Questões de Concursos Educação Física no Ambiente Escolar

Resolva questões de Educação Física no Ambiente Escolar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q837164 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, OMNI, 2021

Combatem a alienação dos alunos e defendem uma postura de superação das injustiças sociais, econômicas e políticas. São também denominadas abordagens progressivas, exigem do professor de Educação Física uma visão da realidade de forma mais política. As abordagens da Educação Física escolar, citadas acima são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q842164 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Araçoiaba PE Professor de Educação Física, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. No ambiente escolar, é recomendável não iniciar uma modalidade de atletismo pensando em oportunizar a prática do esporte apenas aos mais rápidos, aos mais fortes e aos mais habilidosos alunos de uma classe. O aproveitamento das habilidades físicas deve ser contemplado sempre em primeiro plano, visto que a grande tarefa didática da iniciação ao atletismo é aumentar sua atratividade para os alunos com maiores possibilidades de alcançarem grandes resultados no esporte, tornando-o uma atividade esportiva mais agradável aos iniciantes.

II. Correr, saltar e lançar são habilidades físicas de base presentes no atletismo, estão presentes em quase todas as demais modalidades esportivas e são entendidas como movimentos naturais, que significam uma função da natureza humana.

III. A ludicidade muda o comportamento infantil, buscando a autonomia da criança e valorizando a afetividade que envolve o processo do aprender. Brincando, as crianças aprendem e são motivadas a cooperar com os companheiros, a desobedecer as regras do jogo, a desrespeitar os direitos dos outros, a acatar a autoridade, a assumir responsabilidade, a aceitar penalidades que lhe são impostas, a dar oportunidades aos demais; enfim, a viver em sociedade.


Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q844265 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Na educação física adaptada, para facilitar a independência e a autonomia do aluno, o educador deve conversar com o grupo, refletindo sobre como e até que momento o auxílio é necessário para o colega que possui deficiência física, pedindo ajuda do grupo para as possibilidades de adaptação de materiais para a aula.

II. Os professores de Educação Física que trabalham com as pessoas com deficiência devem sempre priorizar a realização de jogos em duplas ou em pequenos grupos, pois os alunos portadores de deficiência são incapazes de participar de atividades em grandes grupos.

III. Em muitos casos, na adolescência de uma pessoa com deficiência, por uma cobrança social ou familiar, é possível que algum sentimento de impotência e de baixa autoestima apareçam. Para compensar esses sentimentos negativos, as vivências prazerosas oportunizadas pelas atividades físicas devem levar essa pessoa a sentir-se frustrada, permitindo com que ela passe a se descobrir nas aulas de Educação Física, buscando aumentar as barreiras emocionais internas.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q841305 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A percepção do professor sobre a forma como o aluno se envolve nas atividades é de extrema importância, pois é fundamental identificar o aluno que não faz ou não consegue executar uma atividade por dificuldade, falta de estímulos anteriores, autopiedade, entre outros fatores. Nesse momento, a intervenção do professor será o diferencial do qual o aluno necessita.

II. A educação física adaptada exige que o professor busque recursos e meios para privar o aluno com deficiência do acesso à programação de atividades, jogos e esportes escolares, sejam eles de caráter competitivo ou não.

III. A educação física adaptada compreende um programa diversificado de atividades desenvolvimentistas com o objetivo primário é restringir a participação de jovens e adolescentes às atividades esportivas escolares em grupo, ao mesmo tempo em que permite a sua participação em ações educativas individuais.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q843132 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, CPCON, 2020

O jogo não deve ser um dos aspectos dominantes na vida de uma criança, e sim, um fator de desenvolvimento, por estimular a criança a pensar e fazer com que passe agir independentemente, nas escolhas e decisões. Sobre os tipos de jogos, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q845753 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, AV MOREIRA, 2020

A avaliação educacional tem sido tema muito debatido no campo acadêmico, na área da gestão e no âmbito das escolas, sendo várias as áreas de estudo da avaliação educacional. Na Educação Física, como em todas as outras áreas, para avaliar bem, é preciso definir os objetivos, pois eles determinam o conteúdo a ser trabalhado e os critérios para observar a evolução da aprendizagem. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN’s- os três focos principais da avaliação em Educação Física são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q837399 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Ensino Fundamental, OMNI, 2021

O esporte, nas aulas de Educação Física, deve ser tematizado de forma ampla e lúdica, sendo contextualizado numa perspectiva crítica e participativa. Com base no contexto acima assinale alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q845921 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Descanso SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

A Base Nacional Comum Curricular - BNCC discorre que a ginástica geral, também conhecida como ginástica para todos, reúne as práticas corporais que têm como elemento organizador:

I. A exploração das possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo.
II. A interação social e o compartilhamento do aprendizado.
III. A competitividade.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q844938 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica II Educação Física, Avança SP, 2020

Sobre a obra de DARIDO (O Contexto da Educação Física Escolar)), julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Também em oposição ao modelo mecanicista, discute-se a abordagem críticosuperadora.

