Questões de Concursos Ecologia e Ciências Ambientais

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121Q1042178 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Um agricultor planeja pulverizar sua plantação de café com um inseticida de amplo espectro (capaz de eliminar uma variedade de larvas e insetos). Entretanto, existe a possibilidade de que o produto se espalhe até a área de uma reserva localizada ao redor de sua plantação, na região do cerrado pernambucano. De fato, determinadas flores da região dependem da polinização das abelhas para sua reprodução, assim como as abelhas dependem das flores para manter seu ciclo de vida. A partir das informações, indique qual a correta relação ecológica entre as flores e as abelhas e qual efeito poderia ser observado com a aplicação do inseticida na plantação vizinha à reserva.
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122Q1012562 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Biólogo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsecutivo, que versa sobre ecologia.

Os fluxos de energia unidirecionais nos ecossistemas demonstram que, nas cadeias alimentares, a energia é progressivamente perdida em cada nível trófico, devido à realização de trabalho pelos organismos e à baixa eficiência das transformações energéticas biológicas.

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123Q1042057 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Analista Ambiental, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O Brasil possui uma grande biodiversidade, incluindo grandes reservas de água doce e aproximadamente um terço das florestas tropicais no mundo. Nesse espaço, formaram-se vários biomas. Leia a descrição de um desses biomas a seguir

“Caracteriza-se por ser uma “savana tropical” onde a vegetação herbácea coexiste com várias espécies de árvores e arbustos esparsos. O solo é antigo, profundo, ácido e de baixa fertilidade, sendo rico em ferro e alumínio. Há muitas comunidades de mamíferos e invertebrados, além de uma importante diversidade de microorganismos, tais como fungos associados às plantas da região. Possui clima tropical com uma estação seca pronunciada. Topografia variando entre plana e suavemente ondulada.”
(Adaptado de “Biomas e Ecossistemas”, https://cesad.ufs.br)

O bioma descrito é o(a):
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124Q1028268 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Perito em Biologia, MPU, FGV, 2025

As equações de competição de Lotka-Volterra desempenham um papel muito importante na teoria ecológica moderna. Embora suas numerosas suposições não reais biologicamente revelem o inadequado da sua aplicação, elas têm contribuído substancialmente para o desenvolvimento de conceitos ecológicos como as forças de seleção opostas, chamadas estratégias r e K, propostas por MacArthur e Wilson e importantes no estudo de populações. Quando comparamos uma espécie que apresenta estratégia r com uma espécie que apresenta estratégia K, essa última deve ter, entre suas características:
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125Q1049885 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Biólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o item seguinte, no que se refere à fragmentação e à conservação do bioma Cerrado.

O uso de espécies exóticas adaptadas ao bioma Cerrado em sistemas agropastoris, como, por exemplo, a braquiária, raramente interfere nas relações ecológicas de áreas de Cerrado preservadas subjacentes a esses sistemas.

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126Q1016929 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Com referência à extração e ao manejo tradicional de produtos não madeireiros na Amazônia brasileira, julgue o item subsequente.

A coleta do cacho do açaí (Euterpe precatoria Mart.) é realizada no início da manhã por meio da escalada dos estipes da planta com o uso da técnica tradicional da peconha, seguida pelo corte dos cachos com facão.

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127Q1017276 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, em relação à modelagem do ciclo do carbono e do nitrogênio em agroecossistemas terrestres e vegetação natural nos biomas brasileiros.

A fixação biológica do nitrogênio por leguminosas pode substituir o uso de fertilizantes nitrogenados em determinados agroecossistemas, como no cultivo de soja.

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128Q1073415 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Técnico Ambiental, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

A Estação Ecológica Raso da Cataria, localizada na Bahia, possui uma área de 104.844,40 hectares e o seu bioma é marcado por uma vegetação arbustiva, incluindo mandacarus, xiquexiques, bromélias e cactos que servem como umas raras fontes de água em determinadas épocas do ano. O bioma encontrado na estação ecológica é:

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129Q1049884 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Biólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o item seguinte, no que se refere à fragmentação e à conservação do bioma Cerrado.

O estabelecimento de corredores ecológicos entre fragmentos de Cerrado preservados mitiga o efeito da fragmentação do bioma em relação às espécies que necessitam de uma grande área para sobreviver.

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130Q1049887 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Biólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o item seguinte, no que se refere à fragmentação e à conservação do bioma Cerrado.

O aumento de temperatura e a redução de umidade na borda de fragmento favorecem a colonização de espécies que toleram o efeito de borda, como no caso de espécies de anfíbios.

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132Q1042561 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Ciências, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Peixes conhecidos como “peixes-cirurgiões” se alimentam de algas e parasitas que vivem fixados aos cascos de tartarugas-verdes.

