Questões de Concurso Doenças Renais

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

22 Q911010 | Enfermagem, Doenças Renais, Enfermeiro, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Acerca da Doença Renal Crônica – DRC, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) É considerado portador de doença renal crônica o indivíduo que, independentemente da causa, apresente, por pelo menos dois meses consecutivos, TFG < 80mL/min/1,73m².

( ) Entre os principais fatores de risco para doença renal crônica estão o diabetes mellitus e a hipertensão arterial.

( ) O tratamento conservador da Doença Renal Crônica consiste em controlar os fatores de risco para a progressão da DRC, bem como para os eventos cardiovasculares e mortalidade.

As afirmativas são, respectivamente,

23 Q894869 | Enfermagem, Doenças Renais, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Barbosa Ferraz PR, UNIVIDA, 2024

O rim tem múltiplas funções e todas elas são fundamentais para o organismo se manter vivo e funcionando. Assinale a alternativa que correspondente uma das principais funções do rim:

25 Q900026 | Enfermagem, Doenças Renais, Enfermeiro, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

Doença renal crônica (DRC) é um termo geral para alterações heterogêneas que afetam tanto a estrutura, quanto a função renal, com múltiplas causas e múltiplos fatores de prognóstico.

Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

26 Q901326 | Enfermagem, Doenças Renais, Enfermeiro Padrão, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

É a função principal dos rins na regulação do equilíbrio ácido-base do corpo:

27 Q960861 | Enfermagem, Doenças Renais, Enfermagem, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

O técnico de enfermagem, como integrante da equipe multiprofissional, tem importante papel na orientação e na educação para a saúde da população. Os indivíduos que estão sob risco de desenvolver a insuficiência renal crônica devem ser orientados a tratar e controlar os fatores de risco modificáveis da doença; entre eles podem ser destacados, EXCETO:

28 Q888450 | Enfermagem, Doenças Renais, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Nossa Senhora das Graças PR, UNIVIDA, 2024

A insuficiência renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A maioria das pessoas não apresenta sintomas graves até que a insuficiência renal esteja avançada, porém o paciente pode apresentar tais sintomas:

29 Q911018 | Enfermagem, Doenças Renais, Enfermeiro, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Com base nas características dos métodos dialíticos, assinale a opção que apresenta uma vantagem e uma desvantagem da Hemodiálise Clássica.

30 Q909296 | Enfermagem, Doenças Renais, Enfermeiro, Prefeitura de VarreSai RJ, IDESG, 2024

Em relação à terapia renal substitutiva, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta:

I. É o tratamento mais empregado quando há perda da função renal na UTI.

II. Os métodos contínuos (hemodiálise lenta contínua ou hemofiltração lenta contínua) têm sido descritos como mais eficientes do que a hemodiálise clássica intermitente em pacientes hemodinamicamente instáveis, hipercatabólicos e que necessitem de grande retirada diária de volume.

III. O uso dos métodos híbridos no tratamento da IRA em pacientes críticos – a hemodiálise estendida (SLED, do inglês sustained low-efficiency dialysis) – tem crescido consideravelmente, pois se mostra eficiente no controle metabólico e hídrico, conseguindo manter o estado hemodinâmico do paciente.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.