Questões de Concursos: Doenças do Colágeno

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Doenças do Colágeno. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q60041 | Medicina, Doenças do Colágeno

São consideradas manifestações extra-articulares da artrite reumatoide, EXCETO:

12 Q60052 | Medicina, Doenças do Colágeno

Assinale a alternativa que apresenta adroga modifcadora de doença que deve ser iniciada a um paciente virgem de tratamento, com diagnóstico de artrite reumatoide, salvo contraindicações:

13 Q656938 | Medicina, Doenças do Colágeno, GUALIMP, 2020

A Febre Reumática possui uma distribuição universal, mas com marcada diferença nas taxas de incidência e prevalência entre os diversos países, constituindo a principal causa de cardiopatia adquirida em crianças e adultos jovens nos países em desenvolvimento.


Sobre a doença, analise as afirmativas abaixo:


I. A Febre Reumática (FR) e a Cardiopatia Reumática Crônica (CRC) são complicações não supurativas da faringoamigdalite causada pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A (EBGA) e decorrem de resposta imune tardia a esta infecção, em populações geneticamente predispostas.

II. O diagnóstico da Febre Reumática é clínico, não existindo sinal patognomônico ou exame específico.

III. A artrite típica da Febre Reumática evolui de forma simétrica. O quadro articular afeta preferencialmente as grandes articulações, particularmente dos membros inferiores.


Estão CORRETAS as afirmativas:

14 Q60051 | Medicina, Doenças do Colágeno

Paciente com diagnóstico de Febre Reumática, com cardite documentada, mas sem sequelas. Deve ter sua proflaxia mantida por:

15 Q832072 | Medicina, Doenças do Colágeno, Prefeitura de Palhoça SC Médico Clínico Geral, IESES, 2021

No mundo inteiro, a artrite reumatoide (AR) se desenvolve em cerca de 1% da população, independentemente de raça ou país de origem, e afeta mulheres duas a três vezes mais frequentemente do que homens. Normalmente, a artrite reumatoide aparece primeiro entre os 35 e 50 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade. É correto afirmar sobre o tratamento da AR:
I. Os inibidores da ciclo-oxigenase (COX2) (coxibes, como celecoxibe) são AINEs que atuam de forma semelhante a outros AINEs, mas são um pouco menos propensos a danificarem o estômago. No entanto, se uma pessoa também toma aspirina, é quase tão provável que ocorram lesões no estômago como com outros AINEs. Deve ser tomado cuidado com o uso de coxibes e, provavelmente, de todos os AINEs, por longos períodos ou por pessoas com fatores de risco para ataque cardíaco e acidente vascular cerebral. II. A leflunomida é tomada diariamente por via oral e tem benefícios que são semelhantes aos do metotrexato, mas é mais propensa a provocar a supressão da produção de células sanguíneas na medula óssea, função hepática anormal ou inflamação dos pulmões (pneumonite). Ela não pode ser administrada ao mesmo tempo que o metotrexato. III. As combinações de medicamentos antirreumáticos modificadores da doença (DMARDs) podem ser mais eficazes do que os medicamentos tomados sozinhos. IV. Metotrexato é tomado por via oral, uma vez por semana. Ele é anti-inflamatório em doses baixas utilizado para tratar a artrite reumatoide. Ele é muito eficaz e começa a funcionar dentro de três a quatro semanas, o que é relativamente rápido para um DMARD.
A sequência correta é:

16 Q832761 | Medicina, Doenças do Colágeno, Prefeitura de Palhoça SC Médico Clinico Geral Emergência, IESES, 2021

No mundo inteiro, a artrite reumatoide (AR) se desenvolve em cerca de 1% da população, independentemente de raça ou país de origem, e afeta mulheres duas a três vezes mais frequentemente do que homens. Normalmente, a artrite reumatoide aparece primeiro entre os 35 e 50 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade. É correto afirmar sobre o tratamento da AR:
I. Metotrexato é tomado por via oral, uma vez por semana. Ele é anti-inflamatório em doses baixas utilizado para tratar a artrite reumatoide. Ele é muito eficaz e começa a funcionar dentro de três a quatro semanas, o que é relativamente rápido para um medicamento antirreumático modificadores da doença (DMARD). II. A leflunomida é tomada diariamente por via oral e tem benefícios que são semelhantes aos do metotrexato, mas é mais propensa a provocar a supressão da produção de células sanguíneas na medula óssea, função hepática anormal ou inflamação dos pulmões (pneumonite). Ela não pode ser administrada ao mesmo tempo que o metotrexato. III. A sulfassalazina é inicialmente administrada à noite por via oral e pode aliviar os sintomas e retardar o desenvolvimento de lesões articulares. A sulfassalazina também pode ser utilizada em pessoas que têm artrite reumatoide menos grave ou adicionada a outros medicamentos para aumentar a sua eficácia. A dose é aumentada gradualmente e a melhora normalmente é observada no prazo de três meses. IV. Corticosteroides são medicamentos antiinflamatórios potentes que suprimem o sistema imunológico. Corticosteroides, como a prednisona, são os medicamentos mais eficazes para reduzir drasticamente a inflamação e os sintomas da artrite reumatoide em qualquer parte do corpo. Embora os corticosteroides sejam eficazes para uso em curto prazo, eles podem não impedir a destruição articular e podem se tornar menos eficazes ao longo do tempo e a artrite reumatoide geralmente permanece ativa durante anos.
A sequência correta é:

17 Q961087 | Medicina, Doenças do Colágeno, Analista Judiciário Medicina Clínica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

O trecho a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente. “Uma das mais importantes causas de morbimortalidade em pacientes portadores de lúpus eritematoso sistêmico é o acometimento glomerular através das diversas formas de manifestação da nefrite lúpica.” Qual anticorpo a seguir apresenta associação negativa com a nefrite lúpica?

18 Q961084 | Medicina, Doenças do Colágeno, Analista Judiciário Medicina Clínica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Uma importante manifestação extra-articular de pacientes portadores de artrite reumatoide é o acometimento pulmonar, podendo levar à formação de derrames pleurais. Quais características são esperadas no líquido pleural destes pacientes?

19 Q961086 | Medicina, Doenças do Colágeno, Analista Judiciário Medicina Clínica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

O trecho a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente. “Uma das mais importantes causas de morbimortalidade em pacientes portadores de lúpus eritematoso sistêmico é o acometimento glomerular através das diversas formas de manifestação da nefrite lúpica.”
Qual é a forma mais comum e considerada a mais grave de nefrite lúpica?

20 Q976510 | Medicina, Doenças do Colágeno, Médico, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune crônica multissistêmica que, se não tratada, pode levar à inflamação e danos aos órgãos. Possui diagnóstico desafiador devido à apresentação clínica variada, sendo importante conhecê-la. Assim, assinale a alternativa cujas manifestações clínicas são mais sugestivas da doença.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.