Essa relação, que beneficia os peixes e as tartarugas, pode ser classificada como

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133Q1017280 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito dos processos de transferência solo-planta-atmosfera, julgue o seguinte item.

A evapotranspiração corresponde à perda de água pela transpiração das folhas e pela evaporação direta de água do caule, das flores e dos frutos.

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134Q899196 | Biologia, Ecologia e ciências ambientais, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Uma das aplicabilidades práticas diretas da evolução biológica é propor e realizar programas de preservação de espécies, como o “Plano de ação para a conservação do mutum de Alagoas”, uma espécie fundamental para a dispersão de sementes na Zona da Mata Nordestina.

Disponível em: https://www.gov.br/icmbio/ptbr/assuntos/biodiversidade/pan/pan/pan-mutum-de-alagoas/1-ciclo/pan-mutumde-alagoas-livro.pdf ).

De acordo com os conceitos de evolução biológica, a unidade evolutiva fundamental para programas de conservação e estudos taxonômicos e genéticos é
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135Q1034382 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Área I, PC MG, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

Entre as etapas de investigação sugeridas no roteiro para exames em locais de crimes ambientais, estão a descrição da área, incluindo o bioma a que pertence, a presença de vegetação nativa e/ou exótica, informações sobre o clima, o solo etc. Além disso, é aconselhado o registro do número de árvores cortadas, da presença de espécies ameaçadas de extinção e de animais nativos etc.

DIAS FILHO, C.R & FRANCEZ, P. A. da C. (orgs). Introdução à Biologia Forense. Millenium, 2018. – Campinas-SP.

Considere uma investigação realizada em uma área de Cerrado. Com relação a esse bioma, avalie as afirmativas a seguir.

I. A vegetação arbórea e arbustiva do Cerrado stricto sensu caracteriza-se pelos troncos tortuosos, ramos retorcidos, súber espesso e folhas grossas.
II. Entre as espécies nativas, o buriti, o jatobá e ipê-amarelo estão presentes no extrato arbóreo, enquanto a braquiária e o capim-colonião estão no extrato herbáceo.
III. O Cerrado ocupa uma área relevante do Estado de Minas Gerais. Por abrigar inúmeras espécies endêmicas e em perigo de extinção, esse bioma é considerado um hotspot de biodiversidade.

Está correto o que se afirma em
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136Q1049886 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Biólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o item seguinte, no que se refere à fragmentação e à conservação do bioma Cerrado.

As alternativas de manejo da fauna do Cerrado ameaçadas de extinção, entre elas o tamanduá-bandeira, devem ser baseadas em estudos populacionais da espécie; entre estes, o levantamento da estrutura etária da população por meio de variáveis de taxas de mortalidade e natalidade.

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137Q1029422 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Professor de Ciências Naturais Física Biológica e Química, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Uma grande diversidade de hábitos alimentares dos morcegos está amplamente representada na Floresta Nacional (Flona) de Carajás. Segundo os registros disponíveis, vinte e três espécies de morcegos possuem hábitos frugívoros, vinte espécies caçam insetos em voo, dezesseis espécies caçam artrópodes pousados em substratos (os “catadores de insetos”), nove espécies se alimentam de néctar, duas espécies são hematófagas, duas espécies são insetívoras catadores de insetos e/ou carnívoras e duas são insetívoras catadores ou onívoras e uma única espécie é essencialmente carnívora.

(Fauna da Floresta Nacional de Carajás - estudos sobre vertebrados terrestres, 2012. Adaptado.)

De acordo com o texto, na Floresta Nacional de Carajás, o número de espécies de morcegos que ocupam exclusivamente o segundo nível trófico é igual a
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138Q1016651 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativo à ciclagem de carbono e de nutrientes.

A adição de fontes de carbono e nitrogênio no solo aumenta a atividade microbiana e acelera a mineralização da matéria orgânica, porém pode aumentar a imobilização de nitrogênio na microbiomassa, resultando em um efeito priming negativo.

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139Q986786 | Biologia, Ecologia e ciências ambientais, Professor Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, Prefeitura de Vanini RS, OBJETIVA, 2025

A unidade temática “vida e evolução” (ciências da natureza) propõe o estudo de questões relacionadas aos seres vivos. Nos anos iniciais, as características dos seres vivos são trabalhadas a partir:

I. Das ideias, representações, disposições emocionais e afetivas que os alunos trazem para a escola.
II. Do reconhecimento das relações que ocorrem na natureza. Evidencia-se a participação do ser humano nas cadeias alimentares e como elemento modificador do ambiente.

Está CORRETO o que se afirma:
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