II - A proposta crítico-superadora utiliza o discurso da justiça social como ponto de apoio.

III - A pedagogia crítico-superadora não é diagnóstica, já que não se atenta à realidade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q841264 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020

No que se refere ao papel da Educação Física no contexto de uma escola democrática, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q845621 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica II, CPCON, 2020

Uma das modalidades que vem trazendo grande ajuda para o esporte escolar é o Badminton, assim como, significativa contribuição no desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor de seus praticantes. Analise as informações a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) A pessoa que serve deve ficar dentro da área de serviço do lado direito da quara. ( ) Os games (set) tem uma duração de 15 pontos. ( ) A rede de Badminton deve ficar à altura de 1,40 m do chão. ( ) Sempre que uma dupla ou jogador chegar a 8 pontos um tempo de 60 segundos é concedido. ( ) O vencedor do jogo é quem ganhar dois games primeiro.
A sequência CORRETA que preenche os parênteses é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q831911 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, PS Concursos, 2021

Na unidade temática Práticas corporais de aventura, exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador. Assim como as demais práticas, elas são objeto também de diferentes classificações, conforme o critério que se utilize. Na BNCC, optou-se por diferenciá-las com base no ambiente de que necessitam para ser realizadas, sendo estes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q845660 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Guaraciaba SC Professor Educação Física, AMEOSC, 2020

De acordo com os Padrões Curriculares Nacionais - PCNs, no âmbito da Educação Física, os conhecimentos construídos devem possibilitar a análise crítica dos valores sociais, tais como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q832280 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, PS Concursos, 2021

De acordo com o PCN – Educação Física – primeiro e segundo ciclo, assinale a alternativa cujo conteúdo NÂO deva ser trabalhado nos ciclos citados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q846150 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educacao Fisica, FEPESE, 2020

“Vários pesquisadores têm tentado subdividir os movimentos fundamentais em uma série de estágios sequenciais identificáveis”.
Em qual estágio preconizado por GALLAHUE & OZMUN (2013) o movimento é caracterizado pela ausência de determinadas partes ou por uma sequência inapropriada, pelo uso acentuadamente restrito ou exagerado do corpo e por uma má coordenação e fluxo rítmico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q844608 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020

O princípio da atividade apreensível ou princípio da adequação é compreendido em função do compromisso entre a complexidade da tarefa e a capacidade do praticante no significado de um ponto ideal de treino, em que a solicitação não pode ser baixa, a ponto de provocar uma desmotivação no indivíduo, nem excessivamente forte, a ponto de prejudicá-lo. Dessa forma, a variação deve ocorrer a partir do conhecido ao desconhecido, do simples ao complexo, da participação geral à percepção específica. Esses princípios pedagógicos se aplicam mais diretamente ao treinamento da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q841036 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, AV MOREIRA, 2020

Durante as aulas de iniciação dos esportes coletivos nas aulas de educação física escolar, o professor deve ter como objetivo o planejamento de ações educativas, estratégias e meios de intervenção pedagógica, formas de avaliação do progresso dos alunos e a inclusão de conteúdos pautados no saber conhecer, saber fazer e saber ser.
Essas dimensões referem-se às dimensões de conteúdos denominadas respectivamente como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q842423 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020

No que se refere à obra de FREIRE (Educação de Corpo Inteiro), julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - A ação de engatinhar é um fenômeno que não integra o sujeito com o mundo.
II - Cada objeto a ser pego exige uma atividade motora particular.
III - Não basta se especialista em mãos ou especialista em bolas para entender o ato de pegar uma bola.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q843437 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, AV MOREIRA, 2020

O uso do jogo educativo com fins pedagógicos remete-nos para a relevância desse, no processo de ensino-aprendizagem da criança. Considerando que a criança aprende de modo intuitivo, adquire noções espontâneas em processos interativos, envolvendo suas cognições, afetividades, corpo e interações sociais, o jogo desempenha um papel de grande relevância no desenvolvimento, ao permitir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q842785 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020

De acordo com a obra de FREIRE (Educação de Corpo Inteiro), analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - A criança constrói mecanismos motores sólidos e sofisticados que lhe permitem entrar em contato com muitas das coisas que existem para se conhecer.
II - Segundo Piaget, o símbolo é uma representação mental de objetos do meio externo.
III - Uma vez tendo acesso ao símbolo, a criança começa a apresentar mentalmente as ações que vive no mundo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.