmissíveis (DST), leia as frases e a seguir assinale a alternativa correta.

I. Usar preservativos em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal) é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da Aids (o Vírus da Imunodeficiência Humana - HIV).

II. A Aids e a Sífilis também podem ser transmitidas da mãe infectada, sem tratamento, para o recém-nascido durante a gravidez, o parto e a amamentação.

III. As DST são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de preservativo com uma pessoa que esteja infectada.

IV. Outra forma de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q369052 | Enfermagem, Doenças Patologias

A exposição do profissional de saúde a material biológico propicia risco de infecção por diversos patógenos, sendo os mais importantes os vírus da hepatite B (HBV), da hepatite C (HCV) e o vírus da imunodeficiência humana (HIV). Em relação a essas patologias, analise as afirmativas abaixo, indicando V (verdadeiro) ou F (falso) e, a seguir, assinale a alternativa correta.

( ) O uso de luvas não impede acidentes perfurocortantes, mas reduz o volume de sangue em contato com a lesão, diminuindo o risco de transmissão.

( ) Todo profissional de saúde deve ser vacinado contra hepatite B e C.

( ) A transmissão do HIV-1 dá-se por meio de líquidos corporais que contêm HIV-1 ou linfócitos T CD4+. Esses líquidos incluem soro, líquido seminal, secreções vaginais, líquido amniótico e leite materno.

( ) Todas as vezes em que houver exposição acidental da pele com material perfurocortante ou fluidos orgânicos, devemos lavá-la imediatamente com água e solução anti-séptica degermante (PVPI ou Chlorexidine).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q360648 | Enfermagem, Doenças Patologias

A doença diarreica aguda (DDA) é uma síndrome causada por diferentes agentes etiológicos (bactérias, vírus e parasitos), cuja manifestação predominante é o aumento do número de evacuações, com fezes aquosas ou de pouca consistência. Sobre o assunto, não se pode afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q364069 | Enfermagem, Doenças Patologias

O(A) enfermeiro(a) assiste a uma paciente no ambulatório que tem Diabetes Mellitus tipo 1 e apresenta confusão, tonturas e comportamento agitado. Ela ainda está consciente. O(A) enfermeiro(a) deve administrar primeiramente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q359752 | Enfermagem, Doenças Patologias

As infecções sexualmente transmissíveis são frequentes e têm múltiplas etiologias e apresentações clínicas, além de causarem impacto negativo na qualidade de vida das pessoas, podendo afetar as relações interpessoais. A respeito dessas infecções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q364450 | Enfermagem, Doenças Patologias

A sífilis é uma doença infectocontagiosa, sexualmente transmissível, causada por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q362230 | Enfermagem, Doenças Patologias

É uma doença que pertence a lista nacional de notificação compulsória, com periodicidade de notificação imediata (menos de 24 horas).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q360675 | Enfermagem, Doenças Patologias

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação à Rubéola.

( ) A Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) é uma importante complicação da infecção pelo vírus da Rubéola durante a gestação, principalmente no terceiro trimestre.

( ) A manifestação clínica permanente, mais comum da SRC, é a deficiência auditiva.

( ) As vacinas contra a Rubéola ofertadas pelo Sistema Único de Saúde são: a dupla viral, a tríplice viral e a tetra viral.

( ) A transmissão mais comum da Rubéola é por meio de contato com objetos recém-contaminados por secreções de nariz, boca e garganta ou por sangue, urina ou fezes dos doentes.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q367080 | Enfermagem, Doenças Patologias

De acordo com o ?Manual do pé diabético: estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica?, do Ministério da Saúde (2016), sobre o tratamento de feridas é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.