Questões de Concursos Educação Física no Ambiente Escolar

Resolva questões de Educação Física no Ambiente Escolar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q837979 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, OMNI, 2021

A psicomotricidade, nas aulas de Educação Física, pode auxiliar na aprendizagem escolar, contribuindo para um fenômeno cultural que consiste de ações psicomotoras exercidas sobre o ser humano de maneira a favorecer comportamentos e transformações. Por isso, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q841350 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Massaranduba SC Professor de Educação Física, FURB, 2020

Nesta perspectiva, conforme Rottmann e Ratto (2018), o esporte é uma ferramenta pedagógica, sendo que sua finalidade não aponta para que, ao final da aula, o aluno aprenda o esporte propriamente dito, mas que, por meio deste, consiga fazer reflexões críticas sobre o meio no qual está inserido, conseguindo ser capaz de construir reflexões e conquistando sua emancipação. Isso posto, analise as alternativas abaixo e identifique a correta quanto à abordagem descrita:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q833193 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Jacinto Machado SC Educador Físico, PS Concursos, 2021

Sobre a relação entre Esporte e Educação, classifique os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou (F) Falsos: ( ) O esporte pode ser importante para a atividade motora cotidiana. ( ) O esporte contribui para a dimensão social da capacidade de ação. ( ) O esporte pode ser importante para a relação com a saúde e o bem estar. ( ) O esporte pode oferecer um modelo compreensível da realidade social. ( ) O esporte oferece inúmeras possibilidades de movimentos significativos, oportunidades de recreação e realizações estéticas Marque a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q843101 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, GUALIMP, 2020

No Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Componente Curricular: Educação Física, aponta o objeto de conhecimento “práticas corporais de aventura urbana” a ser trabalhada com os alunos do sexto e do sétimo anos do Ensino Fundamental. De tal forma, ao desenvolver este objeto de conhecimento espera-se que os alunos desenvolvam a seguinte habilidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q846209 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de São Francisco MG Professor Educação Física, COTEC, 2020

Analise o trecho abaixo:

“A avaliação pode e deve oferecer ao professor elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática, no que se refere à escolha de competências, objetivos, conteúdos e estratégias. Ela auxilia na compreensão de quais aspectos devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual e de todo o grupo de alunos”.

Fonte: DARIDO; SOUZA JUNIOR. Para ensinar educação física: possibilidade de intervenção na escola. Campinas: Papirus, 2007, p. 22.

Analisando esse tipo de avaliação, conclui-se que os alunos devem ser avaliados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q842363 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, FAUEL, 2020

A Educação Física, apesar de comumente ser entendida como sinônimo de movimento e voltada principalmente a fatores biológicos, constitui-se em um campo de conhecimento e atuação relacionada diretamente ao meio social. Acontece que até hoje pode ocorrer que não seja compreendido de maneira adequada. Para Medina (1987), existem três concepções de Educação Física. Quais são elas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q842635 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Na educação física adaptada, o educador deve facilitar a independência e a autonomia do aluno. Nesse processo, estimular a independência na locomoção é um passo importante, que poderá se dar com correção da postura, seja no ensino do uso de muletas seja no manejo de cadeira de rodas, por exemplo.

II. No contexto da educação física adaptada, propor atividades que envolvam o aluno com deficiência sem estimular a participação dos demais alunos é a melhor maneira de garantir que os objetivos educacionais serão cumpridos sem prejudicar o planejamento da aula.

III. Desenvolver velocidade, agilidade, força, equilíbrio, coordenação, ritmo, flexibilidade e capacidades cardiorrespiratórias (aeróbia e anaeróbia) são benefícios no nível motor adquiridos pelo indivíduo com deficiência pela prática da atividade física.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q846632 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, FAUEL, 2020

Uma definição comum de avaliação indica que avaliar é “determinar ou estabelecer o valor de; examinar e julgar”. Entretanto, são várias as definições de avaliação encontradas na bibliografia utilizada atualmente no campo da Educação Física, não havendo concordância em torno de uma definição-padrão. Não se pode deixar de reconhecer o fato de que a avaliação progrediu a ponto de agora ser possível dizer que é um caminho profissional em rápido processo de maturação. Porém, é importante que os profissionais avaliadores considerem algumas orientações antes do início dos testes:
I. Explicar - e, se possível, demonstrar - ao avaliador como deve ser realizado o teste em questão. II. Efetivar as medições em diferentes horas do dia. III. Realizar atividade física extenuante antes da realização do teste. IV. Não realizar os testes em jejum, em estado de desidratação e/ou em estado de enfermidade (gripe, febre, resfriado). V. Buscar utilizar o mesmo avaliador quando se considera o mesmo teste.
É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q843788 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica II, CPCON, 2020

A Educação Física é fundamentada numa intricada teoria fundamentada em diferentes conteúdos e sua metodologia segue algumas tendências pedagógicas que se caracterizam pelo direcionamento dos conteúdos aplicados nas aulas. A Tendência Desenvolvimentista ___________________, a Tendência da Abordagem Construtivista-Interacionista ___________________ e a Tendência da Abordagem Sistêmica ___________________.
A alternativa CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q843839 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Estimular a autonomia e a independência, bem como prevenir doenças secundárias, são benefícios relacionados à prática da atividade física por um indivíduo com deficiência.

