Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q473926 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

A preocupação das elites brasileiras com o desenvolvimento de uma nova sociedade entre as últimas décadas do século XIX e as primeiras décadas do século XX se revelou na descrença com o Império e na relação com tudo que podia ser atribuído a ele como fracasso e atraso. Por isso, esse momento é marcado pelo movimento republicano liberal, pela luta contra a escravidão dos negros, pelo estabe-lecimento de um sistema escolar para o país. O início da industrialização é responsável pelo desloca-mento de um enorme contingente de pessoas do campo para as cidades e essa urbanização da soci-edade cria sérios problemas ligados ao baixo nível de saneamento básico, à precariedade das mora-dias e à falta de preparo dessas pessoas em relação à profilaxia de doenças e questões ligadas à saúde. Nesse período, especialmente entre as décadas de 1880 e 1920, a Educação Física já se fazia presente nas escolas brasileiras. Tendo em vista essa descrição, assinale a alternativa que caracteriza corretamente a Educação Fí-sica brasileira nesse período.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q473868 | Educação Física, Educação Física, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Em relação aos aspectos históricos da educação física, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q474546 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

A educação física escolar contemporânea apresenta diversas tendências com diferentes objetivos de formação, ou seja, cada tendência traz um ponto de vista diferente ao que se refere ao aprendiz. Qual tendência impõe a ideia do movimento como principal meio e fim da educação física?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q474103 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

Monteiro ressalta a resposta para a intensidade do estímulo no organismo no que se refere ao princípio da adaptação. De acordo com o autor é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q473905 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Leia a situação hipotética a seguir.

“João é professor de educação física atuante no Ensino Médio de uma escola pública, no interior do Estado do Pará. Em seu cotidiano escolar, dá atenção especial ao trabalho sob as formas de aprendizagens não planejadas. Os alunos desenvolvem saberes que não constam nos planejamentos curriculares formais. Para o docente, a escola produz tipos particulares de conhecimentos em concordância com as relações sociais de produção capitalista, entre os quais a obediência e o trabalho alienado configuram as aprendizagens regulares produzidas pela escola. Dessa forma, o professor defende, sobretudo, a ideia de reforçar nos alunos alguns valores/atitudes como a criatividade, o respeito, a necessidade do esforço pessoal que são temas que não se apresentam formalmente nos documentos curriculares, como forma de superação e emancipação social.”

Mediante a leitura, e segundo os estudos de Perrenoud (1996), o professor João tem uma postura didática voltada para qual tipo de currículo aplicado aos conhecimentos da área da educação física?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q473929 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Alunos de uma escola começaram a praticar o basquetebol e, por se encontrarem na primeira fase de aprendizagem, necessitam de um feedback extrínseco do professor, isto é, informações acerca de acertos e erros na prática do esporte.

Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens, relativos à utilização do feedback extrínseco na aprendizagem da bandeja.

Uma boa estratégia de ensino, nesse caso, é oferecer informação prescritiva sobre a habilidade, com o objetivo de orientar os alunos quanto aos erros cometidos e à forma de modificar a ação nas próximas tentativas.
  1. ✂️
  2. ✂️

87Q474059 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

Qual o conceito de controle motor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q474384 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

A disciplina Educação Física tem como objetivo propiciar ao aluno a sua inserção na cultura corporal, estimulando a percepção da compreensão da cultura do movimento. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o termo utilizado é cultura corporal do movimento, neste sentido os PCNs descrevem uma abordagem cidadã, no terceiro e quarto ciclos o que é INCORRETO afirmar sobre a orientação do objetivo da disciplina de educação física:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q474025 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

Segundo Weineck, pode-se diferenciar três possibilidades de adaptações aos estímulos orientados para o condicionamento, um deles é a adaptação a estímulos intensivos, curtos e que objetivam a força, que consiste em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q473940 | Educação Física, Educação Física, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

A respeito da compreensão teórico?metodológica da educação física escolar segundo as abordagens críticas, julgue os itens de 87 a 92. A performance em torno da execução de habilidades motoras e o ganho de condicionamento físico a partir das aulas de educação física constituem parâmetros para a avaliação formal dos alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️

91Q473865 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

Historicamente no Brasil, a educação física sofre transformações por questões políticas e sociais, o que altera sua identidade conforme a necessidade da população e dos governantes durante sua existência. Nesse contexto, surgem diversas abordagens da educação física com o intuito de estabelecer a disciplina como componente essencial na construção de uma sociedade. Sendo assim, de acordo com Darido, entre as abordagens críticas da educação física, qual ou quais dela(s) é caracterizada por utilizar o discurso da justiça social baseada no marxismo e neomarxismo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q473850 | Educação Física, Educação Física, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

Quanto aos aspectos relacionados ao ensino da cultura corporal, nas aulas de educação física, a partir de uma perspectiva sociocultural, julgue os itens subsequentes. Na prática de esportes coletivos, o professor realiza a mediação pedagógica, na qual se oportuniza o desenvolvimento de aspectos educativos, atrelado à cooperação e ao trabalho em equipe.
  1. ✂️
  2. ✂️

93Q473977 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

O movimento pela redemocratização do país, na primeira metade da década de 1980, que culminou com o fim do regime militar, a volta das eleições diretas para presidência da república e a elaboração de uma nova Constituição Federal (CF) encheu de esperança os brasileiros. A nova CF de 1988 es-tabeleceu a educação como um direito social e conduziu os esforços legislativos para a elaboração de uma nova lei sobre a educação que regulasse a oferta desse direito a todos os brasileiros. Assim, a Lei 9.394, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), foi aprovada em 1996. No que diz respeito à Educação Física, as discussões promovidas pelos movimentos reno-vadores da década de 1980 marcaram a elaboração da legislação e levaram a uma nova compreensão que ficou registrada no texto da LDBEN. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa nova compreensão de Educação Física de-terminada pela LDBEN de 1996.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q474310 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

Quanto a elaboração ou formulação de objetivos para um plano de ensino, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q474327 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

As aulas práticas de educação física podem ser elaboradas com estratégias de desafios com grau de complexidade crescente, dentro da capacidade de cada faixa etária, neste sentido as situações lúdicas, segundo os Parâmetros curriculares Nacionais (PCNs) são contextos favoráveis de aprendizagem. Desta forma, corroboram com Tubino que afirma o valor do lúdico no processo de ensino-aprendizagem, pois segundo o autor, este tipo de atividade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q474536 | Educação Física, Educação Física, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

Quanto aos aspectos relacionados ao ensino da cultura corporal, nas aulas de educação física, a partir de uma perspectiva sociocultural, julgue os itens subsequentes. A dança é um conteúdo interdisciplinar, portanto deve ser trabalhado no currículo da educação artística, haja vista que o foco da educação física é desenvolver a aptidão física dos estudantes.
  1. ✂️
  2. ✂️

97Q474003 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

A partir dos anos 1980, no Brasil, surgiram críticas ao uso restrito, exclusivo e descontextualizado do esporte nas aulas de Educação Física. Para uma das abordagens pedagógicas, não se trata de propor o abandono do esporte enquanto conteúdo, mas sim de redimensioná-lo a fim de que possa também contribuir para a formação de um cidadão mais crítico, ciente de sua possível participação no processo de transformação social. Essa ideia é notável nas propostas do(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q474153 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

O sistema respiratório é responsável por levar o oxigênio (O2) do meio externo para o interior dos pulmões, e trazer o gás carbônico (CO2) dos pulmões para o meio externo. Pode-se afirmar que todo o oxigênio consumido pelas células durante o metabolismo celular é proveniente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q473953 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

Na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, são muito utilizados na Educação Física jogos de naturezas diversas. Entre esses, os jogos de estafeta/revezamento são potencialmente motivantes. Todavia, podem ter um problema que o(a) professor(a) deve levar em conta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q474284 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Ao elaborar algumas reflexões didáticas contemporâneas sobre a dança na escola, Marques (2007) afirma que “tanto o corpo quanto a dança ainda estão cobertos por um mistério, um buraco negro que a grande maioria da população escolar ainda não conseguiu investigar, explorar, perceber, sentir, entender e criticar”. Segundo a referida autora, em sua obra “Dançando na escola”, qual o principal motivo que impede um desenvolvimento mais efetivo da dança como componente curricular efetivo na/da escola?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.