Questões de Concursos Educação Infantil

Resolva questões de Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q977914 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

No contexto da Educação Infantil, as Ciências da Natureza integram-se de modo transdisciplinar, respeitando a especificidade do desenvolvimento da criança e o caráter investigativo das aprendizagens nessa etapa. Identifique a correta caracterização dos objetos de conhecimento das Ciências da Natureza na Educação Infantil, conforme os marcos normativos e conceituais que orientam a prática pedagógica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q1073475 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Uma das funções primordiais do cuidador de creche é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q980558 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

A relação entre Educação e Cidadania na Educação Infantil tem sido discutida por diferentes autores e documentos oficiais. Considerando essa relação, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q1017693 | Pedagogia, Educação Infantil, Área de Atuação 10 Pedagogia, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do planejamento e da avaliação do processo educativo na educação infantil, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q1029548 | Pedagogia, Educação Infantil, Agente de Serviços de Auxiliar de Sala, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O assistente de sala é fundamental para garantir o bom funcionamento da rotina escolar, proporcionando suporte ao professor e cuidado direto às crianças.

As opções a seguir apresentam atribuições do assistente de sala, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q987579 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

No contexto do desenvolvimento do princípio alfabético, assinale a alternativa que indica qual é um dos desafios cognitivos enfrentados pelas crianças na transição da fase pré-silábica para a fase silábica da escrita, segundo as teorias de Emilia Ferreiro:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q1045692 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor Ensino Fundamental I e II AEE, Prefeitura de Piratuba SC, AMAUC, 2024

A Declaração Mundial sobre Educação para Todos enfatizou a necessidade de uma abordagem centrada na criança objetivando a garantia de uma escolarização bem-sucedida para todas as crianças. A adoção de sistemas mais flexíveis e adaptativos, capazes de mais largamente levar em consideração as diferentes necessidades das crianças irá contribuir tanto para o sucesso educacional quanto para a inclusão.

Nesse contexto, segundo a Declaração de Salamanca, assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmações:

(_)O currículo deveria ser adaptado às necessidades das crianças, e não vice-versa. Escolas deveriam, portanto, prover oportunidades curriculares que sejam apropriadas a criança com habilidades e interesses diferentes.
(_)Crianças com necessidades especiais deveriam receber apoio instrucional adicional no contexto do currículo regular, e não de um currículo diferente.
(_)O princípio regulador deveria ser o de providenciar a mesma educação a todas as crianças, e também prover assistência adicional e apoio às crianças que assim o requeiram.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q979222 | Pedagogia, Educação Infantil, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A respeito da construção de proposta pedagógica na educação infantil, Oliveira (2002) defende que, entre outros aspectos, o planejamento do currículo deve incluir
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q1055565 | Pedagogia, Educação Infantil, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

[...] Também a relação com os conteúdos aprendidos no curso de formação é mutável. Mais do que conceitos específicos a serem aprendidos, o curso deveria visar ao letramento do professor para o local do trabalho, entendendo, assim, a escrita como um elemento identitário da sua formação (Kleiman, 2001). [...] Isso significa que, mais do que a aprendizagem de determinados conceitos e procedimentos analítico-teóricos, que mudam com as mudanças das teorias linguísticas e pedagógicas, interessa instrumentalizar o professor para ele continuar aprendendo ao longo de sua vida e, dessa forma, acompanhar as transformações científicas que tratam de sua disciplina e dos modos de ensiná-la.

(Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007. Adaptado.)


Na perspectiva de uma prática social do letramento, podemos afirmar que está INCORRETO quando o professor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q1074766 | Pedagogia, Educação Infantil, Pedagogia, INSS, FUNRIO

A imprensa escolar, a aula-passeio, o texto livre, a correspondência escolar, a biblioteca de trabalho e a assembleia na sala de aula são técnicas da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q1017679 | Pedagogia, Educação Infantil, Área de Atuação 10 Pedagogia, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Uma criança de 3 anos de idade que tenha contato com livros, ouça histórias lidas por adultos, veja outras pessoas lendo e escrevendo, cultive e exerça práticas de leitura e de escrita, mas que ainda não tenha aprendido a ler e escrever formalmente,

I é alfabetizada, mas não letrada.

II apresenta certo nível de letramento, mas não é alfabetizada.

III domina convenções e estruturas linguísticas próprias, sendo, portanto, alfabetizada.

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1055597 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

Considerando os estudos que acompanharam crianças no último ano da educação infantil ou no primeiro ano do ensino fundamental, constatando-se que, à medida que avançavam em direção a uma hipótese alfabética de escrita, as crianças também tendiam a avançar em suas capacidades de refletir sobre as partes sonoras das palavras, analise as afirmativas a seguir.

I. Para escrever segundo uma hipótese alfabética, as crianças precisam identificar palavras que começam com o mesmo fonema (mesmo que não saibam pronunciá-lo isoladamente).

II. A capacidade de refletir sobre partes sonoras das palavras é uma condição necessária para a criança avançar em direção a uma hipótese alfabética, sendo condição suficiente para dar conta de reconstruir as propriedades do sistema de escrita alfabética.

III. Para usar uma hipótese silábica qualitativa (isto é, sem valor sonoro convencional), ou hipóteses silábico-alfabética e alfabética, as crianças precisam avançar em suas habilidades de identificar e produzir palavras que começam com a mesma sílaba ou que rimam.

Referem-se a habilidades fonológicas apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q992981 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

No que diz respeito aos aspectos fonéticos e fonológicos da linguagem escrita, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q1083464 | Pedagogia, Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) de acordo com as orientações do Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023).

( ) O ponto de partida para a organização das ações pedagógicas deve ser os interesses das crianças.
( ) A experiência na Educação Infantil não se resume às atividades ou à quantidade de ações desenvolvidas; portanto, não se garante com uma rotina fragmentada e estática.
( ) As experiências acontecem de modo isolado, restritas a um determinado campo, assim como cada aprendizagem.
( ) A organização curricular a partir dos campos de experiência assume a prerrogativa de que o processo educativo esteja centrado no fazer e no agir das crianças, por meio de experiências ricas e diversificadas.
( ) Os objetivos de aprendizagem devem se vincular a ações específicas, de modo que o planejamento esteja voltado apenas para a contemplação dos objetivos elencados.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q987470 | Pedagogia, Educação Infantil, Pedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

No processo de desenvolvimento da linguagem escrita, a compreensão dos aspectos fonéticos e fonológicos é crucial para a aquisição da leitura e escrita. Identifique e assinale a alternativa que melhor representa um aspecto fonológico no contexto da linguagem escrita:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q985725 | Pedagogia, Educação Infantil, Educador Infantil, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Na organização do ambiente escolar baseada em uma abordagem Reggio Emilia, o ambiente é considerado como o “terceiro educador”. Em relação à organização do ambiente escolar, analisar os itens.

I. Para agir como um educador para a criança, o ambiente deve ser flexível: ele precisa passar por modificações frequentes para se manter atualizado e responsivo às necessidades dos estudantes e professores.
II. Os objetos, os materiais e as estruturas na escola devem ser vistos como elementos passivos, não sendo capazes de condicionar ou ser condicionados pelos estudantes.
III. O ambiente escolar deve ser um espaço estático que reflete a história da sua escola as vidas pessoais dos fundadores da instituição e também da direção e coordenação pedagógica.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q985731 | Pedagogia, Educação Infantil, Educador Infantil, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

A linguagem musical é um excelente meio para o desenvolvimento de expressão, equilíbrio, autoestima e autoconhecimento no contexto da educação infantil. Sendo assim, é possível afirmar que se trata de:

I. Meio de expressão e forma de conhecimento acessível a bebês e crianças, inclusive aquelas que apresentam necessidades especiais.
II. Suporte para atender a vários propósitos, como a formação de hábitos, atitudes e comportamentos (lavar as mãos antes do lanche, escovar os dentes, entre outros).
III. Atividade mecânica e de repetição, deixando pouco espaço para as atividades de criação ou percepção dos sons.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q1029545 | Pedagogia, Educação Infantil, Agente de Serviços de Auxiliar de Sala, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Duas crianças disputam um mesmo brinquedo, que pertence à escola. Elas se desentendem e uma delas começa a chorar. Assinale a opção que indica a ação mais adequada para essa situação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q1045181 | Pedagogia, Educação Infantil, Serviços de Atendimento Educacional Especializado SAEE, Prefeitura de São Sebastião do Caí RS, OBJETIVA, 2024

São exemplos de condutas típicas encontradas nas salas de aula:

I. Impulsividade.
II. Dificuldade de concentração.
III. Agressividade verbal.

Está(ão) CORRETO(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.