Questões de Concursos Educação Infantil

Resolva questões de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

141Q1082005 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

No contexto da educação infantil, especialmente no ambiente da creche, diversas atividades são propostas para estimular o desenvolvimento das crianças. Sobre os jogos de memória e quebra-cabeça, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q1083451 | Pedagogia, Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Segundo o Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023), ao planejar os espaços, devem ser consideradas as características de desenvolvimento de cada grupo etário, bem como os interesses e necessidades das crianças.

Cabe, sobretudo ao professor, a função de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q1029460 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

As afirmativas a seguir a respeito das teorias e práticas de alfabetização em diferentes momentos históricos, estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q984700 | Pedagogia, Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Na introdução da matemática para alunos da Educação Infantil, o desenvolvimento da numeracia é essencial para construir uma base sólida no aprendizado matemático. Dessa forma, assinalar a alternativa que representa a estratégia mais eficaz para promover esse desenvolvimento nas crianças.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q1089425 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Para Staccioli (2018), as rotinas oferecem às crianças pequenas (0-3 anos) um ponto de apoio seguro e favorecem a organização equilibrada do tempo e do espaço. Em relação às rotinas na Educação Infantil, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Oferecem uma acomodação coerente do antes e do depois, e permitem a previsão do que acontecerá e a organização através da conformidade.
( ) São uma experiência comunitária e transmissível aos pares e aos adultos.
( ) Devem favorecer hábitos com foco na repetição e previsibilidade.
( ) A função educativa é garantida pela liberdade pedagógica do professor, uma vez que a experiência infantil das crianças é imatura para servir na construção da rotina.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q1089426 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

As rotinas como um todo, mesmo do ponto de vista da quantidade de tempo que ocupam na creche ou na pré-escola, representam a dimensão mais ampla de viver na escola. Nenhum outro ensinamento é praticado com a mesma quantidade de tempo que as rotinas. Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo:

I. Representam um campo privilegiado para a educação social e a cidadania.
II. Concentram uma parte significativa dos aprendizados das crianças na Educação Infantil.
III. As rotinas devem ser precisamente padronizadas para evitar imprevistos e manter a disciplina do grupo, pois a repetição garante maior eficácia pedagógica.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q1089427 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Segundo Pinazza e Fochi (2018), no contexto das práticas da Educação Infantil, “o que se pratica correntemente sob a denominação de “documentação pedagógica”, não raro, se trata de uma coleção de meros registros escritos, fotográficos, em vídeos ou em áudios, que não atingem o estatuto de uma documentação pedagógica e tampouco provocam a tão sonhada transformação na prática educativa”. Sobre o conceito de documentação pedagógica e de acordo com o trecho anterior, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q1082007 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Massinha de modelar é um brinquedo muito apreciado por crianças pequenas, pois pode ser amassada, esticada, enrolada, cortada e picotada. Assinale a alternativa incorreta sobre os estímulos proporcionados por esse material.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q1089431 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Na Escola Municipal Sementinha, a diretora recebeu três situações no período de matrícula. Na situação um, Clara completa 4 anos em 10 de março e seus pais desejam sua matrícula na pré-escola. Na situação dois, Lucas completa 6 anos em 12 de abril, e sua família insiste na matrícula no 1º ano do Ensino Fundamental, alegando que o menino já sabe ler e escrever. Na situação três, os responsáveis de Ana, de 3 anos, solicitam vaga em uma creche, mas moram em um bairro distante e afirmam que não há transporte escolar para outra unidade próxima. Diante dessas situações, assinale a alternativa que apresenta a conduta que a equipe pedagógica e a direção da escola devem ter em conformidade com as DCNEIs.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q1089435 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

De acordo com a BNCC, etapa da Educação Infantil, assinale a alternativa que apresenta um objetivo de aprendizagem e desenvolvimento para crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) ligado ao campo de experiências “Escuta, fala, pensamento e imaginação”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q1089438 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Para Lino (2010), “barulhar” refere-se a um importante conceito na Educação Infantil. São concepções do “barulhar”, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q1089454 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil Creche Pré Escola, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

No contexto educacional, a compreensão da infância influencia a prática docente e o planejamento pedagógico na Educação Infantil. Com base nas concepções contemporâneas, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

153Q1089455 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil Creche Pré Escola, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

A ludicidade na educação infantil é fundamental para o desenvolvimento integral da criança.

Sobre o papel do lúdico na educação infantil, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

(__)O lúdico é um meio essencial para a aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

(__)As brincadeiras devem ser limitadas ao horário de recreio, sem relação com as práticas pedagógicas planejadas.

(__)O brincar possibilita à criança elaborar experiências, expressar sentimentos e construir conhecimentos.

(__)O uso do lúdico compromete a disciplina e o foco nas atividades escolares.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

154Q1089444 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil Creche Pré Escola, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

As práticas pedagógicas na primeira infância devem reconhecer o brincar e o cuidado como dimensões indissociáveis da educação. Nesse sentido, o professor de educação infantil deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q1089448 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil Creche Pré Escola, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), o trabalho pedagógico na Educação Infantil deve assegurar às crianças experiências que promovam aprendizagens significativas e o desenvolvimento integral em seus múltiplos aspectos. Nessa perspectiva, é correto afirmar que a prática educativa deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

156Q1089453 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil Creche Pré Escola, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

Na Educação Infantil, a prática pedagógica deve integrar as duas ações, cuidar e educar, pois o cuidado e o ensino são dimensões indissociáveis do processo educativo. Sobre essa relação, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

157Q1089456 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil Creche Pré Escola, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

Projetos pedagógicos são planos de ação que estruturam a proposta de uma instituição de ensino. A elaboração de projetos pedagógicos na Educação Infantil deve estar pautada em princípios que garantam o desenvolvimento integral da criança. Nesse sentido, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.