Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q474362 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Segundo Amaral (2009), os jogos cooperativos são atividades que requerem um trabalho em equipe para alcançarem metas mutualmente aceitáveis. Não é necessário que os indivíduos que cooperam tenham os mesmos objetivos, porém seu alcance deve proporcionar satisfação para todos os integrantes do grupo. É um espaço rico onde se produzem infinitas situações que exigem a participação na solução de problemas. Para Broto (2001), os principais eixos da pedagogia cooperativa são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q474259 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, referentes a competição e cooperação no esporte. As atividades e os esportes se distinguem por características específicas: se individuais, como o alpinismo, enfatiza-se a competição entre os participantes; se coletivos, como o remo, com duas ou mais pessoas em uma mesma embarcação, a ênfase recai sobre a cooperação.
  1. ✂️
  2. ✂️

43Q474542 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Considerando a avaliação em Educação Física, assinale a afirmação FALSA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q474014 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

No decorrer da história, a legislação que regulamenta a Educação Física escolar previu várias situações em que o(a)s aluno(a)s poderiam ser dispensado(a)s das aulas. Um dos pressupostos mais criticados nessa previsão é a compreensão de que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q474114 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

O ensino da Educação Física no Brasil passou por um momento complexo a partir da década de 1990, na medida em que as críticas feitas pelos movimentos renovadores da década de 1980 convenceram muitos professores sobre a inadequação do que estava sendo feito nas escolas, com a hegemonia do esporte como conteúdo das aulas, a utilização de abordagens metodológicas baseadas na seletivi-dade, além do tratamento deste conteúdo apenas como atividade e sem comprometimento com a finalidade social da escola no país. Entretanto, grande parte dos professores da área teve dificuldade em substituir suas práticas antigas por novas, mais atualizadas. Essas dificuldades causaram uma situação incômoda, já que não se ensinava mais com base no modelo anterior, mas ainda não se tinha certeza sobre como se ensinar com base nas novas concepções. Várias pesquisas relacionaram a situação descrita com a falta de legitimidade da disciplina em muitas escolas. Por esse motivo, a pro-posta curricular de Educação Física para as escolas estaduais de Minas Gerais, conhecida como Conteúdos Básicos Comuns (CBC), apresenta razões que justificam o seu ensino nas escolas. Considerando as razões apresentadas pelo CBC, assinale a alternativa que NÃO justifica o ensino da Educação Física nas escolas estaduais de Minas Gerais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q474415 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Os padrões fundamentais de movimento e as habilidades de movimento geralmente são considerados tarefas motoras abertas ou tarefas motoras fechadas. Nessa situação, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q474575 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

O atletismo conta a história esportiva do homem no Planeta. É chamado de esporte base, porque sua prática corresponde a movimentos naturais do ser humano, tais como: correr, saltar, lançar. Não por acaso, a primeira competição esportiva de que se tem notícia foi uma corrida, nos jogos de 776 a.C., na cidade de Olímpia, na Grécia, que deram origem às Olimpíadas. A prova, chamada pelos gregos de “stadium”, tinha cerca de 200 metros e o vencedor, Coroebus, foi considerado o primeiro campeão olímpico da história. Na moderna definição, o atletismo é um esporte com provas de pista, de campo, provas combinadas, pedestrianismo, corridas em campo, corridas em montanha e marcha atlética. Pode-se inferir que são exemplos de provas combinadas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q474321 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Darido tece críticas e sugestões. De acordo com o pensamento da autora, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q474451 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo como base uma perspectiva crítica de avaliação em educação física, julgue os próximos itens. Espera-se que o professor produza uma avaliação com potencial universalizador, para reconhecer padrões de movimento que estejam mais refinados e combinados com os objetivos da prática corporal trabalhada nas aulas.
  1. ✂️
  2. ✂️

50Q474261 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

“A abordagem ___________________ não se propõe a tratar da cultura nas aulas de educação física. Preocupa-se na análise dos aspectos do crescimento, do desenvolvimento e da aprendizagem. Dessa forma, os autores desta concepção definem como objetivo inicial para a educação física uma proposta voltada para a aquisição de habilidades motoras básicas e depois as habilidades complexas desenvolvidas pelos alunos.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q473895 | Educação Física, Educação Física, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Quando comparado a um indivíduo sedentário, um indivíduo que possui excelente condicionamento físico aeróbio apresenta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q474274 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo como base uma perspectiva crítica de avaliação em educação física, julgue os próximos itens. A nota ou menção obtida na avaliação do desempenho motor representa o aspecto fundante das estratégias avaliativas nas aulas de educação física.
  1. ✂️
  2. ✂️

53Q474426 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Entender os aspectos relativos ao Treinamento Esportivo é um dos requisitos necessários para a melhor utilização dos fundamentos didáticos e pedagógicos do professor de Educação Física Escolar. Assinale a opção em que o princípio do treinamento esportivo está definido corretamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q474247 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

De acordo com a história da educação física brasileira, julgue os itens a seguir. A gênese da educação física brasileira recebeu forte influência dos métodos ginásticos europeus, que expressavam a cientificidade da educação física no Ocidente com base em princípios biológicos e positivistas.
  1. ✂️
  2. ✂️

55Q474567 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Um professor disse aos alunos: “Atenção, crianças! De quantas maneiras diferentes vocês podem equilibrar um bambolê?”. E, em seguida, complementou: “Pratiquem!”.

Nessa situação, o professor adotou um estilo de ensino

de produção divergente, o qual envolve as crianças na descoberta de novas e diferentes respostas.
  1. ✂️
  2. ✂️

56Q474480 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

No que diz respeito ao processo de aprendizagem de esportes coletivos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q474488 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Um professor disse aos alunos: “Atenção, crianças! De quantas maneiras diferentes vocês podem equilibrar um bambolê?”. E, em seguida, complementou: “Pratiquem!”.

Nessa situação, o professor adotou um estilo de ensino

de comando, pois determinou que a atividade fosse executada sem, no entanto, ter indicado o número de vezes que os alunos deveriam repeti-la.
  1. ✂️
  2. ✂️

58Q474278 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

O esporte educacional, principalmente nas aulas de educação física, tem como pretensão a inserção do aluno no meio social, ampliar horizontes, vivenciar movimentos e tomadas de decisões. Freire aponta que o esporte educacional atua como elemento facilitador, pois facilita:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q474478 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, referentes a competição e cooperação no esporte. O princípio da não exclusão, que propaga o direito à participação de todos os estudantes, torna importante a utilização dos jogos cooperativos nas aulas de educação física.
  1. ✂️
  2. ✂️

60Q474491 | Educação Física, Educação Física, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

Quanto aos aspectos relacionados ao ensino da cultura corporal, nas aulas de educação física, a partir de uma perspectiva sociocultural, julgue os itens subsequentes. O futebol, visto do ponto de vista sociológico como um esporte alienante – “o ópio do povo”, tende, por essa razão, a ser suprimido das aulas de educação física, segundo uma perspectiva crítica, em prol de outros esportes com características mais democráticas.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.