Questões de Concursos Educação

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11Q723669 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Educação, Administrador, ELETROACRE AC, MAKIYAMA

Nasceu em 8 de fevereiro de 1958, na colocação Breu Velho do Seringal Bagaço, a 70 quilômetros de Rio Branco. No Brasil, ela já coleciona mais de 50 títulos e comendas dos mais cobiçados, oferecidos por entidades políticas, de pesquisas, governamentais e não governamentais, militares, ambientalistas e literárias, em vários estados brasileiros. Em 2007, figurou entre as "MULHERES GUERREIRAS", título oferecido pelo Ministério da Previdência Social e Ministério do trabalho e Emprego em comemoração do Dia Internacional da Mulher. O nome desta acreana ilustre é

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12Q429940 | Direito Constitucional, Educação, Inspetor de Alunos, Prefeitura de Natividade RJ, CONSULPLAN

De acordo com a Constituição Federal, art. 208, NÃO se pode afirmar que: “o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de...”
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13Q59881 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Educação, CESPE CEBRASPE

A propósito dos padrões educacionais e de saúde no Brasil, julgue os itens a seguir.

A educação média e tecnológica no Brasil é suficiente para a garantia da empregabilidade com bons salários e renda elevada.
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14Q721928 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Educação, Técnico Administrativo, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES

Em 2000, durante a Cúpula do Milênio, os países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) firmaram um pacto que ficou conhecido como a Declaração do Milênio, que é um compromisso universal com a erradicação da pobreza e com a sustentabilidade do Planeta, traduzido em oito metas – os 8 Objetivos do Milênio (ODM) – a serem alcançadas pelas nações até o ano de 2015. No Brasil, essas metas também são chamadas de “8 Jeitos de Mudar o Mundo”. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa que apresenta corretamente dois desses objetivos.
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15Q223669 | Direito Constitucional, Educação, Procurador do Estado, PGE MT, FCC

Ao disciplinar os papéis de Estado e sociedade na garantia do direito à educação, a Constituição da República estabelece que
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16Q433976 | Direito Constitucional, Educação, Operacional Administrativo, FCP, AOCP

De acordo com o artigo 216, da Constituição Federal de 1988, constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem

I. as formas de expressão.

II. os modos de criar, fazer e viver.

III. as criações científicas, artísticas e tecnológicas.

IV. as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artísticoculturais.

V. os conjuntos urbanos e sítios apenas de valor histórico.

É correto o que está contido em

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17Q59884 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Educação, CESPE CEBRASPE

A baixa escolaridade atrasa o diagnóstico do câncer e reduz as chances de cura. É o que demonstra um estudo do Hospital do Câncer de São Paulo, que analisou a taxa de sobrevida de 2.741 pacientes adultos nos últimos três anos. Essa taxa indica a probabilidade de estar vivo no período de realização da pesquisa. O estudo, inédito no país, mostra que, entre os que descobriram a doença em fase mais avançada, 61% estudaram até a 8.ª série do ensino fundamental. O restante tinha concluído o ensino médio ou o superior. O peso da escolaridade no diagnóstico precoce fica bem claro no câncer de mama, o que mais mata as brasileiras: 73,3% das mulheres que detectaram o tumor em estágio inicial tinham o ensino médio ou o superior completo.

Folha de S. Paulo, 15/6/2004, p. C1 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos a ele ligados, julgue os itens subseqüentes.
No Brasil, milhões de crianças estão fora da escola, mesmo no ensino fundamental, por falta de escolas e de professores.
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18Q447231 | Direito Constitucional, Educação, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual PE, FCC, 2018

A qualidade social da educação deve considerar as dimensões intra e extraescolares que afetam as condições de ensino e aprendizagem. São dimensões extraescolares:
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19Q437892 | Direito Constitucional, Educação, Advogado, Ordem dos Advogados do Brasil, FGV

José, internado em um hospital público para tratamento de saúde, solicita a presença de um pastor para lhe conceder assistência religiosa. O pedido, porém, é negado pela direção do hospital, sob a alegação de que, por se tratar de instituição pública, a assistência não seria possível em face da laicidade do Estado. Inconformado, José consulta um advogado. Após a análise da situação, o advogado esclarece, com correto embasamento constitucional, que
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20Q447488 | Direito Constitucional, Educação, Consultor Legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, FCC, 2018

Os fins da educação escolar expressos na Constituição da República Federativa Brasileira são:
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