Questões de Concursos Educação Física no Ambiente Escolar

Resolva questões de Educação Física no Ambiente Escolar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q834556 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Ermo SC Professor de Educação Física, PS Concursos, 2021

O artigo 26, inciso 3º da LDB diz que: “A educação física, integrada à _____ da escola, é componente curricular _______ da educação básica...” Marque a alternativa com as palavras que completam CORRETAMENTE as lacunas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q840252 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020

O modelo desenvolvimentista foi dirigido inicialmente para crianças de 4 a 14 anos, buscando nos processos de aprendizagem e desenvolvimento, uma fundamentação para a Educação Física escolar. Segundo Tani (1988), quando se estuda o comportamento humano, dois princípios devem ser considerados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q846018 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Cristinápolis SE Professor de Educação Física, FUNDATEC, 2020

De acordo com Soares, Taffarel e Varjal, a partir de dados obtidos da observação sistemática das aulas de educação física, verificou-se que a avaliação tem sido entendida e tratada, predominantemente, por professores e alunos, para: (a) atender exigências burocráticas expressas em normas da escola; (b) atender à legislação vigente; (c) selecionar alunos para competições e apresentações tanto dentro da escola quanto com outras escolas. A avaliação geralmente é feita pela consideração da presença em aula, execução de gestos _________________, destrezas _______________ e ____________ físicas.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q843489 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, CPCON, 2020

Em se tratando de escolares, é importantíssimo observarmos as suas características e necessidades de acordo com sua idade cronológica e motora, para podermos objetivar melhor os nossos conteúdos e entendendo as teorias do desenvolvimento motor. Correlacione a segunda coluna de acordo com a primeira.
1. Teoria Indutiva. 2. Teoria Descritiva. 3. Teoria Explicativa. 4. Teoria Dedutiva. 5. Algoritmo.
( ) Teoria baseada na inferência estatística. ( ) Considera ocorrer desenvolvimento em faixas etárias. ( ) São testados para prever e explicar o desenvolvimento motor. ( ) Abordagem baseada em fatos para a construção de teorias. ( ) Estrutura teórica que propõe entendimento para questões referentes a processos desenvolvimentistas.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q843303 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Arapongas PR Professor Educação Física, FAFIPA, 2020

Com base na inserção da educação física na área de linguagem, códigos e suas tecnologias e também nos dispositivos legais que a regulam, assinale a alternativa que apresenta a(s) finalidade(s) deste texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q835990 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, GS Assessoria e Concursos, 2021

Os Parâmetros Curriculares Nacionais consideram que a avaliação deva ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q838101 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Ensino Fundamental, OMNI, 2021

de acordo com a Base Nacional Comum Curricular a respeito das dimensões de conhecimento ,complete a lacuna a seguir:____________ está associada aos conceitos necessários para entender as características e o funcionamento das práticas corporais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q834242 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, IBGP, 2021

De acordo com Finck (2011), o esporte possui alto valor na vida das crianças e jovens. Se bem conduzido pelo educador, sua vivência pode possibilitar inúmeras situações que poderão beneficiar o desenvolvimento dos mesmos, tais como, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q838231 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Catanduvas PR Profissional de Educação Física, FAUEL, 2021

A educação acontece nas diferentes instâncias da sociedade. Seu objetivo é proporcionar uma participação nas invenções da civilização enquanto resultado do seu trabalho, bem como, na sua construção e desenvolvimento. Dessa forma, o professor deve perceber que sua prática não é neutra, não podendo deixar de se capacitar para ensinar corretamente e adequar os conteúdos em que trabalha. Por outro lado, não pode reduzir a sua prática docente ao puro ensino desses conteúdos. Assim, a didática do ensino deve fornecer as bases para que os professores possam trabalhar as situações de aprendizados em sala de aula. Para Gatti (2010) há quatro grupos de concepções associadas aos estudos em educação, enquanto campo da investigação que tem por objeto ações educacionais. Dentre os apresentados logo abaixo, qual encontra-se INCORRETO?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q838948 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Ensino Fundamental, OMNI, 2021

Conforme a Base Nacional Comum Curricular complete a lacuna a seguir relacionada as competências específicas de educação física para o ensino fundamental: Compreender a origem da ________________e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q844930 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Massaranduba SC Professor de Educação Física, FURB, 2020

Numa aula de Educação Física, entendida a partir da complexidade das relações humanas, trabalha-se com a/o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q843624 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de São Francisco MG Professor Educação Física, COTEC, 2020

O exemplo que melhor ilustra o objetivo da Educação Física para a tendência pedagógica Crítico Superadora é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q834335 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Ermo SC Professor de Educação Física, PS Concursos, 2021

De acordo com o PCN – Educação Física – primeiro e segundo ciclo, assinale a alternativa cujo conteúdo NÂO deva ser trabalhado nos ciclos citados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q839855 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. O planejamento e a criatividade são essenciais para a realização de uma atividade de educação física adaptada de sucesso. Nesse contexto, o planejamento deve contemplar as necessidades dos alunos, a disponibilidade de recursos na escola e os objetivos educacionais a fim de reduzir a qualidade da experiência da pessoa com deficiência na escola.

