Início

Questões de Concursos Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico

Resolva questões de Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1028463 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Medicina Reaplicação, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

Nas fases tardias da artrite reumatoide surgem deformidades articulares. Assinale a opção que descreve, corretamente, as deformidades em botoeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1055996 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Técnico Especializado Médico, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Considerando que as espondiloartropatias soronegativas são um grupo heterogêneo de doenças que são agrupadas dessa forma por compartilharem algumas características, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q1089573 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Médico Área Clínica Médica, UFSJ, FUNDEP Gestão de Concursos, 2025

Considere que um paciente jovem apresenta artralgias inespecíficas, rash cutâneo leve e transitório, após exposição solar, sem lesões típicas de lúpus. Exames: FAN positivo em baixo título (1:80), sem alterações hematológicas, renais ou sorológicas adicionais. O residente sugere alta sem investigação complementar, considerando que o quadro clínico não preenche critérios diagnósticos, e o FAN isolado pode ocorrer em indivíduos saudáveis.
Nesse caso, a conduta do preceptor que está supervisionando esse residente deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q1035100 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

A artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória sistêmica crônica que acomete principalmente tecidos sinoviais. Nas 2 últimas décadas, o tratamento da AR evoluiu muito, ao surgirem várias novas classes de drogas.
O antibiótico que pertence à classe de fármacos antirreumáticos modificadores de doença é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1047088 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Reumatologia, CIAAR, Aeronáutica, 2024

A síndrome de Behçet é uma doença multissistêmica, caracterizada clinicamente pela associação entre sintomas cutâneos mucosos e fenômenos vasculíticos. São manifestações cutâneas da síndrome, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q1068692 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Especialidade Pediatria, EsFCEx, VUNESP, 2025

Criança de 3 anos, sexo feminino, previamente hígida, é levada ao ambulatório com queixa de dor e inchaço no joelho esquerdo e tornozelo direito há cerca de 6 semanas. A mãe relata que a criança tem dificuldade para caminhar ao acordar, mas melhora ao longo do dia. Nega febre, sintomas respiratórios ou outros sinais infecciosos. Ao exame físico, encontra-se em bom estado geral, observa-se aumento de volume, leve calor local e limitação de flexão no joelho esquerdo e tornozelo direito. Não há outras articulações acometidas. Sem rash cutâneo, linfadenomegalia ou hepatoesplenomegalia. Exames laboratoriais mostram provas inflamatórias elevadas, hemograma sem alterações, exceto discreta plaquetose, FAN 1:160 pontilhado fino denso, fator reumatoide negativo. Sobre esse caso clínico, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1041123 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Maria, que trabalha com atividades administrativas em um órgão governamental, comparece ao ambulatório de saúde ocupacional queixando-se de quadro de fadiga constante, que classifica como simultaneamente mental e física. Relata sono não reparador, com dificuldade para adormecer e sono entrecortado, além de irritabilidade e desânimo. Conta que o quadro vem se desenvolvendo há bastante tempo, com piora paulatina, mas nega eventos desencadeadores. Permanece em atividade, porém com queda de sua produtividade.

Com base nesse quadro clínico hipotético, julgue o item que se segue.

Se Maria relatar cefaleia, mialgia ou alterações do apetite, estará afastado o diagnóstico de síndrome de fadiga crônica.

  1. ✂️
  2. ✂️

48Q1032186 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Perito em Medicina do Trabalho, MPU, FGV, 2025

A uveíte é definida como a inflamação da úvea, camada vascular média dos olhos que pode ser dividida em anterior (íris), intermediária (corpo ciliar e vítreo) e posterior (vítreo, retina, coroide e esclera). As uveítes são responsáveis por cerca de 10% dos casos de deficiência visual no mundo ocidental, e aproximadamente 35% dos pacientes relatam baixa visão ou cegueira. Seu aspecto é bastante variável, podendo abranger desde inflamação ocular primária até uveíte associada a doença inflamatória sistêmica.
A patologia sistêmica que mais frequentemente cursa com quadro de uveíte é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1068976 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Especialidade Reumatologia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Sobre a farmacologia dos principais medicamentos utilizados na Reumatologia, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1055987 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Técnico Especializado Médico, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Texto associado.
O caso hipotético contextualiza à questão. Leia-o atentamente.

