Início Questões de Concursos Educação Teatral Resolva questões de Educação Teatral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Educação Teatral Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 21Q955262 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Técnico de Palco I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Para alcançar um som equilibrado e de alta qualidade em todo o local, é fundamental um trabalho meticuloso. A alternativa que não corresponde ao trabalho necessário são: ✂️ a) Posicionar os alto-falantes principais para cobrir uniformemente toda a área do público, evitando pontos mortos e excesso de volume em algumas regiões. ✂️ b) Ajustar as frequências no mixer para eliminar ressonâncias e corrigir desequilíbrios de som. ✂️ c) Ajustes importantes podem ser negligenciados, comprometendo a experiência do público e a performance dos artistas. ✂️ d) Andar pelo local durante a passagem de som para identificar e corrigir problemas de áudio. ✂️ e) Fazer ajustes técnicos e monitoramento contínuo, sempre atento às necessidades do público e às condições acústicas do espaço. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q995016 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor de Artes Cênicas eou Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024O teatro como arte possui diversas técnicas e métodos que visam construir a experiência cênica e proporcionar diferentes formas de expressão para atores e espectadores. Dentre os métodos criados para envolver o público e enriquecer a expressividade dos atores, algumas técnicas, como o Teatro do Oprimido de Augusto Boal e o Método Stanislavski, são amplamente conhecidas. Com base nas características das técnicas teatrais, qual das alternativas a seguir descreve corretamente o conceito de Teatro-Imagem, técnica desenvolvida por Boal? ✂️ a) Uma técnica em que os atores representam apenas por meio de gestos e movimentos, sem o uso de palavras, com o objetivo de sugerir simbolicamente uma ideia ou emoção. ✂️ b) Um estilo de atuação onde os atores interpretam o texto com exatidão, mantendo um distanciamento emocional para que o público se concentre na mensagem literal das palavras. ✂️ c) Uma metodologia de improviso na qual os atores devem reagir aos comandos de um diretor sem planejamento prévio, priorizando a espontaneidade. ✂️ d) Um formato de teatro em que o público assiste a uma peça sem perceber que é uma encenação, para que suas reações sejam espontâneas e autênticas. ✂️ e) Uma prática em que os atores seguem um roteiro fixo, mas o público é convidado a interromper e sugerir mudanças no desenvolvimento da cena para alcançar um final alternativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q995010 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor de Artes Cênicas eou Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024As pedagogias teatrais são abordagens educacionais que utilizam o teatro como ferramenta para promover aprendizado, desenvolvimento pessoal e social. O aprendizado do texto e do jogo cênico realizado pelos atores como preparação para o espetáculo é denominado: ✂️ a) marcação. ✂️ b) jogos dramáticos. ✂️ c) monólogo. ✂️ d) laboratório cênico. ✂️ e) ensaio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q955267 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Técnico de Palco I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Há diferentes tipos de padrões de captação em microfones, os quais permitem ajustar a intensidade com que o som é captado no ambiente. Em geral, existem seis padrões principais de captação. São estes: ✂️ a) Bidirecional, Lobar, Dynamic, Hipercardióide, Cardióide, Omnidirecional. ✂️ b) Omnidirecional, Fita, Hipercardióide, Supercardioide, Lobar, Bidirecional. ✂️ c) Supercardioide, Hipercardióide, Cardióide, Omnidirecional, Condensadores, Lobar. ✂️ d) Omnidirecional, Cardióide, Hipercardióide, Supercardioide, Lobar, Bidirecional. ✂️ e) Lobar, Bidirecional, Omnidirecional, Cardióide, Dynamic, Supercardioide. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q995014 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor de Artes Cênicas eou Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024No campo das técnicas teatrais, várias abordagens foram desenvolvidas ao longo dos anos para ajudar atores a aprimorar a interpretação e a expressividade em cena. Entre essas técnicas, algumas incentivam o uso de emoções pessoais, enquanto outras priorizam o distanciamento crítico ou a construção física do personagem. Com base nas características das técnicas teatrais, qual das alternativas a seguir descreve corretamente o Método das Ações Físicas, criado por Constantin Stanislavski? ✂️ a) Um método em que o ator baseia sua atuação em memórias