Início

Questões de Concursos Educação

Resolva questões de Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q448369 | Direito Constitucional, Educação, Nutricionista, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

A educação brasileira é direito de todos e dever
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

462Q265682 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Educação, Todos os Cargos, TCE RS, FMP RS

A literatura econômica tem revelado a importância da inovação para o desenvolvimento de um país. Para inovar, um país precisa fundamentalmente de educação. Nesse aspecto, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

463Q721895 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Educação, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da realidade social brasileira atual, principalmente aspectos referentes à educação, julgue os itens seguintes.

A educação básica, formada pela educação infantil e pelos ensinos fundamental e médio, segundo previsão constitucional, é obrigatória, sendo gratuita nas escolas mantidas pelo poder público. Nas instituições privadas, a gratuidade abrange os que, comprovadamente, não possam arcar com os custos da anuidade escolar.

  1. ✂️
  2. ✂️

464Q721825 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Educação, Analista em Tecnologia da Informação, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, MSConcursos

Em relatório divulgado em 2011, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) classifica o Brasil na 84ª posição entre 187 países avaliados pelo IDH, Índice de Desenvolvimento Humano. Esse índice é usado como referência da qualidade de vida e desenvolvimento sem se prender apenas a índices econômicos. No cálculo do IDH,são avaliados alguns indicadores, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

465Q434920 | Direito Constitucional, Educação, Técnico Educacional, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes com relação à educação na Constituição Federal.

O atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência deve ser feito, preferencialmente, em estabelecimentos da rede regular de ensino.

  1. ✂️
  2. ✂️

466Q430616 | Direito Constitucional, Educação, Assistente de Alunos, IFB BA, FUNRIO

De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil (1988), a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino, sendo que a educação básica Pública atenderá prioritariamente ao ensino
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

467Q432206 | Direito Constitucional, Educação, Procurador, Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos SP, Meritum Concursos

Ao tratar do direito à educação, a Constituição Federal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

468Q440024 | Direito Constitucional, Educação, Procurador Federal da Segunda Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

A CF estabelece que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, a ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, tendo por finalidade o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Ela enfatiza a obrigatoriedade do ensino fundamental e sua gratuidade nos estabelecimentos da rede escolar pública, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria. Quanto à educação superior, a CF define as universidades como instituições dotadas de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, subordinadas ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Depois de prolongada e complexa tramitação no Congresso Nacional, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) foi finalmente aprovada e sancionada em dezembro de 1996. Uma das características marcantes dessa lei é a margem de autonomia que confere aos sistemas de ensino e às próprias escolas, chegando a oferecer alternativas para a organização das atividades escolares.

Tendo as informações acima como referência inicial e considerando aspectos legais concernentes à educação brasileira, julgue os itens que se seguem.

Programas como o de transporte e o de alimentação escolar (merenda), bem como o do livro didático, são políticas públicas respaldadas pela CF, que identifica como dever do Estado com a educação o atendimento ao educando, no ensino fundamental, por meio de programas suplementares.

  1. ✂️
  2. ✂️

469Q428858 | Direito Constitucional, Educação, Analista Contábil, MEC, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens com base na Constituição Federal de 1988 (CF) e no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF). A União pode fixar piso salarial nacional para profissionais do magistério da educação básica por meio de lei federal, porém a norma não será aplicável aos profissionais do magistério servidores dos estados, dos municípios e do Distrito Federal (DF), sob pena de infringência ao pacto federativo, notadamente à autonomia administrativa e financeira dos membros da Federação.
  1. ✂️
  2. ✂️

470Q436926 | Direito Constitucional, Educação, Técnico Social, CEHAP PB, CESPE CEBRASPE

Segundo a Constituição Federal, o Plano Nacional de Educação deverá articular as ações do poder público para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

471Q424557 | Direito Constitucional, Educação

A constituição federal de 1.988 define que os estados, municípios e distrito federal aplicarão 25% da receita resultante de impostos, proveniente de transferência, na manutenção e desenvolvimento do ensino. Qual artigo da constituição mostra esta definição?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

472Q435330 | Direito Constitucional, Educação, Defensor Público de Entrância Inicial, DPE CE, FCC

O Título VIII da Constituição (Da Ordem Social) dedica específica disciplina ao Sistema Nacional de Cultura. Nesse sentido, relaciona os princípios que o regem. Entre eles encontram-se os seguintes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

473Q438232 | Direito Constitucional, Educação, Analista Judiciário, TJ MA, ESAG

Conforme a Constituição Brasileira a União organizará e financiará o sistema federal de ensino e o dos Territórios, e prestará assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritário à escolaridade obrigatória. Ainda é correto afirmar que de acordo com a Constituição Brasileira os Municípios atuarão prioritariamente no:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

474Q427321 | Direito Constitucional, Educação, Administrador, MDS, CESPE CEBRASPE

A respeito do direito brasileiro, julgue os itens que se seguem.

É dever do Estado brasileiro manter programas suplementares de alimentação voltados para crianças matriculadas na rede pública de ensino fundamental.

  1. ✂️
  2. ✂️

475Q721214 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Educação, Auxiliar de Serviços Gerais, TJ BA, CEFETBAHIA

Em 1992, a cidade do Rio de Janeiro sediou a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, em que foi definida uma proposta de como alcançar o desenvolvimento sustentável, denominada Agenda 21. Entre os temas-chave da Agenda 21 Global, estão a educação e o desenvolvimento individual, com o apelo para que governos e instituições da sociedade promovam programas educacionais que conscientizem os indivíduos sobre a importância de se pensar nos problemas comuns a toda a humanidade.

Para que se alcance esse objetivo, é preciso

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

476Q445513 | Direito Constitucional, Educação, Procurador do Muncípio, Prefeitura de Fortaleza CE, CESPE CEBRASPE

Acerca de assuntos relacionados à disciplina da saúde e da educação na CF, julgue os itens que se seguem. Os municípios devem atuar prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil, ao passo que os estados devem atuar prioritariamente no ensino fundamental e no médio.
  1. ✂️
  2. ✂️

477Q431724 | Direito Constitucional, Educação, Técnico em Financiamento, FNDE, CESPE CEBRASPE

Acerca da educação profissional e tecnológica, julgue os itens que se seguem.

Cabe às instituições de educação profissional oferecer especificamente cursos regulares de educação profissional e tecnológica, condicionando suas matrículas ao nível de escolaridade dos educandos.

  1. ✂️
  2. ✂️

478Q444787 | Direito Constitucional, Educação, FADESP, 2020

A Constituição Federal Brasileira define que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família e que esse dever estatal será efetivado mediante algumas garantias, entre as quais a(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

479Q430507 | Direito Constitucional, Educação, Procurador Federal, AGU, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à revalidação de diploma obtido no estrangeiro e à cobrança de taxas em estabelecimentos públicos de ensino, julgue o item a seguir.

Tendo em vista que, de acordo com súmula vinculante editada pelo STF, a cobrança de taxa de matrícula nas universidades públicas viola dispositivo da CF, é correto concluir que a cobrança, por instituição pública de ensino superior, de taxa para revalidar diploma de graduação obtido no exterior é inconstitucional.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.