Questões de Concursos Educação Física no Ambiente Escolar

Resolva questões de Educação Física no Ambiente Escolar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q846208 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Belmonte SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

A abordagem Crítico-emancipatória possui como principal autor Kunz (1994). Segue as diretrizes da Escola de Frankfurt e busca um ensino, através da Educação Física, de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q839071 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Catanduvas PR Profissional de Educação Física, FAUEL, 2021

No contexto da atividade física/exercício físico/ esporte, a avaliação física tem como foco prioritário a motricidade humana, com ênfase nas capacidades e habilidades motoras e esportivas dos alunos. Cada vez mais, pode-se observar que as pessoas em geral têm adquirido o hábito da prática regular da atividade física, pelos importantes benefícios oferecidos à saúde e ao bem estar social das pessoas. Obviamente, acredita-se que essa conduta em relação aos exercícios físicos deva ser encorajada nos mais variados níveis e segmentos da sociedade, considerando sua eficácia na prevenção de doenças, na promoção da saúde e na melhora da qualidade de vida em geral. Dessa forma, é importante que os profissionais avaliadores considerem as seguintes orientações a serem adotadas antes do início dos testes. Qual afirmativa encontra-se INCORRETA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q834327 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, IBGP, 2021

Um dos desafios do professor de educação física na sua intervenção pedagógica é organizar o ensino de forma que os estudantes expandam suas experiências por meio de um rico patrimônio cultural (Vago, 2009).
De acordo com Vago (2009), é CORRETO afirmar que o desafio do professor é organizar o ensino para que seus estudantes realizem o direito de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q840944 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de São Francisco MG Professor Educação Física, COTEC, 2020

O treinamento de Longo Prazo (TLP) deve ocorrer por anos de preparação, não focando necessariamente em um esporte durante esse período. Assim, evita-se o treinamento precoce e possibilita a ampliação do leque motor dessas crianças.

Com esse conhecimento, podemos dizer que o TLP possui, como primeira etapa de treinamento, a/o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q842129 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor Map II Educação Física, Gestão de Concursos, 2020

Método de ensino é a ação do professor ao dirigir e estimular o processo de ensino em função da aprendizagem dos alunos, quando utiliza intencionalmente um conjunto de ações e condições externas procedimentais, visando o melhor entendimento do discente. Com relação às metodologias de ensino dos esportes coletivos na iniciação esportiva escolar, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) O método analítico-sintético é caracterizado pelas diversas experiências de jogo, para uma melhor aprendizagem da técnica.
( ) O método global está centralizado no desenvolvimento das habilidades técnicas, por meio da análise de jogadas e técnicas já existentes, trabalhando de forma gradual para se obter o nível mais elevado da técnica em si.
( ) O método misto é a junção dos métodos analítico sintético e global funcional. Esse método possibilita a prática de exercícios isolados, bem como a iniciação ao jogo por meio das formas jogadas dos esportes coletivos.
( ) O método misto permite que o professor utilize dentro da mesma aula exercícios e jogos, independentemente da ordem ou da quantidade de atividades estabelecidas, mais jogos ou mais exercícios.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q832835 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, IBGP, 2021

Para Betti (1991), são três os métodos prevalecentes ao longo da história da Educação Física no Brasil: o francês, o desportivo generalizado e o esportivo.
Em relação a esses métodos, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q833626 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, IBGP, 2021

É INCORRETO afirmar que a Educação Física, dentro do que se propõem nos Parâmetros Curriculares Nacionais, é a área do conhecimento que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q843896 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Massaranduba SC Professor de Educação Física, FURB, 2020

Segundo Gallahue (2001), o desenvolvimento motor da espécie humana possui fases de maturação em conformidade com as faixas etárias. Pâmela e Marco, alunos de 07 (sete anos), estão, portanto, na fase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q840835 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Alagoa Nova PB Professor B Educação Física, CONTEMAX, 2020

A Avaliação que tem como objetivo verificar se tudo aquilo que foi proposto pelo professor em relação aos conteúdos estão sendo atingidos durante todo o processo de ensino aprendizagem é do tipo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q846112 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020

No que se refere ao eixo temático Ginástica, os alunos do Ensino Fundamental devem:

I - vivenciar e conhecer as características de cada modalidade.

