Início

Questões de Concursos ECONOMIA BRASILEIRA

Resolva questões de ECONOMIA BRASILEIRA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q747690 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Especialista em Regulacao, ANTT, CESPE CEBRASPE

A respeito das mudanças e da evolução da economia brasileira, julgue os itens de 86 a 90.

O Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2) está estruturado em seis eixos distintos. Mobilidade Urbana situa-se no eixo Cidade Melhor, que prevê, entre outros aspectos, investimentos em espaços para pedestres, barcos, teleféricos e bolsões de estacionamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

322Q742084 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Economista, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Dentre as estratégias contempladas pela Política Industrial e de Comércio Exterior, proposta pelo Governo Collor, em 1990, destaca-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

323Q748243 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Economista, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A partir da década de 80, a dívida pública brasileira evoluiu significativamente, sendo que, segundo dados do Banco Central, passou de 36% do PIB em 1982 para 49% do PIB em 1990. Entre os fatores que influenciaram esse crescimento da dívida pública no Brasil destaca-se o (a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

324Q743905 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Economista Júnior, COPEL PR, UFPR

Espera-se de firmas dedicadas a atividades de intermediação financeira:

1. ganhos de escala oriundos da especialização na obtenção e processamento de informações.

2. maior diversificação dos riscos em operações passivas e ativas.

3. economias de busca entre ofertantes e demandantes de crédito.

4. adaptação, desmembramento e aglutinação de ativos no que tange a prazos, taxas de juros e montantes, podendo atender a um rol maior de necessidades de crédito.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q747774 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Analista em Gestão Pública, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

O estudo da economia brasileira, incluindo-se aí o fenômeno inflacionário que a caracterizou durante um longo período, é importante para a compreensão da situação econômica atual. No que concerne a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

O crescimento substancial das exportações brasileiras no período 1968–1973 deveu-se, em parte, ao crescimento da economia mundial e aos incentivos fiscais, acordados no âmbito da política comercial vigente no período.

  1. ✂️
  2. ✂️

326Q738333 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

Julgue (C ou E) os itens subsecutivos, referentes à economia brasileira a partir dos anos 90 do século passado. Os efeitos da crise de 2008 observados no Brasil incluem a contração das exportações de maior valor agregado, decorrente de menor demanda externa, e a contração do crédito doméstico, tanto para o giro das empresas quanto para o consumo das famílias.
  1. ✂️
  2. ✂️

327Q741407 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA

Nos últimos anos, o Brasil tem procurado estabelecer, em suas negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI), um nível positivo do desempenho financeiro do setor público, ou seja, volume satisfatório da diferença entre gastos e arrecadações, o que tecnicamente se chama “superávit (SP) e/ou déficit (DP) primário”.

O saldo do SP e/ou DP é resultado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q738360 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Analista de Finanças, Casa da Moeda, CESGRANRIO

A Secretaria de Previdência Complementar é subordinada à(ao):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q748107 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Analista em Gestão Pública, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

As análises da economia do setor público, incluindo-se aí as dos tópicos associados às finanças públicas no Brasil, são importantes para se entender o papel desempenhado pelo governo nas economias de mercado. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

No período 1994-1998, com o advento da estabilização econômica, observou-se um aumento expressivo do resultado primário do setor público no Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️

330Q739673 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC

Dentre as principais causas apontadas como responsáveis pela crise econômica brasileira, do final dos anos 1970 e início dos 1980, resultando no fim do chamado “Milagre Econômico”, destaca-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q184508 | Economia, Economia Brasileira, Economista, Petrobras, CESGRANRIO

Taxas bastante elevadas de crescimento real do Produto Interno Bruto ocorreram durante o chamado "milagre econômico brasileiro", que aconteceu no(s) governo(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q743641 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Analista Judiciário, TRT 4a, FCC

Analise as seguintes afirmações sobre o processo de substituição de importações (PSI) ocorrido na economia brasileira durante o século XX:

 I. O mecanismo de defesa de renda da cafeicultura através da desvalorização da taxa de câmbio e da compra dos excedentes de café, adotado pelo Governo Federal na década de 1930, foi um dos fatores favoráveis ao desenvolvimento do setor industrial via PSI.

 II. O PSI teve reflexos favoráveis sobre o grau de concentração de renda da economia brasileira, uma vez que os investimentos industriais tiveram um caráter notadamente trabalho-intensivo.

 III. A elevação das tarifas aduaneiras não representou um incentivo maior ao PSI, nem mesmo no Governo de Juscelino Kubitschek e seu Plano de Metas.

