Questões de Concursos Educação Especial

Resolva questões de Educação Especial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q891143 | Pedagogia, Educação Especial, Assistente de Alunos, UFCSPA RS, FUNDATEC, 2024

Um dos públicos-alvo da educação especial são os alunos com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q910600 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Especialista, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Marque a alternativa CORRETA. Constituem-se Leis e Dispositivos Legais históricos da Educação Especial:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q994825 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Na educação especial, o uso de recursos tecnológicos, de mídia e de educomunicação é fundamental para promover a inclusão e o desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais especiais. Assinale a alternativa que identifica corretamente os recursos comumente utilizados na educação especial, considerando suas características e objetivos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q891146 | Pedagogia, Educação Especial, Assistente de Alunos, UFCSPA RS, FUNDATEC, 2024

Qual documento da escola deve institucionalizar a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), prevendo na sua organização a operacionalização da sala de recursos multifuncionais e o plano geral do AEE?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q902412 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

A deficiência não deve ser vista como algo puramente médico (modelo médico) e nem como algo puramente social (modelo social), sendo necessário uma abordagem mais equilibrada que considere adequadamente os diferentes aspectos da deficiência. A partir dessa ideia, a deficiência é compreendida como uma interação dinâmica entre problemas de saúde e fatores contextuais, tanto pessoais quanto ambientais, num modelo biológico-psíquico-social ou, simplesmente, biopsicossocial. Assinale a alternativa que está em consonância com o preâmbulo da Convenção Internacional acerca dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q907276 | Pedagogia, Educação Especial, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

A educação deve garantir a plena aprendizagem e o total acesso a todas as crianças e jovens, independentemente de sua situação socioeconômica, seu local de nascimento, seu gênero e de ter ou não deficiência. Assim, um ensino de qualidade é aquele que, em suma, é para todos. Nesse sentido, a educação especial concentra seus esforços em atender às necessidades específicas dos alunos no contexto educacional e em apresentar uma abordagem mais abrangente na escola, orientando a criação de redes de apoio, programas de formação contínua, identificação de recursos e serviços, bem como o fomento de práticas colaborativas. Diante de tal, os estudos mais recentes no campo da educação especial enfatizam que as definições e o uso de classificações devem ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q994829 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é uma estratégia fundamental para garantir a inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no sistema de ensino regular. Com base no AEE, assinale a alternativa que apresenta corretamente os serviços oferecidos por esse atendimento no contexto da educação inclusiva:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q891149 | Pedagogia, Educação Especial, Assistente de Alunos, UFCSPA RS, FUNDATEC, 2024

Sobre o AEE na Educação Básica, são feitas as seguintes afirmações:

1. Disponibiliza programas de enriquecimento curricular, o ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização, ajudas técnicas e tecnologia assistiva, entre outros.

2. Tem início no Ensino Fundamental, onde se desenvolvem as bases necessárias para a construção do conhecimento e seu desenvolvimento global.

3. Na Educação Básica, o AEE é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, devendo ser ofertado de forma obrigatória pelos sistemas de ensino.

4. Deve ser realizado exclusivamente no mesmo turno ao da classe comum, na própria escola ou em centro especializado que realize esse serviço educacional.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q911373 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Ao longo dos séculos, houveram inúmeros esforços para se criar um método em que os deficientes visuais pudessem ler e escrever de forma sistemática, porém, o sistema onde as pessoas cegas tiveram seu processo de leitura e escrita assegurados aconteceu somente com a regulamentação em 1825, através da criação do sistema Braille, por Louis Braille.

O Sistema Braille é conhecido universalmente como código ou meio de leitura e escrita das pessoas cegas. Baseia-se na combinação de 63 pontos que representam as letras do alfabeto, os números e outros símbolos gráficos. Sendo assim, uma Cela Braille é composta por quantos pontos?
Fonte: OLIVEIRA, Josélia De Jesus Araujo Braga De. MELO, José Carlos De. 2019.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q896270 | Pedagogia, Educação Especial, Assistente Social, Prefeitura de Aragoiânia GO, Itame, 2024

São áreas inerentes às Altas Habilidades/Superdotação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q911375 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