emocionais, revivendo experiências pessoais para gerar respostas autênticas e espontâneas no palco. ✂️ b) Uma técnica que utiliza exclusivamente gestos e expressões faciais para contar uma história, dispensando diálogos e focando no movimento corporal. ✂️ c) Uma abordagem em que o ator constrói o personagem a partir de ações físicas específicas, acreditando que o movimento do corpo pode gerar as emoções necessárias para a interpretação. ✂️ d) Um estilo de interpretação em que o ator recita o texto sem envolvimento emocional, mantendo o distanciamento crítico entre si e o personagem, para que o público reflita sobre a mensagem. ✂️ e) Uma prática em que os atores seguem um roteiro fixo, mas o público pode interromper para sugerir mudanças, permitindo a participação direta na evolução da cena. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q995013 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor de Artes Cênicas eou Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Em sua obra “Jogos teatrais na sala de aula, Um manual para o professor,” Viola Spolin, também educadora, deixa como arcabouço, diversos jogos teatrais que podem ser utilizados em sala de aula, além de um passo a passo para a criação de novos jogos. Um desses passos é a “instrução.” Segundo Viola, o que seria a instrução nos jogos teatrais? ✂️ a) “É o facilitador para o professor poder se comunicar ao aluno”. ✂️ b) “O aluno deve criar suas próprias instruções”. ✂️ c) “[...]é o enunciado que mantém o jogador com foco [...] gerando interação, movimento e transformação”. ✂️ d) “Corresponde a diferenciação do aluno sobre o que é o certo e o errado”. ✂️ e) (...) constitui no ponto nevrálgico para diferenciar o jogo teatral do jogo dramático[...]. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q995012 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor de Artes Cênicas eou Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Viola Spolin, diretora de teatro, educadora e autora norte-americana, é considerada por muitos como a fundadora dos jogos teatrais. Ela foi responsável por sistematizar estes jogos e afirma que existem três essências nos jogos teatrais. Assinale a opção que contenha essas três essências. ✂️ a) Foco, Instrução e Avaliação. ✂️ b) Foco, Reação e Diálogo. ✂️ c) Reação, Diálogo e Comunicação.Foco, Reação e Diálogo. ✂️ d) Avaliação; Diálogo e Reação. ✂️ e) Avaliação; Foco e Transmissão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← Anterior
21Q955262 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Técnico de Palco I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Para alcançar um som equilibrado e de alta qualidade em todo o local, é fundamental um trabalho meticuloso. A alternativa que não corresponde ao trabalho necessário são: ✂️ a) Posicionar os alto-falantes principais para cobrir uniformemente toda a área do público, evitando pontos mortos e excesso de volume em algumas regiões. ✂️ b) Ajustar as frequências no mixer para eliminar ressonâncias e corrigir desequilíbrios de som. ✂️ c) Ajustes importantes podem ser negligenciados, comprometendo a experiência do público e a performance dos artistas. ✂️ d) Andar pelo local durante a passagem de som para identificar e corrigir problemas de áudio. ✂️ e) Fazer ajustes técnicos e monitoramento contínuo, sempre atento às necessidades do público e às condições acústicas do espaço. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q995016 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor de Artes Cênicas eou Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024O teatro como arte possui diversas técnicas e métodos que visam construir a experiência cênica e proporcionar diferentes formas de expressão para atores e espectadores. Dentre os métodos criados para envolver o público e enriquecer a expressividade dos atores, algumas técnicas, como o Teatro do Oprimido de Augusto Boal e o Método Stanislavski, são amplamente conhecidas. Com base nas características das técnicas teatrais, qual das alternativas a seguir descreve corretamente o conceito de Teatro-Imagem, técnica desenvolvida por Boal? ✂️ a) Uma técnica em que os atores representam apenas por meio de gestos e movimentos, sem o uso de palavras, com o objetivo de sugerir simbolicamente uma ideia ou emoção. ✂️ b) Um estilo de atuação onde os atores interpretam o texto com exatidão, mantendo um distanciamento emocional para que o público se concentre na mensagem literal das palavras. ✂️ c) Uma metodologia de improviso na qual os atores devem reagir aos comandos de um diretor sem planejamento prévio, priorizando a espontaneidade. ✂️ d) Um formato de teatro em que o público assiste a uma peça sem perceber que é uma encenação, para que suas reações sejam espontâneas e