Questões de Concursos Educação Física no Ambiente Escolar

Resolva questões de Educação Física no Ambiente Escolar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q844657 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Profissional de Educação Física, CESPE CEBRASPE, 2020

Para atender as mais diversas pessoas com deficiência, foram adaptadas inúmeras modalidades que se apresentam nos dias atuais nos grandes eventos esportivos mundiais. No caso das pessoas com deficiência visual, a adaptação da modalidade futebol se tornou possível devido, entre outros fatores, à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q844637 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Na educação física adaptada, o professor deve ser paciente, observador e criativo com os alunos, pois a atenção e a dedicação do docente são fundamentais para abreviar as chances de sucesso das ações de inclusão das pessoas com deficiência nos jogos e esportes escolares.

II. No nível cognitivo, os benefícios adquiridos pelo aluno com deficiência pela prática da atividade física compreendem o desenvolvimento do raciocínio, da atenção, a melhora da percepção espaço-temporal e o aumento do poder de concentração.

III. A educação física adaptada para pessoas com deficiência compreende técnicas, métodos e formas de organização que podem ser aplicados apenas aos indivíduos com deficiências motoras decorrentes de acidentes, não sendo possível adaptar as atividades para alunos com deficiências congênitas.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q834835 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, IBGP, 2021

É CORRETO afirmar, na perspectiva apresentada por Freitas e Leucas (2009), que “incluir” significa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q833143 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Nova Itaberaba SC Professor Educação Física, OBJETIVA, 2021

Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

O jogo desenvolvido nas aulas de Educação Física deve ser diferente do jogo que a criança pratica fora da escola, uma vez que o primeiro deve atender a determinados objetivos, como o desenvolvimento de certas _______________________, ou a formação de noções lógicas, como seriação, conservação e classificação, ou o trabalho visando à cooperação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q843550 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Cristinápolis SE Professor de Educação Física, FUNDATEC, 2020

A educação psicomotora descrita por Nogueira, Carvalho e Pessanha (2007), que pode ser chamada também de educação pelo movimento, tem que estar voltada para o estímulo às habilidades motoras. Sobre elas, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Coordenação global. ( ) Imagem geral. ( ) Esquema corporal. ( ) Coordenação viso-motora. ( ) Atualização visual e auditiva.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q833526 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Bataguassu MS Professor de Educação Física, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021

Com relação às deficiências, a educação inclusiva e a prática da Educação Física, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q840100 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Profissional de Educação Física, CESPE CEBRASPE, 2020

Entre as coisas de que a criança gosta está o brincar, que é um dos seus direitos. O brincar é uma ação livre, que surge a qualquer hora, iniciada e conduzida pela criança; dá prazer, não exige como condição um produto final; relaxa, envolve, ensina regras, linguagens, desenvolve habilidades e introduz a criança no mundo imaginário.
Tizuko Morchida Kishimoto. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. In: Anais do I Seminário Nacional Currículo em Movimento - perspectivas atuais. Belo Horizonte, nov./2010. Internet: <www.portal.mec.gov.br>.
Consoante o texto precedente, a respeito dos conceitos sobre jogo e brincadeira, em suas intervenções pedagógicas, o professor de educação física deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q842965 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Bagé RS Professor de Educação Física, FUNDATEC, 2020

Quando do planejamento anual das atividades, de acordo com Mattos, recomenda-se aos professores respeitar os aspectos locomotores, cognitivos e afetivossociais. Baseado no exposto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2 associando os objetivos das atividades com seus respectivos aspectos.
Coluna 1 1. Psicomotores. 2. Cognitivos. 3. Afetivossociais.
Coluna 2 ( ) Organização. ( ) Atenção. ( ) Locomoção.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q838956 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, GS Assessoria e Concursos, 2021

Analise o fragmento de texto a seguir, extraído dos Parâmetros curriculares da educação física ao tratar da cultura corporal de movimento e assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas:

"O ser humano, desde suas origens, produziu________________________. Sua história é uma história de________________________ na medida em que tudo o que faz é parte de um contexto em que se produzem e reproduzem conhecimentos. O conceito de________________________ é aqui entendido, simultaneamente, como produto da sociedade e como processo dinâmico que vai constituindo e transformando a coletividade à qual os indivíduos pertencem, antecedendo-os e transcendendo-os."
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q841096 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020

