Início

Questões de Concursos Ecologia de populações

Resolva questões de Ecologia de populações comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q380394 | Biologia, Ecologia de populações, Professor, SEDUC PE, IPAD

Considere as afirmativas abaixo em relação a fatores de crescimento populacional.

I - A competiç ão intra-especí fica interfere na densidade da população.

II - A competiç ão interespecífica não influi no crescimento das populações.

III - Um dos fatores limitantes do crescimento populacional é a disponibilidade de alimentos que diminui quando a densidade da população aumenta.

IV - Fatores climáticos influem no crescimento da população independentemente de sua densidade.

São verdadeiras apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q383620 | Biologia, Ecologia de populações, Analista Técnico e Científico, MPE SP, VUNESP

No estudo da dinâmica de populações, é importante o conhecimento da curva de sobrevivência das espécies, uma vez que esse conhecimento possibilita o manejo mais seguro da população. Sobre isso, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q384324 | Biologia, Ecologia de populações, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Denomina-se por sucessão ecológica o processo de mudanças em uma comunidade, que compreende sua origem, seu crescimento e o estado de equilíbrio dinâmico com o meio ambiente. Durante um processo de sucessão ecológica,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q380955 | Biologia, Ecologia de populações, Professor, Prefeitura de Manaus AM, CESPE CEBRASPE

Um conjunto de seres vivos de espécies diferentes que vivem juntos constitui uma comunidade. O ambiente dessa comunidade possui características próprias quanto a temperatura, oxigênio, luz, entre outras. Em seu estado natural, essa comunidade será estável, pois todos os seres se equilibram mutuamente. Não havendo influências exteriores, o equilíbrio se manterá por mecanismos autocontroladores.

Considerando o texto acima e a comunidade que ocupa um ecossistema aquático, julgue os itens que se seguem.

Em um ecossistema aquático, os organismos produtores são representados pelos peixes.

  1. ✂️
  2. ✂️

46Q384054 | Biologia, Ecologia de populações, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que concerne ao fluxo de matéria e energia nos ecossistemas, julgue os próximos itens. A transferência de energia entre os níveis tróficos de uma cadeia alimentar ocorre, em condições ambientais favoráveis, de maneira integral e acumulativa.
  1. ✂️
  2. ✂️

47Q381267 | Biologia, Ecologia de populações, Analista, MPU, FCC

As espécies exóticas e invasoras são um problema global, sendo uma das importantes causas de extinção de espécies do mundo. As espécies de plantas invasoras bem sucedidas têm dentre suas características serem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q379634 | Biologia, Ecologia de populações, Biólogo, COMPESA PE, IPAD

Em uma ilha do Pacífico, coelhos foram introduzidos para consumo humano e acabaram causando sérios desequilíbrios ecológicos devido a sua superpopulação. Foram registrados os seguintes eventos:

1. As populações de marsupiais herbívoros de alimentação semelhante aos coelhos foram extremamente reduzidas.

2. Uma espécie local de pulga passou a se alimentar do sangue dos coelhos, embora sem causar redução na população destes.

3. Uma espécie de raposa européia foi introduzida para controlar os coelhos, mas acabou atacando também espécies locais de marsupiais de hábitos semelhantes aos coelhos.

4. Um vírus altamente específico para coelhos foi finalmente introduzido, embora tenham surgido populações resistentes. Pode-se dizer que as interações ecológicas que melhor descrevem as situações 1, 2, 3, e 4, respectivamente, são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q384842 | Biologia, Ecologia de populações, VUNESP

O lobo-guará é um animal encontrado no cerrado brasileiro e tem hábito alimentar onívoro, ou seja, ingere alimentos de origem vegetal e animal, como, por exemplo, uma goiaba ou um tatu. Supondo uma teia alimentar em que o lobo-guará tenha ingerido uma goiaba e também um tatu e este tenha comido insetos herbívoros, é correto afirmar que o lobo-guará

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q387169 | Biologia, Ecologia de populações, Analista de Biologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Com relação à teoria ecológica, julgue os itens que se seguem.

O sincronismo entre as dinâmicas populacionais, nas distintas manchas de habitat ocupadas por determinada espécie, garante a persistência de uma metapopulação.

  1. ✂️
  2. ✂️

51Q380304 | Biologia, Ecologia de populações, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Na base de uma cadeia alimentar encontram-se sempre I; a cada nível trófico II dos consumidores diminui.

