Início

Questões de Concursos ECONOMIA BRASILEIRA

Resolva questões de ECONOMIA BRASILEIRA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q742825 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Analista Judiciário, TJ AL, CESPE CEBRASPE

A partir da década de 80 do século XX, o Brasil passou por fortes pressões inflacionárias e, dessa forma, vários planos heterodoxos de estabilização foram implementados. Assinale a opção correta em relação às principais características e aos resultados obtidos desses planos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q268205 | Economia, Economia Brasileira, Analista Economia, CEAGESP, VUNESP

Foi característica do Plano Cruzado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q745906 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Economista, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

A política monetária refere-se basicamente aos mecanismos de controle creditício e liquidez do sistema econômico. Um aumento na oferta de moeda na economia (política monetária ________) provoca ________ nos juros, incentivando _____investimento privado e público, ________ a demanda agregada e __________ o desemprego.

A sequência de palavras que completa adequadamente o trecho acima é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q743145 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Analista, MPE MS, FGV

O Programa Nacional de Desestatização (PND) surgiu por meio de uma medida provisória – posteriormente convertida em Lei – em 1990 e tinha dentre seus objetivos “reordenar a posição estratégica do Estado na economia, transferindo à iniciativa privada atividades indevidamente exploradas pelo setor público” (Art. 1º, da Lei n. 8031/90). Em relação a tal programa, analise as afirmativas a seguir.

I. Logo após a criação do plano, em 1991, ocorreram privatizações de concessionárias de serviços públicos com o intuito de melhorar a eficiência de tais serviços.

II. O processo de privatização não reduziu a dívida pública e os recursos oriundos da privatização de empresas, dentro do PND, não contribuíram para financiar o déficit público.

III. Houve uma ampliação da aceitação das moedas podres, como debêntures e títulos da dívida agrária.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q739337 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Economista, PRODEPA PA, CESPE CEBRASPE

Quando a despesa planejada é inferior à produção, os estoques se reduzirão, contribuindo, assim, para expandir o investimento total e a demanda agregada.

Políticas de orçamento equilibrado implicam a existência de um multiplicador keynesiano igual à unidade, porém, não excluem a possibilidade da existência de déficits ou superávits fiscais, sendo, pois, compatíveis com a gestão dos ciclos econômicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

186Q742700 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Economista, MDS, CESPE CEBRASPE

Em relação ao processo de desenvolvimento econômico e social no Brasil, julgue os próximos itens.

A queda da desigualdade observada após a estabilização da economia deve ser creditada à redução da volatilidade dos ganhos e não deve ser vista como uma redução permanente da desigualdade.

  1. ✂️
  2. ✂️

187Q743522 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Analista Econômico, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

A análise da economia brasileira é importante para compreender os fenômenos econômicos que caracterizam nosso país. A esse respeito, julgue os itens subseqüentes.

O crescimento acelerado da economia brasileira no período 1964-1980 deveu-se, em parte, ao adiamento do ajuste econômico em face do contexto internacional mais desfavorável resumido pela crise do petróleo durante os anos 70.

  1. ✂️
  2. ✂️

188Q738181 | Economia, Economia Brasileira, Analista Administrativo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca das características e dos resultados dos planos de estabilização da economia brasileira a partir da década de 80 do século XX, julgue os itens que se seguem. O Plano Collor I representou a opção pelo modelo gradualista de combate à inflação, tendo buscado evitar que a estabilização de preços se desse a partir de choques recessivos.
  1. ✂️
  2. ✂️

189Q184822 | Economia, Economia Brasileira, Economista, Petrobras, CESGRANRIO

Na década de 1990, a partir de 1994, o Brasil foi bastante afetado por três crises no mercado financeiro internacional: a do México, em 1994/95, a Asiática (Tailândia, Coréia do Sul, Indonésia e Malásia), em 1997, e a da Rússia, em 1998. Porque o país, nesta ocasião, estava vulnerável às crises externas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q740415 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Analista Judiciário, TJ BA, FGV

NÃO reflete um fato estilizado do mercado de trabalho brasileiro a partir de 2000:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q738516 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Auditor, TCE AL, FCC

A respeito da economia brasileira na década de 1990, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q740907 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, CESPE CEBRASPE

Determinada economia apresenta os seguintes dados.

população total: 200 milhões de habitantes população acima de 65 anos: 60 milhões de habitantes

população abaixo de 18 anos: 65 milhões de habitantes

população abaixo de 14 anos: 50 milhões de habitantes

população abaixo de 10 anos: 40 milhões de habitantes

população empregada: 70 milhões de habitantes

população fora do mercado de trabalho (desalentados): 20 milhões de habitantes

Considerando que a essa economia se aplique a mesma abordagem conceitual e metodológica adotada no Brasil, julgue os itens a seguir.

