Questões de Concursos Educação Infantil

Resolva questões de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q915775 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim ES, CESPE CEBRASPE, 2024

 Com referência ao cuidar e ao educar na educação infantil, julgue o item a seguir. 

O indivíduo que atua na educação de berçário tem função simbolicamente maternal, principalmente devido ao seu longo tempo de interação com os bebês.

  1. ✂️
  2. ✂️

2Q915770 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim ES, CESPE CEBRASPE, 2024

Em uma instituição de educação infantil, uma criança com dois anos de idade sofreu uma queda e, em razão disso, uma forte batida na cabeça.       

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

Em casos semelhantes ao da situação hipotética em pauta, a família da criança sempre deve ser informada e orientada a observar a criança nas 48 h posteriores ao trauma.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q918698 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Sala, Prefeitura de São Luís do Quitunde AL, ADM TEC, 2024

A partir do início da década de 1980, novas urgências Políticas e Sociais se fizeram acompanhar de propostas de mudança na educação, a fim de se enfrentar, particularmente, o fracasso da escola na alfabetização de crianças. Como correlato teórico metodológico da busca de soluções para esse problema, introduziu-se no Brasil o pensamento ___________________ sobre alfabetização, resultante das pesquisas sobre a psicogênese da língua escrita desenvolvidas pela pesquisadora argentina Emília Ferreiro e colaboradores. A palavra que completa corretamente o pensamento é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q918201 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Desenvolvimento Educacional, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2025

O desenvolvimento infantil abrange aspectos físicos, cognitivos, emocionais e sociais. No que diz respeito ao comportamento infantil, compreender os marcos do desenvolvimento é essencial para promover um ambiente adequado à aprendizagem. Com base nessa perspectiva, qual das alternativas apresenta uma prática pedagógica adequada para favorecer o desenvolvimento infantil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q915771 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim ES, CESPE CEBRASPE, 2024

Em uma instituição de educação infantil, uma criança com dois anos de idade sofreu uma queda e, em razão disso, uma forte batida na cabeça.       

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

Se apresentar irritação excessiva ou perda de consciência, a criança deverá ser acalmada. 

  1. ✂️
  2. ✂️

8Q915769 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim ES, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca da prevenção de acidentes na educação infantil, julgue o item que se segue.

Fios e cabos de energia existentes nos diferentes espaços da instituição de educação infantil devem ser devidamente relatados às crianças, para que elas tomem cuidado.

  1. ✂️
  2. ✂️

9Q917279 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Sala, Prefeitura de São João do Sul SC, PS Concursos, 2025

Qual das alternativas abaixo apresenta um dos cinco campos de experiência definidos pela BNCC para a Educação Infantil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q915773 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim ES, CESPE CEBRASPE, 2024

Com referência ao cuidar e ao educar na educação infantil, julgue o item a seguir. 

Deve haver uma relação de independência entre família e creche relativamente ao cuidado que a criança vivencia nesse espaço educativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

11Q917280 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Sala, Prefeitura de São João do Sul SC, PS Concursos, 2025

De acordo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), qual dos seguintes elementos NÃO é considerado um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q915772 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Educação, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim ES, CESPE CEBRASPE, 2024

Com relação à criança e ao espaço na educação infantil, julgue o próximo item.

A sala de referência é reconhecida pela criança como uma totalidade espacial e guarda pouca relação com os demais espaços da creche.

  1. ✂️
  2. ✂️

13Q978837 | Pedagogia, Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A respeito dos Jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem, analise as alternativas a seguir:

I. As brincadeiras estabelecem a relação entre o mundo interno do individuo - imaginação, fantasia, símbolos - e o mundo externo - realidade compartilhada com os outros. Ao mesmo tempo, as crianças, ao brincarem, vão criando condições de separarem esses dois mundos e de adquirirem o domínio sobre eles.
II. Através da brincadeira, a criança se apropria da realidade, criando um espaço de aprendizagem em que possa expressar, de modo simbólico, suas fantasias, desejos, medos, sentimentos, sexualidade e agressividade.
III. Nos jogos, a criança começa a estabelecer e entender regras constituídas por si e/ ou pelo grupo. Desse modo, estará elaborando e resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de entender pontos de vista diferentes do seu ou de fazer-se entender e de coordenar o seu ponto de vista com o do outro.
IV. Os jogos e as brincadeiras ajudam as crianças a vivenciarem regras preestabelecidas. Elas aprendem a esperar a sua vez e também a ganhar e perder. E com isso, incentivam a autoavaliação da criança, que poderá constatar por si mesma os avanços que écapaz de realizar, fortalecendo assim sua autoestima.
V. O lúdico tem caráter de controle e subversão da ordem que contrapõe a lógica da produtividade; indica pistas para definição de papéis éticos e da cultura humana de forma objetiva.

Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q953092 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

As dificuldades de aprendizagem podem surgir em diversas áreas do desenvolvimento cognitivo das crianças e é importante que o educador tenha estratégias eficazes para lidar com essas dificuldades, garantindo que todos os alunos tenham acesso ao aprendizado de maneira inclusiva e adaptada.
Assinale a alternativa CORRETA sobre estratégias para lidar com dificuldades de aprendizagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q983046 | Pedagogia, Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelecem marcos conceituais fundamentais para a atuação do monitor de creche, especialmente no que tange à integração entre o cuidar e o educar.

Considerando essa integração e a concepção de criança como sujeito de direitos, assinale a afirmação que melhor sintetiza a natureza da ação pedagógica na Educação Infantil, sob a perspectiva dos documentos oficiais vigentes no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q976684 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

A Sociologia da Educação contribui para a compreensão da Educação Infantil como uma construção social e histórica, marcada por desigualdades e disputas por sentidos. Um dos autores que analisam criticamente a função social da escola e a reprodução das desigualdades no interior das instituições educativas é Pierre Bourdieu. Com base nessa perspectiva sociológica e no contexto da educação brasileira, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q983057 | Pedagogia, Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Em uma atividade cotidiana na creche, uma educadoraobserva que determinada criança de dois anos prefere brincar sozinha e tende a repetir gestos com os mesmos objetos. A professora aproxima-se e propõe uma brincadeira compartilhada, estimulando o uso de outros materiais e verbalizando as ações com entusiasmo. Esse tipo de intervenção tem como principal benefício:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q983048 | Pedagogia, Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Na creche-escola, a monitora Carolina propõe uma atividade com elementos naturais do pátio para crianças de 4 anos. Durante a experiência, um grupo cria "lama mágica" e outro deseja construir uma "casinha de pedras". Atenta à indissociabilidade entre cuidar e educar, ela busca intervir de forma estratégica paragarantir os direitos de aprendizagem, promovendo autoria e autonomia.

Com base na BNCC e nas DCNEI, qual ação pedagógica mais complexa e eficaz Carolina deve adotar para valorizar as diferentes propostas das crianças?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q983052 | Pedagogia, Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Durante o momento do parque, um monitor percebe que uma criança demonstra medo de escorregar, observando os colegas com atenção, mas recusando-se a participar. O monitor aproxima-se, propõe sentar junto à criança, nomeia as ações dos colegas e convida a criança para brincar em outro brinquedo menos alto. A partir dessa conduta, é possível afirmar que o monitor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q983050 | Pedagogia, Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Durante uma atividade em roda, uma criança de três anos retira um brinquedo da mão de outra e a empurra. A educadora se aproxima, orienta ambas com firmeza, mas sem autoritarismo, e propõe uma nova forma de interação. Com base nos marcos do desenvolvimento infantil, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.