II. Na educação física adaptada, o professor deve facilitar a independência e a autonomia do aluno, eliminando barreiras arquitetônicas e observando se no caminho percorrido pelo aluno para chegar à quadra existem pedras, ondulações ou degraus, O professor também deve verificar se o acesso aos banheiros e aos espaços onde normalmente as atividades de Educação Física ocorrem são favoráveis à locomoção do aluno.

III. Jogos, esportes e ritmos adequados aos interesses e capacidades da pessoa com deficiência compõem as atividades de educação física adaptada no ambiente escolar. Seu objetivo é tornar a atividade física intrincada e inacessível para esses alunos com necessidades especiais, estimulando, assim, hábitos saudáveis e a busca pelo conhecimento corporal.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q844166 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Cristinápolis SE Professor de Educação Física, FUNDATEC, 2020

/202009:47:02 Execução: Fundatec PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUESTÃO 37 - São jogos motores sensibilizadores aqueles com ou sem a presença de pessoas com deficiência (física ou sensorial) e que levam os participantes a viverem ludicamente as limitações e a valorizarem as capacidades dessas pessoas. O objetivo principal é sensibilizar os participantes quanto à pessoa com deficiência, fomentar atitudes positivas e solidárias no respeito à diversidade e evitar o surgimento de atitudes negativas ou não integradoras, por meio do aspecto do lúdico e participativo da atividade. Segundo Mercedes Rios Hernandez, isso se torna possível quando os participantes:
I. Tomam consciência da realidade vivenciada por uma pessoa com deficiência. II. Experimentam e vivenciam as limitações - a mobilidade reduzida e a diminuição sensorial e, portanto, percebem as dificuldades com que se defronta a pessoa com deficiência no dia a dia (barreiras arquitetônicas, de comunicação, etc.). III. Desvalorizam as capacidades das pessoas com deficiência.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q841329 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

De acordo com os PCNs, o conjunto de capacidades, tais como força, resistência e velocidade, que o indivíduo deveria ter para estar apto a praticar atividades físicas denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q841702 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

De acordo com Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, a prática da Educação Física na escola poderá favorecer a autonomia dos alunos para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q843912 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Profissional de Educação Física, CESPE CEBRASPE, 2020

(…) aprender qualquer jogo esportivo coletivo não pode se resumir mais ao aprendizado de gestos técnicos estereotipados e descontextualizados de suas razões de ser. As metodologias para o ensino dos jogos esportivos coletivos devem levar em consideração todo um universo de jogos (…), pois cada um está contido ao mesmo tempo em todos os outros jogos, e estes estão, por sua vez, relativamente, circunscritos em cada um, mantendo suas idiossincrasias e contextos distintos, formando uma grande teia de conhecimentos.
Alcides José Scaglia et al. O ensino dos jogos esportivos coletivos: as competências essenciais e a lógica do jogo em meio ao processo organizacional sistêmico. In: Movimento, Porto Alegre, v. 19, n.º 4, out./dez. de 2013, p. 227-249 (com adaptações).

Considerando o texto precedente, e levando em consideração que nas últimas décadas têm ocorrido grandes avanços no ensino dos esportes coletivos, pautados numa visão filosófica sistêmica, assinale a opção em que a expressão apresentada é adequada para representar essas novas metodologias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q846237 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educacao Fisica, FEPESE, 2020

“A educação para um estilo de vida ativo representa uma das tarefas educacionais fundamentais que a Educação Física tem que realizar” (NAHAS, 2013).
O autor apresenta algumas mensagens para os adolescentes e adultos jovens com relação à prática de atividades físicas.
1. Adolescentes e adultos jovens, de ambos os sexos, podem beneficiar-se com atividades físicas regulares. 2. A atividade física precisa ser intensa para trazer benefícios à saúde. 3. Mais benefícios podem ser derivados da atividade física regular se esta for de intensidade e duração progressivamente crescente, respeitadas as características individuais. 4. Somente as atividades intensas, realizadas na maioria dos dias da semana, trazem benefícios à saúde de adolescentes e adultos jovens. 5. Para obter benefícios substanciais à saúde, todo adolescente e adulto jovem deve acumular ao longo da semana no mínimo 1500 a 3000 METs de atividades físicas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q835976 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Ensino Fundamental, OMNI, 2021

Sobre a abordagem do ensino aberto na educação física é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.