autênticas. ✂️ e) Uma prática em que os atores seguem um roteiro fixo, mas o público é convidado a interromper e sugerir mudanças no desenvolvimento da cena para alcançar um final alternativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q995010 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor de Artes Cênicas eou Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024As pedagogias teatrais são abordagens educacionais que utilizam o teatro como ferramenta para promover aprendizado, desenvolvimento pessoal e social. O aprendizado do texto e do jogo cênico realizado pelos atores como preparação para o espetáculo é denominado: ✂️ a) marcação. ✂️ b) jogos dramáticos. ✂️ c) monólogo. ✂️ d) laboratório cênico. ✂️ e) ensaio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q955267 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Técnico de Palco I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025Há diferentes tipos de padrões de captação em microfones, os quais permitem ajustar a intensidade com que o som é captado no ambiente. Em geral, existem seis padrões principais de captação. São estes: ✂️ a) Bidirecional, Lobar, Dynamic, Hipercardióide, Cardióide, Omnidirecional. ✂️ b) Omnidirecional, Fita, Hipercardióide, Supercardioide, Lobar, Bidirecional. ✂️ c) Supercardioide, Hipercardióide, Cardióide, Omnidirecional, Condensadores, Lobar. ✂️ d) Omnidirecional, Cardióide, Hipercardióide, Supercardioide, Lobar, Bidirecional. ✂️ e) Lobar, Bidirecional, Omnidirecional, Cardióide, Dynamic, Supercardioide. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q995014 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor de Artes Cênicas eou Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024No campo das técnicas teatrais, várias abordagens foram desenvolvidas ao longo dos anos para ajudar atores a aprimorar a interpretação e a expressividade em cena. Entre essas técnicas, algumas incentivam o uso de emoções pessoais, enquanto outras priorizam o distanciamento crítico ou a construção física do personagem. Com base nas características das técnicas teatrais, qual das alternativas a seguir descreve corretamente o Método das Ações Físicas, criado por Constantin Stanislavski? ✂️ a) Um método em que o ator baseia sua atuação em memórias emocionais, revivendo experiências pessoais para gerar respostas autênticas e espontâneas no palco. ✂️ b) Uma técnica que utiliza exclusivamente gestos e expressões faciais para contar uma história, dispensando diálogos e focando no movimento corporal. ✂️ c) Uma abordagem em que o ator constrói o personagem a partir de ações físicas específicas, acreditando que o movimento do corpo pode gerar as emoções necessárias para a interpretação. ✂️ d) Um estilo de interpretação em que o ator recita o texto sem envolvimento emocional, mantendo o distanciamento crítico entre si e o personagem, para que o público reflita sobre a mensagem. ✂️ e) Uma prática em que os atores seguem um roteiro fixo, mas o público pode interromper para sugerir mudanças, permitindo a participação direta na evolução da cena. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q995013 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor de Artes Cênicas eou Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Em sua obra “Jogos teatrais na sala de aula, Um manual para o professor,” Viola Spolin, também educadora, deixa como arcabouço, diversos jogos teatrais que podem ser utilizados em sala de aula, além de um passo a passo para a criação de novos jogos. Um desses passos é a “instrução.” Segundo Viola, o que seria a instrução nos jogos teatrais? ✂️ a) “É o facilitador para o professor poder se comunicar ao aluno”. ✂️ b) “O aluno deve criar suas próprias instruções”. ✂️ c) “[...]é o enunciado que mantém o jogador com foco [...] gerando interação, movimento e transformação”. ✂️ d) “Corresponde a diferenciação do aluno sobre o que é o certo e o errado”. ✂️ e) (...) constitui no ponto nevrálgico para diferenciar o jogo teatral do jogo dramático[...]. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q995012 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Professor de Artes Cênicas eou Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024Viola Spolin, diretora de teatro, educadora e autora norte-americana, é considerada por muitos como a fundadora dos jogos teatrais. Ela foi responsável por sistematizar estes jogos e afirma que existem três essências nos jogos teatrais. Assinale a opção que contenha essas três essências. ✂️ a) Foco, Instrução e Avaliação. ✂️ b) Foco, Reação e Diálogo. ✂️ c) Reação, Diálogo e Comunicação.Foco, Reação e Diálogo. ✂️ d) Avaliação; Diálogo e Reação. ✂️ e) Avaliação; Foco e Transmissão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro