Questões de Concursos Educação Infantil

Resolva questões de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q1055550 | Pedagogia, Educação Infantil, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

Embora alfabetizados, crianças e jovens, na continuidade de seu processo de escolarização, e adultos já escolarizados revelavam incapacidade de responder adequadamente as muitas e variadas demandas de leitura e de escrita nas práticas não só escolares, mas também sociais e profissionais. Reconheceu-se, assim, que um conceito restrito de alfabetização que exclua os usos do sistema de escrita é insuficiente diante das muitas e variadas demandas de leitura e de escrita [...]. Em outras palavras, aprender o sistema alfabético de escrita e, contemporaneamente, conhecer e aprender seus usos sociais: ler, interpretar e produzir textos. Não apenas alfabetizar, mas alfabetizar e letrar, “alfaletrar”.

(Magda Soares. 2020. Adaptado.)


Considerando o exposto, NÃO é essencial para reverter o fracasso na alfabetização:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q980559 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento que define os conhecimentos, habilidades e competências essenciais que todos os alunos brasileiros devem desenvolver ao longo da Educação Básica, que inclui a Educação Infantil, o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e o Ensino Médio. Acerca das práticas pedagógicas para a Educação Infantil, a BNCC afirma que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q952337 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

O planejamento pedagógico deve articular o ambiente de aprendizagem às estratégias didáticas. Qual das práticas abaixo evidencia essa articulação de maneira eficaz?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q1029462 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia a descrição sobre a dificuldade de aprendizagem diagnosticada em relação à consciência fonológica de um aluno:

O aluno tem dificuldade de reverter sílabas invertidas e descobrir qual é a palavra. Por exemplo, dificuldade de ouvir as sílabas /be/, /ca/, /lo/ e dizer /cabelo/.

Com base no exemplo citado, assinale a opção que indica corretamente qual a habilidade de consciência fonológica ainda não foi desenvolvida pelo aluno.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q979850 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Ensino Básico I Efetivo/Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Compreender como vivem e pensam as crianças, entender suas culturas, seus modos de ver, de sentir e de agir, e escutar seus gostos ou preferências é uma das formas de poder compreendê-las como grupo humano. Para isso, conforme Barbosa (2007), é preciso
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1045434 | Pedagogia, Educação Infantil, Edital n 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Sobre o processo de alfabetização e letramento, relacione abaixo as nomenclaturas apresentadas aos seus respectivos conceitos.

Coluna 1 Nomenclatura

1. Conhecimento alfabético

2. Memória fonológica

3. Consciência fonológica

4. Escrita ou escrita do nome

Coluna 2 Conceito

( ) Conhecimento do nome, das formas e dos sons das letras do alfabeto.

( ) Habilidade abrangente que inclui identificar e manipular intencionalmente unidades da linguagem oral, como palavras, sílabas, rimas e fonemas.

( ) Habilidade de escrever, a pedido, letras isoladas ou o próprio nome.

( ) Habilidade de se lembrar de uma informação dada oralmente por um período curto de tempo.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q992978 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Em relação às fases do desenvolvimento da leitura e da escrita, de acordo com as teorias de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q980261 | Pedagogia, Educação Infantil, Monitor, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

A Educação infantil pode ser considerada corretamente como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1055567 | Pedagogia, Educação Infantil, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

A tarefa de ensinar a ler e a escrever um texto de história é do professor de história e não do professor de português. A tarefa de ensinar a ler e a escrever um texto de ciências é do professor de ciências e não do professor de português. A tarefa de ensinar a ler e a escrever um texto de matemática é do professor de matemática e não do professor de português. A tarefa de ensinar a ler e a escrever um texto de geografia é do professor de geografia e não do professor de português. A tarefa de ensinar a ler e a escrever um texto de educação física é do professor de educação física e não do professor de português. A tarefa do professor de português é ensinar a ler a literatura brasileira.

(NEVES, et al. 2007. Disponível em https://pt.scribd.com/document/496351796/Ler-e-escrever-compromisso-de-todas-as-areas. Adaptado.)


Considerando o exposto, sobre ler e escrever, analise as afirmativas a seguir.


I. É centrar a leitura e a escrita na decodificação das palavras e não na construção de significado.

II. Trata-se, fundamentalmente, de exercitar e praticar a decodificação; é alfabetizar. É levar o aluno ao domínio do código da escrita.

III. São questões para todas as áreas, uma vez que são habilidades indispensáveis para a formação do aluno, que é responsabilidade de toda a escola.

IV. O aluno deve se tornar capaz de apropriar-se do conhecimento acumulado que está escrito em livros, revistas, jornais, relatórios, poemas, gráficos etc.


Está correto o que se afirma apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1045354 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Analise o texto abaixo de acordo com a Política Nacional de Alfabetização. Brasília (2019).

