Início Questões de Concursos Educação Especial Inclusiva Resolva questões de Educação Especial Inclusiva comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Educação Especial Inclusiva Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 51Q323652 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGQuando se fala em alfabetização, de crianças ou adultos, já faz parte de uma compreensão comum a ideia de que é preciso levar em consideração o contexto real dos estudantes. Se uma cartilha apresenta a frase: “Eva viu a uva” e por acaso o estudante que a recebe nunca viu essa fruta ou não a conhece, fica mais difícil levantar hipóteses sobre a leitura partindo de sua vivência. Seria mais fácil, então, lidar com palavras ou frases daquele grupo específico, que possivelmente seriam entendidas por todos, o que tornaria o ensino mais autêntico. Essa percepção revela uma preocupação constante, por parte do professor, em relacionar o conteúdo que será ensinado ✂️ a) às habilidades inatas dos alunos. ✂️ b) aos saberes inconscientes dos alunos. ✂️ c) aos conhecimentos prévios dos alunos. ✂️ d) aos saberes científicos veiculados pela escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 52Q326259 | Pedagogia, Educação Especial InclusivaQuestões 48 a 50 abordam princípios da educação inclusiva, tendo a educação de deficientes intelectuais, visuais e auditivos como exemplo. Segundo Silva (2014, p. 15), a educação inclusiva é considerada um novo paradigma da educação brasileira e “o Brasil é um dos países que possuem a legislação mais moderna em relação às pessoas com deficiência”. Nesse contexto, é importante entender o que a legislação prevê quanto à diferença entre educação especial e educação inclusiva, no sentido de que: ✂️ a) a primeira é obrigatória e a segunda é opcional. ✂️ b) ambas são obrigatórias, mas somente em certas fases da vida escolar. ✂️ c) a primeira foca em alunos com necessidades especiais em relação à nota e a segunda busca incluir os pais no processo de ensino/aprendizado. ✂️ d) a primeira foca na oferta de atendimento educacional especializado e a segunda busca atender às diferenças do aluno no ambiente de ensino regular. ✂️ e) a primeira busca atender às diferenças do aluno no ambiente de ensino regular e a segunda foca na oferta de atendimento educacional especializado. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 53Q325019 | Pedagogia, Educação Especial InclusivaQuestões 48 a 50 abordam princípios da educação inclusiva, tendo a educação de deficientes intelectuais, visuais e auditivos como exemplo. O princípio da inclusão social trata de remediar a situação de pessoas que apresentam algum tipo de deficiência, física ou intelectual, visando integrá-las à sociedade para que tenham as mesmas oportunidades e acessos que aquelas que não apresentam deficiências. Levando-se em conta o contexto educacional, essa proposição: ✂️ a) é opcional, e um bom exemplo se dá quando há alunos com deficiência visual ou cegos, por exemplo, que dispensam qualquer adaptação de material ou recursos tecnológicos. ✂️ b) é opcional, mas é recomendado pensar em como ajudar os alunos com deficiência visual ou cegos, por exemplo, a fazer os exercícios por escrito. ✂️ c) é essencial, e um bom exemplo se dá na inclusão de alunos surdos, desde que integrados pelo professor por meio das LIBRAS e o contato com a cultura surda. ✂️ d) é essencial, e um bom exemplo se dá quando se propõe que o aluno surdo, por exemplo, desenvolva a oralidade para conseguir se comunicar pela fala. ✂️ e) é opcional, e um bom exemplo se dá quando o professor ouvinte ignora a cultura surda, por exemplo, mas aciona intérpretes que criam vínculos afetivos com a criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 54Q329066 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPEPara se efetivar a proposta pedagógica da educação inclusiva, é necessária uma reflexão acerca da organização curricular adequada à ampliação das possibilidades de aprendizagem para todos os alunos. Com referência à atuação da equipe de professores de educação física de determinada escola de educação infantil com o objetivo de contribuir para o alcance da referida proposta, julgue os itens a seguir. Os princípios da inclusão recomendam que uma criança portadora de deficiência participe da aula e permaneça junto com a turma durante todo o tempo. Em decorrência desses princípios, o professor que colocar uma criança com deficiência física para auxiliar-lhe na arbitragem do jogo agirá corretamente, pois, garantirá a inclusão dessa criança. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 55Q319135 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPEPara se efetivar a proposta pedagógica da educação inclusiva, é necessária uma reflexão acerca da organização curricular adequada à ampliação das possibilidades de aprendizagem para todos os alunos. Com referência à atuação da equipe de professores de educação física de determinada escola de educação infantil com o objetivo de contribuir para o alcance da referida proposta, julgue os itens a seguir. Caso um dos professores da escola já possua experiência no atendimento de alunos com necessidades especiais, deve-se organizar os horários e as turmas de forma que todos esses alunos fiquem sob a responsabilidade direta desse professor, a fim de garantir a melhor qualidade possível de ensino. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← Anterior