“Paciente, 14 anos, sexo feminino, trazida pelos pais ao hospital por picada de Jararaca em MIE há dez horas. Pais referem que a adolescente foi piorando o estado ao longo do dia. Paciente encontra-se com membro globalmente edemaciado, dolorido e com uma intensa equimose em maléolo lateral, ao redor da lesão da mordedura. Em regular estado geral, PA 90 x 65 mmHg; FC 120 bpm; hipocorada; desidratada; abdômen distendido e doloroso difusamente. Tempo de enchimento capilar lentificado. Gengivorragia leve. Exames: HB 10 g/dL / HT 28 % / Plaquetas 150.000 10³/mm³ / leucócitos 17.890 por microlitro de sangue (/μL)/ Tempo de coagulação: 12 min / Creatinina 2,0 mg/dL / Ureia 150 mg/dL.”
Sabe-se que a paciente possui consulta prévia no serviço hospitalar devido a quadro de ITU não complicada há sete dias e que, neste atendimento, foi solicitado exame de creatinina sérica para avaliação que era de 1,0 mg/dL. Considerando que o seu peso é 50 kg e que nas últimas 12 horas urinou, aproximadamente, 360 mL, pode-se classificar a lesão renal aguda, segundo os critérios de estadiamento KDIGO, em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q1068977 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Especialidade Reumatologia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Paciente do sexo feminino, 63 anos de idade, apresenta osteopenia, em acompanhamento com reumatologista desde 2018. Relata dor súbita e intensa no joelho esquerdo iniciada há 24 horas, associada a inchaço e dificuldade para deambular. Refere ainda calafrios e mal-estar. No exame físico, observam-se joelho esquerdo com aumento de volume, hiperemia, calor local e limitação dolorosa à mobilização. A paciente está pálida, afebril no momento, mas com histórico de febre intermitente nas últimas 12 horas. Não há evidência de trauma.

Considerando esse quadro clínico, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1068980 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Especialidade Reumatologia, EsFCEx, VUNESP, 2025

A osteoartrite é uma condição musculoesquelética degenerativa de alta prevalência, cuja incidência vem aumentando paralelamente ao envelhecimento populacional.

Assinale a alternativa correta sobre suas manifestações clínicas e diagnóstico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1030054 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Clínica Médica, MPU, FGV, 2025

A artrite reativa (ARe) pertence ao grupo das espondiloartrites (EpA), doenças reumáticas crônicas que afetam articulações periféricas e axiais, com características clínicas, radiológicas e genéticas semelhantes.

A ARe é definida como uma sinovite estéril imunomediada que se desenvolve em até 4 semanas após infecções gastrointestinais ou genitourinárias.

A identificação de fatores de risco e da doença em seu estágio inicial e o encaminhamento ágil e adequado para o atendimento especializado dão à Atenção Primária um caráter essencial para um melhor resultado terapêutico e prognóstico dos casos. Sobre a artrite reativa, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1068984 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Especialidade Reumatologia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Em relação aos autoanticorpos frequentemente utilizados na prática reumatológica para diagnóstico e avaliação prognóstica das doenças autoimunes sistêmicas, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1068985 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Especialidade Reumatologia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Paciente do sexo masculino, 25 anos de idade, com histórico de artrite idiopática juvenil sistêmica (AIJS), é internado com febre diária alta, hepatoesplenomegalia, linfadenomegalia generalizada, pancitopenia e elevação de transaminases. Apresenta também hipotensão, coagulopatia e níveis de ferritina >10.000 ng/mL.

Com base no quadro clínico e laboratorial, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1077589 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Especialista em Cirurgia de Coluna, Polícia Militar SP, FGV, 2022

A dor pode ser classificada, conforme Woolf, em nociceptiva, inflamatória e patológica. Esta última podendo ser subdividida em neuropática e funcional. A dor funcional seria a causada por uma resposta anormal do sistema nervoso a um estímulo pequeno. Por exemplo as dores da fibromialgia e da síndrome do colo irritável. Nessa classificação, a dor da polineuropatia diabética seria classificada como
I. nociceptiva.
II. inflamatória.
III. neuropática.
IV. funcional.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1060250 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Clínica Médica, TCE PA, FGV, 2024

Nesta manhã, você realiza uma visita hospitalar de inspeção de saúde, para fins de concessão de licença.
Uma jovem servidora permanece internada por um quadro de esclerose sistêmica (ES). Ao analisar os resultados dos exames laboratoriais você prontamente identifica positividade, em títulos elevados, para autoanticorpos associados a ES.
De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Esclerose Sistêmica/2022, assinale a opção que indica os autoanticorpos específicos associados a esta doença.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1056246 | Sem disciplina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Clínico Geral, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
O caso clínico a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.


Mulher, 43 anos, com dor articular em punhos, articulações metacarpofalangeanas, joelhos, totalizando onze articulações. Fator reumatoide positivo em baixos títulos, proteína C reativa normal, com duração de oito semanas.
Qual é a medicação de primeira escolha para o início do tratamento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1068978 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Especialidade Reumatologia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Com o aumento global da prevalência de gota, associado ao envelhecimento populacional, mudanças dietéticas e maior prevalência de comorbidades metabólicas, a abordagem diagnóstica e terapêutica dessa condição tem sido constantemente revisada.

Considerando os avanços recentes no manejo da gota, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.