Por meio do exercício de uma atenção sensível à gravidade, a pele
torna-se lugar de partilha do sensível e da repartição dos apoios. A
pele é trabalhada em sua espessura, animada e animando a
tensão, essa escuta que se dá em movimentos, por
estremecimentos. Ela pode se expandir ou se retrair em uma
respiração própria desta escuta-composição que se dá na
imediatez como tensão. Fonte: Bardet, Marie. A Filosofia da Dança. São Paulo: Martins Fontes, 2014. Conforme o texto acima, assinale a afirmativa correta acerca o
modo como a consciência do peso parcial e global do corpo pode
influenciar a dança em relação à gravidade.
a) A consciência do peso não tem impacto na dança, pois todos
os movimentos são realizados com o mesmo esforço.
b) A consciência do peso global impede a execução de
movimentos fluidos e leves.
c) A consciência do peso é irrelevante, pois a dança é uma
expressão estética, livre e autônoma.
d) A consciência do peso parcial permite ao dançarino explorar
diferentes modos de movimento, facilitando a adaptação ao
espaço e à gravidade.