Questões de Concursos Ecologia e Ciências Ambientais

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141Q1061318 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação à biorremediação e à ecologia microbiana do solo, julgue o item seguinte.

A atividade microbiana no solo é predominantemente quimioautotrófica, e a velocidade de decomposição dos substratos depende da complexidade de sua cadeia carbônica.

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142Q1028119 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

A importância de conservar as espécies vegetais e da fauna vai muito além do fato de manter a diversidade nos ambientes naturais. As relações que as espécies mantêm entre si demonstram o quanto a conservação é importante. No entanto, para estudar a diversidade de espécies e atuar no sentido de sua conservação, é preciso diferenciar alguns conceitos.
Em ecologia, o conceito de população é definido como:
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143Q1016653 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativo à ciclagem de carbono e de nutrientes.

Durante a degradação de macromoléculas, os monômeros são liberados e absorvidos pelas células microbianas, que os metabolizam e os convertem em formas inorgânicas, no processo chamado de mineralização, o que ocorre simultaneamente à imobilização de nutrientes minerais para a microbiota decompositora.

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144Q1012560 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Biólogo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsecutivo, que versa sobre ecologia.

Em uma cadeia alimentar iniciada por vegetais vivos, os produtores são representados principalmente pelos fanerógamos nos ecossistemas terrestres; pteridófitas e briófitas desempenham papel apenas acessório na produção de matéria orgânica; além disso, os vegetais clorofilados apenas acumulam energia, não sendo responsáveis por sua transformação em energia química.

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145Q1017174 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Pesquisador Área Ciências Agrárias Subárea Ecologia, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Com referência à conservação da biodiversidade, julgue o item que se segue.

O conceito de hotspots de biodiversidade foi desenvolvido para identificar áreas com alta diversidade biológica sujeitas a altos níveis de ameaça de extinção.

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148Q1060450 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Fiscal Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Em ecologia, uma espécie estenoécia é aquela
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149Q1021321 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Biólogo, EBSERH, IBFC, 2022

Dos Deveres Profissionais do Biólogo. Art. 6º São deveres profissionais do Biólogo. Parte dos deveres profissionais do Biólogo estão listados a seguir. Sobre o exposto, analise as afirmativas.
I. Cumprir e fazer cumprir o Código de Ética, bem como os atos e normas emanadas dos Conselhos Federal e Regionais de Biologia.
II. Manter-se em permanente aprimoramento técnico e científico, de forma a assegurar a eficácia e qualidade do seu trabalho visando uma efetiva contribuição para o desenvolvimento da Ciência, preservação e conservação de todas as formas de vida.
III. Exercer sua atividade profissional com dedicação, responsabilidade, diligência, austeridade e seriedade, não assumindo responsabilidades para as quais esteja capacitado, e se associando a empreendimento ou atividade que não se coadune com os princípios de ética deste Código e praticando e permitindo a prática de atos que comprometam a dignidade profissional.
IV. Contribuir para a melhoria das condições gerais de vida, intercambiando os conhecimentos adquiridos através de suas pesquisas e atividades profissionais.
V. Contribuir para a educação da comunidade através da divulgação de informações cientificamente corretas sobre assuntos de sua especialidade, notadamente aqueles que envolvam riscos à saúde, à vida e ao meio ambiente.
VI. Não responder pelos conceitos ou opiniões que emitir e pelos atos que praticar, identificando-se com o respectivo número de registro no CRBio na assinatura de documentos elaborados no exercício profissional, quando pertinente.

Estão corretas as afirmativas.
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150Q1017272 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de modelagem biogeoquímica, julgue o próximo item.

Os modelos biogeoquímicos baseiam-se exclusivamente em equações diferenciais para descrever os processos ambientais.

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151Q1061320 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação à biorremediação e à ecologia microbiana do solo, julgue o item seguinte.

A biorremediação consiste na utilização de plantas ou microrganismos para reduzir poluentes ambientais.

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152Q1016654 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da emissão de gases de efeito estufa no solo, julgue o item subsequente.

A emissão de N₂O ocorre por amonificação em ambientes aerados, a partir da oxidação do amônio por bactérias quimioautotróficas, e por desnitrificação, realizada por bactérias heterotróficas anaeróbias facultativas.

