Questões de Concursos: Educação Física no Ambiente Escolar

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11 Q835074 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Bataguassu MS Professor de Educação Física, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular: Educação Física - etapa do Ensino Fundamental há três elementos fundamentais comuns às práticas corporais, sendo eles:
I. Movimento corporal como elemento essencial. II. Organização interna (de maior ou menor grau), pautada por uma lógica específica. III. Produto cultural vinculado com o lazer/entretenimento e/ou o cuidado com o corpo e a saúde.
Assinale a alternativa correta:

12 Q832267 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Itabira MG Professor de Séries Finais do Ensino Fundamental Educação Física, IBGP, 2021

Para Vago (2009), o predomínio do esporte como conteúdo dos programas escolares de educação física produz um efeito perverso na formação cultural dos estudantes.
São efeitos perversos descritos, EXCETO:

13 Q841084 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Coronel Freitas SC Professor de Educação Física, FEPESE, 2020

Na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASILIA, 2017), cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental.
Analise as afirmativas abaixo sobre as práticas corporais de acordo com a BNCC.
1. A unidade temática brincadeiras e jogos explora aquelas atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas pela ausência de regras. 2. A unidade temática esportes reúne somente as manifestações derivadas dessa prática. As manifestações formais do esporte devem ser trabalhadas somente de forma extracurricular. 3. A unidade temática danças explora o conjunto das práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas, muitas vezes também integradas a coreografias. 4. A unidade temática lutas focaliza as disputas corporais, nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário. 5. Na unidade temática práticas corporais de aventura, exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

14 Q843392 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020

“Os jogos como conteúdos escolares podem ser considerados como um dos que apresentam maiores facilidades de aplicação por diferentes razões” (DARIDO e RANGEL, 2011), são elas: I - Não exigem espaço ou material sofisticado. II - São divertidos e prazerosos para os seus participantes. III - Podem ser praticados em qualquer faixa etária. Estão corretas:

15 Q840661 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Cabedelo PB Professor de Educação Básica II Educação Física, EDUCA, 2020

Na BNCC, cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental. Cabe destacar que a categorização apresentada não tem pretensões de universalidade, pois se trata de um entendimento possível, entre outros, sobre as denominações das (e as fronteiras entre as) manifestações culturais tematizadas na Educação Física escolar. “Na unidade temática exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador”.
O conceito em destaque diz respeito a Unidade Temática:

16 Q840061 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Cachoeira dos Índios PB Professor de Educação Básica II Educação Física, EDUCA, 2020

Caçar, correr, lutar, saltar, todos esses movimentos básicos para a sobrevivência do ser humano primitivo iniciaram as atividades que hoje conhecemos como Educação Física. Ao longo do tempo, a Educação Física mostrou sua importância no mundo e firmou-se no Brasil com o incentivo de políticas públicas que transformaram nossa forma de ver a sociedade e o ensino escolar.
Sobre a história da Educação Física no Brasil, analise os itens e assinale a alternativa INCORRETA:

18 Q844637 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Na educação física adaptada, o professor deve ser paciente, observador e criativo com os alunos, pois a atenção e a dedicação do docente são fundamentais para abreviar as chances de sucesso das ações de inclusão das pessoas com deficiência nos jogos e esportes escolares.

II. No nível cognitivo, os benefícios adquiridos pelo aluno com deficiência pela prática da atividade física compreendem o desenvolvimento do raciocínio, da atenção, a melhora da percepção espaço-temporal e o aumento do poder de concentração.

III. A educação física adaptada para pessoas com deficiência compreende técnicas, métodos e formas de organização que podem ser aplicados apenas aos indivíduos com deficiências motoras decorrentes de acidentes, não sendo possível adaptar as atividades para alunos com deficiências congênitas.

Marque a alternativa CORRETA:

19 Q843082 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Belmonte SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

Das tendências pedagógicas da educação física, as abordagens críticas se opõem ao tecnicismo da Educação Física escolar, logo, alguns autores elaboram uma proposta de mudanças para a área regida:

20 Q844657 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Profissional Educação Física, CESPE CEBRASPE, 2020

Para atender as mais diversas pessoas com deficiência, foram adaptadas inúmeras modalidades que se apresentam nos dias atuais nos grandes eventos esportivos mundiais. No caso das pessoas com deficiência visual, a adaptação da modalidade futebol se tornou possível devido, entre outros fatores, à
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