As abordagens pedagógicas podem ser agrupadas em macro concepções (SOARES, 2002). Assinale a alternativa que apresenta as abordagens pedagógicas vinculadas a corrente da “Cultura Corporal do Movimento”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q840008 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, CPCON, 2020

Hoje a educação é fundamentada na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), sendo este o documento que define os conhecimentos essenciais que todo aluno da Educação Básica tem o direito de aprender. Analise as proposições, e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) São dez as competências específicas para Educação Física. ( ) A delimitação das habilidades privilegia oito dimensões do conhecimento. ( ) A unidade temática “lutas” é direcionada no 8° ano. ( ) Interpretar e recriar os valores são competências. ( ) São oito as unidades temáticas a serem trabalhadas.
A sequência CORRETA de avaliação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q833267 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Modelo SC Professor de Educação Física, Alternative Concursos, 2021

(As Diferentes Tendências Pedagógicas da Educação Física na Escola – Abordagens) Considere a seguinte situação problema: um estudante realizou seu primeiro estágio na Educação Física, com duas turmas. Para cada turma, o professor supervisor foi diferente, bem como suas respectivas fundamentações de abordagens pedagógicas. Nesse sentido, o primeiro professor pautava suas aulas em atividades com finalidades motoras básicas. Portanto, sempre estava acompanhando atentamente a execução das tarefas, identificando possíveis erros e auxiliando para a correção. Já o segundo professor, organizou suas aulas de uma forma diferente. Seu principal objetivo era possibilitar a inserção dos educandos nas aulas, na sociedade e consequentemente, no mundo. Assim, as aulas eram pautadas em um processo de construção conjunta do planejamento, entre alunos e professor. Considerando as aulas apresentadas, avalie as seguintes afirmações: I. As aulas do primeiro professor apresentaram características do uso da abordagem desenvolvimentista, por priorizar práticas com foco motor, bem como corrigir quando necessário, para melhorar o desenvolvimento motor. II. As aulas do segundo professor apresentaram características do uso da abordagem de aula abertas, na qual o planejamento se dá por meio de um processo de co-decisão, entre os sujeitos da aula, buscando a inserção dos alunos nas aulas, na sociedade e no mundo. III. Ambos os professores fizeram uso de abordagens metodológicas importantes para o processo de ensino-aprendizagem, nas aulas de Educação Física. IV. Os pressupostos das abordagens utilizadas pelo primeiro professor relacionam-se mais à abordagem Plural, que encara o movimento humano enquanto técnica corporal construída culturalmente. Já o segundo professor, utiliza a abordagem Humanista, na qual o professor integra-se efetivamente ao ambiente escolar em que atua, de modo a se constituir em um agente educador, orientador de aprendizagem, com a responsabilidade de promover o crescimento pessoal dos alunos. Diante do exposto, é correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q843273 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Descanso SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), aprender a movimentar-se implica planejar, experimentar, avaliar, optar entre alternativas, coordenar ações do corpo com objetos no tempo e no espaço, interagir com outras pessoas, enfim, uma série de procedimentos cognitivos que devem ser favorecidos e considerados no processo de ensino e aprendizagem na área de Educação Física. E embora a ação e a compreensão sejam um processo indissociável, em muitos casos, a ação se processa em frações de segundo, parecendo imperceptível, ao próprio sujeito, que houve processamento mental. Nesse aspecto, é fundamental que as situações de ensino e aprendizagem incluam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q836294 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, OMNI, 2021

