Questões de Concursos: Educação Especial Inclusiva

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31 Q327740 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

A respeito do plano de AEE, assinale a opção correta.

32 Q323735 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

As características de um currículo que pode ser eficiente para crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência incluem

33 Q320401 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Pedagogo, Universidade Estadual da Paraíba PB

Sobre Educação a Distância, podemos afirmar que:

I- é uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

II- as universidades, por gozarem de autonomia pedagógica, podem oferecer cursos superiores a distância sem solicitação de credenciamento específico pelo Ministério da Educação.

III- a primeira geração de Educação a Distância no Brasil foi caracterizada pelos cursos por correspondência.

IV- o credenciamento de instituição para a oferta de cursos ou programas a distância terá prazo de validade de até 10 anos, podendo ser renovado mediante novo processo de avaliação.

V- a tecnologia está totalmente integrada na Educação a Distância. Os alunos utilizam os mais diversos recursos de comunicação por meio de computadores conectados à Internet.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas

34 Q319950 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Em relação aos aspectos psicológicos que dizem respeito ao nascimento e à rotina das famílias de bebês com deficiência, assinale a opção correta.

35 Q327147 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Analista de Cultura, Secretaria da Cultura CE, UECE

Dentro dos pressupostos de uma sociedade inclusiva está prevista a garantia do direito coletivo de exercício da cidadania, independentemente de gênero, origem socioeconômica, escolaridade, opção sexual, religião, cor, raça, deficiência. Constata-se, contudo, ao longo da história da escola, a presença de uma cultura excludente em suas práticas. Então, para o fortalecimento de uma cultura inclusiva, faz-se necessário que se pratique

I. a convivência dentro da diversidade humana;

II. a eliminação de qualquer forma de discriminação;

III. a valorização de cada pessoa com sua individualidade;

IV. a classificação das pessoas em ações da vida social.

Estão corretas as complementações contidas em

37 Q324640 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

No desenvolvimento e na autonomia da pessoa com deficiência visual, a mobilidade e a orientação são fundamentais. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

38 Q324546 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Acerca da avaliação da deficiência intelectual, assinale a opção correta conforme a orientação da Associação Americana de Deficiência Intelectual e de Desenvolvimento (AADID).

40 Q326600 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva

Luciana é uma aluna cadeirante de 13 anos. Na sua escola, o laboratório de informática fica no segundo andar e o acesso se dá unicamente pela escada. Luciana precisa de ajuda todas as vezes que precisa se deslocar para lá. A mãe de Luciana entrou em contato com a direção, contando que a aluna se sente constrangida por necessitar de ajuda. A direção ponderou que não havia possibilidade de mudar o laboratório para o andar térreo e que a construção de uma rampa de acesso, neste momento, estava fora de cogitação. A equipe escolar já havia se comprometido a auxiliar Luciana sempre que necessário, e os próprios colegas também o fazem. A diretora destacou, ainda, que Luciana não possui qualquer comprometimento cognitivo, atraso ou dificuldade quanto à aprendizagem, indicando que a questão é relativa à:
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