Questões de Concursos Ecologia e Ciências Ambientais

Resolva questões de Ecologia e Ciências Ambientais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q937005 | Biologia, Ecologia e ciências ambientais, Edital 2023, ENEM, INEP, 2023

O número de abelhas encontra-se em declínio em várias regiões do mundo, inclusive no Brasil, sendo que vários fatores contribuem para o colapso de suas colmeias. Nos Estados Unidos, bombas de sementes de espécies vegetais nativas têm sido utilizadas para combater o desaparecimento desses insetos. Elas são pequenas bolinhas recheadas com sementes, adubo e argila. Quando são arremessadas e ficam expostas ao sol e à chuva, germinam até mesmo em solo pouco fértil.
DARAYA, V. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br. Acesso em: 2 fev. 2015 (adaptado).

Esse método contribui para a preservação das abelhas porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q945540 | Biologia, Ecologia e ciências ambientais, Técnico Integrado, IFPE, FUNCERN, 2025

A capacidade de os organismos manterem o equilíbrio interno do corpo, conseguindo desempenhar suas funções, mesmo diante de mudanças no ambiente externo, é chamada cientificamente de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q978434 | Biologia, Ecologia e ciências ambientais, Fiscal de Saneamento edital 4, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2025

São consideradas árvores nativas do Município de Bombinhas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q1032890 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Habilitação Biologia, SEDUC MT, FGV, 2025

Durante a elaboração de uma sequência didática interdisciplinar no componente de Biologia para a 2ª série do Ensino Médio, um grupo de professores propôs o tema gerador: “As consequências das escolhas humanas sobre os sistemas naturais”. A ideia era promover o pensamento crítico dos estudantes a partir de atividades que envolvessem dados reais, análise de situações cotidianas e a proposição de intervenções locais. Para isso, cada docente sugeriu uma estratégia didática para abordar um dos seguintes sistemas naturais impactados: AR, SOLO, ÁGUA e BIODIVERSIDADE.
Analise as estratégias instrucionais propostas e associe-as corretamente aos sistemas naturais correspondentes:
Estratégias Instrucionais:

1) Estudo de caso com base em boletins epidemiológicos sobre doenças respiratórias em áreas urbanas com alta emissão de poluentes.
2) Análise de reportagens e campanhas educativas sobre o uso de agrotóxicos e sua influência na fertilidade da terra.
3) Interpretação de gráficos de consumo doméstico e industrial, com debate sobre o reuso da água em diferentes setores.
4) Jogo de simulação sobre o impacto da fragmentação de hábitats e a introdução de espécies exóticas.

Sistemas Naturais:

( ) Ar.
( ) Solo.
( ) Água.
( ) Biodiversidade.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q943602 | Biologia, Ecologia e ciências ambientais, Biologia, UECE, UECE CEV, 2021

Atente para o que se diz a seguir sobre ecologia:

I. Comunidade é o conjunto de indivíduos da mesma espécie que habitam o mesmo ecossistema.

II. Biomas são classificados pela composição e estrutura da vegetação dominante que reflete as condições climáticas.

III. Os fatores abióticos são representações das interações intraespecíficas e interespecíficas.

IV. Cadeia alimentar é uma sequência linear por meio da qual a matéria e a energia são transferidas de um nível trófico a outro.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q1030026 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

Na sucessão ecológica, diferentes espécies ocorrem desde o momento inicial da regeneração até o momento em que o sistema chega a uma fase avançada do processo.
As espécies que dominam os estágios mais avançados da sucessão ecológica são aquelas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q1042560 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Ciências, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Os ciclos biogeoquímicos revelam as formas como os elementos ou compostos químicos circulam dentro da biosfera, alternando sua passagem entre os seres vivos e o ambiente.
Com relação ao ciclo da água, analise os itens a seguir:

I. Os seres vivos desempenham papel significativo no ciclo da água: processos como a transpiração, a respiração e a decomposição da matéria orgânica devolvem água para o ambiente. II. “Rios voadores” correspondem a grandes massas de vapor de água que se deslocam na atmosfera. Esse vapor é oriundo, em parte, da evapotranspiração que ocorre em grandes áreas florestais. III. A água “doce” é assim chamada por não apresentar sais minerais dissolvidos. A água doce líquida corresponde a cerca de 1% do total de água do planeta.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q1042177 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Leia o seguinte trecho da reportagem do Instituto Sociedade, População e Natureza intitulada “Ameaças à caatinga”:

Para além de condições naturais adversas, há um histórico de práticas que agravaram a degradação desse bioma. Foram anos de exploração de madeira (para produção de gesso, olarias, carvoarias etc.), desmatamentos, queimadas, pastoreio excessivo de gado, práticas agrícolas inadequadas, como monoculturas e uso de agrotóxicos e adubos químicos, e outras tantas ações que contribuíram para a deterioração da Caatinga, e que têm ocasionado sua desertificação, empobrecimento do solo, redução da biodiversidade e, consequentemente, piora na qualidade de vida da população.
O principal agravante da desertificação é a degradação da vegetação nativa. Nesse sentido, os dados são alarmantes, uma vez que quase 46% da Caatinga foi desmatada até 2008.

