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Questões de Concursos Educação Especial Inclusiva

Resolva questões de Educação Especial Inclusiva comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


31Q327740 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito do plano de AEE, assinale a opção correta.
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32Q323735 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

As características de um currículo que pode ser eficiente para crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência incluem
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33Q320401 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Pedagogo, Universidade Estadual da Paraíba PB, 2017

Sobre Educação a Distância, podemos afirmar que:

I- é uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

II- as universidades, por gozarem de autonomia pedagógica, podem oferecer cursos superiores a distância sem solicitação de credenciamento específico pelo Ministério da Educação.

III- a primeira geração de Educação a Distância no Brasil foi caracterizada pelos cursos por correspondência.

IV- o credenciamento de instituição para a oferta de cursos ou programas a distância terá prazo de validade de até 10 anos, podendo ser renovado mediante novo processo de avaliação.

V- a tecnologia está totalmente integrada na Educação a Distância. Os alunos utilizam os mais diversos recursos de comunicação por meio de computadores conectados à Internet.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas

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34Q319950 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Em relação aos aspectos psicológicos que dizem respeito ao nascimento e à rotina das famílias de bebês com deficiência, assinale a opção correta.
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35Q327147 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE, 2018

Dentro dos pressupostos de uma sociedade inclusiva está prevista a garantia do direito coletivo de exercício da cidadania, independentemente de gênero, origem socioeconômica, escolaridade, opção sexual, religião, cor, raça, deficiência. Constata-se, contudo, ao longo da história da escola, a presença de uma cultura excludente em suas práticas. Então, para o fortalecimento de uma cultura inclusiva, faz-se necessário que se pratique

I. a convivência dentro da diversidade humana;

II. a eliminação de qualquer forma de discriminação;

III. a valorização de cada pessoa com sua individualidade;

IV. a classificação das pessoas em ações da vida social.

Estão corretas as complementações contidas em

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36Q324640 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

No desenvolvimento e na autonomia da pessoa com deficiência visual, a mobilidade e a orientação são fundamentais. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
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37Q323093 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

Com relação aos fundamentos da educação inclusiva, julgue os itens a seguir. A educação inclusiva não deve ser confundida com a educação especial, embora a educação especial esteja contida na educação inclusiva.
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38Q324546 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca da avaliação da deficiência intelectual, assinale a opção correta conforme a orientação da Associação Americana de Deficiência Intelectual e de Desenvolvimento (AADID).
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40Q326600 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva

Luciana é uma aluna cadeirante de 13 anos. Na sua escola, o laboratório de informática fica no segundo andar e o acesso se dá unicamente pela escada. Luciana precisa de ajuda todas as vezes que precisa se deslocar para lá. A mãe de Luciana entrou em contato com a direção, contando que a aluna se sente constrangida por necessitar de ajuda. A direção ponderou que não havia possibilidade de mudar o laboratório para o andar térreo e que a construção de uma rampa de acesso, neste momento, estava fora de cogitação. A equipe escolar já havia se comprometido a auxiliar Luciana sempre que necessário, e os próprios colegas também o fazem. A diretora destacou, ainda, que Luciana não possui qualquer comprometimento cognitivo, atraso ou dificuldade quanto à aprendizagem, indicando que a questão é relativa à:
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41Q319892 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Técnico em Assuntos Educacionais, IFAP AP, FUNIVERSA

A educação inclusiva propõe um novo modelo escolar no qual se torna possível o acesso e a permanência de todos na escola. Acerca desse tema, é correto afirmar que a educação
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42Q325179 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A Política Nacional da Educação Especial, documento que apresenta as diretrizes da educação nacional para a inclusão das pessoas com necessidades especiais,
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43Q322746 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva

Para a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação e do Desporto, a Educação Especial é: “Um processo que visa promover o desenvolvimento das potencialidades de pessoas portadoras de deficiência, condutas típicas e altas habilidades, e que abrange os diferentes níveis e graus do sistema de ensino. Fundamenta-se em referências teóricas e práticas compatíveis com as necessidades específicas de seu alunado. O processo deve ser integral, fluindo desde a estimulação essencial até os graus superiores do ensino. Sob o enfoque sistêmico, a Educação Especial integra o sistema educacional vigente, identificando-se com sua finalidade que é a de formar cidadãos conscientes e participativos.”

A Educação Especial deve ser vista como parte integrante do sistema educacional brasileiro, em todos os níveis de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Superior. Essa modalidade de educação é considerada um conjunto de recursos educacionais e estratégias de apoio que estejam à disposição de todos os alunos, oferecendo:

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44Q320221 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

A reorganização dos serviços da Educação Especial é consolidada no Atendimento Educacional Especializado - AEE, que constitui a principal ação dessa modalidade no âmbito das escolas do ensino comum, de modo a assegurar aos estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação o acesso, a permanência, a participação e o sucesso escolar. Assim, o Atendimento Educacional Especializado – AEE é um serviço da Educação Especial que:
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45Q328870 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação aos fundamentos da educação especial na perspectiva inclusiva, julgue os itens a seguir. De acordo com a filosofia da inclusão, a educação torna-se eficaz à medida que as escolas, enquanto comunidades educativas, propõem soluções para satisfazer as necessidades de todos os alunos, como, por exemplo, estabelecer turmas próprias para alunos com deficiência separadas de turmas para alunos ditos “normais”.
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46Q321159 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue os itens que se seguem. O material direcionado ao atendimento educacional especializado (AEE) é elaborado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC e deve ser enviado às escolas que prestem esse serviço antes do início do ano letivo.
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47Q328990 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue os itens que se seguem. Os centros de ensino especial atendem, entre outros alunos, aqueles que necessitam do currículo funcional.
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48Q320641 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue os itens que se seguem. A educação especial/inclusiva tem caráter complementar ou suplementar, conforme o caso concreto.
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49Q323900 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue os itens que se seguem. No caso de alunos com transtorno global do desenvolvimento, o atendimento pedagógico em sala de recursos complementa o atendimento educacional na sala de aula regular.
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50Q321568 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor de Matemática, Prefeitura de Salvador BA, CESGRANRIO

A Educação de Jovens e Adultos no cenário brasileiro possui grande influência do pensamento de Paulo Freire. Sua pedagogia levanta ideias relevantes para a área, dentre as quais, a de que a alfabetização e a educação de adultos devem ocorrer
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