Início

Questões de Concursos Economia Internacional na Atualidade

Resolva questões de Economia Internacional na Atualidade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q965106 | Atualidades, Economia Internacional na Atualidade, Polo de Tecnologia da Informação, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Enquanto o Brasil faz investimentos bilionários no pré-sal e os EUA avançam a passos largos na exploração de gás não convencional, a matriz energética mundial tende a ficar mais limpa nos próximos vinte anos. Contudo, apesar do forte avanço de fontes renováveis, como a eólica e a solar, especialistas do setor acreditam que o petróleo permanecerá sendo a principal fonte energética do mundo ainda por muitos anos. O Globo, 16/2/2014, p. 42 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes do atual estágio da economia mundial, julgue o item a seguir.
Os EUA buscam, com o investimento na produção de gás não convencional, recuperar a posição de maior economia do planeta, atualmente ocupada, alternadamente, pela China e pela União Europeia, que, em conjunto, respondem por quase 80% do comércio mundial.
  1. ✂️
  2. ✂️

42Q967669 | Atualidades, Economia Internacional na Atualidade, Conhecimentos Básicos, TCU, CESPE CEBRASPE

Segundo o economista francês Thomas Piketty, autor do best-seller O Capital no Século XXI, “A combinação de inflação mínima e grandes superávits primários — ou seja, de arrecadação de impostos em valor superior ao dos gastos públicos — durante décadas pode funcionar, mas leva um longo tempo. Essa estratégia não foi adotada pela Alemanha e pela França — felizmente — após a Segunda Guerra Mundial, quando tinham uma dívida pública maior do que a atual dívida da Grécia. Recorreu-se, nesses casos, à inflação e a medidas excepcionais, mas também se recorreu à reestruturação da dívida, e toda a dívida da Alemanha foi anulada em 1953. É incrível que hoje digam à Espanha e à Grécia que a única solução é devolver até o último euro, quando se sabe que isso não vai funcionar”.

Internet:<exame.abril.com.br> (com adaptações)

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir.


Embora o resultado do recente referendo grego acerca do ajuste econômico tenha sido classificado por órgãos da imprensa como surpreendente, diversos países europeus experimentaram manifestações contra as medidas econômicas de austeridade nas semanas anteriores ao pleito realizado na Grécia.
  1. ✂️
  2. ✂️

43Q965110 | Atualidades, Economia Internacional na Atualidade, Polo de Tecnologia da Informação, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Em documento recentemente divulgado, a União Europeia manifestou-se a favor de uma governança da Internet mais “inclusiva, transparente e multilateral”. A declaração vem na esteira de revelações sobre as atividades de espionagem realizadas pelo governo norte-americano. Dados vazados pelo analista Edward Snowden expuseram o monitoramento de chefes de Estado e o amplo acesso à movimentação de internautas pela Agência Nacional de Segurança dos EUA.
Governança em rede.In:Folha de S.Paulo.15/2/2014. p. A2 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto como referência inicial e considerando a amplitude do tema por ele abordado, julgue o item que se segue.
Conforme as denúncias de Edward Snowden, a espionagem eletrônica norte-americana alcançou os chefes de Estado de todo o mundo, ressalvados apenas aqueles que pertenciam aos países considerados amigos por Washington.
  1. ✂️
  2. ✂️

44Q974441 | Atualidades, Economia Internacional na Atualidade, Auxiliar de Serviços Gerais, TJBA, CEFET BA

"A globalização indica um potencial crescente de comunicação e conexão entre as estruturas econômicas, culturais e políticas dos vários países do mundo. Esse processo, no entanto, se manifesta de forma desigual." (BARBOSA, Alexandre de Freitas. O mundo globalizado. São Paulo: Contexto, 2003 p. 16.).

Na prática, a desigualdade de que trata o texto é revelada pela afirmativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.