Disponível em https://ispn.org.br/biomas/caatinga/ameacas-acaatinga/#:~:text=Desde%20o%20in%C3%ADcio%20das%20ocupa%C3%A7%C3%B5 es,e%20a%C3%A7udes%20e%20pastoreio%20excessivo. Acesso em 16 ago. 2024.

Sobre o processo de desertificação neste bioma, identifique a explicação correta sobre o principal efeito da perda da vegetação nativa neste processo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q937355 | Biologia, Ecologia e ciências ambientais, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Certas espécies de algas são capazes de absorver rapidamente compostos inorgânicos presentes na água, acumulando-os durante seu crescimento. Essa capacidade fez com que se pensasse em usá-las como biofiltros para a limpeza de ambientes aquáticos contaminados, removendo, por exemplo, nitrogênio e fósforo de resíduos orgânicos e metais pesados provenientes de rejeitos industriais lançados nas águas. Na técnica do cultivo integrado, animais e algas crescem de forma associada, promovendo um maior equilíbrio ecológico.
SORIANO, E. M. Filtros vivos para limpar a água. Revista Ciência Hoje. V. 37, n° 219, 2005 (adaptado).

A utilização da técnica do cultivo integrado de animais e algas representa uma proposta favorável a um ecossistema mais equilibrado porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q1009441 | Biologia, Ecologia e ciências ambientais, Habilitação Ciências, SEDUCMT, FGV, 2025

Após montar uma composteira na escola com os estudantes, a professora solicita que, com base no que fizeram e discutiram durante a experiência, avaliem se as afirmações a seguir, escritas pela professora no quadro negro, são falsas ou verdadeiras:

I. “A decomposição orgânica envolve reações químicas que resultam na liberação de íons minerais e moléculas inorgânicas, que são reintegrados ao ambiente através dos ciclos biogeoquímicos.”
II. “A decomposição depende principalmente da luz solar, pois os fungos e bactérias precisam de calor para sobreviver. É por isso que a composteira tem que ficar exposta ao sol, potencializando a decomposição.”
III. “Ao acelerar a fragmentação da matéria orgânica e convertê-la em compostos mais simples, os decompositores atuam como agentes de estabilização ecológica e sanitária dos ambientes.”
IV. “Insetos e artrópodes devem ser removidos da composteira porque são potenciais predadores, diminuindo a população de decompositores e podem ser transmissores de doenças.”

Se a atividade com os estudantes foi exitosa e houve consolidação de conhecimentos sobre o processo de decomposição da matéria orgânica, a professora espera que a os estudantes respondam as seguintes alternativas como corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q1035004 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, EBSERH, FGV, 2024

O conceito de sustentabilidade se baseia em três pilares:

I. ambiental;
II. social-cultural; e
III. econômico.

Uma maior sustentabilidade pode ser alcançada por meio de ações individuais e/ou coletivas, tais como, o aumento da frota de veículos elétricos, o uso de sacolas retornáveis e à(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q937522 | Biologia, Ecologia e ciências ambientais, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

A doença de Chagas afeta mais de oito milhões de brasileiros, sendo comum em áreas rurais. É uma doença causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida por insetos conhecidos como barbeiros ou chupanças.

Uma ação do homem sobre o meio ambiente que tem contribuído para o aumento dessa doença é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q1046860 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Segundo Dia, COLÉGIO NAVAL, Marinha, 2020

Leia o texto abaixo.
Desde o início de setembro de 2019, o Brasil está unido no combate ao crime ambiental que atinge o litoral do País. A ocorrência é inédita na história brasileira, pela extensão geográfica e duração no tempo. Mais de 4.000km de extensão de nossas costas foram atingidos por óleo, em algum momento, nesse período. A Marinha do Brasil atua, diuturnamente, desde a primeira ocorrência, na contenção e neutralização dos efeitos danosos à natureza e à população. Grupos de pesquisadores e cientistas de todo o País (Coordenação Científica do Grupo de Acompanhamento e Avaliação) vêm trabalhando em diversas áreas, como modelagem numérica e sensoriamento remoto, avaliação de fatores bióticos e abióticos, avaliação de impactos socioeconómicos, e estudo das áreas protegidas, praias, mangues e recifes.
Em relação à presença do óleo nos oceanos, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q1047376 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha

A substância conhecida como clorofluorcarbono (CFC) é uma substância utilizada em "sprays" e circuitos de refrigeração de geladeira e de ar condicionado, etc. Essa substância, quando liberada no ambiente, ataca a atmosfera drasticamente.

