Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q474547 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Na Educação Física escolar o esporte é um conteúdo a ser ministrado. Existem diversas classificações para tal conteúdo. Gonzalez (2004) apresenta um sistema de classificação para o esporte desenvolvido em quatro critérios: I - relação com o adversário; II - relação com o objetivo, III - relação com o colega; e, IV - relação com o ambiente. Considerando esses critérios, assinale a opção que corresponde à correta classificação da natação em piscina.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q474504 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A performance esportiva nos esportes coletivos pode ser mensurada por diversos fatores, dentre os quais se encontram os seguintes os indicadores:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q474479 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Em uma escola de ensino médio, o professor de educação física utilizou o teste de doze minutos, conhecido como teste de Cooper, por três vezes durante o semestre letivo, para avaliar a aptidão física relacionada à saúde de seus alunos.

À luz das teorias do treinamento, essa iniciativa do professor objetiva

fazer os alunos correrem a maior distância possível, a fim de avaliar as condições musculares deles.
  1. ✂️
  2. ✂️

24Q474537 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

O jogo constitui um elemento de grande relevância nas aulas de Educação Física. Dentre os teóricos que estudaram esse tema, encontram-se Piaget, Vygotsky e Wallon. Considerando esses estudiosos, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q473858 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

No Brasil, o esporte é um dos conteúdos mais lecionados nas aulas de Educação Física. Uma das ocorrências históricas que ajudam a entender essa intensa presença do esporte nas aulas é a difusão das propostas do(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q474511 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Alunos de uma escola começaram a praticar o basquetebol e, por se encontrarem na primeira fase de aprendizagem, necessitam de um feedback extrínseco do professor, isto é, informações acerca de acertos e erros na prática do esporte.

Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens, relativos à utilização do feedback extrínseco na aprendizagem da bandeja.

O professor deve informar os alunos sobre erros ocorridos a cada tentativa de prática, principalmente em se tratando de alunos da primeira fase da aprendizagem.
  1. ✂️
  2. ✂️

27Q473871 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

A transferência da aprendizagem motora pode ser classificada em três categorias: positiva, nula e negativa. Uma transferência de aprendizagem é considerada positiva quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q474496 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Para Betti (2001, 2004), a decisiva influência das mídias, em especial a televisão, no direcionamento de tendências da cultura corporal de movimento, apresenta importantes repercussões para a Educação Física. Em sua obra, o autor apresenta tendências que a Educação Física sofre pela ação da mídia imposta pela sociedade. Assinale a opção que NÃO corresponde a uma dessas tendências.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q474517 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere ao processo ensino-aprendizagem em educação física, julgue os itens a seguir. Para desenvolver a autonomia dos alunos, o professor deverá estabelecer um ambiente pedagógico no qual os alunos possam escolher livremente o que querem fazer e como o querem fazer.
  1. ✂️
  2. ✂️

30Q474363 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Leia atentamente o seguinte excerto: “O barão francês Pierre de Coubertin (1863-1937) se considerava em um educador. De acordo com o COI (2008), Coubertin via o esporte como parte da educação de qualquer jovem assim como a ciência, a literatura e as artes. O Movimento Olímpico apoia os princípios de Coubertin e, hoje, a educação através do Olimpismo tornou-se universal, essencialmente baseada nos valores humanos fundamentais. A Educação Olímpica envolve duas orientações: (i) pesquisa sobre o Olimpismo (mundo acadêmico) e (ii) ensino através do Olimpismo (crianças, adolescentes e atletas) através de programas acadêmicos e programas para a juventude (IOC, 2009)”.

 Considerando as características da Educação Olímpica, assinale a afirmação FALSA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q474457 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Para ensinar sobre uma determinada capacidade física aos alunos da segunda parte do Ensino Fun-damental, o professor André utilizou o Voleibol como exemplo. Para isso, descreveu as ações da modalidade esportiva caracterizada por terem durações distintas. No alto rendimento, a execução de um gesto técnico dura frações de segundo. Um rally ou ponto, que é composto por uma série de gestos técnicos, dura cerca de 30 segundos. Um set, formado por um conjunto de pontos, por sua vez, dura cerca de 30 minutos. Por fim, a partida completa, formada por pelo menos 3 sets, dura perto de 2 horas. O professor explicou, em seguida, a importância desta capacidade física, pois permite que um atleta de Voleibol suporte a duração de uma partida completa, com seus gestos, pontos e sets, além de facilitar a sua recuperação para novos treinos e partidas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a capacidade física ensinada por André aos seus alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q474256 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, referentes a competição e cooperação no esporte. Nas aulas de educação física, os esportes coletivos levam os alunos a vivenciar situações de competição e de cooperação, quando há interação com os adversários da equipe oposta e integração com os companheiros da mesma equipe.
  1. ✂️
  2. ✂️

33Q474417 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Quanto às possibilidades de desenvolvimento de competências e habilidades nas aulas de educação física, julgue os itens seguintes. As aulas de educação física devem possibilitar aos alunos a vivência de espaços formativos que valorizem o agir solidário, a adoção de atitudes cooperativas e o repúdio à violência e às injustiças.
  1. ✂️
  2. ✂️

35Q474268 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Atividades de cooperação são estimuladas nas aulas de Educação Física, em função de suas características, quais sejam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q474334 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

O livro Metodologia do Ensino da Educação Física, do Coletivo de Autores, defende que a avaliação deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q474275 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Ao aprenderem novas habilidades motoras, os alunos passam por fases, conhecidas como inicial/cognitiva, intermediária/associativa e final/autônoma. Na fase intermediária, o aluno apresenta dificuldade de identificar, por si, seus erros, razão por que executa os movimentos de forma inconsistente.
  1. ✂️
  2. ✂️

38Q474400 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo como base uma perspectiva crítica de avaliação em educação física, julgue os próximos itens. A avaliação é um processo contínuo que deve expressar o desenvolvimento dos alunos ante os objetivos de aprendizagem, de forma a contemplar competências, habilidades, conhecimentos e atitudes.
  1. ✂️
  2. ✂️

39Q474311 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Ao aprenderem novas habilidades motoras, os alunos passam por fases, conhecidas como inicial/cognitiva, intermediária/associativa e final/autônoma. Na fase intermediária, o aluno apresenta maior capacidade de economizar tempo e energia, maior confiança e diminuição da quantidade de erros.
  1. ✂️
  2. ✂️

40Q474411 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Considere os seguintes padrões de conteúdo em educação física.

A – Demonstra competência em muitas formas de movimento.

B – Exibe um estilo de vida fisicamente ativo.

C – Alcança e mantém um nível de melhoria da aptidão física.

Esses padrões de conteúdo podem ser usados para identificar características essenciais em programas de educação física escolar de qualidade e para priorizar os três domínios do comportamento humano: cognitivo, afetivo e motor.

A respeito da relação entre os referidos padrões de conteúdo e os domínios de comportamento mencionados, julgue os itens que se seguem.

Os três padrões de conteúdo apresentados pertencem ao domínio afetivo, pois eles se referem a movimentos aprendidos e a níveis de desenvolvimento da aptidão física.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.