Sabendo que Educação Física, na escola, se relaciona, diretamente ,com a corporalidade e o movimento humano, que implica, portanto, uma atuação intencional sobre o homem como ser corpóreo e motriz, abrangendo formas de atividades físicas como o esporte, o jogo, a ginástica, as lutas, a dança, entre outras. Referente ao contexto acima analise as afirmativas abaixo:
I-Por isso, deve contribuir de maneira significativa com a formação e desenvolvimento dos alunos, oportunizando momentos pedagógicos de modo que possam interagir por meio da vivência de diversas situações de ensino-aprendizagem.
II-Estar envoltas por pouco movimentos que envolvem apenas os atos motores, sendo somente de significados, expressividade, alegria e prazer.
III-A vivência dessas situações oportuniza o desenvolvimento não só de habilidades, mas de competências importantes para uma melhor convivência em grupo, como a capacidade de compartilhar, trocar, ouvir e aprender uns com os outros.
Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q844985 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica II Educação Física, Avança SP, 2020

No tocante à obra de DARIDO (O Contexto da Educação Física Escolar), julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - A partir da década de 30, a concepção dominante passou a ser baseada na perspectiva eugenista.

II - A inclusão da Educação Física no Brasil ocorreu oficialmente em 1951.

III - No modelo militarista, os objetivos da Educação Física na escola eram vinculados à formação de indivíduos capazes de suportar o combate.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q840619 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020

Qual é a teoria conhecida entre os educadores que enfatiza a aquisição de processos do pensamento pelo desenvolvimento de estruturas cognitivas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q841799 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de São Francisco MG Professor Educação Física, COTEC, 2020

Analise o fragmento a seguir:
O documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ressalta que a Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história. Nessa concepção, o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura e não se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo. Nas aulas, as práticas corporais devem ser abordadas como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório. Desse modo, é possível assegurar aos alunos a (re)construção de um conjunto de conhecimentos que permitam ampliar sua consciência a respeito de seus movimentos e dos recursos para o cuidado de si e dos outros e desenvolver autonomia para apropriação e utilização da cultura corporal de movimento em diversas finalidades humanas, favorecendo sua participação de forma confiante e autoral na sociedade. É fundamental frisar que a Educação Física oferece uma série de possibilidades para enriquecer a experiência das crianças, jovens e adultos na Educação Básica, permitindo o acesso a um vasto universo cultural. Esse universo compreende saberes corporais, experiências estéticas, emotivas, lúdicas e agonistas, que se inscrevem, mas não se restringem, à racionalidade típica dos saberes científicos que, comumente, orienta as práticas pedagógicas na escola. Experimentar e analisar as diferentes formas de expressão que não se alicerçam apenas nessa racionalidade é uma das potencialidades desse componente na Educação Básica. Para além da vivência, a experiência efetiva das práticas corporais oportuniza aos alunos participar, de forma autônoma, em contextos de lazer e saúde. Fonte: BRASIL, 2018.
De acordo com o texto, o objetivo da educação física escolar é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q840538 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica II, EDUCA, 2020

Considerando a Educação física escolar e a cidadania, analise os itens a seguir:
I. A Educação Física, sendo componente curricular obrigatório na escola, deve integrar o aluno na esfera da cultura corporal de movimento, formando cidadãos conscientes e capazes de transformar a sociedade.
II. É também dever da Educação Física apontar perspectivas metodológicas de ensino e aprendizagem que busquem o desenvolvimento da autonomia, da cooperação, da participação social e da afirmação de valores.
III. Segundo a LDB, no Ensino Fundamental é dever da Educação Física oferecer o ensino com a finalidade de aprendizagem voltada para preparação básica do trabalho e a cidadania do educando.
IV. Superando a visão histórica que limitava a Educação Física na preocupação dos aspectos fisiológicos e técnicos, hoje se considera também as dimensões culturais, sociais, políticas e afetivas do aluno enquanto cidadão.
Estão CORRETAS
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q837002 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, GS Assessoria e Concursos, 2021

No Brasil a educação física passou por um processo de busca para romper com os limites biológicos e de rendimentos apenas. Surgem as chamadas abordagens da Educação Física. Analise as sentenças a seguir:
I. Nessa abordagem, a função da educação física é possibilitar que o comportamento seja desenvolvido, ocorrendo a partir das experiências de movimento da criança dentro de uma faixa etária adequada. II. Busca desenvolver fatores como a noção de corpo, tonicidade, equilíbrio, estrutura espaço-temporal, lateralidade, coordenação motora global e coordenação fina.
As afirmações acima se referem a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.