A taxa de desemprego da economia em apreço corresponde a 12,5%.

  1. ✂️
  2. ✂️

193Q745061 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

Com respeito à economia brasileira da primeira metade do século XX, julgue (C ou E) os itens seguintes. O processo de industrialização por substituição de importações não significava simplesmente a troca de produtos importados por seus equivalentes produzidos nacionalmente, eliminando as importações, mas implicava também a mudança na pauta das importações, a qual ocorria não só em um setor da pirâmide produtiva, mas em vários níveis simultaneamente, a fim de tentar fugir de desequilíbrios da cadeia produtiva.
  1. ✂️
  2. ✂️

194Q748437 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

Caracterizado pela desregulamentação e liberalização dos mercados domésticos, crescente interdependência e integração dos mercados financeiros nacionais em um espaço financeiro mundial, o processo de globalização financeira tem sido acompanhado por crises recorrentes. Levando em consideração esse processo, julgue os itens a seguir. Com a globalização financeira, as economias avançadas e em desenvolvimento ficaram mais vulneráveis à instabilidade intrínseca da economia capitalista, pois, ao ser deixado livre, o mercado financeiro tende a acentuar movimentos de valorização ou depreciação dos ativos.
  1. ✂️
  2. ✂️

195Q747191 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Especialista em Previdência Complementar, PREVIC, CESPE CEBRASPE

Acerca de conceitos relativos à economia e, especialmente, à economia brasileira, julgue os seguintes itens.

Uma mudança significativa na construção das contas nacionais do Brasil ocorreu no ano de 1997, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística adotou a 3.ª versão do Manual de Contas Nacionais da Organização das Nações Unidas, alterando a base de dados e ampliando sua estrutura.

  1. ✂️
  2. ✂️

196Q748364 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Economista, PRODEPA PA, CESPE CEBRASPE

Acerca da economia monetária, julgue os seguintes itens.

Ao contrário da moeda fiduciária, que representa apenas um padrão de valor, a moeda-mercadoria, que tem valor intrínseco, pode servir, simultaneamente, como reserva de valor e meio de troca.

  1. ✂️
  2. ✂️

197Q741731 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Analista de Controle Externo, Tribunal de Contas Estadual MG, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito dos planos de estabilização adotados na economia brasileira nas décadas de 80 e 90 do século passado, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q742294 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Economista Júnior, Petrobras, CESGRANRIO, 2018

O instrumento de política industrial mediante o qual o governo brasileiro, com o objetivo de fomentar a inovação e a industrialização nas cadeias produtivas de petróleo e gás natural (P&G) no país, estabelece índices mínimos de participação dos fornecedores de máquinas e equipamentos no valor da produção da indústria de P&G é denominado política de(do)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q745987 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Analista, MPE MS, FGV

Em relação ao Plano Collor II, analise as afirmativas a seguir.

I. Nesse plano adotou?se congelamento de preços e a desindexação salarial em relação à inflação de períodos prévios como forma de combater a inflação.

II. Nesse plano adotou?se uma reforma financeira a fim de eliminar o overnight.

III. O regime cambial foi alterado para um regime flutuante, com o intuito de elevar o superávit comercial.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q741662 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Especialista em Produção de Informações Econômicas, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

A globalização, fenômeno e processo histórico no qual a ciência, a técnica e a informação orientam a produção e a articulação das diversas regiões dos diversos países do mundo, influencia tanto as ações políticas de planejamento e gestão como as normas econômicas. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

A concorrência entre regiões para sediar empreendimentos dos agentes hegemônicos do sistema capitalista em seu território consiste em um dos fatores que pode reduzir o compromisso das empresas com as regiões onde se instalam.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.