 É correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q741164 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

A partir do final dos anos 60 do século XX, o discurso da crise do Estado entra em cena motivado por sinais de limitações, tanto da ordem democrática, no sentido de sua crescente incapacidade em fazer representar interesses cada vez mais plurais e contundentes, quanto da ordem econômica, no sentido de manter um modelo de desenvolvimento keynesiano fundamentado no endividamento sem estrangular ou afetar a competitividade das economias. A respeito da crise do Estado no Brasil, julgue os itens a seguir.

Uma das facetas da crise política repousa nas características do processo legislativo, excessivamente dependente de medidas provisórias e acordos de liderança, o que minimiza o papel das comissões parlamentares na representação de interesses.

  1. ✂️
  2. ✂️

334Q739902 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos ao papel das agências de fomento, do desenvolvimento econômico e social e dos indicadores sociais, em particular o índice de desenvolvimento humano (IDH).

As agências de fomento não podem fazer operações de swap, ou seja, proteger seu capital próprio contra o risco cambial, mas podem realizar operações de arrendamento mercantil, financiar o comércio, a indústria e pessoas físicas, entre outras possibilidades.

  1. ✂️
  2. ✂️

335Q744000 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Uma economia possui os bens A, B e C e os consumidores X, Y e Z, com as seguintes preferências:

• X prefere o bem A ao bem B e é indiferente entre B e C;

• Y prefere o bem B ao bem A e é indiferente entre A e C;

• Z é indiferente entre todos os bens.

De acordo com essas informações, julgue o item abaixo.

Se forem permitidas trocas entre os consumidores, uma alocação por sorteio, em que X receba o bem C, Y receba o bem B e Z receba o bem A, é considerada eficiente no sentido de Pareto.

  1. ✂️
  2. ✂️

336Q743260 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

A política econômica no Brasil, durante os anos 80 e parte dos anos 90 do século passado, foi marcada por tentativas de controle da inflação. Com relação a esse período e aos planos de estabilização no Brasil, julgue os itens seguintes.

A crise cambial brasileira de 1999 se assemelhou ao que foi observado no México em 1995 e posteriormente na Argentina em 2002. Esses três processos tiveram como causa um excesso de gastos do setor público que acabou por provocar um desequilibro externo e uma crise cambial.

  1. ✂️
  2. ✂️

337Q740743 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Analista em Geociências, CPRM, CESPE CEBRASPE

Com relação aos acordos internacionais e fluxos financeiros de capitais, julgue os próximos itens.

O aumento da exposição cambial dos bancos reduz o índice de Basileia e, consequentemente, a capacidade de alavancagem dos bancos.

  1. ✂️
  2. ✂️

338Q741130 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

A respeito da economia brasileira nos séculos XIX e XX, julgue (C ou E) os itens subsequentes. Foi fator decisivo na recuperação da economia brasileira a partir de 1933, após grave crise, a opção do governo de Getúlio Vargas de adotar uma política de caráter ortodoxo, com a contração dos gastos públicos, a redução da emissão de moeda e o abandono da defesa do setor cafeeiro.
  1. ✂️
  2. ✂️

339Q746253 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Técnico de Nível Superior, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

A análise da economia brasileira é fundamental para se entender a variada gama de experimentos econômicos pela qual passou o Brasil. A respeito desse tópico, julgue os itens a seguir.

No Brasil, a desvalorização real do câmbio constitui um dos mecanismos de proteção à indústria nacional no âmbito do processo de industrialização por substituição de importações.

  1. ✂️
  2. ✂️

340Q745999 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Analista, DPE MT, FGV

Em relação aos desafios da Previdência Social e suas perspectivas, no Brasil e no mundo, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O Brasil apresenta um elevado déficit previdenciário, e a tendência é de piora, principalmente quando relacionamos a despesa previdenciária como proporção do PIB em relação à razão de dependência, esta sendo já elevada, quando comparada com outros países.

( ) A mudança demográfica no Brasil atrelada ao aumento da expectativa de vida, torna nossa população cada vez mais velha e em número cada vez maior, o que imprime maior pressão sobre os gastos públicos com benefícios previdenciários.

( ) As principais reformas ocorridas nos países da OCDE apontam para um corte nas despesas previdenciárias, devido ao aumento da idade de aposentadoria, aos benefícios indexados pela inflação, à eliminação do diferencial de idade mínima de aposentadoria entre homens e mulheres e a utilização de todo o ciclo de vida laboral do trabalhador e não apenas os últimos anos.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.