Aos alunos surdos e com deficiência auditiva, o Ministério da Educação pretende promover a oferta de .................................................. .

Para cegos e surdos-cegos, deve-se adotar...................................................

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1045356 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Analise o texto abaixo conforme a Política Nacional de Alfabetização. Brasília (2019).

“Dentre os componentes essenciais para a alfabetização se destacam ..........................................................

No âmbito da numeracia, é de fundamental importância a capacidade de ler e escrever números, compreender funções e o significado das quatro operações matemáticas.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q978836 | Pedagogia, Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Sobre Os processos de desenvolvimento e aprendizagem infantil, analise os itens a seguir:

I. O desenvolvimento e aprendizagem infantil ocorrem continuamente nas relações que a criança estabelece desde seu nascimento, iniciando com seus pais e, depois, com cuidadores e professores, profissionais de saúde, outras crianças e indivíduos da comunidade na qual está crescendo.
II. As crianças experienciam e aprendem no mundo através dos relacionamentos socioafetivos, e estes, por sua vez, influenciam todos os aspectos do desenvolvimento infantil.
III. A criança se beneficia de suas próprias ações em relação às pessoas com que convive e aos objetos que utiliza em seu cotidiano e nas brincadeiras. O estímulo ao desenvolvimento neurológico é necessário, cabendo ao cuidador oferecer atenção, reagir às iniciativas de interação infantil, servindo de referência para a criança.
IV. Interações que estimulam a afetividade geram vínculos consistentes, os quais encorajam a autonomia e são necessários para que a criança gradualmente entenda a si própria, sua importância na vida dos outros e futuramente na sociedade.
V. As crianças envolvidas em relações com empobrecimento afetivo e negligenciada funcionam como fatores de risco para distúrbios psicossociais no futuro.

Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1073346 | Pedagogia, Educação Infantil, Pedagogia, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

De acordo com o RCNEI, a qualidade do processo de integração depende da estrutura organizacional da instituição e pressupõe propostas para educar crianças com necessidades especiais que considerem diversos fatores. Assinale a alternativa que não deve ser considerada na elaboração dessas propostas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q992982 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

No contexto da avaliação e diagnóstico em alfabetização, avalie as alternativas abaixo e assinale a CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q976686 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017, define os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças na Educação Infantil e orienta a organização curricular das instituições dessa etapa. O documento propõe uma abordagem pedagógica que reconhece a criança como sujeito de direitos, protagonista e ativa na construção de saberes, em contextos de interação e brincadeira. Analise as assertivas:

I - A BNCC define que o principal objetivo da Educação Infantil é preparar a criança para o ingresso no Ensino Fundamental por meio da antecipação da alfabetização e do ensino de conteúdos escolares formais.
II - A BNCC organiza o currículo da Educação Infantil em campos de experiências, que articulam os saberes das crianças com suas vivências.
III - Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, segundo a BNCC, incluem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
IV - A BNCC orienta que o planejamento pedagógico na Educação Infantil deve ignorar as especificidades de cada faixa etária, pois todas as crianças devem alcançar os mesmos objetivos no mesmo tempo.

De acordo com a BNCC, qual assertivas estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q985394 | Pedagogia, Educação Infantil, Anos Iniciais eou Educação Infantil, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

O planejamento na educação infantil tem características próprias, em função da faixa etária do público envolvido. Em relação ao planejamento, analisar os itens.

I. É um plano voltado para as atividades pedagógicas, e as demais atividades, como o banho, a alimentação e o sono, não integram o planejamento do professor.
II. Marca a intencionalidade do processo educativo. Tal intencionalidade está presente na elaboração e pode variar de professor para professor, pois nela estão implicadas concepções de criança, infância e do significado do próprio planejamento em si.
III. É essencialmente linguagem, formas de expressão e leitura do mundo que nos rodeia.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q1045337 | Pedagogia, Educação Infantil, Educação Especial, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

O desenvolvimento cognitivo da criança está diretamente ligado ao seu desenvolvimento psicomotor. Sobre isso, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q1055600 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

Um dos elementos metodológicos que potencializam o aprendizado dos alunos e deve ser organizado pelo professor é o agrupamento produtivo. Estes agrupamentos se constituem a partir do objetivo da atividade proposta. Sua finalidade é possibilitar aos alunos que troquem seus conhecimentos, de maneira que propiciem um avanço no tipo de conhecimento que está em jogo. Se o objetivo da atividade for a reflexão sobre a construção do sistema de escrita de maneira que se contraponham hipóteses, é interessante reunir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1030373 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

A leitura é uma habilidade essencial para o desenvolvimento pessoal e acadêmico. Para estimular as crianças a praticarem os diversos tipos de leitura e melhorarem suas habilidades, é importante criar um ambiente propício e oferecer suporte adequado. (Luiz Miranda, revista Quero)
O conselho mais adequado à tarefa de incentivar a leitura, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.