51Q323652 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEGQuando se fala em alfabetização, de crianças ou adultos, já faz parte de uma compreensão comum a ideia de que é preciso levar em consideração o contexto real dos estudantes. Se uma cartilha apresenta a frase: “Eva viu a uva” e por acaso o estudante que a recebe nunca viu essa fruta ou não a conhece, fica mais difícil levantar hipóteses sobre a leitura partindo de sua vivência. Seria mais fácil, então, lidar com palavras ou frases daquele grupo específico, que possivelmente seriam entendidas por todos, o que tornaria o ensino mais autêntico. Essa percepção revela uma preocupação constante, por parte do professor, em relacionar o conteúdo que será ensinado ✂️ a) às habilidades inatas dos alunos. ✂️ b) aos saberes inconscientes dos alunos. ✂️ c) aos conhecimentos prévios dos alunos. ✂️ d) aos saberes científicos veiculados pela escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
52Q326259 | Pedagogia, Educação Especial InclusivaQuestões 48 a 50 abordam princípios da educação inclusiva, tendo a educação de deficientes intelectuais, visuais e auditivos como exemplo. Segundo Silva (2014, p. 15), a educação inclusiva é considerada um novo paradigma da educação brasileira e “o Brasil é um dos países que possuem a legislação mais moderna em relação às pessoas com deficiência”. Nesse contexto, é importante entender o que a legislação prevê quanto à diferença entre educação especial e educação inclusiva, no sentido de que: ✂️ a) a primeira é obrigatória e a segunda é opcional. ✂️ b) ambas são obrigatórias, mas somente em certas fases da vida escolar. ✂️ c) a primeira foca em alunos com necessidades especiais em relação à nota e a segunda busca incluir os pais no processo de ensino/aprendizado. ✂️ d) a primeira foca na oferta de atendimento educacional especializado e a segunda busca atender às diferenças do aluno no ambiente de ensino regular. ✂️ e) a primeira busca atender às diferenças do aluno no ambiente de ensino regular e a segunda foca na oferta de atendimento educacional especializado. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
53Q325019 | Pedagogia, Educação Especial InclusivaQuestões 48 a 50 abordam princípios da educação inclusiva, tendo a educação de deficientes intelectuais, visuais e auditivos como exemplo. O princípio da inclusão social trata de remediar a situação de pessoas que apresentam algum tipo de deficiência, física ou intelectual, visando integrá-las à sociedade para que tenham as mesmas oportunidades e acessos que aquelas que não apresentam deficiências. Levando-se em conta o contexto educacional, essa proposição: ✂️ a) é opcional, e um bom exemplo se dá quando há alunos com deficiência visual ou cegos, por exemplo, que dispensam qualquer adaptação de material ou recursos tecnológicos. ✂️ b) é opcional, mas é recomendado pensar em como ajudar os alunos com deficiência visual ou cegos, por exemplo, a fazer os exercícios por escrito. ✂️ c) é essencial, e um bom exemplo se dá na inclusão de alunos surdos, desde que integrados pelo professor por meio das LIBRAS e o contato com a cultura surda. ✂️ d) é essencial, e um bom exemplo se dá quando se propõe que o aluno surdo, por exemplo, desenvolva a oralidade para conseguir se comunicar pela fala. ✂️ e) é opcional, e um bom exemplo se dá quando o professor ouvinte ignora a cultura surda, por exemplo, mas aciona intérpretes que criam vínculos afetivos com a criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
54Q329066 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPEPara se efetivar a proposta pedagógica da educação inclusiva, é necessária uma reflexão acerca da organização curricular adequada à ampliação das possibilidades de aprendizagem para todos os alunos. Com referência à atuação da equipe de professores de educação física de determinada escola de educação infantil com o objetivo de contribuir para o alcance da referida proposta, julgue os itens a seguir. Os princípios da inclusão recomendam que uma criança portadora de deficiência participe da aula e permaneça junto com a turma durante todo o tempo. Em decorrência desses princípios, o professor que colocar uma criança com deficiência física para auxiliar-lhe na arbitragem do jogo agirá corretamente, pois, garantirá a inclusão dessa criança. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
55Q319135 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPEPara se efetivar a proposta pedagógica da educação inclusiva, é necessária uma reflexão acerca da organização curricular adequada à ampliação das possibilidades de aprendizagem para todos os alunos. Com referência à atuação da equipe de professores de educação física de determinada escola de educação infantil com o objetivo de contribuir para o alcance da referida proposta, julgue os itens a seguir. Caso um dos professores da escola já possua experiência no atendimento de alunos com necessidades especiais, deve-se organizar os horários e as turmas de forma que todos esses alunos fiquem sob a responsabilidade direta desse professor, a fim de garantir a melhor qualidade possível de ensino. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro