Questões de Concursos Educação Infantil

Resolva questões de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q1073345 | Pedagogia, Educação Infantil, Pedagogia, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Com base no RCNEI, marque a alternativa que apresenta a sequência correta de verdadeiro (V) ou falso (F) para os princípios que embasam a qualidade das experiências oferecidas às crianças de zero a seis anos

1. O respeito à dignidade e aos direitos das crianças inclui considerar suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas e religiosas.
2. O direito das crianças de brincar é reconhecido como forma particular de expressão, pensamento e comunicação infantil.
3. O acesso aos bens socioculturais contribui para o desenvolvimento das capacidades de expressão, comunicação, interação social, pensamento, ética e estética.
4. A socialização das crianças deve ocorrer em práticas sociais diversificadas, sem discriminação de espécie alguma.
5. O atendimento aos cuidados essenciais está associado à sobrevivência e ao desenvolvimento da identidade das crianças.

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q1073347 | Pedagogia, Educação Infantil, Pedagogia, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

De acordo com o livro “Pedagogia do Cotidiano na (e da) Educação Infantil”, a pedagogia do cotidiano propõe uma abordagem que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q992980 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considerando os aspectos fonéticos e fonológicos da linguagem escrita no desenvolvimento da linguagem, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q977904 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Durante uma reunião pedagógica, a equipe docente de uma escola de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental discute estratégias para fortalecer o processo de alfabetização, respeitando o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças. A coordenadora pedagógica ressalta que a linguagem oral não deve ser tratada isoladamente da linguagem escrita, uma vez que ambas se constroem em um processo dinâmico, contínuo e integrado, permeado pelas práticas sociais de uso da língua. Tendo por base o exposto, marque uma prática pedagógica adequada à articulação entre linguagem oral e escrita.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q994834 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Física, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com Piaget, nos jogos, as crianças encontram oportunidades para construir o entendimento sobre cooperação e competição.
Dada a importância dos jogos, assinale a alternativa que melhor explica a principal diferença entre jogos cooperativos e competitivos no contexto da educação física escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q988698 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A trajetória de alfabetização das crianças nos anos iniciais é marcada por algumas barreiras e desafios, os quais precisam de atitudes assertivas na prática docente para que sejam superados. Sabendo disso, a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016) aponta alguns itens fundamentais para que o processo ocorra de forma satisfatória:

I- alfabetizar exige criar condições para que os sujeitos se apropriem do sistema de escrita alfabética;
II- desde o início de sua vida escolar, importa que as crianças estejam em contato sistemático com a escrita, em textos nos diferentes gêneros do discurso;
III- o papel da esfera escolar no que diz respeito à apropriação da escrita como instrumento cultural tem na sua base a necessária apropriação, por parte do sujeito, do sistema de escrita alfabética;
IV- O foco não é a apropriação do sistema de escrita alfabética, é apenas de garantir o avanço no processo de alfabetização;
V- dominar o sistema de escrita alfabética, sem saber ler e escrever com autonomia, necessitando melhorar a escrita pelo domínio das convenções ortográficas.

Assinale a alternativa que aponta todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q984613 | Pedagogia, Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Para orientar positivamente o comportamento das crianças pequenas, o educador infantil deve ter conhecimento suficiente para identificar as expectativas comportamentais de cada faixa etária e habilidades para fazer uma orientação adequada. Nesse sentido, sobre o comportamento infantil, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q1083463 | Pedagogia, Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Segundo o Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023), no exercício da docência, o professor pedagogo deve atuar como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q1083217 | Pedagogia, Educação Infantil, Diretor e Vice Diretor, Prefeitura de Unaí MG, EVO Concursos, 2025

Qual dos documentos abaixo deve ser o principal orientador curricular para as instituições de Educação Infantil no sistema estadual de Minas Gerais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q1029459 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A respeito dos processos cognitivos associados à alfabetização, assinale a afirmativa que descreve corretamente a respectiva contribuição teórica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q1029467 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Um importante aspecto da experiência do desenvolvimento infantil, do ponto de vista da criança, são as habilidades que ela adquire ao brincar, seja com objetos ou com pessoas.

Por intermédio do brincar, nos primeiros meses de vida, a criança aprende as habilidades a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q1017692 | Pedagogia, Educação Infantil, Área de Atuação 10 Pedagogia, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação ao ato de brincar, ao brinquedo, ao jogo e à ludicidade, julgue os próximos itens.

I O ato de brincar, o brinquedo e os jogos são elementos prejudiciais à aprendizagem de conceitos científicos.

II Brincar é um direito da criança e não requer mediação do professor em sala de aula.

III Ao implementarem atividades lúdicas em sala de aula, os docentes podem gerar um ambiente de aprendizagem prazeroso.

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q1029470 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A respeito das metodologias ativas na Educação Infantil, analise as afirmativas a seguir.

I. São pautadas na interação direta das crianças com o ambiente de aprendizagem, propiciando a associação entre os conceitos e as experiências práticas vivenciadas.
II. São fundamentadas na ideia de que o aprendizado é mais eficaz quando os alunos estão ativamente engajados no processo, utilizando estratégias como aprendizagem baseada em problemas, estudos de caso e metodologia de projetos.
III. São embasadas na memorização como fundamento para aprendizagens mais complexas, encorajando o aprimoramento da fluência e da automação de habilidades fundamentais para o aprendizado contínuo.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q1073513 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI, os conteúdos na educação infantil são concebidos como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q985726 | Pedagogia, Educação Infantil, Educador Infantil, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Pode-se dizer que a mediação de conflitos:

I. Destaca-se como um importante meio para administrar disputas, especialmente considerando que muitos conflitos surgem em relações contínuas.
II. É um meio consensual flexível que envolve a cooperação dos participantes, com o apoio de um mediador, independente e imparcial.
III. Preocupa-se apenas com o litígio, ou seja, na verdade formal presente nos autos, e tem como objetivo exclusivo a obtenção de um acordo.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q1029547 | Pedagogia, Educação Infantil, Agente de Serviços de Auxiliar de Sala, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A escola percebe que um dos seus alunos tem a carteira de vacinação incompleta e notifica os responsáveis.

Essa atitude está
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q1030384 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

Educar exige cuidado; cuidar é educar, envolvendo acolher, ouvir, encorajar, apoiar, no sentido de desenvolver o aprendizado de pensar e agir, cuidar de si, do outro, da escola, da natureza, da água, do Planeta. Educar é, enfim, enfrentar o desafio de lidar com gente, isto é, com criaturas tão imprevisíveis e diferentes quanto semelhantes, ao longo de uma existência inscrita na teia das relações humanas, neste mundo complexo. Educar com cuidado significa aprender a amar sem dependência, desenvolver a sensibilidade humana na relação de cada um consigo, com o outro e com tudo o que existe, com zelo, ante uma situação que requer cautela em busca da formação humana plena.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2013.
O trecho acima expõe relações entre educação e cuidado. Assinale a afirmativa correta com base no texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q1083452 | Pedagogia, Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

No que se refere à organização dos materiais, o Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023) reconhece a importância de se incluir, no cotidiano das instituições educativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q1083453 | Pedagogia, Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Sobre as tecnologias digitais na Educação Infantil, o Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023) orienta que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q1083456 | Pedagogia, Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Em relação ao momento de adaptação, o Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023) afirma que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.