Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q474340 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

O folclore é uma das manifestações mais ricas da cultura popular. As músicas, as danças, as lendas e os mitos do Pará dão a ideia perfeita da magia amazônica e da força vibrante das raízes culturais do homem da região. Neste estado, principalmente em cidades do interior, as lendas e mitos têm uma grande influência sobre o povo, que acredita na veracidade de suas histórias. “Basta um instante conversando com algum morador mais antigo para ser envolvido em uma aura mística.” Sobre as lendas e mitos do estado do Pará, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Caipora.

2. Matinta Perera.

3. Mapinguari.

4. Uirapuru.

( ) É uma pessoa velha vestida de preto, com os cabelos caídos no rosto. Tem hábitos noturnos, preferindo as noites sem luar. Quando sente a presença de alguém, dá um assobio estridente, dando a impressão de estar gritando o seu próprio nome. O seu aparecimento causa verdadeiro pavor às pessoas. Pode aparecer de diversas formas, transformando-se quase sempre em coruja, apesar de aparecer também na forma de outros animais. Acredita-se que possui poderes sobrenaturais. Seus feitiços são capazes de causar sérios prejuízos às suas vítimas, principalmente com respeito à saúde, causando-lhes fortes dores físicas e até a morte.

( ) É um fantástico ser da mata. Tem o corpo todo coberto de pelos, com a aparência de um enorme macaco. Possui um único olho na testa e uma boca gigantesca que se estende até a barriga. Muito temido entre os caçadores e caboclos do interior do estado, costuma andar pela floresta emitindo gritos semelhantes aos desses homens. Mas se algum deles se aproxima, ataca-o e devora-o começando pela cabeça. Raramente, o caçador consegue sobreviver e, quando escapa, geralmente fica aleijado ou com marcas horríveis pelo corpo.

( ) É o protetor dos animais e plantas da floresta. Sua atividade consiste em espantar os animais para que os caçadores não consigam matá-los. Quando encontra um caçador no mato, ele começa a andar sem rumo certo até que o caçador se perca na floresta, não encontrando mais o caminho de volta para casa. Possui o corpo todo coberto de pelos e é muito rápido, razão pela qual o homem não consegue alcançá-lo. Anda sempre montado em um porco-do-mato e galopa pela floresta cumprindo sua missão. Costuma, também, para desnortear os caçadores, emitir um estridente assobio que causa arrepios de pavor a todos aqueles que o escutam.

( ) Um jovem guerreiro apaixonou-se pela esposa do grande cacique. Como não poderia se aproximar dela, pediu a Tupã que o transformasse em um pássaro. Tupã transformou-o em um pássaro vermelho telha, que à noite cantava para sua amada. Porém, foi o cacique que notou seu canto. Ficou tão fascinado que perseguiu o pássaro para prendê-lo. O pássaro voou para a floresta e o cacique se perdeu. À noite, o pássaro voltou e cantou para sua amada. Canta sempre esperando que um dia ela descubra o seu canto e o seu encanto. É por isso que este pássaro é considerado um amuleto destinado a proporcionar felicidade nos negócios e no amor.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q474335 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Cada contração do ventrículo esquerdo força uma onda de sangue através da aorta. Os vasos periféricos não permitem o “escoamento” do sangue para dentro do sistema arterial com a mesma rapidez com que é ejetado pelo coração. Assim sendo, a aorta distensível “armazena” parte do sangue; o que gera pressão dentro de todo o sistema arterial e faz com que uma onda de pressão se desloque da aorta até os ramos mais afastados da árvore arterial. Com relação à pressão arterial sistólica, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q474435 | Educação Física, Educação Física, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

Quanto aos aspectos relacionados ao ensino da cultura corporal, nas aulas de educação física, a partir de uma perspectiva sociocultural, julgue os itens subsequentes. Em uma perspectiva crítica, a educação física condena a temática das lutas, observando o necessário posicionamento educativo quanto ao combate à violência e à promoção da cultura da paz.
  1. ✂️
  2. ✂️

105Q474291 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

“Localizado na fossa craniana posterior, recebe informações do meio externo através de impulsos que vêm dos músculos, das terminações táteis dos órgãos, dos canais semicirculares, cóclea e retina. É responsável pela coordenação das atividades dos músculos esqueléticos, do tato, da visão e da audição, em nível inconsciente, a partir de informações recebidas. Indivíduos com lesão nesta estrutura exibem fraqueza e perda do tônus muscular, assim como movimentos descoordenados. Suas atividades estão relacionadas com o equilíbrio e com a postura corporal, trabalhando em conexão com o córtex cerebral e com o tronco encefálico.” A descrição se refere ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q474267 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Uma das orientações metodológicas para facilitar a aprendizagem de modalidades esportivas para crianças e adolescentes é a adaptação da atividade que pode fazer ficar mais simples e fácil de ser realizada. A adaptação torna possível a realização da tarefa e permite o aumento progressivo da sua complexidade com o tempo. Assinale a alternativa que NÃO representa a utilização de uma adaptação que facilite a aprendizagem no ensino do esporte.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q474257 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

Dentro do sistema tegumentar no corpo humano encontra-se as glândulas sudoríparas que além da responsabilidade pela transpiração, permitindo a termoregulação corporal fazem também:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q474270 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

Freire relaciona princípios do ensino do futebol que é transferível para o ensino de qualquer modalidade esportiva, dentre os princípios um deles caracteriza-se pela importante missão de comprometer-se com a educação em valores e educação de atitude. Quais dos princípios elencados pelo referido autor se refere a esta caracterização?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q474060 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

A idade representa um fator de risco para Doença Coronariana (DCC), principalmente por causa de sua associação com hipertensão, níveis sanguíneos elevados de lipídios e intolerância à glicose. Após os 35 anos de idade nos homens e após os 45 anos nas mulheres, observa-se um aumento progressivo e dramático nas probabilidades de morrer de DCC. De acordo com o exposto, associe adequadamente as colunas a seguir. (Considere que os números poderão se repetir.)