O problema mais grave está ocorrendo sobre a Antártica, no pólo Sul. Nesse local, no início da primavera, uma camada da atmosfera praticamente some.

Segundo alguns cientistas, esse desequilíbrio irá causar, no futuro, um aumento das radiações ultravioletas que atingem a superfície da Terra e, dessa forma, um aumento na incidência de câncer de pele.

Assinale a opção que nomeia o problema ambiental descrito acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q978314 | Biologia, Ecologia e ciências ambientais, Professor de Ensino Fundamental II – Ciências, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2025

Todas as alternativas abaixo referem-se ao zooplâncton exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q1047029 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha

"Um importante avanço na indústria automobilística refere-se aos dispositivos chamados conversores catalíticos trifásicos. Esse aparelho, que substitui o cano de escape comum, converte cerca de 95% dos gases nocivos em produtos relativamente inofensivos. No Brasil, as primeiras levas de veículos com esse dispositivo chegaram ao mercado em 92".
(Scarlato e Pontim, "Do Nicho ao Lixo". Atual Edit. )

Esse conversor apresenta um problema a ser resolvido: ele transforma monóxido de carbono (CO) , que é altamente tóxico, em dióxido de carbono (CO2), que, embora seja bem menos tóxico, apresenta um efeito prejudicial de grande preocupação para a sociedade atual.

Assinale a opção que corresponde a este efeito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q1042181 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Um dos problemas atuais na perda de biodiversidade marinha é o branqueamento de corais, como pode ser observado no trecho da reportagem a seguir:

“O processo de branqueamento de corais no mar de Pernambuco vai se agravar em 2024, segundo pesquisadores da ONG Projeto Conservação Recifal, que monitora a costa do estado há 10 anos. Levantamentos recentes da ONG projetam uma perda de mais de 30% dos corais por branqueamento em 2024, superando o índice registrado no ano passado. De acordo com os cientistas, esse é o maior processo de morte dessas espécies já registrado no litoral brasileiro.”

FERREIRA, Gustavo. Branqueamento de corais: Pernambuco vai perder cerca de um terço das espécies em 2024, dizem pesquisadores. Disponível em: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2024/05/01/branqueamento-decorais-pernambuco-vai-perder-cerca-de-um-terco-das-especies-em-2024-dizempesquisadores.ghtml. Acesso em 28 jul. 2024.

Confrontados com essa realidade, os estudantes propuseram diferentes medidas para minimizar tal problema. Entre as práticas listadas a seguir, qual seria a mais adequada para alcançar esse objetivo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q1047375 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha

Se em um brejo, os sapos (I) e as rãs (II) forem exterminados, a quantidade de lagartas e insetos, como é o caso dos gafanhotos (III), aumentará muito e a vegetação (IV) da região acabará sofrendo sérios danos.

Considerando essas informações, assinale a opção em que os organismos I, II, III e IV, respectivamente, são classificados corretamente quanto ao hábito nutricional e a posição na cadeia alimentar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q1028270 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Perito em Biologia, MPU, FGV, 2025

Um determinado corpo d’água natural com águas paradas, sem corrente e com intensa interferência antrópica, apresenta excesso de nitratos e fosfatos derivados de efluentes domésticos e industriais, grande redução do oxigênio dissolvido, baixa transparência em seu espelho d’água, perda de biodiversidade e águas impróprias para o uso humano e animal. Com base nessas informações, é correto concluir que esse deve ser um ecossistema:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q1032170 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Perito em Biologia, MPU, FGV, 2025

A água central do Atlântico Sul é transportada pela Corrente do Brasil entre 200 e 500 m de profundidade, ao longo do talude continental e próximo à quebra da plataforma continental. É uma massa de água rica em nutrientes inorgânicos, com maiores concentrações de oxigênio. A interação e mistura entre as diferentes massas de água produzem regiões com grande abundância biológica que são as frentes oceanográficas como: frentes na quebra de plataforma; frentes de ressurgência; e frentes devido a plumas de rios, como em Cabo Frio, onde as plumas de ressurgência são consideradas um dos mais significantes mecanismos responsável pelo incremento da produção biológica na região. (Fonte: PEREIRA, M. D.; SCHETTINI, C. A. F.; OMACHI, C. Y. Caracterização de feições oceanográficas na plataforma de Santa Catarina através de imagens orbitais. Revista Brasileira de Geofísica, v. 27, n. 1, p. 81–93, jan. 2009. Adaptado) As frentes oceanográficas favorecem a produtividade líquida do ecossistema, pois são ricas em nutrientes como nitratos e fosfatos. Para o cálculo da produtividade líquida, expressa em gramas ou quilogramas de matéria orgânica seca por metro quadrado por ano, é preciso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.