Na frase acima, I e II são corretamente substituídos por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q384538 | Biologia, Ecologia de populações, Técnico, SERPRO, CESPE CEBRASPE

A respeito das relações existentes entre os seres vivos, julgue os itens subsequentes.

Na simbiose, forma extrema de relação desarmônica, há prejuízo para as duas partes, o que leva os indivíduos a finalizarem a relação.

  1. ✂️
  2. ✂️

53Q381013 | Biologia, Ecologia de populações, Professor, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Os padrões complexos de organização do homem em sociedade podem nos isolar de tal forma da interação imediata com o meio ambiente natural, que nos esquecemos de um fato fundamental: como seres vivos, somos dependentes de complexas correntes, ciclos e fluxos entre os organismos, bem como entre estes e o meio ambiente físico. No que concerne à relação entre meio ambiente e desenvolvimento tecnológico, julgue os itens subseqüentes.

Uma cadeia alimentar é uma forma de interdependência entre as espécies, na qual uma espécie se transforma em alimento para a outra.

  1. ✂️
  2. ✂️

54Q382692 | Biologia, Ecologia de populações, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Considerando a interação mutualismo, analise as afirmativas a seguir.

I. As bactérias do gênero Rhizobium invadem as raízes de plantas da família Fabaceae, onde fixam nitrogênio atmosférico formando amônia.

II. A associação de fungos com raízes de angiospermas, formando micorrizas, é encontrada em 95% das angiospermas.

III. O mamífero do gênero Trichechus (peixe-boi) se alimenta de plantas marinhas cujas sementes passam por seu aparelho digestivo e se conservam viáveis (podem germinar).

É exemplo de mutualismo o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q382892 | Biologia, Ecologia de populações, Professor II, SEE SP, FCC

Em regiões desenvolvidas, a taxa de natalidade (número de nascimentos por mil habitantes) na população humana caiu de 40 para 15 desde a metade do século XIX, mas permaneceu em 40 até a metade do século XX nas regiões em desenvolvimento. Apesar de estar em declínio, a taxa de natalidade em regiões em desenvolvimento corresponde ao dobro daquela para regiões desenvolvidas. No entanto, a taxa de mortalidade em regiões em desenvolvimento caiu dramaticamente desde a metade do século XX, chegando a patamares próximos aos de regiões desenvolvidas. Com isso,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q386727 | Biologia, Ecologia de populações, Biólogo, SUDAM AM, IADES

Texto 5, para as questões 49 e 50

Populações de determinadas espécies podem ser consideradas populações-problema quando são encontradas fora de seu sistema normal ou fora de seu tamanho desejável, podendo ser necessário o seu manejo.

Com fundamento nos métodos de controle de população-problema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q386167 | Biologia, Ecologia de populações, Professor II, SEE SP, FCC

As espécies invasoras são um problema sério para vários países, prejudicando a agricultura, a saúde das populações humanas e o meio ambiente. Um exemplo desse tipo de praga no Brasil é o caramujo gigante africano (Achatina fulica), que foi introduzido no Brasil como alternativa à criação de escargot. Exemplares desse molusco escaparam dos recintos de criação e hoje podem ser encontrados em quase todo o litoral de São Paulo, causando diminuição nas populações de caramujos nativos e desequilíbrio em alguns ecossistemas costeiros.

Uma maneira de remediar o problema causado pelo caramujo gigante africano seria

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q387127 | Biologia, Ecologia de populações, Biólogo, VALEC, FEMPERJ

A produtividade (em toneladas por hectare) agrícola é muitas vezes superior à produtividade em pecuária, em uma mesma área. O fenômeno ecológico subjacente a essa diferença é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q382711 | Biologia, Ecologia de populações, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

A respeito de ecologia, julgue os itens subsequentes.

Teia alimentar corresponde a um conjunto de cadeias alimentares conectadas utilizado para representar situações próximas da realidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

60Q387146 | Biologia, Ecologia de populações, Biólogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O crescimento de uma população biológica é l imi tado, pr incipalmente, pela densidade populacional, além de outros fatores como: disponibilidade de alimentos, competição com indivíduos de espécies diferentes (competição interespecífica), predação e parasitismo. Em certas populações, quando a densidade populacional aumenta além de certo limite, a natalidade diminui. Isso é consequência, entre outros fatores:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.