A Política Nacional de Educação Especial (1994) define como portadores de altas habilidades / superdotados os educandos que apresentarem notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica especifica; pensamento criativo ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para artes e capacidade psicomotora. Qual tipo específico que apresenta flexibilidade e fluência de pensamento, capacidade de pensamento abstrato para fazer associações, produção ideativa, rapidez do pensamento, compreensão e memória elevada, capacidade de resolver e lidar com problemas?
Fonte : portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/altashabilidades.pdf pgs 12 e 13
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q904982 | Pedagogia, Educação Especial, Psicólogo, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Ao considerar as necessidades especiais na aprendizagem, é imperativo que o corpo docente revise suas concepções e redefina seus objetivos para incluir a aceitação das diferenças. Dessa forma, será possível destacar, em cada aluno, suas qualidades desejáveis, ao invés de acentuar suas inadequações em determinadas tarefas. A partir da afirmação, assinale a alternativa que reflete mais precisamente a abordagem recomendada para o corpo docente em relação aos alunos com necessidades especiais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q905496 | Pedagogia, Educação Especial, CEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

O atendimento educacional especializado – AEE – deve ser ofertado sem fins lucrativos e precisa constar no projeto políticopedagógico da escola de ensino regular. Bem como necessita contemplar em sua organização:


I- Sala de recurso multifuncional e matrícula do aluno AEE.


II- Plano do AEE e professor para exercício da docência.


III- Profissionais da educação, como: tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais.


IV- Redes de apoio: no âmbito da atuação intersetorial, da formação docente, do acesso a recursos, serviços e equipamentos, entre outros que contribuam para a realização do AEE.


É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q905497 | Pedagogia, Educação Especial, CEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Nas Diretrizes Operacionais para o atendimento educacional especializado, discute-se sobre a necessidade de o professor ter formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica na educação especial na modalidade inicial ou continuada.


A este respeito, marque a alternativa que apresenta competência(s) devida(s) ao professor de AEE.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q910366 | Pedagogia, Educação Especial, Psicopedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Segundo a Cartilha da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2023), a Educação Especial é uma modalidade de educação escolar transversal às outras etapas, níveis e modalidades, tendo como público os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as formas de integração a seus respectivos conceitos, conforme descrito por Coll, Marchesi e Palácios, na obra “Desenvolvimento Psicológico e Educação” (2004).

COLUNA I
1. Integração física
2. Integração social
3. Integração funcional
COLUNA II
(    ) Os alunos de escolas públicas da Educação Especial participam, em tempo parcial ou completo, na forma de compartilhamento, simultaneidade e cooperação nas classes de ensino comum e incorporam‑se à dinâmica da escola.
(    ) As unidades ou classes especiais na escola regular, em que os alunos escolarizados nelas realizam algumas atividades comuns com os demais colegas, como jogos e atividades extraescolares.
(    ) As classes ou unidades de Educação Especial são inseridas na escola regular, mas continuam mantendo uma organização independente, embora possam compartilhar alguns lugares, como o pátio ou o refeitório.

Assinale a sequência correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q988706 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Conforme previsto na Política Nacional de Educação Especial (2008), as unidades educativas que se configuram polos para o exercício do Atendimento Educacional Especializado (AEE), dispõem de Salas de Recursos Multifuncionais para esse fim, chamadas de Salas Multimeios. Os professores da Educação Especial atuam nesses locais e, de acordo com a demanda de estudantes com surdez por unidade educativa, também são disponibilizados professores itinerantes de LIBRAS para oferecer atendimento. Sabendo disso, assinale a alternativa que representa o público da Educação Especial, segundo a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q892450 | Pedagogia, Educação Especial, Monitor Escolar, Prefeitura de Abadiânia GO, FUNATEC, 2024

Por que a formação dos monitores pode ser considerada inadequada, segundo alguns doutrinadores:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q890915 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Assinale a única assertiva que não representa um dos objetivos do atendimento educacional especializado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q887588 | Pedagogia, Educação Especial, Assistente de Sala, Prefeitura de Senhor do Bonfim BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

São objetivos do atendimento educacional especializado, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q890916 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

A União prestará apoio técnico e financeiro aos sistemas públicos de ensino dos Estados, Municípios e Distrito Federal, e a instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, com a finalidade de ampliar a oferta do atendimento educacional especializado aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede pública de ensino regular. Esse apoio técnico e financeiro contemplará as seguintes ações, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.