Questões de Concursos Economia Internacional na Atualidade

Resolva questões de Economia Internacional na Atualidade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q974447 | Atualidades, Economia Internacional na Atualidade, Auxiliar de Serviços Gerais, TJBA, CEFET BA

No espaço econômico globalizado, deve-se levar em conta a existência da regionalização, sobre a qual se pode afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q967668 | Atualidades, Economia Internacional na Atualidade, Conhecimentos Básicos, TCU, CESPE CEBRASPE

Segundo o economista francês Thomas Piketty, autor do best-seller O Capital no Século XXI, “A combinação de inflação mínima e grandes superávits primários — ou seja, de arrecadação de impostos em valor superior ao dos gastos públicos — durante décadas pode funcionar, mas leva um longo tempo. Essa estratégia não foi adotada pela Alemanha e pela França — felizmente — após a Segunda Guerra Mundial, quando tinham uma dívida pública maior do que a atual dívida da Grécia. Recorreu-se, nesses casos, à inflação e a medidas excepcionais, mas também se recorreu à reestruturação da dívida, e toda a dívida da Alemanha foi anulada em 1953. É incrível que hoje digam à Espanha e à Grécia que a única solução é devolver até o último euro, quando se sabe que isso não vai funcionar”.

Internet:<exame.abril.com.br> (com adaptações)

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir.

Este ano, o governo grego exigiu da Alemanha o pagamento de 279 bilhões de euros como reparação pela ocupação nazista da Grécia durante a Segunda Guerra Mundial. No atual contexto de crise econômica, sendo a Alemanha uma das principais credoras da Grécia e país-sede do Banco Central Europeu, tal exigência se coloca como uma arma retórica frente à opinião pública, com a intenção de forçar uma situação na qual moralmente ninguém possa exigir do governo grego o pagamento de suas dívidas, já que ninguém espera que tal valor seja de fato repassado à Grécia.

  1. ✂️
  2. ✂️

43Q965110 | Atualidades, Economia Internacional na Atualidade, Polo de Tecnologia da Informação, Caixa, CESPE CEBRASPE

Em documento recentemente divulgado, a União Europeia manifestou-se a favor de uma governança da Internet mais “inclusiva, transparente e multilateral”. A declaração vem na esteira de revelações sobre as atividades de espionagem realizadas pelo governo norte-americano. Dados vazados pelo analista Edward Snowden expuseram o monitoramento de chefes de Estado e o amplo acesso à movimentação de internautas pela Agência Nacional de Segurança dos EUA.
Governança em rede.In:Folha de S.Paulo.15/2/2014. p. A2 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto como referência inicial e considerando a amplitude do tema por ele abordado, julgue o item que se segue.
Conforme as denúncias de Edward Snowden, a espionagem eletrônica norte-americana alcançou os chefes de Estado de todo o mundo, ressalvados apenas aqueles que pertenciam aos países considerados amigos por Washington.
  1. ✂️
  2. ✂️

44Q974441 | Atualidades, Economia Internacional na Atualidade, Auxiliar de Serviços Gerais, TJBA, CEFET BA

"A globalização indica um potencial crescente de comunicação e conexão entre as estruturas econômicas, culturais e políticas dos vários países do mundo. Esse processo, no entanto, se manifesta de forma desigual." (BARBOSA, Alexandre de Freitas. O mundo globalizado. São Paulo: Contexto, 2003 p. 16.).

Na prática, a desigualdade de que trata o texto é revelada pela afirmativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.