Questões de Concursos Educação Infantil

Resolva questões de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

121Q1083459 | Pedagogia, Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

De acordo com as orientações do Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023), o planejamento deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q1029461 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A respeito da função social da alfabetização, leia os trechos a seguir que sintetizam a posição de dois importantes teóricos, Paulo Freire e Delia Lerner.

I. Minha impressão é que a escola está aumentando a distância entre as palavras que lemos e o mundo em que vivemos. Nessa dicotomia, o mundo da leitura é só o mundo do processo de escolarização, um mundo fechado, isolado do mundo onde vivemos experiências sobre as quais não lemos. A leitura da escola mantém silêncio a respeito do mundo da experiência, e o mundo da experiência é silenciado sem seus textos críticos próprios.

Adaptado de LEITE et al. Uma entrevista polifônica e virtual com Paulo Freire. In: ZACCUR, E. (Org.). A magia da linguagem. Rio de Janeiro: DP & A, 1999, p. 22.

II. O ensino gradual de elementos isolados fragmenta e descontextualiza a leitura. Ler é entrar em outros mundos possíveis. É indagar a realidade para compreendê-la melhor. É se distanciar do texto e assumir uma postura crítica frente ao que se diz e ao que se quer dizer. É tirar carta de cidadania no mundo da cultura escrita.

Adaptado de LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002, p. 73.


Considerando os trechos, é correto afirmar que, para ambos,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q1017688 | Pedagogia, Educação Infantil, Área de Atuação 10 Pedagogia, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Um professor da educação infantil, regente de uma turma com alunos de 5 anos de idade, têm o hábito de vestir as crianças e organizar a sala cotidianamente, com o intuito de obter eficiência, organização e agilidade no cotidiano escolar.

De acordo com o Referencial Nacional para Educação Infantil (volumes 1 e 2), a postura do professor na situação hipotética apresentada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q1031620 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Se as pedagogias ativas, centradas na criança, estabeleciam a crítica à pedagogia tradicional a partir dos conhecimentos sobre a criança produzidos pelas investigações do campo da biologia e da psicologia evolutiva, uma Pedagogia da Infância compreende que toda e qualquer ação educativa exige considerar as crianças e os contextos socioculturais que definem sua infância. A Pedagogia da Infância admite como pressuposto básico a criança como um sujeito de direitos, com base na Convenção dos Direitos das Crianças (1989).

Adaptado de https://gestrado.net.br/verbetes/pedagogia-da-infancia/

Para a Pedagogia da Infância,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q992979 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Sobre práticas de letramento e literatura infantil, analise as alternativas abaixo e assinale a CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q1031671 | Pedagogia, Educação Infantil, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Com relação ao processo de socialização primária, analise as afirmativas a seguir.

I. Internalizar os códigos de comportamento esperados em sala de aula, como sentar adequadamente e respeitar o professor.

II. Ser orientado pelos pais sobre como se portar corretamente em relação aos materiais próprios e os alheios no ambiente escolar.

III. Aprender em casa sobre usos da linguagem que desempenham funções sociais, como se desculpar ou agradecer.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q1082918 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Tendo como referência o texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o brincar na Educação Infantil precisa ser concebido como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q1083440 | Pedagogia, Educação Infantil, Educação Física, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

“O termo “brincar” vem do latim, tendo como radical a palavra brinco que, por sua vez, deriva-se de um termo “vincullum” (PESSOA, 2015).
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação ao brincar livre, a brinquedos e brincadeiras.

( ) É na infância que o brincar se torna mais intenso, e ele se manifesta somente nessa faseda vida.
( ) As brincadeiras auxiliam as crianças no seu processo de desenvolvimento, pois toda brincadeira tem significado para ela.
( ) Por meio do ato de brincar, a criança desenvolve habilidades motoras, cognitivas, afetivas, além de contribuir para a aquisição da linguagem.
( ) Por ser um sujeito socialmente ativo, a criança precisa ter a oportunidade de escolher e ter acesso aos brinquedos, sendo isso um de seus direitos.
( ) Na instituição de educação infantil, a criança não precisa de espaços adequados para brincar, basta disponibilizar brincadeiras e brinquedos para que as ações intencionais favoreçam um brincar de qualidade.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q1083447 | Pedagogia, Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Seguindo os documentos oficiais que o fundamentam, o Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023), afirma que cuidar e educar são práticas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q1083450 | Pedagogia, Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Analise a frase:

“[…] não são nem passatempo estúpidos, nem objetivos de atividades, mas sim […] os meios para expressar-se e comunicar-se.”

Tonucci, 2008, p. 14.

O Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023) recorre a essa citação para referir-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q1083454 | Pedagogia, Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Analise o texto abaixo extraído do Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023, p.31).

“O processo de adaptação da criança se faz ...................................., portanto, é importante que equipes gestoras e professores pensem em estratégias para que bebês e crianças pequenas se sintam pertencentes e confiantes no espaço que habitam.”

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q1083457 | Pedagogia, Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Para tratar da “rotina” na Educação Infantil, o Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023) adota a expressão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q1083458 | Pedagogia, Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Analise a frase abaixo extraída do Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023, p. 33).

“O ............................ é o fio condutor da organização das práticas pedagógicas na Educação Infantil […].”

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q1083460 | Pedagogia, Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

O Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023) afirma que os bebês devem ter liberdade para se movimentar, a fim de desenvolverem consciência corporal sem a intervenção direta do adulto, descobrirem o funcionamento do próprio corpo e ampliarem suas habilidades motoras de formaespontânea.

Essa descrição refere-se ao conceito de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q1082008 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Sobre os cuidados essenciais que os auxiliares de creche devem ter com as crianças, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q1089432 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

As DCNEIs articulam-se às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos definidos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação para orientar as políticas públicas e a elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares de Educação Infantil. Sobre as concepções fundamentais trazidas pelas DCNEIs, analise as afirmações abaixo:

1. Educação Infantil: Primeira etapa da educação básica, oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.
2. Criança: sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
3. Currículo: Plano orientador das ações da instituição que define as metas pretendidas para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educados e cuidados. É elaborado num processo coletivo, com a participação da direção, dos professores e da comunidade escolar.
4. Proposta pedagógica ou projeto político-pedagógico: conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q1083448 | Pedagogia, Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

De acordo com o Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023), quem assume o papel de “segundo educador”, desempenhando uma importante função, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q1083449 | Pedagogia, Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

A respeito da organização do tempo, o Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023) afirma que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q1083455 | Pedagogia, Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) de acordo com as orientações do Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023).

( ) A organização e a disponibilidade dos materiais ofertados às crianças devem ter intencionalidade pedagógica, contribuindo para a aprendizagem.
( ) O espaço deve proporcionar condições para o desenvolvimento da autonomia das crianças.
( ) Os materiais devem ser guardados em locais de difícil acesso para a segurança das crianças, cabendo ao professor decidir quando e como serão utilizados.
( ) As salas de referência devem ser planejadas e organizadas de modo a promover e estimular a relação das crianças com diferentes objetos de conhecimento e materiais, possibilitando que façam escolhas e interações sem a intervenção constante do adulto.
( ) É necessário que a criança tenha acesso livre para escolher e explorar materiais que são de seu interesse.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q1083525 | Pedagogia, Educação Infantil, Inglês, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) em relação ao Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó SC (2023).

( ) A Educação Infantil da Rede Municipal de Chapecó busca a construção de uma práxis pedagógica que atenda às especificidades das crianças pequenas a partir da escuta atenta dos envolvidos no processo educativo.
( ) As crianças aprendem de maneira significativa na interação entre os diferentes sujeitos, contexto social e cultural do qual fazem parte.
( ) Os espaços de aprendizagem, oportunizados apenas pelo ambiente educacional , são de fundamental importância para o desenvolvimento integral da criança.
( ) A Língua Inglesa está presente no cotidiano das crianças pequenas seja através do uso de expressões como ‘hot dog’ ou em produtos e serviços.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.