Questões de Concursos: Educação Teatral

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Educação Teatral. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q955266 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Técnico de Palco I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

O modo de captação em todas as direções é utilizado para gravar áudio de forma ampla, sendo útil em ambientes onde o som não pode ser controlado com precisão, como em conferências de imprensa. Embora capte diversos sons simultaneamente, esse modo é flexível e pode ser usado como complemento na gravação. É frequentemente encontrado em microfones de lapela, fixados na roupa para captar o áudio de perto. O texto se refere a qual modelo de captação de um microfone?

12 Q955408 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

O seguinte conceito se refere à capacidade de perceber e interpretar as sensações corporais para guiar o movimento consciente:

13 Q955259 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Técnico de Palco I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

A preparação de equipamentos de som no palco é essencial não apenas para a música, mas também para teatro, conferências e eventos. Dominar essa habilidade garante áudio de qualidade, melhora a experiência do público e aumenta as oportunidades profissionais na indústria de entretenimento e eventos. São itens fundamentais na preparação do equipamento de som no palco as seguintes alternativas:

I - Determinar o layout e o tamanho do palco.
II - Posicionar os alto-falantes principais.
III - Conectar os alto-falantes ao amplificador ou mixer.
IV - Posicionar os monitores de palco.
V - Conectar microfones e instrumentos ao mixer.

Analise as assertivas e marque a alternativa correta:

14 Q955267 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Técnico de Palco I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Há diferentes tipos de padrões de captação em microfones, os quais permitem ajustar a intensidade com que o som é captado no ambiente. Em geral, existem seis padrões principais de captação. São estes:

15 Q955407 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Assinale a afirmativa que descreve melhor a relação entre o desenvolvimento psicomotor e o desenvolvimento cognitivo em crianças.

16 Q955411 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Por meio do exercício de uma atenção sensível à gravidade, a pele torna-se lugar de partilha do sensível e da repartição dos apoios. A pele é trabalhada em sua espessura, animada e animando a tensão, essa escuta que se dá em movimentos, por estremecimentos. Ela pode se expandir ou se retrair em uma respiração própria desta escuta-composição que se dá na imediatez como tensão.

Fonte: Bardet, Marie. A Filosofia da Dança. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

Conforme o texto acima, assinale a afirmativa correta acerca o modo como a consciência do peso parcial e global do corpo pode influenciar a dança em relação à gravidade.

17 Q955410 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Assinale a opção que melhor define o conceito de embodiment e percepção corporal.

18 Q955265 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Técnico de Palco I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Um dos primeiros tipos criados após a invenção do microfone foi o microfone de fita, que ganhou grande notoriedade durante o período das transmissões radiofônicas. Nos modelos iniciais, esses microfones eram altamente delicados, e a fita interna corria o risco de se rasgar dependendo de como fosse manipulada. A descrição mencionada refere-se a qual microfone?

19 Q955261 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Técnico de Palco I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Para evitar o feedback de som em um evento, é essencial tomar algumas medidas preventivas durante a passagem de som e ao longo da performance. Essas ações garantem que o som seja claro e sem distorções, proporcionando uma experiência sonora de alta qualidade para o público e os artistas. Algumas dessas medidas incluem, exceto:

20 Q955262 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Técnico de Palco I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Para alcançar um som equilibrado e de alta qualidade em todo o local, é fundamental um trabalho meticuloso. A alternativa que não corresponde ao trabalho necessário são:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.