1. Fator de risco modificável.

2. Fator de risco não modificável.

( ) Padrões de personalidade e de comportamento.

( ) Padrão masculino da calvície.

( ) Homocisteína elevada.

( ) Antecedentes étnicos.

( ) Anormalidades ECG.

( ) Diabetes mellitus.

( ) História familiar.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q473957 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

As habilidades motoras fundamentais e especializadas podem ser divididas e/ou classificadas em tipos de movimentos, quais são eles?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q474500 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

O planejamento escolar sistematiza a orientação a tomada de decisões da escola e dos professores em relação ao processo de ensino e aprendizagem. De acordo com Libâneo, existem quatro requisitos essenciais para o planejamento, qual deles se caracteriza por direcionar o processo educativo na sociedade, deixando claro o papel da escola na formação do aluno?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q473913 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere ao processo ensino-aprendizagem em educação física, julgue os itens a seguir. Ao abordar a temática gênero nas aulas de educação física, o professor deverá elaborar estratégias de ensino que favoreçam a participação feminina nas aulas; sendo assim, dinâmicas que separem os meninos das meninas são indicadas como forma de preservar a integridade física das meninas.
  1. ✂️
  2. ✂️

113Q473851 | Educação Física, Educação Física, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

A respeito da compreensão teórico?metodológica da educação física escolar segundo as abordagens críticas, julgue os itens de 87 a 92. A partir de uma visão de historicidade, os conteúdos curriculares da educação física pressupõem uma compreensão de cultura corporal inesgotável e provisória.
  1. ✂️
  2. ✂️

114Q474104 | Educação Física, Educação Física, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

A respeito da compreensão teórico?metodológica da educação física escolar segundo as abordagens críticas, julgue os itens de 87 a 92. A abordagem crítico?superadora, produzida à luz da pedagogia histórico?crítica, defende a necessidade de aulas de educação física que enfatizem o desenvolvimento da aptidão física dos alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️

115Q473934 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

A partir das ideias de Sassaki (1997), entende-se que inclusão é o processo pelo qual a escola se adapta com a finalidade de incluir, em seu sistema, pessoas com necessidades educativas especiais e, simultaneamente, estas se prepararem para assumir seus papéis na sociedade. Já para Rodrigues (2006), o conceito de inclusão, no âmbito escolar, implica, antes de tudo, rejeitar, por princípio, a exclusão de qualquer aluno. Rodrigues ressalta, ainda, a necessidade e a capacidade desta pessoa de pertencer ou de se relacionar com uma comunidade. Como forma de minimizar possíveis barreiras para a aprendizagem que os alunos com necessidades educativas especiais possam apresentar em relação aos conteúdos da educação física, sugere-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q474072 | Educação Física, Educação Física, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

Quanto aos aspectos relacionados ao ensino da cultura corporal, nas aulas de educação física, a partir de uma perspectiva sociocultural, julgue os itens subsequentes. A cultura corporal configura?se como temas, particularmente corporais, que se constituem como os conteúdos da educação física e se expressam como uma forma de linguagem.
  1. ✂️
  2. ✂️

117Q473915 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Robson, professor de Educação Física de uma grande cidade de Minas Gerais, observou uma mu-dança no estilo de vida das crianças atendidas pela escola em que trabalha. Nos últimos anos, ao caminhar pelas ruas da cidade, passou a não encontrar mais crianças correndo, brincando, jogando ou andando de bicicleta. Ao mesmo tempo, o professor percebeu uma maior dificuldade na aprendi-zagem dos movimentos que ensina nas aulas, ou seja, aquelas crianças estavam com um padrão de movimentos inferior ao que se espera para a idade. Assinale a alternativa que NÃO representa corretamente uma possível explicação para o fenômeno vivenciado pelas crianças e presenciado pelo professor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q473991 | Educação Física, Educação Física, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

Quanto aos aspectos relacionados ao ensino da cultura corporal, nas aulas de educação física, a partir de uma perspectiva sociocultural, julgue os itens subsequentes. O trato pedagógico do atletismo abrange a solução de problemas que envolvem maximizar a velocidade (correr), depreender?se da ação da gravidade (saltar) e jogar distante (arremessar/lançar).
  1. ✂️
  2. ✂️

119Q473912 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Considere os seguintes padrões de conteúdo em educação física.

A – Demonstra competência em muitas formas de movimento.

B – Exibe um estilo de vida fisicamente ativo.

C – Alcança e mantém um nível de melhoria da aptidão física.

Esses padrões de conteúdo podem ser usados para identificar características essenciais em programas de educação física escolar de qualidade e para priorizar os três domínios do comportamento humano: cognitivo, afetivo e motor.

A respeito da relação entre os referidos padrões de conteúdo e os domínios de comportamento mencionados, julgue os itens que se seguem.

Os padrões A e C relacionam-se ao domínio motor, e o padrão B, ao domínio afetivo.
  1. ✂️
  2. ✂️

120Q473935 | Educação Física, Educação Física, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

A respeito da compreensão teórico?metodológica da educação física escolar segundo as abordagens críticas, julgue os itens de 87 a 92. A educação física pode ser desvinculada do projeto pedagógico da escola, uma vez que, em sua natureza, solicita estrutura física específica para as práticas corporais.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.