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153Q1012563 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Biólogo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsecutivo, que versa sobre ecologia.

Ao final do processo de sucessão ecológica, a comunidade clímax é predominantemente composta por espécies cujas estratégias ecológicas incluem crescimento acelerado, baixa tolerância à limitação luminosa, maturação precoce do aparato reprodutivo e reduzido aporte energético à prole, características que conferem a essas espécies vantagem competitiva e estabilidade ecológica.

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154Q1028259 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Perito em Biologia, MPU, FGV, 2025

O descarte irregular de embalagens de agrotóxicos em uma propriedade rural ocasionou a punição de um fazendeiro. No local foram encontradas dezenas de embalagens plásticas de agrotóxicos vazias, amontoadas próximo ao córrego que atravessa a propriedade. De acordo com a Lei nº 14.785/2023, que dispõe sobre o destino final das embalagens de agrotóxicos, aquelas feitas de material rígido que contiverem formulações miscíveis ou dispersíveis em água, após o uso, devem ser submetidas:
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155Q1031594 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Algumas serpentes são especializadas em sua dieta, alimentandose exclusivamente de um item alimentar. Por exemplo, a cobra dormideira Dipsas catesbyi, encontrada na Floresta Nacional de Carajás, se alimenta unicamente de pequenos moluscos, como lesmas e caracóis.

Fauna da Floresta Nacional de Carajás - estudos sobre vertebrados terrestres, 2012. Adaptado.

Assinale a opção que apresenta, corretamente, a cadeia alimentar da qual faz parte a cobra dormideira.
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156Q1017270 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de modelagem biogeoquímica, julgue o próximo item.

A modelagem biogeoquímica pode integrar fatores físicos, químicos e biológicos para prever mudanças ambientais.

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157Q1032887 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Habilitação Biologia, SEDUC MT, FGV, 2025

Durante um debate sobre o impacto humano nos sistemas naturais, com os estudantes do Ensino Médio do estado do Mato Grosso do Sul, o professor de Biologia busca exemplos deste impacto sobre os sistemas locais e observa que os estudantes:

- Associam a degradação ambiental apenas a grandes cidades, subestimando problemas locais, como a expansão de pastagens sobre o Pantanal e o assoreamento de rios do Cerrado.
- Não relacionam práticas agropecuárias intensivas (ex.: monocultura de soja e criação de gado) a impactos integrados no solo (compactação), água (contaminação por agrotóxicos) e biodiversidade (perda de polinizadores).
- Ignoram o papel de políticas públicas estaduais, como o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), na mediação entre produção e conservação.

Qual estratégia instrucional promove o pensamento crítico sobre os impactos humanos nos sistemas naturais, considerando a realidade sul-mato-grossense?
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158Q1017037 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação a manejo e uso da vegetação nativa dos biomas brasileiros, julgue o próximo item.

A produção de fibras naturais da carnaúba no semiárido nordestino tem alto impacto negativo no meio ambiente devido à necessidade do corte intensivo das plantas.

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159Q1017050 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação a dendrocronologia, julgue o item a seguir.

A dendrocronologia é útil nos estudos acerca das características anatômicas da madeira de árvores multisseculares, como as imbuias (Ocotea sp.), que atualmente encontram-se na lista nacional de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção.

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160Q1032924 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Habilitação Ciências, SEDUC MT, FGV, 2025

Alguns estudantes do Ensino Fundamental comentaram com o professor, em sala de aula, sobre uma notícia que tinham visto nos telejornais no dia anterior: o ataque fatal de uma onçapintada a um caseiro no Pantanal. O professor aproveitou o comentário dos estudantes para propor uma atividade didática sobre dinâmicas ecológicas no Pantanal. Os estudantes deveriam simular, com recursos visuais (massinhas, bonecos ou desenhos), uma teia alimentar envolvendo cinco espécies locais: onça-pintada, jacaré, capivara, cateto e peixes e, baseados nessa teia alimentar, e considerando o impacto da ação de pescadores nas populações locais de peixes, deveriam elaborar uma hipótese para o aumento de ataques ao ser humano em cenários de diminuição das presas naturais.

Essa atividade proposta pelo professor deve:
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