Questões de Concursos Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico

Resolva questões de Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1047085 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Reumatologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Paciente, 67 anos, sexo masculino, comparece à consulta com relato de fadiga, fraqueza muscular proximal de início insidioso e evolução progressiva, além de dor poliarticular simétrica. Apresenta proteína C reativa e creatinofosfoquinase elevadas.
À eletroneuromiografia há descrita atividade espontânea na inserção das agulhas, com fibrilações e ondas positivas.
As opções terapêuticas abaixo podem ser utilizadas para o paciente em questão, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q1047087 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Reumatologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Ao atender um paciente de 45 anos com livedo reticular, mononeurite múltipla, lesões purpúricas e dor abdominal, quais exames laboratoriais são fundamentais para o diagnóstico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q1047088 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Reumatologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

A síndrome de Behçet é uma doença multissistêmica, caracterizada clinicamente pela associação entre sintomas cutâneos mucosos e fenômenos vasculíticos. São manifestações cutâneas da síndrome, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q1068098 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Patologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

A síndrome de Sjögren ocorre mais comumente em mulheres entre 50 e 60 anos. É uma doença inflamatória crônica e pode estar associada a outras doenças autoimunes. Nesse contexto, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1037130 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Médico Reumatologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

De acordo com o algoritmo da terapêutica da Artrite Reumatóide
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1037131 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Médico Reumatologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Assinale a opção que indica a ordem correta das manobras para o exame clínico das afecções do quadril.

1. Manobra que avalia acometimento da articulação sacroiliaca; 2. Manobra que avalia a força do músculo glúteo médio; 3. Avalia a presença de contratura em flexão do quadril; 4. Avaliar a presença de contratura do trato iliotibial.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1037132 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Médico Reumatologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em relação à gota, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1037133 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Médico Reumatologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em relação à espondilite anquilosante, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1077589 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Especialista em Cirurgia de Coluna, Polícia Militar SP, FGV, 2022

A dor pode ser classificada, conforme Woolf, em nociceptiva, inflamatória e patológica. Esta última podendo ser subdividida em neuropática e funcional. A dor funcional seria a causada por uma resposta anormal do sistema nervoso a um estímulo pequeno. Por exemplo as dores da fibromialgia e da síndrome do colo irritável. Nessa classificação, a dor da polineuropatia diabética seria classificada como
I. nociceptiva.
II. inflamatória.
III. neuropática.
IV. funcional.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1035100 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

A artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória sistêmica crônica que acomete principalmente tecidos sinoviais. Nas 2 últimas décadas, o tratamento da AR evoluiu muito, ao surgirem várias novas classes de drogas.
O antibiótico que pertence à classe de fármacos antirreumáticos modificadores de doença é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1028462 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Medicina Reaplicação, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

Um clínico geral avalia uma mulher com queixas articulares crônicas. Durante o interrogatório, ele tem uma forte suspeita de tratar-se de artrite reumatoide (AR).

Com relação ao acometimento articular da AR, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1028463 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Medicina Reaplicação, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

Nas fases tardias da artrite reumatoide surgem deformidades articulares. Assinale a opção que descreve, corretamente, as deformidades em botoeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1068692 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Especialidade Pediatria, EsFCEx, VUNESP, 2025

Criança de 3 anos, sexo feminino, previamente hígida, é levada ao ambulatório com queixa de dor e inchaço no joelho esquerdo e tornozelo direito há cerca de 6 semanas. A mãe relata que a criança tem dificuldade para caminhar ao acordar, mas melhora ao longo do dia. Nega febre, sintomas respiratórios ou outros sinais infecciosos. Ao exame físico, encontra-se em bom estado geral, observa-se aumento de volume, leve calor local e limitação de flexão no joelho esquerdo e tornozelo direito. Não há outras articulações acometidas. Sem rash cutâneo, linfadenomegalia ou hepatoesplenomegalia. Exames laboratoriais mostram provas inflamatórias elevadas, hemograma sem alterações, exceto discreta plaquetose, FAN 1:160 pontilhado fino denso, fator reumatoide negativo. Sobre esse caso clínico, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1024665 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Eletrofisiologia Clínica Invasiva, EBSERH, FGV, 2024

O lúpus eritematoso sistêmico pode estar associado à síndrome do anticorpo antifosfolipídeo, ocasionando, frequentemente, a seguinte complicação cardiovascular:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1060250 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Clínica Médica, TCE PA, FGV, 2024

Nesta manhã, você realiza uma visita hospitalar de inspeção de saúde, para fins de concessão de licença.
Uma jovem servidora permanece internada por um quadro de esclerose sistêmica (ES). Ao analisar os resultados dos exames laboratoriais você prontamente identifica positividade, em títulos elevados, para autoanticorpos associados a ES.
De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Esclerose Sistêmica/2022, assinale a opção que indica os autoanticorpos específicos associados a esta doença.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1060251 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Clínica Médica, TCE PA, FGV, 2024

Pacientes portadores de esclerose sistêmica e manifestações compatíveis com o fenômeno de Raynaud (FRy) devem ser tratados clinicamente.
De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Esclerose Sistêmica/2022, assinale a opção que indica a classe de medicamentos representa a primeira linha do tratamento farmacológico do FRy.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1077924 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Medicina Intensiva, Polícia Militar SP, VUNESP

Mulher 33 anos, em tratamento com azatioprina (200 mg/dia) e prednisona (60 mg/dia) para lúpus eritematoso sistêmico, é internada devido a quadro febril. EF: peso: 63 kg, temperatura: 38,9 ºC; sinal de Giordano positivo à esquerda; urina tipo 1: > 100 leucócitos/ campo.


A prescrição antimicrobiana, nesse momento, é de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1030054 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

A artrite reativa (ARe) pertence ao grupo das espondiloartrites (EpA), doenças reumáticas crônicas que afetam articulações periféricas e axiais, com características clínicas, radiológicas e genéticas semelhantes.

A ARe é definida como uma sinovite estéril imunomediada que se desenvolve em até 4 semanas após infecções gastrointestinais ou genitourinárias.

A identificação de fatores de risco e da doença em seu estágio inicial e o encaminhamento ágil e adequado para o atendimento especializado dão à Atenção Primária um caráter essencial para um melhor resultado terapêutico e prognóstico dos casos. Sobre a artrite reativa, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1068976 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Especialidade Reumatologia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Sobre a farmacologia dos principais medicamentos utilizados na Reumatologia, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.