II. No contexto da educação física adaptada, o professor deve considerar se o aluno com deficiência consegue ficar atento ou responder às tarefas por muito tempo, ao mesmo tempo em que deve ignorar se esse aluno tem atenção às atividades ou se cansa fácil.

III. A proposta da educação física adaptada não difere dos objetivos da educação física regular, pois a primeira visa a ampliar as possibilidades de aplicação da educação física escolar por meio de metodologias que respeitem a diversidade do grupo, as características e as necessidades do aluno com deficiência.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q841528 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Arapongas PR Professor Educação Física, FAFIPA, 2020

Segundo Darido e Souza Júnior (2007, p.23), “a avaliação em educação física deve considerar a observação, análise e a conceituação de elementos que compõem a totalidade da conduta humana.” A avaliação deve abranger três dimensões, quais são elas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q845142 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Arapongas PR Professor Educação Física, FAFIPA, 2020

Atualmente, a educação física centra-se em três métodos de ensino de seus conteúdos. Tais formas de organizar a prática pedagógica dos docentes são descritos por Xavier (1986) como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q834039 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Bataguassu MS Professor de Educação Física, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021

De acordo com o MEC, no que tange à Educação Física para o terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental, estão descritos como blocos de conteúdo:
I. Brincadeiras e danças. II. Esportes, jogos, lutas e ginásticas. III. Conhecimentos sobre o corpo.
Quais estão corretos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q845738 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Massaranduba SC Professor de Educação Física, FURB, 2020

Nesta abordagem, seu principal colaborador - João Batista Freire - acredita que o corpo e a mente precisam ser entendidos como elementos que compõem um único organismo. Isso posto, analise as alternativas abaixo e identifique a correta quanto à abordagem descrita:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q844113 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A educação física adaptada caracteriza-se por adequar metodologicamente um conjunto de atividades ou tarefas que envolvam diferentes estímulos, adaptando as capacidades e limitações do indivíduo com deficiência.

II. A educação física adaptada é uma área de conhecimento da Educação Física que tem como ideia principal afastar as pessoas com deficiência das atividades, dos jogos, dos esportes e dos exercícios que podem ser realizados no ambiente escolar.

III. A educação física adaptada tem como objeto de estudo a motricidade humana para as pessoas com necessidades educacionais especiais, desadaptando metodologias de ensino para impedir que as características de cada aluno com deficiência sejam consideradas no planejamento dos esportes e jogos.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q844047 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. No contexto da educação física adaptada, o professor deve sempre promover uma participação intensa do aluno com deficiência em atividades complementares que exigem grande esforço físico e por longos períodos.

II. O professor, ao realizar atividades de educação física adaptada, deve incentivar a participação e a avaliação de todos os alunos envolvidos na aula, buscando sugestões ao término da aula, da semana ou do mês, realizando reflexões com os colegas de sala para que possam dar sugestões de melhorias e também vetando a manifestações de opiniões sobre as atividades realizadas no ambiente escolar.

III. No contexto da educação física adaptada, o uso de aparelhos mecânicos sempre facilita e beneficia o bom desenvolvimento das atividades para os alunos com deficiência.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q844574 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020

Sobre a obra de DARIDO (O Contexto da Educação Física Escolar)), julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Também em oposição ao modelo mecanicista, discute-se a abordagem críticosuperadora.
II - A proposta crítico-superadora utiliza o discurso da justiça social como ponto de apoio.
III - A pedagogia crítico-superadora não é diagnóstica, já que não se atenta à realidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q846142 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020

Segundo a Base Nacional Comum Curricular, durante o 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, na Unidade Temática “Danças”, os “objetos de conhecimento” que devem ser desenvolvidos nas aulas de Educação Física, são:
I - Danças de salão II - Danças urbanas III - Danças do Brasil e do mundo
Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q842447 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educacao Fisica, FEPESE, 2020

Qual a proposta metodológica da Educação Física que se baseia numa perspectiva antropológica, cuja principal vantagem não é a exclusão da dimensão biológica, mas a sua discussão vinculada ao surgimento da cultura ao longo da evolução dos primatas até culminar com o aparecimento do Homo sapiens?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q840374 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, FUNDATEC, 2020

Estruturar um programa de Educação Física ou de outra disciplina e selecionar os seus conteúdos é um problema metodológico básico, uma vez que, quando se aponta o conhecimento e os métodos para sua assimilação, se evidencia a natureza do pensamento teórico que se pretende desenvolver nos alunos. Podemos dizer que o programa é o pilar da disciplina e que seus elementos principais são:
I. O conhecimento de que trata a disciplina, sistematizado e distribuído, que geralmente se denomina de conteúdos de ensino. II. O processo avaliativo do corpo docente no processo de ensino/aprendizagem. III. O tempo pedagogicamente necessário para o processo de apropriação. IV. Os procedimentos didático-metodológicos para ensiná-lo.
Quais estão INCORRETAS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.