II - adquirir força e flexibilidade para executar todos os movimentos da forma mais perfeita possível.

III - conhecer o nome de todos os aparelhos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q839854 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, qual dos elementos fundamentais comuns às práticas corporais é vinculado com o lazer/entretenimento e/ ou o cuidado com o corpo e a saúde?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q844793 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Massaranduba SC Professor de Educação Física, FURB, 2020

Esta abordagem, de acordo com Rottmann e Ratto (2018), coloca o movimento humano como centro das preocupações. Assim, o movimento é interpretado na dinâmica da interação do ser humano com o meio ambiente, bem como dentro do ciclo de vida de uma pessoa, como um elemento que contribui para uma crescente ordem no sistema. Isso posto, analise as alternativas abaixo e identifique a correta quanto à abordagem descrita:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q842527 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, FAUEL, 2020

Há 18 anos, a infância deixou de ser brincadeira. Com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), essa fase da vida passou a ser tratada com a seriedade que merece — o reconhecimento de que são sujeitos de direito e não simples propriedade dos pais e do Estado. Com o ECA foi extinto o Código de Menores, elaborado em 1927 e adaptado em 1979, único instrumento legal que tratava da infância no país. No seu capítulo IV (do direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer), no artigo 53, a criança e o adolescente “têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”, assegurando:
I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II. Direito de ser desvalorizado por seus educadores; III. Dever de contestar critérios avaliativos, não podendo recorrer às instâncias escolares superiores; IV. Direito de organização e participação em entidades rurais; V. Acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q832617 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Modelo SC Professor de Educação Física, Alternative Concursos, 2021

(As Diferentes Tendências Pedagógicas da Educação Física na Escola – Abordagens) Segundo Piaget (1979, p. 193), o desenvolvimento da inteligência não é linear, ou seja, não ocorre por acúmulo de informação. Na visão de Piaget esse desenvolvimento se daria por saltos e por rupturas. Sendo assim, os estágios representam uma lógica da inteligência que será superada radicalmente por um outro estágio, um estágio superior, apresentando assim, uma outra lógica de conhecimento. Ou seja, a inteligência muda de qualidade de acordo com as mudanças de estágio, onde cada um representa uma qualidade dessa inteligência. Assim, de acordo com a teoria piagetiana, os estágios necessariamente são seguidos, de forma que nenhum deles possa ser ignorado. Nesse sentido assinale abaixo a alternativa que elenca corretamente os estágios apresentados por Piaget.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q841636 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, as Unidades Temáticas que devem ser desenvolvidas nas aulas de Educação Física com as turmas do 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental, são respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q837607 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, OMNI, 2021

Nessa fase, ocorre uma grande evolução na coordenação e controle motor, facilitando a aprendizagem de habilidades motoras cada vez mais complexas. Durante esse período, a criança tem condições de entender as regras do esporte e participar em programas estruturados de treinamento, sendo ainda aconselhável uma grande diversificação dos movimentos. A adoção de jogos reduzidos, com regras simples e voltadas para a realização de diversas habilidades, é bastante válida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q844145 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020

“A Educação Física é uma disciplina que trata, pedagogicamente, na escola, do conhecimento de uma área denominada aqui de cultural corporal”.
Assinale a alternativa que indica a abordagem pedagógica da Educação Física escolar que explicita esse conceito:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q841679 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020

Conforme a Base Nacional Comum Curricular, essa Unidade Temática “focaliza as disputas corporais, nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa”. Assinale a alternativa que apresenta a “Unidade Temática” vinculada ao trecho em destaque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q834241 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Física, IESES, 2021

Sobre o papel social da Educação Física na Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça, selecione a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q831839 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, IBGP, 2021

A educação física escolar brasileira se encontra “entre o não mais e o ainda não” segundo González & Fensterseifer (2009).
Nesse contexto, é CORRETO afirmar que a reflexão desses autores trata:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.